Márcio Renan Ungaro

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cpa@unicruz.edu.br

Horários de Atendimento

Tarde
14h às 17h30min

Apresentação

O Programa de Avaliação Institucional – PAI da Universidade de Cruz Alta tem como foco principal articular os processos de avaliação interna e externa, visando desenvolver a Avaliação Institucional – AI como processo contínuo, participativo e inclusivo da comunidade acadêmica; oferecer subsídios para atualização e (re)construção do planejamento institucional norteado pela AI; possibilitar a discussão dos resultados  da AI objetivando qualificar os processos de gestão e efetivar a articulação da AI na UNICRUZ a partir das normativas do SINAES, entre CPA, Reitoria e a Fundação Universidade de Cruz Alta.

Processos avaliativos realizados pela UNICRUZ

Adaptação PUC/RS

CPA

Comissão instituída no âmbito da IES, responsável pela condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo MEC/Inep, cuja composição assegura a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, com atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na IES. Constituída por representantes de colaboradores, alunos, professores, sociedade civil organizada.

Atribuições

São atribuições da Comissão Própria de Avaliação – CPA:

I – Elaborar e/ou alterar seu Regimento a ser aprovado pelo órgão colegiado máximo da Unicruz.

II – Conduzir os processos de avaliação interna e externa.

III – Sistematizar e prestar informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, no âmbito do Sistema Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Superior – SINAES.

IV – Constituir subcomissões de avaliação.

V – Conhecer, elaborar e analisar documentos, relatórios e pareceres e encaminhar às instâncias competentes.

VI – Desenvolver estudos e análises visando o fornecimento de subsídios para a fixação, aperfeiçoamento e modificação da política de avaliação institucional

VII – Propor projetos, programas e ações que proporcionem a melhoria do processo avaliativo institucional.

VIII – Primar pelo sigilo das informações mantendo postura ética em relação aos resultados da avaliação.

Objetivos

A Comissão Própria de Avaliação – CPA visa conduzir os processos de avaliação interna da Instituição.

Membros

Segmento representado Composição 2022
Coordenadora Maria Christina Schettert Moraes
Representante do Corpo Docente – CCHS Isadora Wayhs Cadore Virgolin
Representante do Corpo Docente – CCSA Dinara Hansen
Representante do Corpo Docente – Pós Graduação Stricto sensu Marilia de Rosso Krug
Representante do Corpo Discente – CCSA Ana Laura Ross Malmann
Representante do Corpo Discente – CCHS Cassandra Francis P. Ribas
Representante do Corpo Discente – Pós Graduação Stricto sensu Gabriela Soares
Representante do Corpo Técnico-administrativo Danielle Schenkel Lopes
Representante do Corpo Técnico-administrativo Aline Aparecida Cezar Costa
Representante do Corpo Técnico-administrativo Laura Suelen Ribas Oliveira
Representante da Sociedade Civil Organizada Emilady Alves Malheiros
Representante da Sociedade Civil Organizada Marcio Laufer
Representante da Sociedade Civil Organizada Sinara Fontoura Dorneles Machado

Plano de ação

2020-2023

ATRIBUIÇÕES

ESTRATÉGIAS

1 – Conduzir os processos de avaliação interna e externa.
  • Relatório anual e trienal, para envio ao MEC.
  • Análise documentação do setor
  • Organização processo avaliação institucional maio e outubro.
  • Reunião Diretores e Coordenadores de Curso.
  • Reunião com Programas de Pós-Graduação (lato e Stricto Sensu).
  • Visitas às salas de aula dos ingressantes para informar sobre a Avaliação Institucional, ENADE, CPC, IGC.
  • Estímulo à participação dos acadêmicos nas diferentes formas de avaliação interna e externa.
  • AI – pedagógica no sistema – cronograma Cursos/semestres
  • Geração dos resultados
  • Acesso as provas/códigos para professores e Coordenadores de Curso
  • Acompanhamento e encaminhamento dos resultados das avaliações dos professores e dos estudantes (Relatório) aos Cursos, seus NDEs e Coordenadores, para análise dos encaminhamentos necessários (gerais e pontuais)
  • Encontros com a CAI para disponibilizar os dados/resultados dos processos de AI.
  • Organização da Semana da Avaliação Institucional juntamente com a CAI.
2 – Sistematizar e prestar informações solicitadas pelo INEP, no âmbito do SINAES.
  • Organização dos dados e relatórios para Comissões internas e externas.
  • Atendimento às Comissões de avaliação in loco para recredenciamento .
3 – Constituir subcomissões de avaliação.
  • Estudo da legislação do Sinaes.
  • Estudo dos instrumentos de avaliação em conjunto com a CAI.
4 – Conhecer, elaborar e analisar documentos, relatórios e pareceres e encaminhar às instâncias competentes.
  • Estudo e análise de relatórios de avaliações internas e externas, bem como de outros documentos.
5 – Desenvolver estudos e análises visando o fornecimento de subsídios para a fixação, aperfeiçoamento e modificação da política de avaliação institucional.
  • Discussão e análise dos questionários para coleta de dados nos diferentes segmentos.
  • Estudo dos processos de AI quanto a participação efetiva dos segmentos.
  • Análise do questionário do estudante – ENADE e dos indicadores obtidos, visando melhorias propostas.
6 – Propor projetos, programas e ações que proporcionem a melhoria do processo avaliativo institucional.
  • Participação da CPA no Programa Pedagogia Universitária com propostas de como trabalhar com a AI em sala de aula (sem ameaças).
  • Organizar e realizar em conjunto com a CAI a  Semana de Avaliação Institucional.
  • Dinamizar e divulgar a página do PAI com a CAI.
7 – Primar pelo sigilo das informações mantendo postura ética em relação aos resultados da avaliação.
  • Manter o sigilo das informações e discussões realizadas nas reuniões.

Relatório Autoavaliação Trienal 2015-2017

O gráfico abaixo demonstra o número de participantes no ciclo avaliativo.

Participantes estudantes no ciclo avaliativo

Como é possível observar no gráfico acima, a instituição teve avanços significativos no triênio mas ainda precisa continuar mostrando à comunidade acadêmica que seu trabalho é coletivo as reivindicações desse segmento, se comprovada sua importância e necessidade, vai aos poucos sendo implantadas por um plano de melhorias. Dessa forma pode consolidar um dos objetivos que é a cultura de avaliação.

O gráfico a seguir contempla o número de docentes e sua participação na autoavaliação do triênio.

Participantes docentes ciclo avaliativo

A participação docente foi efetiva na autoavaliação do triênio

Participantes Funcionários ciclo avaliativo

Observando-se o gráfico pode-se perceber a efetiva participação do corpo técnico funcional no processo de autoavaliação.

Participantes Avaliação Institucional Geral Unicruz 2015-2017

O quadro a seguir apresenta um panorama geral da participação dos discentes, docentes e corpo técnico-funcional mostrando que é necessário melhorar os índices de participação dos estudantes.

Índice de Satisfação da comunidade acadêmica nas disciplinas de Graduação.

2015

2016

2017

Índice Geral de Cursos – IGC contínuo

 

A figura acima mostra todo o trabalho de aprimoramento de gestão da Instituição, apresentando como resultado um crescimento significativo do Índice Geral de Cursos, e o protagonismo da autoavaliação para o avanço da qualidade da IES. Os números em 2014 e 2015 tiveram queda em função da mudança na metodologia do cálculo pelo Inep, mas o trabalho continua crescente.

Durante este período, a taxa de crescimento do IGC UNICRUZ foi de 29,77 %, enquanto que do IGC médio das instituições do COMUNG foi 7,69%.

Nivelamento

Atendimento ofertado pelo NAEP – Núcleo de Apoio ao Estudante e ao Professor com disciplinas de Núcleo comum como: matemática, cálculo, física, química, produção textual e para disciplinas específicas quando solicitado pelos cursos. Nestes três últimos anos o número de atendimentos foram os seguintes:

Os egressos que responderam sobre o que faltou, destacaram algumas lacunas do seu processo formativo, tais como:  aulas práticas; vivências em rotinas da prática profissional (contábil, dos tribunais, do forum …) do cotidiano da profissão ; estágios na área de atuação; elevar nível das aulas e exigir mais  dos alunos.

Formação Continuada dos Egressos

 

Mundo do Trabalho

 

Percepções dos Cursos pelos Egressos

 

Percepções da UNICRUZ pelos Egressos

 

Escolheria a UNICRUZ para realização de outro Curso

 

Os gráficos acima demonstram as percepções sobre o mundo do trabalho, sobre a percepção da instituição formadora, bem como a possibilidade de realizar cursos de pós-graduação na instituição.

Mobilidade acadêmica

 

NAE – NAEP  e NAIU

Atendimentos realizados para os estudantes no triênio

Ano Nº de atendimentos – estudantes Nº de Professores Setor
2015 107 11 NAE
2016 147 30 NAE
2017 334 32 NAEP
522 NAIU

*Neste processo ocorreu a divisão dos setores.

Relato de Avaliação Institucional 2019

INTERNO

Acompanhamento à avaliação permanente realizada pela Comissão Própria de Avaliação da Unicruz; acompanhamento e assessoramento ao retorno das avaliações nos cursos, setores da instituição, bem como à Reitoria; acompanhamento na avaliação de todas as suas ações desenvolvidas na Universidade.

Autoavaliação

Alguns resultados da Avaliação Institucional

Satisfação Geral Funcionários – 2017

 

Direção de Centro

Discentes 2017

 

Docentes 2017

Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social

Discentes 2017

 

Docentes 2017

Funcionários 2017

Ações Realizadas

Reforma secretaria acadêmica

 

Reforma Banheiros do Prédio Central

 

Aquisição de 1.650 jogos de classes e reforma 500

Aquisição de 30 longarinas

Pintura interna das salas de aula do prédio 6

Climatização das salas de aula dos prédios 2,5,6,7,8,11,13,e 30

Reforma Mini auditório

 

Prédio 2 – Arquitetura

Pintura Interna Corredores

Reforma dos Banheiros

Criação do Escritório Modelo de Arquitetura- EMAU

Colocação de Pisos Táteis no Prédio 1

Novas Instalações Unicruz Centro

Núcleo Integrado de Comunicação – NIC

Novo Layout.

Melhorias nos laboratórios

 

Plantio de 200 mudas de árvores frutíferas

Áreas de Lazer / Paisagismo no Campus

Iluminação e rede elétrica na entrada do Hospital Veterinário

 

Limitador de velocidades

Cobertura das baias do Hospital Veterinário

 

I Seminário de Avaliação Institucional

Data / período

Programação

Ministrante

16/11/2011- manhã Avaliação Institucional e as IES Comunitárias M.Sc. Marcos Eduardo Casa
16/11/2011- tarde Autoavaliação na UNICRUZ- Exposição do trabalho realizado pela CPA Membros da CPA
16/11/2011- noite Discussões dirigidas inter Centros Membros da CPA, Diretores de Centros e coordenadores de Cursos.

 

CPA realiza 1º Encontro de Avaliação Institucional

“O (re)pensar na academia”. Sob essa temática, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade de Cruz alta promoveu nesta quarta-feira (16) o 1º Encontro de Avaliação Institucional. Integrantes da Reitoria e da Fundação Unicruz, além de professores e funcionários da Instituição participaram da atividade. Durante a manhã, o professor e membro da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Marcos Eduardo Casa, apresentou uma palestra abordando a Avaliação Institucional e as Instituições de Ensino Superior (IES) Comunitárias. A atividade aconteceu no miniauditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas.

Professor também falou sobre o fortalecimento das universidades comunitárias

De acordo com o professor, que também faz parte do Programa de Avaliação das Universidades Comunitárias Gaúchas (Paiung), a revisão de conceitos é fundamental para o desenvolvimento das instituições de ensino. “A autoavaliação das universidades traz grandes respostas para a organização interna. É necessário sabermos o que fazer com o resultado das avaliações”, afirma.

Ouvintes da palestra conheceram o trabalho de autoavaliação da Instituição

Hoje à tarde, a coordenação da CPA apresenta o trabalho de autoavaliação realizado pela Comissão Própria da Unicruz. Durante o turno da noite, as discussões serão dirigidas para os centros de ensino da Instituição.

II Seminário de Avaliação Institucional

III Seminário de Avaliação Institucional

Carta de Intencoes do III Encontro de Avaliacao Institucional

III ENCONTRO DE AVALIACAO INSTITUCIONAL

IV Seminário de Avaliação Institucional

PROGRAMAÇÃO

Data /

Horário

Programação e Local

Ministrante

09/11/15 a 12/11/15 II Semana de Avaliação Institucional – Discussão a partir dos resultados da Avaliação Institucional nas salas de aula. Professores com suas turmas.
13/11/15 Abertura 14h 30min

– Palestra: Avaliação e os processos de gestão.

Local: Salão nobre

Público alvo: Docentes e Corpo Técnico Funcional

– Maria Cristina Gubiani Aita
13/11/15 16h – Formação para os Membros da CAI e CPA sobre o uso dos dados resultantes dos processos de autoavaliação nos processos de gestão.

Local: Salão nobre

– Marion Creutzberg
13/11/15 Abertura 19h e 30min

– Palestra: O IMPACTO do ENADE NA TRAJETÓRIA DO ESTUDANTE

Local salão nobre

Público Alvo: Discentes

– Marion Creutzberg
23/11/15 Encontro dos líderes de turma com a Reitoria.

Local: Miniauditório CCHS

 

Encontro Reitoria Com Lideres de Turma – 2015

 

Palestra com funcionários 2015

V Seminário de Avaliação Institucional

V ENCONTRO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

13 A 20 DE NOVEMBRO DE 2017

CRONOGRAMA das ATIVIDADES

DATA

HORÁRIO

SETOR/RESPONSÁVEL

Nº PESSOAS

LOCAL

13.11 – 2ºfeira Formulário setores no google forms
Formulário docentes no google forms
Manhã e tarde Seminário discente – salas de aula Cursos diurnos
TARDE Seminário docentes por curso NDE e Colegiados de Curso
19h – 20h30min Seminário discente Sala de aula
21h – 22h30min Seminário discente Sala de aula
14.11 – 3º feira Seminário discente – salas de aula
TARDE Seminário docentes por curso NDE e Colegiados de Curso
19h – 20h30min Seminário discente Sala de aula
21h – 22h30min Seminário discente sala de aula
16.11 – 5º feira
Tarde 14h – Sistematização por cursos diurnos
Noite 19h Sistematização por cursos noturnos
17.11 – 6º feira 14h Sistematização dos setores – representantes de setor
14h Sistematização final docentes por curso
19h30min Sistematização final por representantes de curso
20.11 – 2ª feira 14h

 

15h

 

16h

Apresentação final  pelos docentes representantes por curso

Apresentação final pelos discentes representantes  dos cursos diurnos

 

Apresentação final pelos  representantes dos setores

Participação Reitoria, membros da CAI e da CPA Local: Miniauditório
19h30min Apresentação final pelos discentes representantes dos cursos noturnos Participação Reitoria, membros da CAI e da CPA Local: Miniauditório
29.11 19h30min Encontro Representantes de Curso com a Reitoria. Sala 101 p/7

VI Seminário de Avaliação Institucional

VI ENCONTRO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

06 A 13 DE NOVEMBRO DE 2018

Objetivos:

  • Possibilitar reflexões sobre o processo de Avaliação Institucional como elemento articulador de gestão e a   consequente qualidade do ensino superior na UNICRUZ.
  • Integrar a comunidade acadêmica na discussão do seu processo de avaliação, bem como na socialização de seus desafios e suas conquistas.

Data

Horário

Local

Envolvidos

Pauta

Responsável/Convidado

06/11

M-T-N

Prédio Central

Comunidade Acadêmica

Participação e conquistas

CAI/ CPA

07/11

9h30min

Sala 109 P/7

Fundação Unicruz

Reitoria

Diretores de Centro

Membros da CAI e da CPA

Coordenadores de Pesquisa, de Extensão e de Pós-Graduação

AI e o processo de gestão do ensino superior

Convidada Profª Sibila Rocha,

Coordenadora CPA da UFN

Santa Maria/RS

14 horas

  Sala 109 P/7

Corpo Técnico-funcional

AI e a qualificação do serviço universitário

Convidada Profª Sibila  Rocha,

Coordenadora CPA da UFN

Santa Maria/RS

15 horas

Salão Nobre

Diretores de Centro

Coordenadores de Curso

Membros dos NDEs dos Cursos

Gestão de Curso e o Plano de Ação a partir dos dados coletados

Convidada Profª Sibila Rocha

Coordenadora CPA da UFN

Santa Maria/RS

08/11

M –T -N

Prédio Central

Centros/ Setores

Comunidade Acadêmica

Divulgação de conquistas

(SELO)

CAI / CPA

09/11

M –T -N

Prédio Central

Centros

Setores

Comunidade Acadêmica

Divulgação de conquistas

(SELO)

CAI / CPA

12/11

M –T -N

Salas de aula

Setores

Professores e respectivas turmas

Coordenadores de Curso

Coordenadores e Supervisores de Setor

Discussão a partir dos resultados da Avaliação Institucional de 2018: Avanços – Fragilidades – Propostas

CAI/CPA

Coordenadores de Curso

Coordenadores e Supervisores de Setor

13/11

19h30min Sala 101 P/7

Acadêmicos Representantes de Curso

AI e conquistas: cenário de avanços da qualidade do ensino superior na UNICRUZ

Reitoria

CAI /CPA

 

Palestras manhã

 

Palestras com os funcionários

 

Palestra com NDE

 

Encontro Representantes de curso e Reitoria

 

Selo Conquistas

EXTERNO

Acompanhamento permanente dos processos para avaliação de credenciamento e recredenciamento; acompanhamento à preparação dos cursos da Unicruz que recebem avaliação do MEC; acompanhamento dos cursos para realização do Enade e análise dos resultados.

Avaliação dos Cursos

Tabela 1 – Indicadores de Qualidade

IGC

Ano

IGC Contínuo

Faixa

2007

2,15

3

2008

2,08

3

2009

2,25

3

2010

2,47

3

2011

2,54

3

2012

2,74

3

2013

2,89

3

2014

2.80

3

2015

2.70

3

2016

2,79

3

2017

2.85

3

Fonte INEP/2018

 

2014

  1. Reconhecimento do Curso de Educação Física – Bacharelado – Conceito 4;
    Portaria de Reconhecimento nº 64 de 28/01/2015.
  2. Renovação de reconhecimento do Curso de Letras Português/Espanhol – Conceito 4;
    Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 279 de 01/07/2016.
  3. Renovação de reconhecimento do Curso de Direito – Conceito 4;
    Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 545 de 05/06/2017.

2015

  1. Renovação de reconhecimento do Curso de Letras Português/Inglês – Conceito 4;
    Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 547 de 05/06/2017.
  2. Autorização do Curso de Engenharia Civil (presencial) – Conceito 3;
    Portaria de Autorização nº 338 de 26/07/2016.

2016

  1. Autorização do Curso de Ciências Aeronáuticas – Conceito 4;
    Portaria de Autorização nº 889 de 29/12/2016.

2017

  1. Autorização do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (presencial) – Conceito 4;
    Portaria de Autorização nº 1021 de 27/09/2017.
  2. Autorização do Curso de Administração (EaD) – Conceito 4;
    Portaria de Autorização Provisória nº 370 – DOU de 23/04/2018. Aguardando publicação da Portaria definitiva no Diário Oficial da União.
  3. Autorização do Curso de Ciências Contábeis (EaD) – Conceito 4;
    Portaria de Autorização Provisória nº 370 – DOU de 23/04/2018. Aguardando publicação da Portaria definitiva no Diário Oficial da União.

2018

  1. Renovação de Reconhecimento do Curso de Arquitetura e Urbanismo – Conceito 4;
    Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 802 de 09/11/2018.
  2. Renovação de reconhecimento do Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética – Conceito 4;
    Aguardando publicação no Diário Oficial da União a Portaria de Renovação de Reconhecimento.
  3. Credenciamento Institucional para oferta de Educação a Distância – Conceito 4;
    Portaria de Autorização Provisória nº 370 – DOU de 23/04/2018. Aguardando publicação da Portaria definitiva no Diário Oficial da União.
  4. Autorização do Curso de Enfermagem (EaD) – Conceito 3;
    O Relatório da Comissão de Avaliação in loco foi impugnado tanto pela IES como pela SERES, sendo que a IES apresentou contrarrazão em 30/07/2018. O referido recurso foi analisado pela CTAA em 03/07/2019, majorando alguns conceitos obtidos e minorando outros concluindo, através do parecer nº 140002, pela manutenção do conceito final 3 do Curso de Enfermagem EaD.
  5. Autorização do Curso de Engenharia de Produção (EaD) – Conceito 4;
    Portaria de Autorização Provisória nº 370 – DOU de 23/04/2018. Aguardando publicação da Portaria definitiva no Diário Oficial da União.

2019

  1. Autorização do Curso de Engenharia Civil (EaD) – Conceito 4;
    O Relatório da Comissão de Avaliação in loco foi impugnado pela SERES em 07/05/2019; a IES apresentou contrarrazão em 15/05/2019. O referido recurso foi encaminhado a CTAA em 15/05/2019 e encontra-se aguardando análise.
  2. Reconhecimento do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária – Conceito 4;
    Aguardando publicação da Portaria de Reconhecimento no Diário Oficial da União.
  3. Reconhecimento do Curso de Engenharia Civil (presencial) – Conceito 3;
    Aguardando publicação da Portaria de Reconhecimento no Diário Oficial da União.

 

UNICRUZ – CONCEITOS DE CURSOS (CC) PRESENCIAIS

CURSO ATO REGULATÓRIO ANO CONCEITO DE
CURSO (CC)
Educação Física – Bacharelado Reconhecimento 2014 4
Letras Português/Espanhol Renovação de Reconhecimento 2014 4
Direito Renovação de Reconhecimento 2014 4
Letras Português/Inglês Renovação de Reconhecimento 2015 4
Engenharia Civil Autorização 2015 3
Engenharia Civil Reconhecimento 2019 3
Ciências Aeronáuticas Autorização 2016 4
Engenharia Ambiental e Sanitária Autorização 2017 4
Engenharia Ambiental e Sanitária Reconhecimento 2019 4
Tecnologia em Estética e Cosmética Renovação de Reconhecimento 2018 4
Arquitetura e Urbanismo Renovação de Reconhecimento 2018 4

 

UNICRUZ – CONCEITOS DE CURSOS (CC) EaD

CURSO ATO REGULATÓRIO ANO CONCEITO DE
CURSO (CC)
Administração (EaD) Autorização 2017 4
Ciências Contábeis (EaD) Autorização 2017 4
Enfermagem (EaD) Autorização 2018 3
Engenharia de Produção (EaD) Autorização 2018 4
Engenharia Civil (EaD) Autorização 2019 4

ENADE

Exame Nacional de Desempenho do Estudante – ENADE é um dos componentes da avaliação institucional e faz parte dos Sinaes, é realizado todos os anos, aplicando-se trienalmente a cada curso conforme as áreas. Tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

Quadro 5: Cursos Enade

 

 

Quadro 6: Cursos Enade

 

 

Quadro 7: Cursos Enade