Bibliotecária
Eliane Catarina Reck da Rosa
CRB-10/2404
CONTATO
(55) 3321 1569
biblio@unicruz.edu.br
Horário de Atendimento
De Segunda-feira à Sexta-feira
Das 14h às 17h30min / 19h às 22h30min
Sábado
Das 9h30min às 13h
Sala de estudos
De Segunda à sexta-feira, das 08h às 22h30min
e Sábado, das 09h30min às 13h

Pesquisa no Acervo

Renovação de Livros

Biblioteca Digital

Apresentação

A Biblioteca Visconde de Mauá (BVM), vinculada à Pró-Reitoria de Graduação, localiza-se no prédio 14 do Campus Universitário, ocupa uma área de 2.604.01 m². Quanto suas instalações de infraestrutura dispõem de espaço físico com salas de estudo, sala espaço Braille, guarda-volumes, sanitários adaptados, mesa táctil, wireless, computadores, lounge (espaço de socialização com sofás, poltronas e computadores), entre outros.

Para a gestão do acervo, utiliza o Sistema RM Totvs, que abrange os processos de aquisição, catalogação, consulta, empréstimo, renovação, reserva, relatórios, inventário, etc. O acervo físico da biblioteca está disponível no catálogo on-line no endereço https://home.unicruz.edu.br/biblioteca/.

Primando pela qualidade e atualização informacional aos acadêmicos conta com acervo de bases de dados como o Portal de Periódicos Capes e a Biblioteca Digital “Minha Biblioteca”. A biblioteca dispõe de espaços culturais, como o Memorial da Universidade, localizado no ambiente interno da biblioteca, os quais estão expostos materiais para contar uma pequena parte das memórias da Instituição.

Nas paredes internas e externas da biblioteca, pode-se visualizar grandes pinturas coloridas que retratam passagens das obras do escritor cruz-altense Érico Veríssimo. Estas pinturas foram realizadas pelos participantes do Núcleo de Conexões Artístico-Culturais (Nucart) da Unicruz, em um contexto social dominado por imagens, chamado de “Era Imagética”. Além das pinturas, pode-se observar também atrás das portas das salas de estudos algumas frases para o incentivo à leitura de trechos das obras do autor cruz-altense.

Setores

Literatura Cinzenta

O Setor de Literatura Cinzenta é responsável pelo controle, organização e disseminação dos trabalhos científicos dos cursos (TCC) de graduação, especialização e mestrado da Unicruz  e também dos relatórios de estágios.

Espaço Braille

O Espaço com acervo de literatura destinado a atender a inclusão da população com deficiência visual.

Processamento Técnico

O Setor responsável pela preparação técnica e física da coleção de livros, multimeios, periódicos e outros meios de informação adquiridos pela Biblioteca.

A Biblioteca utiliza como classificação a CDU – Classificação Decimal Universal e, para compor o número de chamada, adota a tabela “Cutter’s Three-Figure Author Table” e segue as regras do AACR2 (Anglo-American Cataloguing Rules). Utiliza o  software de gestão  TOTVS.

    Entre as atividades de sua competência estão:
  • preparo técnico: catalogação, classificação e indexação;
  • preparo físico: carimbagem,  etiquetagem e colagem do papeleta de empréstimos;

Multimeios

Tem por finalidade gerenciar e disseminar todo tipo de suporte informacional não bibliográfico  que possa ser escrito, nas tecnologias digitais.

Setor de Referência

Este setor possui em seu espaço as seguintes obras: Enciclopédias, Dicionários, Anuários, Anais, Bibliografias, Glossários, Guias, Almanaques, Manuais Técnicos, Atlas, Índices, Indicadores Econômicos e Estatísticos, Diretórios, Cadastros, Catálogos, ou seja, todo tipo de material a ser utilizado para consultas breves.
As obras de referência são conhecidas por pertencer a um grupo de obras que servem para agilizar uma pesquisa, guiando o leitor à consulta de outros materiais, onde poderá efetivamente encontrar a informação que procura, funcionando como instrumento de localização de informações específicas destinando-se a uma breve consulta aos tópicos especialmente arranjados de forma prática.

Serviços

Consulta ao acervo

Pesquise na base de dados  Sistema TOTVS, consulta no ambiente da Biblioteca ou pesquisa em qualquer outro ambiente que tenha acesso a internet nos documentos do acervo da biblioteca.

Empréstimo de documentos

Alunos de graduação podem retirar até 6 (seis) obras por um prazo de entrega de 7 (sete) dias para livros e demais materiais e 3 (três) dias para CDs e DVDs.

Alunos de pós-graduação podem retirar até 7 (sete) obras por um prazo de entrega de 15 (quinze) dias para livros e 3 (três) CDs e DVDs.

Professores podem retirar até 9 (nove) obras por um prazo de entrega de 15 (quinze) dias para livros e 3 (três) para CDs e DVDs.

Funcionários podem retirar até 6 (seis) obras por um prazo de entrega de 15 (quinze) dias para livros e 3 (três) para CDs e DVDs.

Vale salientar que a renovação pode ser realizada pela internet ou diretamente no balcão de atendimento da Biblioteca, caso não haja reserva.

Reserva

Reserve na biblioteca ou pela Internet, obras emprestadas a outros usuários para retirá-las assim que forem devolvidas. Você será avisado através do e-mail cadastrado.

Renovação de empréstimo

Tem um limite de 4 (quatro) renovações online desde que a obra não esteja reservada e nem atrasada.  A renovação pode ser efetuada pela Internet.

Aviso de Data de vencimento de documento

Trata-se de um serviço executado automaticamente pelo Sistema TOTVS, enviando, por e-mail, um aviso a todos os usuários com e-mail cadastrado na Biblioteca e com algum empréstimo com data de devolução com dois dias de antecedência, solicitando que seja efetuada a devolução ou renovação (caso não haja reserva) do(s) exemplar(es).

Visitas orientadas

Os grupos previamente agendados serão recebidos e orientados sobre as normas, distribuição, organização, acesso e serviços da Biblioteca.
Agende sua visita pelo e-mail: biblio@unicruz.edu.br ou telefone: (55) 3321.1569/ 3321.1521

Sumário corrente

Informação bibliográfica fornecida à comunidade acadêmica da Unicruz.
Visa divulgar as publicações periódicas relevantes de cada área, recebidos no mês para que possam ser repassada a todo corpo administrativo, técnico, docente e discente da Unicruz.

Ficha catalográfica

A ficha catalográfica é uma ficha que contém informações da descrição bibliográfica para identificar e localizar um documento no acervo de uma biblioteca. Descrevem de forma detalhada as informações bibliográficas de uma publicação, como autoria, título, subtítulo, editora, ano, páginas e outros.

Acesso à internet Wi-Fi

Acervo Digital

Periódicos de A-Z

Acta Biomedica Brasiliensia

A Revista eletrônica Acta Biomedica Brasiliensia é um periódico científico de acesso livre, interdisciplinar em Ciências Biológicas e Saúde.

ISSN: 2236-0867

Acessar

 

Agroanalysis

Publicação mensal de agronegócio e economia agrícola do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas.

Acessar

 

BDTD

Biblioteca digital brasileira de tese e dissertações, integra o sistema de teses e dissertações existentes no pais.

Acessar

 

Biblioteca virtual em saúde

A Biblioteca Virtual em Saúde é uma divisão da Biblioteca do Ministério da Saúde no qual são publicadas as informações bibliográficas produzidas pelo Ministério da Saúde, bem como informações gerais na área de ciências da saúde.

Acessar

 

CAPES

Biblioteca virtual que reúne e disponibiliza o melhor da produção científica internacional às instituições de ensino e pesquisa no Brasil.

Acessar

 

Clínica veterinária

O acervo digital da revista Clínica Veterinária promove a educação continuada através da publicação de artigos científicos, também se dedica a divulgar eventos, como cursos, congressos, simpósios, feiras etc.

Acessar

 

DOAJ - DIRECTORY OF OPEN ACESS JOURNALS

O DOAJ é um diretório on-line com curadoria da comunidade que indexa e fornece acesso a periódicos de alta qualidade, acesso aberto e revisão por pares. Todos os serviços são gratuitos, inclusive sendo indexados no DOAJ e estão disponíveis gratuitamente.

Acessar

 

Exacta Engenharia de produção

Exacta Engenharia de Produção é voltada à divulgação da produção científica de pesquisadores e profissionais que atuam nos diversos campos da Engenharia de Produção.

ISSN da versão eletrônica: 1983-9308
ISSN da versão impressa: 1678-5428

Acessar

 

ENFERMAGEM REVISTA

A Enfermagem Revista divulga estudos/pesquisas originais da área da saúde constituindo-se em espaço de socialização do saber dos diversos campos. Aceita trabalhos clínicos da área da saúde, da enfermagem e ciências afins, com o objetivo de fomentar a interdisciplinaridade, disseminando o conhecimento em linguagem acessível ao público alvo, estimulando a pesquisa e aprimorando o ensino na área.

ISSN 0104-4419 - versão impressa
ISSN 2238-7218 - versão eletrônica

Acessar

 

GOOGLE ACADÊMICO

Pesquisa de material acadêmico.

Acessar

 

GOOGLE LIVROS

Pesquisa de bibliografia e livros em editoras.

Acessar

 

O portal da Arquitetura, Engenharia e Construção

AECweb é uma rede estruturada de conteúdo, serviços e ferramentas digitais que conecta profissionais, empresas, projetos e produtos no setor da construção civil.

Acessar

 

Portal domínio público

Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, com o objetivo de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Acessar

 

RBC

A Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) é uma publicação técnica, publicada bimestralmente e tem como objetivo divulgar artigos com atributos técnico-contábeis, transmitindo estudos e experiências profissionais.

ISSN: 0104-8341

Acessar

 

Revista ABCS Health Sciences

A revista ABCS Health Sciences é um periódico inter e multidisciplinar, arbitrado e aberto a contribuições da comunidade científica nacional e internacional na área de Ciências da Saúde.

ISSN impresso 2318-4965
ISSN eletrônico 2357-8114

Acessar

 

Revista Analytica

A Revista Analytica ferramenta que divulga trabalhos para os setores de controle de qualidade de empresas farmacêuticas, alimentícias, químicas, petroquímicas, cosméticas, mineradoras e ambientais. Artigos científicos de eminentes especialistas de laboratórios de controle de qualidade, metrologia e instrumentação de empresas e instituições de pesquisa e ensino públicos e privados, pesquisadores, químicos e cientistas.

Acessar

 

Revista Eletrônica Direito e Sociedade

A REDES – Revista Eletrônica Direito e Sociedade busca promover à difusão do conhecimento científico produzido no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas com ênfase na área do Direito e suas conexões com a Sociedade.

Acessar

 

Revista eletrônica de Engenharia civil

A REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil publica artigos científicos originais e revisões estruturadas em todas as áreas da engenharia civil, arquitetura e engenharia ambiental com especial ênfase em originalidade e relevância técnica e científica.

ISSN: 2179-0612

Acessar

 

Revista produto e produção

A Revista produto & produção publica artigos de interesse da Engenharia de Produção pesquisas em diferentes áreas.

ISSN: 1983-8026

Acessar

 

Revista RAC Revista de administração contemporânea

A RAC publica artigos de desenvolvimento teórico e trabalhos teórico-empíricos na área da Administração e das Ciências Contábeis.

ISSN 1982-7849 (online)
ISSN 1415-6555 (versão impressa de 1997 até 2010)

Acessar

 

Revista RAE Revista de Administração de empresas

RAE - Revista com publicações na área de Administração de Empresas voltada a professores, pesquisadores e estudantes, publica artigos inéditos, avaliados no sistema de avaliação duplo-cega. Periodicidade bimestral.

ISSN 0034-7590 [edição impressa]
ISSN 2178-938X [edição on-line]

Acessar

 

Scielo

A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.

Acessar

 

Varau

Revista eletrônica do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Brasília. Inclui perfil, relatos e artigos sobre diversos temas relacionados ao ensino e a prática profissional, elaborados por professores e alunos do curso, além de colaboradores.

ISSN: 2359-0084

Acessar

 

REVISTA ABT

A Revista Tecnologia Educacional é uma Revista Científica publicada trimestralmente eletronicamente através do Portal da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional, socializada via Redes Sociais através da Fanpage da ABT e divulgada através de diversos outros espaços de mídias.

Acessar

 

Renovação

Pesquisa ao Acervo

Impressão de Boletos - Multa

Reserva de Livros

Minha Biblioteca

MANUAL DE NORMALIZAÇÃO

TEMPLATE PROJETO DE TCC

TEMPLATE RELATÓRIO DE ESTÁGIO

TEMPLATE MONOGRAFIA

TEMPLATE DISSERTAÇÃO

TEMPLATE ARTIGO DE TCC

TEMPLATE RELATÓRIO DE ESTÁGIO

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

TERMO DE CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS

PLANO DE MANUTENÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO ACERVO