A Universidade de Cruz Alta é uma Instituição Comunitária de Educação Superior, conforme Portaria SERES/MEC Nº 784, de 19/12/2014, D.O.U. de 22/12/2014, prestadora de assistência educacional, mantida e administrada pela Fundação Universidade de Cruz Alta. Foi criada pelo decreto n° 97.000, de 21 de outubro de 1988, e reconhecida pela Portaria Ministerial n° 1.704/93, de 03 de dezembro de 1993.
 É uma Instituição forte, consolidada, ativa, participativa, com credibilidade, sendo referência no desenvolvimento regional da região Noroeste do Rio Grande do Sul. Contribui ativamente para promover efetivas transformações que elevem a qualidade de vida da sociedade, atuando junto aos municípios de sua área de abrangência, apostando nas parcerias por meio de projetos e programas econômicos, sociais, educacionais, científicos e tecnológicos.
Possui uma área construída de 35.785,92m² em seu Campus Universitário, abrigando, nesse espaço, 22 cursos de graduação, 08 de pós-graduação, mais de 120 laboratórios, Área Experimental, estúdio de televisão e canal local, Ginásio Poliesportivo com quadras para práticas de diferentes modalidades, biblioteca com mais de 68 mil volumes, Centro de Convivência e estrutura administrativa. Atende mais de 3.200 alunos distribuídos entre graduação e pós-graduação, por meio de um corpo docente composto em 90% por mestres e doutores.

 

Reitoria gestão 2017/2019
Profª Patrícia Dall’Agnol Bianchi
Reitora

Profª Solange Beatriz Billig Garces
Pró-Reitora de Graduação

Prof. Diego Pascoal Golle
Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão 

Prof. Carlos Eduardo Moreira Tavares
Pró-Reitor de Administração

Diretores de Centros

Prof. José Ricardo Libardoni dos Santos
Centro de Ciências Humanas e Sociais

Prof. Regis Augusto Norbert Deuschle
Centro de Ciências da Saúde e Agrárias