APRESENTAÇÃO

O Núcleo de Apoio ao Estudante e ao Professor – NAEP é um setor integrante da Pró-reitoria de Graduação que oferece suporte psicopedagógico, psicológico, pedagógico e educação especial aos estudantes e aos professores da UNICRUZ.

FINALIDADES

  • O Núcleo de Apoio ao Estudante tem como objetivo geral promover a permanência e o sucesso acadêmico de estudantes, através de acompanhamento, orientação e intervenção nas áreas de pedagogia, psicopedagogia, educação especial e psicologia que apresentem dificuldades e /ou barreiras que impeçam o processo ensino aprendizagem.

  • Promover a mediação no processo de ensino-aprendizagem entre professor e estudante, oportunizando suporte pedagógico ao trabalho do professor, visando aperfeiçoar os processos educativos.

  • Incentivar o desenvolvimento da pessoa humana através da utilização de seus próprios recursos e potencialidades.

ÁREAS DE ATENDIMENTO

O serviço do NAEP é gratuito, ocorre individualmente ou em grupo, direcionado a todos os discentes e docentes da UNICRUZ, oferecendo suporte nas seguintes áreas:

 

  • EDUCAÇÃO ESPECIAL

O educador especial tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos discentes, considerando suas necessidades específicas. O profissional com capacitação em Libras e Braille, para auxiliar estes alunos com necessidades específicas quando necessário.

  • PSICOPEDAGOGIA

O Apoio Psicopedagógico ocorre a partir do encaminhamento de estudante pelos professores, mediante o preenchimento de uma ficha (anexo), na qual o mesmo especifica o motivo pelo qual está encaminhando o aluno. Outra forma de receber o atendimento é por iniciativa do próprio estudante com dificuldade acadêmica que pode procurar diretamente o núcleo e agendar seu horário. A partir do agendamento o estudante receberá atendimento especializado com vistas a superar ou amenizar os problemas identificados que interferem no processo de aprendizagem.

O suporte psicopedagógico ocorre também por meio de oficinas.  Nas turmas iniciantes realiza-se uma pesquisa de hábitos e desempenho no estudo e a partir da análise dos resultados realiza-se oficinas psicopedagógicas com os estudantes que apresentam dificuldades de atenção, concentração e estudo.

  • PEDAGOGIA

O suporte pedagógico visa contribuir para a formação didático-pedagógica dos professores da instituição, especialmente dos docentes que não tiveram este aporte em sua formação profissional, constituindo-se em um espaço de orientação, diálogo e construção, como forma de auxílio e instrumento para a gestão das metodologias de ensino. Busca também articular possibilidades de atuação fundamentadas na proposta pedagógica da UNICRUZ, a fim de organizar estratégias facilitadoras dos processos de recuperação da aprendizagem. Neste sentido, as ações de nivelamento são formas complementares e preventivas para evitar o fracasso acadêmico. Oferece-se aulas específicas, em horário alternativo, nas disciplinas que os estudantes estão apresentando maiores dificuldades.

O suporte pedagógico visa também analisar os resultados da autoavaliação institucional e retomar metodologias, avaliações e processos pedagógicos nos cursos de graduação, como também subsidiar as formações e capacitações do Programa Pedagogia Universitária com as demandas diagnosticadas a partir do acompanhamento individual dos professores.

EQUIPE

Elaine Ramos Bitelbron

Especialista Família na Contemporaneidade
Psicóloga

Vaneza Cauduro Peranzoni

Pós-doutorado em Educação
Educadora Especial

CONTATOS

  • O Contato pode ser realizado pessoalmente ou através do formulário de pedido de atendimento disponível no ícone “Informações úteis” tanto pelo estudante quanto pelo professor.

  • Para o encaminhamento de estudantes o professor deverá preencher o formulário que encontra-se disponível no ícone “Informações úteis”.

Fone: (55) 3321 1500 – Ramal 2524

WhatsApp: (55)99667 7536

Email: naep@unicruz.edu.br

LOCAL DE REALIZAÇÃO

Prédio 12, em frente a Secretaria do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS).


FICHA DE ENCAMINHAMENTOS