- Organização
- Curso de Educação Física
- Centro de Ciências da Saúde
- Coordenador Geral
- Solange Beatriz Billig Garces
- Comissão Organizadora
- Carla Regina Zambra
- Cristian Batista Da Silva
- Danielle Schenkel Vargas Lopes
- Fabiana Ritter Antunes
- Marciane de Campos Francke
- Matheus Pomina
- Maurício Jacobi Revelant
- Solange Beatriz Billig Garces
Anais
- A PREVENÇÃO CONTRA A NOVA GRIPE ( H1N1), NAS ACADEMIAS DE TUPANCIRETÃ
- A PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM ESTUDO DE CASO
- A POSTURA ÉTICA DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
- A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA – UNICRUZ SOBRE SABERES DOCENTES
- A INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA CIDADE DE JÚLIO DE CASTILHOS-RS
- A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES RÍTMICAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
- A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS REGULARES PARA OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE DE ENSINO PÚBLICO DA CIDADE DE ESPUMOSO
- SUPLEMENTOS ALIMENTARES ENTRE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA DE CRUZ ALTA
- QUALIDADE DA ALIMENTAÇÃO E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE ESCOLARES ENTRE 7 E 8 ANOS DE IDADE PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA REGULAR DO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ANNES DIAS
- PROFESSOR UNIDOCENTE E A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR
- PREVALÊNCIA DE DOENÇAS CRÔNICO DEGENERATIVAS EM IDOSAS DA CIDADE DE CRUZ ALTA-RS
- PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO E O AUMENTO DA FORÇA MÁXIMA EM ATLETAS PRATICANTES DE POWERLIFTING (LEVANTAMENTO DE FORÇA)
- PERFIL MOTOR DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS QUE PRATICAM EDUCAÇÃO FÍSICA EM FORMA DE JOGO
- OS SABERES DOCENTES QUE MOBILIZAM OS ACADÊMICOS EM ESTÁGIO NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNICRUZ
- NÍVEIS DE FLEXIBILIDADE DOS ALUNOS DO 3° ANO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ADOLFO KEPLER
- LUGAR OCUPADO PELO JOGO E O BRINQUEDO NO CONTEXTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO
- JOGOS E BRINCADEIRAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
- INFLUÊNCIA DO SOBREPESOOBESIDADE NA COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA DE ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE CRUZ ALTARS
- FATORES ASSOCIADOS AO SOBREPESO OBESIDADE ENTRE AS ALUNAS DO ENSINO MÉDIO
- EVOLUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESCOLARES
- ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO FÍSICA, NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA JOÃO FERRARI DO MUNICÍPIO DE CAMPOS BORGES- RS
- EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A INFLUÊNCIA DA MÍDIA
- DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DO 1° ANO DE NIVEL SOCIOECONÔMICO MÉDIO QUE TEM EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA
- CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO MÃE DE DEUS, TUPANCIRETÃ-RS
- A EDUCAÇÃO FISICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS ADOLESCENCENTES DO ENSINO MEDIO
- COMPETITIVIDADE E ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE NO FUTSAL
- CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS, INSERIDOS EM GRUPOS DE SAÚDE, DO MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA E SELBACH – RS
- BULLYING NAS ESCOLAS
- BRINCADEIRAS REALIZADAS PELAS CRIANÇAS DE 05 A 10 ANOS RESIDENTES NO MUNICÍPIO DE SELBACH, RS
- A HISTÓRIA DO JOGO E DO BRINQUEDO E SUA RELAÇÃO COM A CONSTRUÇÃO HUMANA
- A EDUCAÇÃO FISICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS ADOLESCENCENTES DO ENSINO MEDIO
- AVALIAÇÃO DOS FATORES DE RISCO PARA HIPERTENSÃO ARTERIAL EM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
- AVALIAÇÃO DOS FATORES DE RISCO PARA A HIPERTENSÃO ARTERIAL EM ESTUDANTES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA CIDADE DE CRUZ ALTA-RS
- AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE CRUZ ALTA – RS
- AS ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS E A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
- APTIDÃO FÍSICA DOS ACADÊMICOS DO 5º SEMESTRE DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA – UNICRUZ
- ANÁLISE DO IMC DOS ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA JOÃO FERRARI
- A SITUAÇÃO GERAL DE SAÚDE E A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE DE IDOSOS
- A PREVENÇÃO CONTRA A NOVA GRIPE ( H1N1), NAS ACADEMIAS DE TUPANCIRETÃ
- A PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM ESTUDO DE CASO
- A POSTURA ÉTICA DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
- A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA – UNICRUZ SOBRE SABERES DOCENTES
- A INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA CIDADE DE JÚLIO DE CASTILHOS-RS
- A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES RÍTMICAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
- A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS REGULARES PARA OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE DE ENSINO PÚBLICO DA CIDADE DE ESPUMOSO
- SUPLEMENTOS ALIMENTARES ENTRE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA DE CRUZ ALTA
- QUALIDADE DA ALIMENTAÇÃO E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE ESCOLARES ENTRE 7 E 8 ANOS DE IDADE PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA REGULAR DO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ANNES DIAS
- PROFESSOR UNIDOCENTE E A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR
- PREVALÊNCIA DE DOENÇAS CRÔNICO DEGENERATIVAS EM IDOSAS DA CIDADE DE CRUZ ALTA-RS
- PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO E O AUMENTO DA FORÇA MÁXIMA EM ATLETAS PRATICANTES DE POWERLIFTING (LEVANTAMENTO DE FORÇA)
- PERFIL MOTOR DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS QUE PRATICAM EDUCAÇÃO FÍSICA EM FORMA DE JOGO
- OS SABERES DOCENTES QUE MOBILIZAM OS ACADÊMICOS EM ESTÁGIO NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNICRUZ
- NÍVEIS DE FLEXIBILIDADE DOS ALUNOS DO 3° ANO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ADOLFO KEPLER
- LUGAR OCUPADO PELO JOGO E O BRINQUEDO NO CONTEXTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO
- JOGOS E BRINCADEIRAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
- INFLUÊNCIA DO SOBREPESOOBESIDADE NA COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA DE ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE CRUZ ALTARS
- FATORES ASSOCIADOS AO SOBREPESO OBESIDADE ENTRE AS ALUNAS DO ENSINO MÉDIO
- EVOLUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESCOLARES
- ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO FÍSICA, NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA JOÃO FERRARI DO MUNICÍPIO DE CAMPOS BORGES- RS
- EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A INFLUÊNCIA DA MÍDIA
- DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DO 1° ANO DE NIVEL SOCIOECONÔMICO MÉDIO QUE TEM EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA
- CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO MÃE DE DEUS, TUPANCIRETÃ-RS
- A EDUCAÇÃO FISICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS ADOLESCENCENTES DO ENSINO MEDIO
Aprensentação
A pesquisa científica na Instituição tem o objetivo de ser o espaço democrático de criação, sejam de atividades inovadoras ou incrementalistas que contribuem para a construção do conhecimento em todas as áreas. Especificamente, na área da Ciências da saúde, Educação Física, a pesquisa se realiza seja pela Iniciação Científica através de editais ou na sala de aula em disciplinas que desenvolvem a pesquisa como metodologia de trabalho no decorrer do curso. Para finalizar sua graduação, o aluno reliza um Trabalho de Conclusão de Curso demonstrando as habilidades pedagógicas e científicas adquiridas no transcorrer de sua vivência na Universidade.
Nesta direção, os Anais do I Seminário de Pesquisa em Educação Física representam a coroação de um trabalho desenvolvido durante um ano inteiro pelos alunos do Curso de Educação Física da UNICRUZ. Os alunos são os responsáveis em protagonizar estre seminário através do seu planejamento e organização .
Além disso, neste primeiro seminário oportunizam-se aos alunos a apresentação de seus Trabalhos de Conclusão de Curso, bem como outras pesquisas que tenham sido realizadas por eles, com o objetivo de socializar os conhecimentos para todos os alunos do Curso e demais interessados.
Neste ano foram 37 trabalhos apresentados no I Seminário de Pesquisa do Curso de Educação Física da UNICRUZ, os quais encontram-se aqui disponíveis.
Uma boa leitura a todos e até o segundo seminário.
Solange Beatriz Billig Garces
Coordenadora do I Seminário de Pesquisa em Educação Física
Porque o curso de Educação Física da UNICRUZ tem uma tradição de 40 anos. Além disso, a formação dos profissionais acontece nas duas dimensões, para a licenciatura e para o bacharelado, permitindo a opção por um dos campos ou por ambos. Dessa forma, o acadêmico tem a possibilidade de adquirir as competências de natureza político-social, ético-moral, técnica profissional e científica necessárias à atuação nos diversos segmentos de abrangência do profissional da Educação Física.