PESQUISA / EXTENSÃO

PROFESSORES:

Janaina Coser
Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Categorias


REGULAMENTO

 

A UNICRUZ enquanto Instituição Comunitária de Ensino Superior em sua política de Pesquisa e Extensão cumpre o papel de apoiar e estimular a pesquisa e a extensão acadêmica, de docentes e discentes, pois é o espaço oficial de construção e socialização do conhecimento.

A institucionalização da pesquisa e da extensão é condição para que a graduação e, principalmente a pós-graduação se consolidem. Dessa forma, a Instituição assume, no desenvolvimento de suas ações, o compromisso com uma formação que contemple as dimensões pessoal, profissional e social, de modo que permita a ampliação dos conhecimentos, a visão crítica, ética e solidária comprometida com o desenvolvimento sustentável

A pesquisa e a extensão Institucional são incentivadas por editais próprios, como o PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UNICRUZ , o PAPCT – Programa de Apoio a Produção Científica e Tecnológica e o PIBEX – Programa Institucional de Bolsas de Extensão. A pesquisa é incentivada ainda através de submissão de projetos à Editais de fomento externos como FAPERGS, CAPES, FINEP e CNPq, além de convênio com empresas privadas.

Os projetos submetidos são encaminhados para Consultores externos “ad-hoc”, passando também, internamente, pelo parecer da Comissão Institucional de Pesquisa e Extensão, conforme regulamento da Pesquisa e Extensão. Além disso, o apoio da instituição à pesquisa e a extensão, se dá através da infraestrutura de laboratórios, biblioteca, gráfica e divulgação científica através de publicações (revistas e/ou livros) e participação em eventos científicos (próprios ou em outras instituições); concessão de bolsas de estudo aos acadêmicos e incentivo à produção científica e qualificação docente dos professores.

Para apreciação dos projetos pesquisa que envolvem seres humanos ou animais, a Universidade conta com o apoio do Comitê de Ética em Pesquisa – CEP/UNICRUZ, e Comitê de Ética no Uso de Animais – CEUA/UNICRUZ, respectivamente. Estes comitês são constituídos por colegiados de profissionais de diferentes áreas e seguem as normativas nacionais para avaliação dos projetos.

Em relação a extensão a Instituição procura desenvolver o processo de ensino-aprendizagem de forma contextualizada com a realidade social, com o entendimento do movimento dialógico entre a teoria e a prática, com a troca de experiências e de saberes e com a busca de alternativas para os problemas da coletividade. A extensão possibilita a criação de um espaço de interlocução da universidade com a sociedade, contribuindo para sua autonomia e desenvolvimento tendo como objetivo a busca pela emancipação dos envolvidos, evitando situações de dependência e assistencialismo.

A pesquisa e a extensão contam, também, com um evento anual para divulgação de sua produção científica que vem sendo realizado a mais de vinte anos, além do apoio aos docentes na participação em eventos externos.

 

Coordenação de Pesquisa e Extensão Contatos:

pesquisa@unicruz.edu.br

extensao@unicruz.edu.br

+55 (55) 3321-1606

Horários de Atendimento:

Tarde e noite – Segunda a Sexta

Accessibility
Click to listen highlighted text!