Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID é um programa que oferece bolsa para estudantes de cursos de licenciatura plena, para que exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico. É financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e está diretamente ligado a Pro-Reitoria de Graduação. O projeto aprovado tem como título “EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COMO ARTICULADORA DO CURRÍCULO ESCOLAR” e envolve os cursos de Educação Física Licenciatura e Pedagogia.

A Universidade de Cruz Alta possui uma sólida caminhada no ensino de graduação, em especial, no âmbito da licenciatura, desta forma nossa proposta de atuação junto ao PIBID, visa contribuir com a excelência da escola pública, enquanto espaço de vivências necessárias à construção coletiva do conhecimento para a docência.

O PIBID, possui como pilares o incentivo à formação de docentes em nível superior, a inserção dos acadêmicos/bolsistas no cotidiano escolar bem como, a qualificação dos processos de ensino/aprendizagem. Assim, esse projeto pretende, articular as necessidades e as expectativas das redes de ensino, no processo de qualificação da formação inicial e o aprimoramento da formação continuada, envolvendo os componentes curriculares dos Cursos de Pedagogia e de Educação Física, numa visão crítico-reflexiva que promova o desenvolvimento da formação docente dos professores, enquanto sujeitos ativos nesse processo.

EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COMO ARTICULADORA DO CURRÍCULO ESCOLAR

A Universidade de Cruz Alta possui uma sólida caminhada no ensino de graduação, em especial, no âmbito da licenciatura, desta forma nossa proposta de atuação junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, visa contribuir com a excelência da escola pública, enquanto espaço de vivências necessárias à construção coletiva do conhecimento para a docência.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, possui como pilares o incentivo à formação de docentes em nível superior, a inserção dos acadêmicos/bolsistas no cotidiano escolar bem como, a qualificação dos processos de ensino/aprendizagem. Assim, esse projeto pretende, articular as necessidades e as expectativas das redes de ensino, no processo de qualificação da formação inicial e o aprimoramento da formação continuada, envolvendo os componentes curriculares dos Cursos de Pedagogia e de Educação Física, numa visão crítico-reflexiva que promova o desenvolvimento da formação docente dos professores, enquanto sujeitos ativos nesse processo.

Objetivo Geral

Incluir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando oportunidades de experiências docentes interdisciplinares e inovadoras, tendo a aprendizagem colaborativa como possibilidade na superação das demandas identificadas no processo de ensino aprendizagem das escolas parceiras.

Objetivos específicos

  • Compreender o contexto social da escola (seus valores, representações, história e práticas institucionais) de modo a assumir uma postura crítica e responsável de transformação desta realidade, contribuindo para o desenvolvimento de novas formas de interação e trabalho escolar;
  • Compreender os processos de ensino/aprendizagem, (re)construindo os saberes disciplinares e as atividades de ensino, considerando o contexto social, os objetivos da escola básica e as experiências que trazem os educandos;
  • Incentivar nos futuros professores da educação básica, a prática interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão;
  • Proporcionar um espaço de discussão e reflexão, junto a IES sobre a relevância da realidade socioeconômica e cultural da escola para a (re)construção do currículo;
  • Criar, implementar, avaliar e aperfeiçoar projetos de ensino/aprendizagem, articulando-os com outras áreas do conhecimento, estimulando na escola ações coletivas e multidisciplinares, de modo a caracterizar um novo ethos profissional;
  • Incentivar a produção acadêmica dos estudantes, docentes e professores da rede, envolvidos no projeto, em que seja possível visualizar as contribuições do PIBID na formação inicial e continuada de professores;
  • Fortalecer uma rede de colaboração nos processos de ensino/ aprendizagem, ampliando as experiências interdisciplinares no contexto das escolas parceiras.

ESCOLAS CAMPO DO PIBID

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOSÉ CARLOMAGNO

Endereço: R. Cel. Martins, 135 – Lizabel, Cruz Alta – RS, 98015-230.

Telefone: (55) 3322-6696

 

ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA VENÂNCIO AIRES

Endereço: Rua José Garibaldi, 60 – São José CEP: 98.015-17 – Cruz Alta

 

ESCOLA MUNICIPAL TORIBIO VERISSIMO

Av. Dokorn, 16 – Malheiros, Cruz Alta – RS, 98015-000

Laboratório de Ideias
NAIU
Núcleo de Direitos Humanos
Curso de Pedagogia
Curso de Educação Física

EQUIPE

COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL

Prof Drª Marilia de Rosso Krug

COORDENAÇÃO DE ÁREA

Profª. Ma. Janete Schubert

COORDENAÇÃO DE GESTÃO

Ana Paula Ropke dos Reis

PROFESSORES SUPERVISORES

Adriana Baraldo de Oliveira – Supervisora da Escola Venâncio Aires
Claudia Cristina Daltrozo Barassuol – Supervisora da Escola José Carlomagno
Sara Jiquiriçá Matos Barassuol – Supervisora da Escola Toribio Veríssimo

BID´S da Escola Venâncio Aires

Humberto Siqueira Cossetin
Michele de Oliveira Duarte Orling Dal Castel
Scarlet Jaremczuk Duarte e Silva
Laura Mendes da Silva
Maicon Augusto Flores dos Santos
Thalia Nunes Ferreira Feistler
Paola Lais Schmidt
Joice Dombrowski

 

Bid´s da Escola José Carlomagno

Gianluca Figueira Teckio
Rafaela Dama Rodrigues
Catia da Silva Herter
Maiquel Knaak
Ederson Luiz Alves de Souza
Andreza Rodrigues

BID´S da Escola Toribio Veríssimo

Andressa Rubia Heemann
Ana Karla Oliveira Huther
Nicolas Golart Silva
Fabiana Netto Carvalho
Carla Ulbrich Pinto
Renan Azrael da Silva Fischer
Bruno Gianluppi Ritter
Lucas Saldanha
Gabriela de Deus Doneda
Maikelli Machado Nervis

Dia das Crianças - Calo Magno

O PIBID desenvolveu no dia 11 de Outubro de 2018 na escola Carlo Magno a atividade de Dia das Crianças que obteve a participação de praticamente todos os alunos, mais os pais que se fizeram presente. Com alguns exemplos que nós acadêmicos levamos, eles desenvolveram brinquedos com materiais de sucata, logo após fazendo pinturas no rosto dos alunos que aceitavam pintar. Que contou com a participação dos alunos dos anos 1º e 2º, 3º e 4º, das professoras Luciana e Márcia e dos bolsistas Gianluca, Maiquel, Rafaela, Ederson, Cátia e Andreza.

Capoeira na Escola - Toribio Verissimo

O PIBID desenvolveu no dia 14 de novembro na escola Toribio Verissimo a atividade de exposição de trabalhos feitos com as crianças em aula, tivemos a participação dos alunos dos 2º 3º e 4º anos, onde os mesmos interagiram com a capoeira, na qual estava presente um professor da arte os instruindo, cantaram as músicas típicas e até vivenciaram a prática. A exposição também apresentou trabalhos desenvolvidos sobre a cultura gaúcha. Tiveram a presença das professoras Andréia, Mareli e Vera e dos BIDS Ana, Andressa, Bruno, Carla, Carol, Faby, Gabriela, Lucas, Maikelli, Nicolas e Renan.

Hallowen - Calo Magno

O PIBID desenvolveu no dia 30 de Outubro de 2018 na escola Carlo Magno a atividade de Hallowen que obteve a participação de praticamente todos os alunos que assistiram a um filme, logo após fazendo uma pausa para um lanche que foi preparado para eles e encerrando com um desfile que por fim daria faixa a fantasia mais bem elaborada pelos alunos.  Que contou com a participação dos alunos dos anos 1º e 2º, 3º e 4º, das professoras Luciana e Márcia e dos bolsistas Gianluca, Maiquel, Rafaela, Ederson, Cátia e Andreza.

Apresentação dos Bolsistas PIBID - Venâncio Aires

O PIBID desenvolveu no dia 17/09/2018 na escola Venâncio Aires a atividade de apresentação dos bolsistas do PIBID. Nos apresentamos aos alunos e apenas observamos no primeiro dia como funcionava as aulas funcionavam. Teve atividade de leitura sobre o texto negrinho do pastoreio e logo depois teve um miniteatro sobre o texto, e depois recreio. Estas atividades foram desenvolvidas com os alunos do 2º ano do ensino fundamental, com participação da professora Adriane e dos bolsistas Maicon e Thalia.

 

 

 

O PIBID desenvolveu no dia 11/10/2018 na escola Venâncio Aires as atividades de corrida no saco, oito cones, corrida com limão e boliche de garrafas pets que contou com a participação dos alunos do 2º e 3º anos do fundamental, dos professores Adriane e Michele e dos bolsistas Maicon, Thalia, Joice e Michele.

 

 

O PIBID desenvolveu no dia 11 de outubro de 2018 na escola Venâncio Aires as atividades: A primeira atividade foi a corrida do saco, onde os alunos tinham que chegar até um ponto pulando com o saco e entregar para o colega voltar pulando também, a outra brincadeira logo em seguida foi o puxa rabo, onde o grupo que teve mais rabos de sua cor pegados iria ganhar pontos, a terceira foi feita o par ou ímpar de bambolê, onde as crianças com nosso auxilio faziam par ou ímpar, o ganhador escolhia um do seu time para ir para dentro do bambolê, tinha em média 20 bambolês, o time que tivesse mais colegas nos bambolês ganhava. Em seguida as crianças brincaram da corrida da tinta, onde a ideia era soprar a tinta e fazer ela chegar até a linha de chegada, atividade feita sobre uma cartolina, e por fim foi feita a prova de adivinha sabor, onde tinha frutas variadas como mamão, laranja, manga, morango, limão etc. As crianças tinham que acertar o nome da fruta provando ela. A atividade contou com a participação dos alunos dos anos Segundo e Terceiro, das professoras Adriana e Marluce e dos bolsistas Laura, Paola, Scarlet e Humberto.

 

 

Reuniões

O PIBID desenvolveu no dia 14 de agosto de 2018, na UNICRUZ, a reunião geral de apresentação do projeto institucional, contou com a participação das coordenadoras : Marilia de Rosso Crug, Janete Schubert Arciniegas das professoras Sara Jiquiri Matos Barassuol, Adriana Baraldo de Oliveira e Claudia, responsáveis das escolas Tóribio Veríssimo, Venâncio Aires e Carlo Magno, e dos bolsistas do PIBID.

O PIBID participou no dia 01 de setembro de 2018, na UNICRUZ do evento “Humanidades em Ação” e contou com a participação das coordenadoras : Marilia de Rosso Crug, Janete Schubert Arciniegas das professoras Sara Jiquiri Matos Barassuol, Adriana Baraldo de Oliveira e Claudia, responsáveis das escolas Tóribio Veríssimo, Venâncio Aires e Carlo Magno, e dos bolsistas do PIBID.

 

O PIBID desenvolveu no dia 15 de setembro de 2018, na UNICRUZ, a reunião geral para uma roda de conversa sobre a apresentação dos projetos nas escolas, para desenvolver a Organização do cronograma 2018/2 por escola, teve também uma Oficina sobre diário de campo, foi feito nesse dia a apresentação e discussão do instrumento de coleta de dados, e a apresentação do ambiente EAD. Contou com a participação das coordenadoras : Marilia de Rosso Crug, Janete Schubert Arciniegas das professoras Sara Jiquiri Matos Barassuol, Adriana Baraldo de Oliveira e Claudia, responsáveis das escolas Tóribio Veríssimo, Venâncio Aires e Carlo Magno, e dos bolsistas do PIBID.

O PIBID desenvolveu no dia 06 de outubro de 2018, na UNICRUZ, a reunião geral para a Socialização dos diagnósticos sócio-antropológico das escolas, a organização dos manuscritos que serão realizados a partir do diagnóstico, e o planejamento de Atividades na Escola (alusiva ao dia da criança).Contou com a participação das coordenadoras : Marilia de Rosso Crug, Janete Schubert Arciniegas das professoras Sara Jiquiri Matos Barassuol, Adriana Baraldo de Oliveira e Claudia, responsáveis das escolas Tóribio Veríssimo, Venâncio Aires e Carlo Magno, e dos bolsistas do PIBID.

O PIBID desenvolveu no dia 20 de outubro de 2018, na UNICRUZ, a reunião geral para conversa sobre as atividades realizadas nas escolas (alusivas ao dia da criança), Página na Web e Apresentação e escolha do logotipo do projeto.

Contou com a participação das coordenadoras : Marilia de Rosso Crug, Janete Schubert Arciniegas das professoras Sara Jiquiri Matos Barassuol, Adriana Baraldo de Oliveira e Claudia, responsáveis das escolas Tóribio Veríssimo, Venâncio Aires e Carlo Magno, e dos bolsistas do PIBID.

CRONOGRAMA GERAL ATIVIDADES DO PIBID 2018/2

Data

Atividades

Local

14/08

Terça

– Seminário para apresentar o projeto e o subprojeto do PIBID aos acadêmicos bolsistas.

Unicruz Campus

28/08

Terça

– Reunião de trabalho da coordenação.

– Organização do espaço e da infraestrutura necessária para o funcionamento do PIBID na IES (sala de reuniões, planejamento e estudos; arquivo para guardar a documentação material do projeto, organização do acervo bibliográfico do PIBID).

Unicruz Campus

01/09

Sábado

– Participação no evento Humanidade em Ação.

Praça Érico Veríssimo

04/09

Terça

– Apresentação do projeto na escola Venâncio Aires.

Escola Venâncio Aires

05/09

quarta-feira

– Apresentação do projeto na escola escola Carlo Magno.

Escola Carlo Magno

11/09

terça-feira

– Reunião de gestão e planejamento da coordenação do projeto (finalização do cronograma e organização dos instrumentos).

– Apresentação do projeto na escola Toribio Veríssimo.

Escola Toribio Veríssimo

15/09

Sábado

– Reunião geral.

– Roda de conversa sobre a apresentação dos projetos nas escolas.

– Organização do grupo e cronograma de atividades na escola até final do semestre.

– Oficina sobre diário de campo.

– Apresentação e discussão do instrumento de coleta de dados diagnóstico.

– Apresentação do Ambiente EAD do PIBID.

UNICRUZ

CAMPUS

sala 117 educação física prédio 8

18/09

Terça

– Coordenação do Projeto – Reunião de gestão e planejamento da coordenação do projeto (seleção dos bolsistas que faltam para integrar o projeto através das inscrições homologadas no edital).

UNICRUZ

Campus

  1. – BIDs – Realização da atividade no ambiente

EAD

17 – 24/09

  1. – Reunião nas escolas para organização do cronograma das atividades a serem desenvolvidas até o final do semestre de 2018/II  (postar no ambiente o cronograma de cada escola até o dia 01 de outubro).
  2. – Cada equipe (ESCOLA) deverá propor um logotipo para nosso PIBID, o qual será escolhido no dia 06 de outubro.

Escolas Campo

25/09

Terça

– Reunião de gestão e planejamento da coordenação do projeto (análise do cronograma de atividades por escola e produção de instrumentos para acompanhamento).

UNICRUZ

Campus

25/09 – 05/10

Atividades nas escolas  (Diagnóstico sócio antropológico Escola).

Escolas Campo

06/10

Sábado

– Reunião Geral (TODAS AS ESCOLAS).

– Socialização dos diagnósticos sócio-antropológico das escolas.

– Organização dos manuscritos que serão realizados a partir do diagnóstico.

– Apresentação e escolha do logotipo do projeto.

– Planejamento de  Atividades na Escola (alusiva ao dia da criança).

UNICRUZ

Centro

09/10

Terça feira

– Coordenadores – Reunião de gestão e planejamento da coordenação do projeto.(análise dos diagnósticos e organização de documentos formais do projeto).

– Postagem de atividades de formação teórico metodológicas dos BID para atuação no projeto.

UNICRUZ

Campus

  1. – BIDs – Realização da atividade no ambiente

EAD

08 – 19/10

  1. Desenvolvimento da atividade na escola.
  2.   – Encontro de planejamento da atividade.
  3.   – Encontro de desenvolvimento da atividade..

Escolas Campos

16/10

terça

– Coordenação do Projeto – Reunião de gestão e planejamento da coordenação do projeto

UNICRUZ

Campus

– BIDs – Elaboração do diário de campo e postagem no ambiente EAD

EAD

20/10

Sábado

Reunião Geral (todas as escolas)

  1. Relatos das atividades realizadas nas escolas (alusivas ao dia da criança)

–  Página na Web

– Oficina de elaboração/atualização do Currículo Lattes (Marília)

– Organização dos projetso com os dados sáocio antropológicos para encaminhamento ao PIBIC

UNICRUZ

Centro

23/10

Terça

– Coordenação do projeto – Reunião de gestão e planejamento da coordenação do projeto

– BIDs – Elaboração do manuscrito (EAD)

UNICRUZ

Campus

22/10 – 01/11

  1. Desenvolvimento da atividade na escola.
  2.  – Encontro de planejamento da atividade.
  3.  – Encontro de desenvolvimento da atividade.

Escolas Campos

30/10

Terça

– Reunião de gestão e planejamento da coordenação do projeto (avaliação das atividades desenvolvidas).

UNICRUZ

Campus

– Elaboração do diário de Campo e Postagem no ambiente EAD.

EAD

05/11 – 16/11

  1. Desenvolvimento da atividade na escola.
  2.   – Encontro de planejamento da atividade.
  3.   – Encontro de desenvolvimento da atividade.

Escolas Campos

06/11

terça

– Coordenação do Projeto – Reunião de gestão e planejamento da coordenação do projeto

UNICRUZ

Campus

  1. – BIDs – Elaboração do diário de campo e postagem no ambiente

EAD

10/11

Sábado

Reunião Geral

– Definição do Logo.

– Apresentação da página.

– Planejamento das atividades a serem desenvolvidas na escola.

UNICRUZ

Centro

13/11

terça

– Reunião de gestão e planejamento da coordenação do projeto.

UNICRUZ

Campus

– Fórum de discussão do diagnóstico

EAD

19/11 – 30/11

– Desenvolvimento da atividade na escola.

– Encontro de planejamento da atividade.

– Encontro de desenvolvimento da atividade.

Escolas Campos

20/11

terça

– Coordenação do projeto – Reunião de gestão e planejamento da coordenação do projeto

Construção de instrumento avaliativo

UNICRUZ

Campus

– Elaboração do diário de Campo e Postagem no ambiente EAD.

EAD

24/11

Sábado

Reunião Geral

  1. Planejamento das atividade de encerramento a serem desenvolvidas nas escolas
  2. Aplicar instrumento de avaliação das atividades do semestre com os BIDs.

Oficina sobre elaboração de Portifólio (Aline).

  1. Realização de grupo focal .

UNICRUZ

Centro

27/11

Terça

– Coordenação do Projeto – Reunião de gestão e planejamento da coordenação do projeto (avaliação dos instrumentos aplicados com os BIDs e do Grupo Focal.

UNICRUZ

Campus

03 – 14/12

  1. Desenvolvimento de atividades de encerramento nas escolas campo.
  2.  Encontro de planejamento da atividade.
  3.  Encontro de desenvolvimento da atividade.

Escolas campo

04/12

Terça

 Coordenação do Projeto – Reunião de gestão e planejamento da coordenação do projeto (Planejamento do encontro de encerramento do PIBID no semestre 2018/II).

UNICRUZ

Campus

– Elaboração do diário de Campo e Postagem no ambiente EAD e finalização do manuscrito..

EAD

08/12

Sábado

Reunião Geral

– Seminário de apresentação dos manuscritos com os dados do diagnóstico.

UNICRUZ

Centro

11/12

Terça

  1. – Coordenação do Projeto.

UNICRUZ

Campus

15/12

Sábado

– Encerramento do semestre.

UNICRUZ

Centro