VIDA QUE SEGUE O SEU CURSO
A Unicruz, universidade da nossa região, é uma Instituição Comunitária de Educação Superior, conforme Portaria SERES/MEC Nº 784, de 19/12/2014, D.O.U. de 22/12/2014, prestadora de assistência educacional, mantida e administrada pela Fundação Universidade de Cruz Alta. Foi criada pelo decreto n° 97.000, de 21 de outubro de 1988, e reconhecida pela Portaria Ministerial n° 1.704/93, de 03 de dezembro de 1993.
 É uma Instituição forte, consolidada, ativa, participativa e com credibilidade, sendo referência no desenvolvimento regional do Noroeste do Rio Grande do Sul. Contribui ativamente para promover efetivas transformações que elevem a qualidade de vida da sociedade, atuando junto aos municípios de sua área de abrangência, apostando nas parcerias por meio de projetos e programas econômicos, sociais, educacionais, científicos e tecnológicos.
Possui uma área construída de 35.785,92m² em seu Campus Universitário, abrigando, nesse espaço, 18 cursos de graduação; pós-graduação, com diversas especializações ofertadas semestralmente, além do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social – Mestrado e Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde – Mestrado e Doutorado, de forma associada com a Unijuí e a URI Erechim, e Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural.
Todo esse multiverso traz ao acadêmico o acesso a universos de possibilidades, materializados na ampla infraestrutura e inúmeras ações que sustentam as atividades, como 83 laboratórios em diversas áreas do conhecimento; Hospital Veterinário; a maior Fazenda Escola do RS para os cursos de Agronomia, com Área de Produção Vegetal, e Medicina Veterinária, com a Área de Produção Animal, que juntas têm a extensão de 140ha; Unicruz Play, único canal universitário da região Noroeste do RS, com transmissão pelo canal 15 da Net Cruz Alta e Youtube; mais de 90% dos docentes mestres e doutores; intercâmbios acadêmicos na Europa e nas Américas; mais de 100 projetos de pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação tecnológica; Agência de empreendedorismo, inovação e transferência de tecnologia – Start; várias interações com empresas e instituições locais, regionais e multinacionais, com estreita aproximação com o mercado de trabalho.
A Unicruz busca, a partir de todos os seus diferenciais, oportunizar aos acadêmicos espaços para vivenciarem a articulação entre ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação, promovendo o conhecimento para além da sala de aula e colocando a ciência a serviço da sociedade.
A Universidade de Cruz Alta faz parte do Comung – o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas. Integrado por 14 Instituições de Ensino Superior Gaúchas. O Comung é o maior sistema de Educação Superior em atuação no Rio Grande do Sul, com abrangência em todas as regiões do estado.

NOSSO QRCODE e-MEC

Reitoria gestão 2023/2025
Prof. Fábio Dal-Soto
Reitor

Prof. Regis Augusto Norbert Deuschle
Pró-Reitor de Graduação

Profª Janaina Coser
Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Profª Jaciara Treter Sippert
Pró-Reitora de Administração

Diretores de Centros

Cláudio Renato de Camargo Mello
Centro de Ciências Humanas e Sociais

Leandro de Moraes Kohl
Centro de Ciências da Saúde e Agrárias