A Unicruz, zelando pela qualidade do fazer docente dos professores universitários, oferece a chamada formação pedagógica por meio do que chamamos de Pedagogia Universitária por meio do Fórum Permanente da Pedagogia Universitária.

Assim, a Unicruz vivencia a Pedagogia Universitária enquanto um campo teórico-prático que se consolida na construção e atualização das diferentes áreas do conhecimento e na profissionalização docente. Essa formação caracteriza-se pela constante reflexão da docência na Educação Superior e da qualificação das práticas pedagógicas e de gestão desenvolvidas no âmbito da academia. Pelas suas ações, busca acompanhar professores ingressantes e demais docentes da instituição e subsidiar coordenadores e membros dos Núcleos Docentes Estruturantes, favorecendo a qualificação da formação acadêmica e de gestão dos cursos da universidade como um processo mobilizador de saberes e fazeres da prática educativa.

O programa emerge da política de qualificação da ação pedagógica de apoio aos docentes no fomento e acompanhamento dos processos formativos oferecidos nas respectivas unidades acadêmicas, estando articulado com a avaliação interna e externa, nas suas diferentes dimensões e é organizado e executado pela Assessoria Pedagógica vinculada à Pró-Reitoria de Graduação.

2019 - Formação de Professores para o Ensino Superior no Século XXI

O Programa Pedagogia Universitária 2019/1 visou o aprofundamento teórico e prático das metodologias necessárias ao Ensino Superior no século XXI. Nesse sentido, a discussão e o alargamento das IES com cursos com a Educação a Distância (EAD), caracteriza-se como espaço de valorização de troca de saberes em um espaço e/ou tempo diferenciado.

Para tanto, atualmente, o professor precisa desenvolver habilidades e competências diferenciadas para atender as demandas específicas da sua profissão e também de outras profissões, pois afinal quem colabora diretamente na formação dos diferentes profissionais nos Cursos de Graduação são os professores do Ensino Superior.

Nesse sentido, a Pró-Reitoria de Graduação, em conjunto com a Assessoria Pedagógica, ofertou uma formação pedagógica voltada a esse novo paradigma educacional, orientado ao trabalho em grupo, enfatizando a colaboração, a cooperação e a comunicação de professores e alunos.

Dinâmica da Pedagogia Universitária

Para o desenvolvimento da Pedagogia Universitária de 2019/1, em fevereiro foi realizada uma palestra com o prof. Dr. José Moran da USP, o qual abordou a temática sobre as Metodologias Ativas e os modelos híbridos de ensino e suas relações com a transformação das universidades. Ainda no mês de fevereiro, foram ofertadas diversas oficinas para os professores, são elas:

  • Ambiente AVA Moodle;
  • Sistema de Web Conferência Big Blue Button;
  • Biblioteca Digital;
  • Formação de Tutores;
  • Construção de Materiais Digitais.

 

Ao longo de período letivo de 2019/1, estas oficinas foram ofertadas novamente visando atingir a totalidade dos professores da instituição. Além disso, foram acrescidas outras oficinas ao longo do semestre letivo, como por exemplo, oferta de formação sobre o Sistema TOTVS e Apresentações com a ferramenta do Prezi, bem como as oficinas de Formação de Tutores e Construção de Materiais Digitais foram ofertadas na modalidade a distância.

Por fim, em virtude de demandas específicas de alguns cursos de graduação, foram ofertadas oficinas sobre o Modelo de Ensino Híbrido para os professores dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Administração e Ciências Contábeis, bem como uma formação sobre as Tarefas Discentes Efetivas para os cursos de Educação Física, Jornalismo e Ciência da Computação.

Prof. Dr. José Moran na palestra “Transformando a Universidade com metodologias ativas e modelos híbridos” que abordou os modelos de ensino das Universidades no Século XXI.

2018 - Diálogos Universitários: Práticas Pedagógicas Contemporâneas no Ensino Superior

Sendo assim, o Programa Pedagogia Universitária comprometido em possibilitar aos professores da UNICRUZ espaços-tempos de discussão/reflexão, numa visão dialética e interdisciplinar, para 2018/1, propõe a temática Diálogos Universitários:  “ Práticas Pedagógicas Contemporâneas no Ensino Superior” no sentido de fornecer subsídios que ampliem a reflexão docente sobre a necessidade da compreensão dos saberes e fazeres e da multiplicidade de recursos que se pode encontrar em ambientes de aprendizagem ativa mediados por interações mais harmônicas e eficazes.

Nesse sentido a academia necessita profissionais que saibam definir objetivos de ensino, selecionar conteúdos, escolher as estratégias mais adequadas e promover uma avaliação comprometida com a aprendizagem. Para tanto, o programa oferece para estudo a continuação da obra “Didática no Ensino Superior”, de Antonio Carlos Gil, para que os docentes tenham a oportunidade de continuarem suas reflexões sobre os conhecimentos relacionados à Didática, socializando suas construções com os demais colegas da instituição.

Dinâmica da Pedagogia Universitária

A partir das leituras realizadas pelos professores sobre a obra “Didática no Ensino Superior” de Antonio Carlos Gil, foram organizadas oficinas para que os professores pudessem compartilhar com os demais professores suas construções teóricas, bem como envolve uma segunda parte do curso de 60h a distância utilizando o ambiente Moodle e ao término de cada módulo realizou-se um encontro presencial.

Prof.ª Eliane Schlemmer em palestra sobre educação a distância e metodologias inventivas.

2017/2 - O Professor Universitário: caminhos e desafios

O conhecimento da Didática no Ensino Superior é tema indispensável na atualidade. A formação do profissional necessita de mediações que permitam a construção de uma prática de sala de aula que seja capaz de tornar o aprendizado motivador. Sendo assim, o Programa Pedagogia Universitária comprometido em possibilitar aos professores da UNICRUZ espaços-tempos de discussão/reflexão, numa visão dialética e interdisciplinar, para 2017/2, propõe a temática Diálogos Universitários: “ O Professor Universitário: caminhos e desafios” no sentido de fornecer subsídios que ampliem a reflexão docente sobre a necessidade da compreensão dos saberes e fazeres e da multiplicidade de recursos que se pode encontrar em ambientes de aprendizagem ativa mediados por interações mais harmônicas e eficazes. Nesse sentido a academia necessita profissionais que saibam definir objetivos de ensino, selecionar conteúdos, escolher as estratégias mais adequadas e promover uma avaliação comprometida com a aprendizagem. Para tanto, o programa oferece para estudo a obra “Didática no Ensino Superior”, de Antonio Carlos Gil, para que os docentes tenham a oportunidade de refletir sobre os conhecimentos relacionados à Didática, socializando suas construções com os demais colegas da instituição.

Dinâmica da Pedagogia Universitária

A Pedagogia Universitária em 2017/2 ocorreu ao longo do segundo semestre, por meio da oferta de um curso de 60h a distância, utilizando o ambiente Moodle com um encontro presencial ao final de cada um dos três módulos, dos quais o curso está organizado.

Dinâmicas da Pedagogia Universitária

2017/1 - Ensino Superior e novas tecnologias: caminhos e desafios

As inovações com a inserção de novas tecnologias nas práticas educacionais no ensino superior é tema indispensável nos estudos da atualidade. As tecnologias são capazes de transformar as nossas vidas, modificando o modo a maneira como nos relacionamos em sociedade e a formação do profissional necessita estar atento a estas mudanças. Sendo assim, o Programa Pedagogia Universitária comprometido em possibilitar aos professores da UNICRUZ  espaços-tempos de discussão/reflexão, numa visão dialética e interdisciplinar, para 2017/01, propõe a temática “Ensino Superior e novas tecnologias: caminhos e desafios” no sentido de fornecer subsídios que ampliem a reflexão docente sobre a multiplicidade de recursos que tanto o acadêmico como o professor podem encontrar em ambientes de aprendizagem ativa mediada por novas tecnologias.

Dinâmica da Pedagogia Universitária

A Pedagogia Universitária de 2017/1 ocorreu concentrada no mês de fevereiro, envolvendo todos os professores da instituição. O desenvolvimento da Pedagogia Universitária ocorreu por meio de palestras e cursos de formação pedagógica.

Formação Grupo SAGAH com Maurício Ribeiro

2016 - Diálogos Universitários: avaliando os PPCs em suas significações e concretudes

O Programa Pedagogia Universitária na UNICRUZ busca possibilitar aos seus professores espaços-tempos de discussão/reflexão, numa visão dialética e interdisciplinar. Representa um dos compromissos institucionais na observância dos aspectos legais nas propostas dos cursos, visando a construção dialógica e democrática da educação em sua concretude. A reconstrução permanente dos PPCs dos cursos na instituição é objetivo e meta de formação e requer mediações potencializadoras de ações concretas junto aos Núcleos Docentes Estruturantes.

Sendo assim, o Programa, durante o primeiro semestre de dois mil e dezesseis, teve como temática norteadora dos seus encontros avaliar os Projetos Pedagógicos dos Cursos em suas significações e concretudes no compromisso com a formação do perfil do egresso proposto pelos diferentes cursos de graduação.  Nesse contexto, os professores terão a oportunidade de analisar suas ações referentes ao perfil profissional e terão espaço para refletir sobre o uso de metodologias interdisciplinares na construção do planejamento e da avaliação no processo ensino aprendizagem

No decorrer do segundo semestre, o programa dá continuidade à temática norteadora dos seus encontros, em dois mil e dezesseis, que prevê avaliar os Projetos Pedagógicos dos Cursos em suas significações e concretudes, reafirmando o compromisso com o perfil do egresso nos diferentes cursos de graduação. Compreender a extensão como um processo interdisciplinar que promove a interação entre a universidade e a comunidade externa, bem como a sua importância na formação profissional, é um dos objetivos da programação.

Nesse contexto, os professores terão a oportunidade de analisar suas ações referentes aos núcleos, programas e projetos institucionais e terão espaço para refletir sobre o uso de metodologias ativas e interdisciplinares na construção do planejamento de ações que permitam ao estudante conhecer e transitar em atividades de extensão universitária. O Programa em sua pauta  busca ainda, através de encontros com profissionais que já  integraram o MEC, enfocar a acessibilidade em suas diferentes dimensões reafirmando o compromisso da UNICRUZ com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.

Professores discutindo, após formação, a atualização do PPC

2015 - (Inter) Faces da Avaliação na Universidade de Cruz Alta

A Pedagogia Universitária na Universidade de Cruz Alta, em dois mil e quinze, busca possibilitar espaços-tempos de discussão/reflexão, numa perspectiva dialética e interdisciplinar, sobre a complexidade da avaliação e da docência universitária nos cursos de graduação. Busca ainda, refletir sobre as condições do que é ser e fazer-se um professor universitário e a necessidade da compreensão do processo permanente de autoavaliação. O Programa vislumbra contribuir com a discussão sobre a avaliação encorajadora que contribua com o desenvolvimento da autonomia intelectual dos acadêmicos e dos professores. Nesse sentido, a Pró-Reitoria de Graduação procura investir na formação dos professores para que a avaliação ocupe o lugar da avaliação de intenção formativa enquanto um processo que permite resolver problemas de aprendizagem e os relativos ao ensino.

É necessário que os professores compreendam o sentido da avaliação e reflitam sobre a prática pedagógica de forma consciente e comprometida com o seu papel mediador em sala de aula. Concordamos com Hoffmann (2003) quando salienta que a ação avaliativa mediadora se desenvolve em benefício de quem aprende e acontece pela proximidade entre educador e educando. O desafio nesse processo é o respeito ao que é especifico de cada estudante e  ser capaz de protagonizar as mudanças necessárias no compromisso da construção de relações de aprendizagem geradoras do entusiasmo de aprender.

Dinâmica da Pedagogia Universitária

A Pedagogia Universitária do ano de 2015 ocorreu ao longo do referido ano com diversas atividades envolvendo todos os professores da instituição, tais como: palestras, cursos de formação, mesas redondas e encontros pedagógicos.

Prof.ª Marion Creutzberg palestrou sobre o histórico da avaliação institucional no País

2014 - (Re)pensando os Projetos Pedagógicos dos Cursos na Universidade de Cruz Alta

Pela importância que têm os momentos de reflexão sobre o fazer educativo dos professores universitários e as relações que permeiam os vários ambientes e sujeitos educativos, propõe-se como possibilidade no processo de formação continuada o Programa Pedagogia Universitária na Universidade de Cruz Alta.

Assim, conta-se com a participação dos professores de cursos de graduação da UNICRUZ e convidados, para repensar e ressignificar a prática pedagógica; procurando sensibilizar o compromisso de todos e a legitimação da Pedagogia Universitária no contexto do Ensino Superior.

Assim, mesmo reconhecendo os desafios e as dificuldades, alguns avanços já foram gerados e os docentes, coordenadores de cursos e dirigentes são provocados a propor ações que respondam às demandas do ensino superior, nas suas dimensões indissociáveis: ensino-pesquisa-extensão. Desta maneira, a proposição feita é (re)pensar os projetos pedagógicos dos cursos da Universidade de Cruz Alta.

Dinâmica da Pedagogia Universitária

O Programa de Pedagogia Universitária teve como suporte metodológico a troca de saberes e de vivências entre colegas professores universitários. Nesse sentido, a programação, que ocorreu ao longo do ano de 2014, contou com diversas ações e atividades, tais como: palestras, cursos e oficinas pedagógicas.

Ano

Professor(a)

Título

Material

2020

Me. Ricardo Lauxen

Jogos e Gamificação: uma estratégia para inovação em sala de aula

  Download

2019

José Moran

Transformando a Universidade com metodologias ativas e modelos híbridos

  Download

2018

Ma. Joice Nunes Lanzarini

Do presencial ao virtual:

uma complexa travessia

  Download

2018

Dra. Eliane Schlemmer

Da educação a distância à educação sem distância, das Metodologias Ativas às Metodologias Inventivas

Download

2018

Me. Ney José Lazzari

Desafios e oportunidades do ensino superior na atual conjuntura

Download

2017

Ma. Salete Regina Protti

Conversa (com a Didática)

sobre Arte e arte

 Download

2016

Dra.Gladis Luisa Baptista

Extensão no ensino superior: a extensão que queremos

Download

2016

Dra. Diana Paula Salomão de Freitas

Concretização do perfil do egresso: abordagem pedagógica no curso visando acompanhar  formação/perfil do egresso

Download

2016

Dra. Suzana Schwerz Funguetto

Os temas transversais e sua contribuição para a formação de cidadão na educação superior

Download

2016

Dra. Eva Teresinha de Oliveira Boff

Experiências interdisciplinares: possibilidades de contextualização dos conteúdos disciplinares e de formação pela pesquisa

Download

2016

Dra. Suzana Schwerz Funguetto

A acessibilidade na educação superior brasileira

Download

2015

Dra. Marion Creutzberg

Curso de formação com a CPA e CAI

Download

2015

Dra. Marion Creutzberg

(Re)significando a autoavaliação nos cursos de graduação da Unicruz

Download

2015

Dra. Selma Garrido Pimenta

PNE 2014 – 2024:

Impactos e desafios na formação de professores

Download

2015

Ma. Janete de Aquino Goulart

Perfil(is) do professor no ensino superior

Download

2014

Dra. Diana Paula Salomão de Freitas

Atualização dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da Unicruz

Download

2014

Lars Bohn

Aprendizagem Participativa Baseada em Projetos-Problema

Download

Assessoria Pedagógica

Telefone: (55) 3321-1500

Ramal: 2508

E-mail: prograd@unicruz.edu.br