Jana Koefender

Doutora

+55 (55) 3321 1525
jkoefender@unicruz.edu.br
Horários de Atendimento
Tarde / Noite

Histórico

No ano de 1989, o Programa de Apoio aos Polos de Inovação Tecnológica foi criado pela Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado do Rio Grande do Sul (SCIT/RS). O principal objetivo dos Polos Tecnológicos encontra-se no estímulo à integração entre as universidades e demais centros de pesquisa com o setor produtivo, objetivando a promoção do desenvolvimento de tecnologias adequadas às diferentes regiões do Estado.

A Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) assinou o protocolo de intenções junto à SCIT/RS no ano de 1992, sendo que, no ano de 1993, houve efetivamente a criação e a implantação do Polo de Inovação Tecnológica do Alto Jacuí (na época denominado como Polo de Modernização Tecnológica do Alto Jacuí), sendo a UNICRUZ a unidade executora responsável pelas atividades de pesquisa do Polo.

Diversos projetos tem sido desenvolvidos durante esses anos de parceria entre a UNICRUZ e a SCIT, na área de Biotecnologia aplicada à Agropecuária, sempre no intuito de promover o desenvolvimento da região do Alto Jacuí por meio de aplicações Biotecnológicas ligadas à Produção Vegetal e à Reprodução Animal. Diversos laboratórios foram criados na Universidade de Cruz Alta e, da mesma forma, alguns laboratórios foram estruturados em uma parceria com a Fundação Centro de Experimentação e Pesquisa (FUNDACEP/FECOTRIGO) – atual CCGL-Tec -, os quais se encontram hoje em suas instalações.

Atualmente, o Polo de Inovação Tecnológica do Alto Jacuí encontra-se em uma etapa de reestruturação, na qual se tem priorizado as demandas regionais de acordo com o Planejamento Estratégico apontado pelo COREDE Alto Jacuí como pontos-chave para o desenvolvimento regional, atuando, desta forma, em consonância com as indicações da SCIT/RS e com o programa RS-Tecnópole. A principal área de atuação do Polo tem, como citado, Biotecnologia Aplicada à Agropecuária, entretanto, busca-se a ampliação das atividades ligas a grande área da Geração e Transferência de Tecnologias para a Agropecuária, com duas principais linhas de pesquisa: produção agrícola e produção leiteira.

Neste sentido, visa-se o desenvolvimento das linhas relatadas, bem como a busca do desenvolvimento da agricultura familiar, agroindústria familiar, fortalecimento da economia solidária e o gerenciamento e análise de resíduos.

Face ao exposto, evidencia-se a importância do Polo de Inovação Tecnológica como promotor do desenvolvimento agropecuário na região do Alto Jacuí e a importância dos projetos de pesquisa realizados, assim como a salutar reestruturação que vem ocorrendo para que novas pesquisas científicas, embasadas não apenas no desenvolvimento científico e tecnológico mas também nas características inovativas, sejam desenvolvidas.

Infra-Estrutura

O Polo de Inovação Tecnológica do Alto Jacuí está situado junto a sua Unidade Executora, a Universidade de Cruz Alta. O campus da UNICRUZ está na Rodovia Municipal Jacob Della Méa, km 5,6, Bairro Parada Benito, em Cruz Alta, RS.

Os principais laboratórios que compõe o Polo de Inovação Tecnológica do Alto Jacuí são:

 

Produção animal:

1. Laboratório de Multi-análise Veterinária

O Laboratório de Multi-análises Veterinária é um Centro para o estudo de doenças reprodutivas e metabólicas de bovino. Busca ampliar as ações de pesquisa e desenvolvimento tecnológico voltados para produtores regionais. Atende demandas na área de hematologia, urinálise, bioquímica, hemogasometria, provas de compatibilidade, provas de coagulação sanguíneas, citologia, diagnóstico por ELISA, imuno- diagnósticos, diagnósticos rápidos, identificação endo e ectoparasita, biocarrapaticidograma, coprocultura e pesquisa de hemoparasitas animal.

 

2. Lab. de Diagnóstico e Monitoramento de Doenças Bovinas
3. Sala de Microscopia (* anexo aos demais laboratórios)
4. Laboratório de Reprodução Animal
5. Laboratório de Microbiologia Veterinária

 

Produção Vegetal:

1. Laboratório de Multiplicação Vegetal
Pesquisas na área de produção de mudas de espécies agrícolas, florestais, frutícolas e medicinais, bem como espécies alternativas que possam integrar o sistema produtivo primário.


2. Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais “in vitro” (CTV)

O Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais atua em duas frentes na área de Biotecnologia Vegetal: a propagação in vitro de plantas e o uso de marcadores moleculares para a análise da diversidade genética. As pesquisas desenvolvidas possuem especial direcionamento às espécies de interesse para o Alto Jacuí, contribuindo com o sistema produtivo primário.

 

3. Laboratório de vidrarias (*anexo ao laboratório de CTV)
4. Laboratório de Forragicultura
5. Laboratório de Sementes
6. Laboratório de pesquisa: Secagem, Benef. Armaz. de Plantas Medicinais, produção
de chás e extratos naturais

Área de Atuação

O Polo de Inovação Tecnológica do Alto Jacuí possui com área de atuação Biotecnologia Aplicada à Agropecuária, onde busca-se o desenvolvimento de pesquisas que possam contribuir com a região de abrangência do Conselho Regional de Desenvolvimento do Alto Jacuí (Corede Alto Jacuí).

Tendo em vista a necessidade de as pesquisas estarem ligadas às prioridades elencadas no Planejamento Estratégico de Desenvolvimento do respectivo Corede, atualmente o Polo está visando atender a uma maior área de atuação para a Geração e Transferência de Tecnologias para a Agropecuária. Nesta área, destacam-se duas principais linhas de pesquisa: produção agrícola e produção leiteira. Neste sentido, visa-se o desenvolvimento das linhas relatadas, bem como a busca do desenvolvimento da agricultura familiar, agroindústria familiar, fortalecimento da economia solidária e o gerenciamento e análise de resíduos.

Equipe de Pesquisa

A equipe de pesquisadores atuantes em projetos do Polo de Inovação Tecnológica do Alto Jacuí é composto por profissionais de diversas áreas do conhecimento científico.

Equipe de pesquisadores:

Nome Titulação
Profª Drª Jana Koefender Engenheira Agrônoma
Profª. Drª. Juliane Nicolodi Camera Engenheira Agrônoma
Prof. Dr. Diego Pascoal Golle Biólogo
Prof. Dr. Rafael Pivotto Bortolotto Engenheiro Agrônomo
Profª. Drª. Patrícia Wolkmer Médica Veterinária
Profª. Drª Juliana Medianeira Zootecnista
Pós-doutorando Dr. André Schoffel Engenheiro Agrônomo

Projetos em Andamento

Projeto: Biotecnologias para a Agricultura Familiar: cultura da mandioca e do morangueiro (Termo de Colaboração: SICT 01/2020 Processo PROA: 20/0400-0000058-0 Número FPE: 231/2020)
Coordenadora
Profª Drª Jana Koefender
jkoefender@unicruz.edu.br

Pesquisadores Colaboradores

Prof. Dr. Diego Pascoal Golle
dgolle@unicruz.edu.br

Prof. Drª Juliane Nicolodi Camera
jcamera@unicruz.edu.br

Dr. André Schoffel (Bolsista Pós-doutoramento em Desenvolvimento Rural – UNICRUZ )
aschoffel@unicruz.edu.br

Resumo: Dada a importância das culturas da mandioca e do morangueiro para a agricultura familiar e do intuito de alcançar a inovação tecnológica na área de biotecnologia, a presente pesquisa tem por objetivo selecionar acessos de mandioca com resistência a patógenos, em especial Xanthomonas axonopodis pv. manihotis e ofertar mudas de cultivares de morangueiro com qualidade fisiológica, genética e sanitária. Para isso, será realizada a identificação de acessos tradicionais de mandioca com alta produtividade e resistentes a X. axonopodis que foram coletados em propriedades familiares na região de abrangência do Corede Alto Jacuí e são cultivados no banco de germoplasma implantado na área do Polo de Inovação Tecnológica do Alto Jacuí. Após a identificação dos acessos mais produtivos e resistentes a X. axonopodis, também serão identificados patógenos causadores de doenças fúngicas associados à cultura da mandioca, com posterior isolamento e identificação a nível molecular por meio de sequenciamento genético. Na cultura do morangueiro, serão multiplicadas matrizes de cultivares para a produção de mudas e será avaliado o desenvolvimento em nível de campo. Ainda, será automatizado o processo de clonagem de matrizes de morangueiro livres de vírus por meio do uso de Biorreatores de Imersão Temporária com posterior distribuição de matrizes para agricultores da Região do Alto Jacuí.
Financiamento: R$ 613.517,56
Orçamento total: R$ 894.107,20