INCUBADORA E ACELERADORA TECNOLÓGICA

DE NEGÓCIOS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA

Keila Roberta da Cruz Ropke

Coordenadora Geral

Portaria nº 09/2020 – de 06 de maio de 2020

Contato 

inatecsocial@unicruz.edu.br

+55 (55) 3322-8400

Horários de Atendimento

De Segunda a Sexta

8h às 18h

A Fundação Universidade de Cruz Alta direciona suas ações para o assessoramento, defesa e garantia de direitos ao público-alvo da Política de Assistência Social. Busca, por meio da discussão coletiva, refletir o movimento da relação Universidade com a comunidade, cujo papel não é substituir o Estado, mas, sim, refletir criticamente sobre a sociedade. Essa proximidade facilita a busca de respostas para o enfrentamento da resolução da Questão Social e suas expressões, ou seja, o pleno desenvolvimento da cidadania. A Fundação é mantenedora e administradora da Universidade de Cruz Alta, uma instituição comunitária. Participa, de forma ativa e crítica, do processo de mudanças sociais, enfrentando desafios para o desenvolvimento sociocultural e econômico da região. A instituição tem como missão: “A produção e socialização do conhecimento qualificado pela sólida base científica, tecnológica e humanística, capaz de contribuir com a formação de cidadãos críticos, éticos, solidários e comprometidos com o desenvolvimento sustentável.” Para atuar pela redução de desigualdades sociais, em 2015 formalizou a Inatecsocial – Incubadora e Aceleradora Tecnológica de Negócios Sociais da Unicruz.

COMO ATUAMOS

A INATECSOCIAL é um agente facilitador que atua para apoiar grupos de empreendimentos com o objetivo de promover a geração de trabalho e renda, interessados em solidificar sua atividade e contribuir para a consolidação destes empreendimentos, buscando alcançar autonomia e independência dos mesmos.

Com a finalidade de promover a incubação e aceleração de negócios sociais, segundo os princípios da economia solidária e da economia criativa, da região de abrangência da Universidade de Cruz Alta, o ambiente da Incubadora busca a integração com os Centros Acadêmicos, incentivando a extensão universitária e a pesquisa científica.

Os processos de atuação para interação, adequação institucional, econômica, financeira e jurídica na relação entre as partes envolvidas são os seguintes:

  • aproximação das partes;
  • formalização de convênios e contratos;
  • suporte para as diversas etapas de negociação, apoio logístico e necessidade de recursos humanos;
  • acompanhamento do desenvolvimento das ações;
  • elaboração de relatórios e documentos exigidos pelos órgãos de fomento.

 

MISSÃO

Fomentar processos e políticas de integração Universidade, empresa, poder público e sociedade, possibilitando a formação técnico-científica, através de ações sustentáveis, com base nos princípios do associativismo, economia solidária, economia criativa, comércio justo e negócios sociais, com vistas à geração de trabalho e renda e à inclusão social.

 

VISÃO

Ser um núcleo de referência em pesquisa e extensão no âmbito da sustentabilidade em todas as suas dimensões e que fortaleça o reconhecimento da Universidade de Cruz Alta.

 

OBJETIVOS

  1. Fomentar empreendimentos para desenvolver projetos através da extensão Universitária;
  2. Implantar a política de negociação, criação, gestão e controle de projetos de negócios sociais em processo de formação e/ou aceleração;
  3. Acompanhar a implantação e o desenvolvimento de projetos contratados e/ou conveniados;
  4. Promover a aproximação entre a academia, negócios sociais, economia solidária, economia criativa e associativismo;
  5. Provocar discussões técnico-científicas sobre a sustentabilidade, voltadas às demandas da sociedade;
  6. Contribuir para o cumprimento da função social da universidade;
  7. Manter intercâmbio com universidades e ITCP’S.

 

COORDENAÇÃO

Coordenadora geral: Keila Roberta da Cruz Ropke

Portaria nº 09/2020 – de 06 de maio de 2020

 

FAÇA PARTE

Todos os cursos de graduação, tecnólogos, sequenciais e de pós-graduação da Universidade de Cruz Alta podem fazer parte da INATECSOCIAL, a partir do desenvolvimento de projetos que respondam aos princípios da Economia Solidária, Economia Criativa e comércio justo.

Os participantes envolvidos são:

  • Universidade de Cruz Alta;
  • empresas públicas e privadas parceiras;
  • organizações de desenvolvimento;
  • outras instituições de ensino;
  • conselhos de desenvolvimento;
  • grupos e empreendedores.

Novos

DESAFIOS DO ASSOCIATIVISMO NA EXPERIÊNCIA DOS GRUPOS DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS VINCULADOS AO PROJETO PROFISSÃO CATADOR DA INATECSOCIAL/UNICRUZ

Objetivo Geral: A pesquisa-ação objetiva investigar as características do trabalho associativo nas associações de catadores de materiais recicláveis, assessoradas pelo projeto Profissão Catador, executado pela Inatecsocial / Unicruz, para avaliar o processo de organização desses trabalhadores.

Fomento: PIBIC/UNICRUZ

Coordenação: Enedina Maria Teixeira da Silva

UMA ANÁLISE DA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DO MUNICÍPIO DE IBIRUBÁ – RS A PARTIR DO PROJETO PROFISSÃO CATADOR

Objetivo Geral: Analisar a repercussão do Projeto Profissão Catador para a melhoria das condições de vida dos catadores de materiais recicláveis, participantes da associação do município de Ibirubá.

Fomento: PIBIC/UNICRUZ

Coordenação: Isadora Wayhs Cadore Virgolin

Renovação

Concluídos

MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL: UMA ALTERNATIVA PARA SAIR DA INFORMALIDADE

Objetivo Geral: analisar as vantagens da legalização do trabalho informal por intermédio do MEI, na cidade de Cruz Alta/RS.

Fomento: PIBIC/UNICRUZ

Coordenação: Luciana Porciúncula

INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE

Objetivo geral: contribuir para a melhoria da gestão dos resíduos sólidos urbanos dos municípios inseridos no Projeto Profissão Catador, elaborando um conjunto de indicadores para avaliar e monitorar a sustentabilidade da coleta seletiva e de organizações de catadores em municípios de pequeno porte.

Fomento: PIBIC/UNICRUZ

Coordenação: Ritielli Berticelli

CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS: ASSOCIAÇÃO VERSUS COOPERATIVA

Objetivo geral: estudar a possibilidade de transformação das associações de catadores de materiais recicláveis em cooperativa, com vistas à manutenção de sua função social, através da análise dos seus aspectos conceituais e tributários, bem como verificar os requisitos de constituição de cooperativas e sua aplicabilidade às associações de catadores para manter sua viabilidade ante a atividade econômica e social desenvolvida.

Fomento: PIBIC/UNICRUZ

Coordenação: Jaciara Treter

A COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA NOS BAIRROS DE CRUZ ALTA E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Objetivo geral: motivar a criação ou o fortalecimento da comunicação comunitária, conhecendo os benefícios que advém do seu uso como recurso de comunicação, educação e mobilização social.

Fomento: PIBIC/UNICRUZ

Coordenação: Fabiana Iser

UM ESTUDO SOBRE A IDENTIDADE SOCIOPROFISSIONAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE CRUZ ALTA

Objetivo: realizar um estudo qualitativo sobre a identidade socioprofissional dos catadores de materiais recicláveis de Cruz Alta.

Fomento: PIBIC/UNICRUZ

Coordenação: Isadora W. C. Virgolin

TECNOLOGIA SOCIAL: ESTUDO DE CASO DO PROJETO PROFISSÃO CATADOR

Objetivo: analisar a importância, bem como descrever como ocorre o processo de criação e implementação de uma tecnologia social no Projeto Profissão Catador.

Fomento: PIBIC/UNICRUZ

Coordenação: Rozali Araújo

COMPORTAMENTO PRÓ-AMBIENTAL DO CIDADÃO CRUZALTENSE

Objetivo: averiguar a postura ambiental no contexto de práticas sustentáveis em Cruz Alta – RS.

Fomento: PIBIC/UNICRUZ

Coordenação: Rozali Araújo

Novos

GESTÃO DE MEDICAMENTOS VENCIDOS

Objetivo geral: Realizar a coleta de medicamentos na Universidade de Cruz Alta e realizar ações em saúde para a comunidade em geral sobre o uso racional e descarte correto de medicamentos.

Fomento: PIBEX/UNICRUZ

Coordenação: Viviane Cecilia Kessler Nunes Deuschle

PROFISSÃO CATADOR: UMA PROPOSTA DE FORTALECIMENTO DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA

Objetivo geral: Promover a geração de trabalho e renda, a partir dos princípios de economia solidária.

Fomento: PIBEX/UNICRUZ

Coordenação: Isadora Wayhs Cadore Virgolin

PROJETO RECICLE HÁBITOS - PROFISSÃO CATADOR INATECSOCIAL UNICRUZ

Objetivo geral:  Conscientizar os cidadãos acerca da importância do trabalho dos catadores e do descarte consciente de materiais recicláveis como educação ambiental.

Fomento: PIBEX/UNICRUZ

Coordenação: Enedina Maria Teixeira da Silva

Renovação

EDUCAÇÃO FORMAL ÀS FAMÍLIAS DO PROJETO PROFISSÃO CATADOR: ORGANIZANDO SABERES PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ

Objetivo geral: desenvolver um trabalho de alfabetização ou a complementação dos estudos dos catadores e familiares, de forma que possam ter mais autonomia e vivência cidadã, por meio da educação.

Fomento: PIBEX/UNICRUZ

Coordenação: Ieda Márcia Donati Linck

Concluídos

ATENÇÃO FARMACÊUTICA AOS PACIENTES DA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA DA UNICRUZ COM PROBLEMAS DE PELE AUTOLIMITADOS

Objetivo geral: Realizar a atenção farmacêutica em relação às doenças de pele e possíveis complicações pelos pacientes atendidos na Clínica de Fisioterapia da Universidade de Cruz Alta, intensificar as ações de incentivo ao descarte de medicamentos no campus universitário e ampliar as ações em saúde sobre o uso racional de medicamentos.

Fomento: Pibex

Coordenação: Viviane Cecília Kessler Nunes Deuschle

APLICAÇÃO DO MORE LEGAL ÀS FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA NO MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA

Objetivo Geral: em face do Direito Constitucional à propriedade, como Direito Fundamental de todos, impõe-se fomentar o sentimento de cidadania e de empoderamento social visando criar uma cultura voltada para a regularização fundiária, utilizando-se dos diversos mecanismos jurídicos existentes, a partir das pessoas de maior vulnerabilidade social.

Fomento: PIBEX/UNICRUZ

Coordenação: Marcelo Cacinotti Costa

COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA NA UNICRUZ: UMA POSSIBILIDADE DE CONTRIBUIR COM A GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

Objetivo geral: destinar os resíduos recicláveis descartados na instituição para as Associações de Catadores de Materiais Recicláveis de Cruz Alta, de modo a contribuir para mudar valores e atitudes para com o ambiente através da mobilização da comunidade universitária e do estímulo a geração de trabalho e renda dos catadores.

Fomento: PIBEX/UNICRUZ

Coordenação: Isadora W. C. Virgolin

CONSTRUINDO ALTERNATIVAS PARA INCLUSÃO PRODUTIVA DE MULHERES

Objetivo geral: construir alternativas de geração de trabalho e renda para inclusão socioprodutiva de mulheres, através da criação de uma associação solidária para elaboração e comercialização de produtos sustentáveis.

Fomento: PIBEX/UNICRUZ

Coordenação: Isadora W. C. Virgolin

DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO: PROGRAMA GERENCIADOR DE NEGÓCIOS DE CATADORES DE MATERIAL RECICLÁVEL

Objetivo geral: criar novas funcionalidades, integrar e operacionalizar a ferramenta de gestão para grupos de catadores de materiais recicláveis.

Fomento: PIBEX/UNICRUZ

Coordenação: Rodrigo Luiz Antoniazzi

DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO: PROGRAMA GERENCIADOR DE NEGÓCIOS DE CATADORES DE MATERIAL RECICLÁVEL

Objetivo geral: Monitorar e desenvolver novas funcionalidades para uma ferramenta de gestão para organização de negócios de grupos de catadores de materiais recicláveis organizados em associações ou cooperativas, com o intuito de facilitar a gestão por meio do controle das ações de produção, financeira, números e características do grupo, renda, forma de partilha, capacitações, cadastro de parceiros, compradores, doações e outros elementos de gestão.

Fomento: Sem fomento

Coordenação: Rodrigo Luiz Antoniazzi

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS SUSTENTÁVEIS

Objetivo Geral:

promover e implementar programas de conscientização para crianças, jovens e adultos relacionados aos processos e fenômenos naturais do meio ambiente, evidenciando a importância dos mesmos para a manutenção da vida no planeta e a necessidade de manter a integridade dos mesmos.

Fomento: Demanda Induzida de Extensão
Coordenação: João Fernando Zamberlan

FESOL: UMA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DA FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NA UNICRUZ.

Objetivo geral: promover a comercialização de produtos da Feira de Economia Solidária e Criativa no campus da Universidade de Cruz Alta, visando à geração de trabalho e renda, a inclusão social e a promoção do desenvolvimento.

Fomento: PIBEX/UNICRUZ

Coordenação: Isadora W. C. Virgolin

GESTÃO DE MEDICAMENTOS VENCIDOS - UMA PRÁTICA SOCIOEDUCATIVA

Objetivo geral: realizar a coleta de dados referente ao descarte correto de medicamentos e cosméticos entre professores e corpo técnico-funcional da Universidade de Cruz Alta.

Fomento: PIBEX/UNICRUZ

Coordenação: Viviane Cecília Kessler Nunes Deuschle

INSERÇÃO SOCIAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE CRUZ ALTA/RS POR MEIO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Objetivo geral: Conscientizar a população de catadores de materiais recicláveis de Cruz Alta/RS acerca da importância da educação financeira como forma de contribuir para sua inserção social.

Fomento: Pibex

Coordenação: Jaciara Treter

ORIENTAÇÃO TRIBUTÁRIA PARA AS ASSOCIAÇÕES DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE CRUZ ALTA

Objetivo geral: Auxiliar as Associações de Catadores do Município de Cruz Alta a manterem a sua regularidade fiscal perante a Receita Federal, Fazenda Estadual, Prefeitura Municipal, FGTS e demais órgãos de fiscalização.

Fomento: Santander

Coordenação: Eduardo Muller Reck

PERUCART

Objetivo Geral: Proporcionar a melhora da autoestima das pessoas que sofreram queda de cabelo por tratamentos quimioterápicos relacionados ao câncer vinculados à Liga Feminina de Combate ao Câncer através da confecção de perucas.
Fomento: Demanda Induzida
Coordenação: Cristiane Maria Hagemann Giacomolli

PROJETO PROFISSÃO CATADOR: EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PREVENÇÃO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Objetivo Geral: executar ações de educação em saúde aos participantes do Projeto Profissão Catador, visando à promoção do conhecimento e à conscientização sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento das IST.
Fomento: PIBEX/UNICRUZ
Coordenação: Mariana Migliorini Parisi

PROGRAMA DE INCENTIVO À REGULARIZAÇÃO DE AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES: O CASO DOS PRODUTORES DO CENTRO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DO MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA-RS

Objetivo Geral: criar ações que possam contribuir para a regularização de agroindústrias familiares que comercializam no Centro de Economia Solidária do município de Cruz Alta-RS.
Fomento: PIBEX/UNICRUZ
Coordenação: Claudia Maria Prudêncio de Mera

PROJETO PROFISSÃO CATADOR

Objetivo: constituir uma rede de comercialização de materiais recicláveis, fortalecendo a organização econômica e social dos catadores de materiais recicláveis do município de Cruz Alta, Tupanciretã, Júlio de Castilhos, Salto do Jacuí e Ibirubá.

Fomento: Programa Petrobras Socioambiental e Secretaria Nacional de Economia Solidária.

Coordenação: Enedina M. T. Silva, Isadora W. C. Virgolin e Rozali Araújo

OCORRÊNCIA DE PARASITAS EM EQUINOS DE TRABALHO E LAZER NA CIDADE DE CRUZ ALTA, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL

Objetivo geral: identificar a ocorrência de parasitas em equinos de tração e lazer na cidade de Cruz Alta e sua implicância na sanidade e bem-estar animal.

Fomento: PIBEX/UNICRUZ

Coordenação: Luciana Dalla Rosa

Novos

Renovação

PARA ALÉM DA SALA DE AULA: TEORIAS MATERIALIZADAS NOS PROJETOS DA INATECSOCIAL PARA ALUNOS DA UNICRUZ E DEMAIS INSTITUIÇÕES

Objetivo geral: materializar a teoria da sala de aula em práticas sociais, a partir da articulação do ensino com a extensão

Coordenação: Enedina M. T. Silva, Isadora W. C. Virgolin e Rozali Araújo

FESOL: UMA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DA FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NA UNICRUZ.

Objetivo geral: promover a comercialização de produtos da Feira de Economia Solidária e Criativa no campus da Universidade de Cruz Alta, visando à geração de trabalho e renda, a inclusão social e a promoção do desenvolvimento.

Coordenação: Isadora W. C. Virgolin

Concluídos

COMPOSTAGEM COMO GERAÇÃO DE RENDA PARA GRUPOS DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

Objetivo geral: ampliar as alternativas de geração de trabalho e renda nas Associações do Projeto Profissão Catador

Coordenação: Enedina M. T. Silva, Isadora W. C. Virgolin e Rozali Araújo

TIJOLOS ECOLÓGICOS FABRICADOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS: PLÁSTICO

Objetivo geral: desenvolver soluções inovadoras de materiais para a construção civil, com um viés sustentável.

Coordenação: Ricardo Lauxen, Patrícia Bersch e Gustavo Coberlini Masutti

ATIVIDADE DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO CURSO DE ENFERMAGEM COM OS GRUPOS DE MULHERES DO PROJETO “CONSTRUINDO ALTERNATIVAS PARA INCLUSÃO PRODUTIVA DE MULHERES”

Objetivo geral: promover práticas sociais dos acadêmicos da disciplina de Educação em Saúde com grupos de mulheres

Coordenação: Kelly Krause

...

Associação de Recicladores de Cruz Alta – ARCA

Data de fundação: 06/06/2011
Rua : Azaléia n° 80 Bairro Acelino Flores
Cruz alta / RS
Cnpj 13.964.466/0001-59
Presidente: Marlete de Moura Soares
Vice-presidente: Renato da Rosa Fernandez
Tesoureira: Dirce Schweig Budke
Secretária: Maria Cristina Rosa da Rosa
Conselho fiscal: Maria Izabel Antunes dos Santos
Coordenadora de base: Marlete de Moura Soares

 

...

Associação dos Recicladores do Bairro Primavera De Cruz Alta – AREPRICA

Data de fundação: 11/06/2013
Rua: Alberto Plentz n° 326 Bairro Jardim Primavera II
Cruz Alta / RS
Cnpj 19.389.404/0001-47
Presidente: Thiago Dias Do Nascimento
Vice-presidente: Fátima Teresinha da Silva Sieg
Tesoureiro: José Eduardo Silveira
Secretária: Rosane Oliveira dos Santos
Conselho fiscal: Cilda Lizen Pereira
Coordenadora de base: Simone Dias do Nascimento

 

...

Associação de Catadores de Cruz Alta – ACCA

Data de fundação: 10/01/2006
Rua: av. Pejuçara n° 388 Bairro Dos Funcionários
Cruz Alta / RS
Cnpj 07.950.521/0001-59
Presidente: Paulo Renato Pereira da Silva
Vice-presidente: Ana Paula Karpovisnki da Cruz
Tesoureira: Cristiane da Silva
Secretária: Marisa da Rosa Carpes
Conselho fiscal: Claudio Marcelino Quevedo da Cunha
Coordenadora de base: Marisa da Rosa Carpes

 

...

Associação de Trabalhadores Recicladores de Cruz Alta Planalto – ATRECA

Data de fundação: 20/05/2013
Rua : Ângelo Dani n° 402
Bairro Progresso/Planalto
Cruz alta / RS
Cnpj 19.400.053/0001-28
Presidente: Ecledis de Oliveira Dornelles
Vice-presidente: Gecilda Ferreira Dias
Tesoureiro: Rodrigo Dias
Secretário: Eduardo Rafael Lopes Paez
Conselho fiscal: Nelza Simões Ferreira
Coordenadora de base: Márcia Cardoso

 

...

Associação Cidadania Sustentavel de Ibirubá – ACSI

Data de inauguração: 06/01/2016
Av. Brasil n° 3295
Bairro Hernany
Ibirubá / RS
Presidente: Carlos Pelegrin
Vice-presidente: Claudemir Gomes
Tesoureiro: Joselina Graminha dos Santos
Secretário: Jussara Martins
Conselho fiscal: Craudia Gessi dos Santos
Coordenadora de base: Márcia Cardoso

 

...

Associação de Catadores de Salto do Jacuí – ACSJ

Data de fundação: 21/09/15
Avenida das Indústrias, lote 17
Distrito Industrial
Salto do Jacuí / RS
Presidente : Renata Katiuscia Silveira Melo
Tesoureira: Noeli Dutra da Silva
Secretária: Eunice Alzira Fresta dos Santos
Conselho Fiscal: Sandra Andreia Maciel de Lima, José Antonio Oliveira Silveira e Rosane Moura Tozze

 

 

...

Associação de Recicladores de Tupanciretã – Terra Da Mãe De Deus – ARTMD

Data fundação: 03/06/14
Rua Dr. Volmar Pereira de Mendonça n° 114
Tupanciretã / RS
Presidente: Valdemar Maidana da Silva
Tesoureira: Angela Daliria dos Reis
Secretário: Nilton Cézar Pereira França
Conselho fiscal: Claudia da Silva, Neucinda da Silva e Marli Soares

 

VASP- VASSOURA SOCIAL DE PET

Empreendimento em fase de formalização
Cruz Alta / RS

PRODUÇÃO DE SACOLAS DE BANNER

Empreendimento em fase de formalização
Cruz Alta / RS

Você já ouviu falar sobre empreendedorismo social? E economia solidária?

Saiba mais sobre esses e outros termos que são materializados nas atividades da INATECSOCIAL.

Negócio social: empreendimento que tem a finalidade de gerar um impacto social.

 

Economia solidária: o conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizadas sob a forma de autogestão. Considerando essa concepção, a Economia Solidária possui as seguintes características: cooperação, autogestão, geração de trabalho e renda e solidariedade.

 

Empreendimentos Incubados e/ou Acelerados: são as diversas formas concretas de manifestação da Economia Solidária e/ou Criativa que podem ser associações, cooperativas, clubes de troca, redes, complexos cooperativos e empreendimentos individuais que atuem conforme os princípios da Economia Solidária e Economia Criativa.

 

Economia Criativa: o conjunto de modelos de negócios que se originam em atividades, produtos e/ou serviços desenvolvidos a partir da criatividade com vistas à geração de trabalho e renda.

Reportagem com catadora do Projeto Profissão Catador na revista Hemisférios

A nova revista institucional da Unicruz, a Hemisférios, foi lançada no final do mês de abril. E, em sua primeira edição, traz uma matéria com a dona Dirce Budke, catadora de materiais recicláveis do Projeto Profissão Catador.
A reportagem intitulada ‘Sobre Viver do Lixo’ conta com relatos da catadora sobre os desafios e o afeto que tem pela profissão, como também a importância que o material reciclável tem em sua vida.
A revista é uma produção do Núcleo de Comunicação Integrada (NIC) em conjunto com a Agência Eureka, do curso de Jornalismo.
Confira a reportagem com a Dona Dirce no link a seguir: https://home.unicruz.edu.br/revistahemisferios

Fernanda Costa

Notícias

Notícias

Direitos e Deveres

Às 14:39
Por Luciane Dal-Soto

Unicruz Pra Ti

Às 15:30
Por Luciane Dal-Soto

Imposto de renda

Às 09:40
Por Luciane Dal-Soto

Asilo Santo Antônio

Às 16:44
Por Luciane Dal-Soto

CPC

Às 16:12
Por Luciane Dal-Soto

Colo do útero

Às 15:58
Por Luciane Dal-Soto

50 anos

Às 16:38
Por Luciane Dal-Soto

2019

Julho à Outubro 2019

Inatecsocial Informa – Julho a Outubro

O período de Julho a Outubro foi de muitos aprendizados na Inatecsocial. A Incubadora realizou diversas ações de educação ambiental em empresas, escolas e residências. Além disso, os catadores participaram de capacitações e o Projeto Profissão Catador foi convidado a representar o município de Cruz Alta na Caravana JA da RBS. A seguir você confere a celebração do Convênio entre a Fundação Banco do Brasil e a Fundação Universidade de Cruz Alta, os avanços nas negociações da coleta seletiva em Tupanciretã e Ibirubá e muito mais! Boa leitura!

Projeto Profissão Catador na ESF do Bairro Brum

Na tarde do dia 17 de outubro, a Assistente Social da Inatecsocial Lídia Picasso, a colaboradora Tamara Perine e o coletor Thiago Nascimento promoveram uma ação de educação ambiental na ESF do Bairro Brum. O objetivo é informar a comunidade sobre a ampliação da coleta seletiva para os 44 bairros e mostrar como é possível contribuir com esse novo momento do município.
O Projeto Profissão Catador Inatecsocial Unicruz conta com o apoio da Fundação Banco do Brasil e com a parceria da Prefeitura de Cruz Alta.

Catadores do Projeto Profissão Catador na Expoibi

Os catadores da Associação de Ibirubá divulgaram o Projeto Profissão Catador Inatecsocial Unicruz na Expoibi – Exposição Feira de Ibirubá, que aconteceu de 10 a 13 de outubro. O objetivo primordial da atividade foi promover a educação ambiental e mostrar como é possível gerar trabalho e renda a partir do que descartamos.

Educação ambiental na Escola Intendente Vasconcelos Pinto

A Assistente Social Lídia Picasso promoveu uma atividade de educação ambiental na Escola Intendente Vasconcelos Pinto no dia 10 de outubro. O objetivo da ação é promover uma oficina de conscientização socioambiental, a fim de mostrar como a população pode contribuir com a ampliação da coleta seletiva para 44 bairros em Cruz Alta.

Inatecsocial realizou mais uma Fesol

No dia 10 de outubro a Inatecsocial promoveu mais uma edição da Fesol no Campus da Unicruz. A comunidade acadêmica pôde aproveitar as delícias caseiras e as belezas dos artesanatos, além dos produtos sustentáveis dos empreendimentos Vasp e Sacola de Banner da Incubadora.
No próximo mês tem mais!

Mais uma atividade de capacitação do Projeto Profissão Catador

No dia 1 de outubro, a Assistente Social Tamara Rocha promoveu uma atividade de Capacitação em Cidadania para os catadores da Associação do Bairro Progresso. A ação faz parte do plano de trabalho previsto no convênio com a Fundação Banco do Brasil, apoiadora do Projeto Profissão Catador Inatecsocial Unicruz, que também conta com a parceria da Prefeitura de Cruz Alta.

Inatecsocial presente no evento do Hospital Santa Lúcia

A Inatecsocial, representada pelos colaboradores Tamara Rocha, Tamara Perine, Thiago Nascimento e Franciele Lorenzoni, participou do evento de aniversário do Hospital Santa Lúcia no dia 29 de setembro para divulgação da coleta seletiva.

Ação de educação ambiental em Salto do Jacuí

No dia 24 de setembro, a equipe da Inatecsocial Tamara Rocha (Assistente Social), Tamara Perine (Colaboradora), Thiago Nascimento (Coletor) e Lidiane Jaques (Catadora) promoveram uma atividade de conscientização socioambiental em Salto do Jacuí, organizada pelo Secretário de Educação e Cultura Derlei Ravanello. A ação, que contou com a presença dos gestores da escolas municipais, representantes da câmara de vereadores e ACI, foi promovida para troca de conhecimentos acerca do descarte consciente dos materiais recicláveis. Também, foi realizada uma oficina de separação e a exibição do vídeo sobre a vida dos catadores.

Inatecsocial em visita à Prefeitura de Ibirubá

No dia 6 de setembro, a Inatecsocial, representada pela professora Enedina Maria Teixeira da Silva- Presidente da Fundação Universidade de Cruz Alta e Coordenadora da Incubadora, esteve em reunião com o Secretário da Administração e Planejamento do Município de Ibirubá, Valdir Lagemann, para planejamento de ações relativas à coleta seletiva no município.

Daniela da Silva – Bolsista

A Associação de Catadores recebe visita especial

A equipe de coletores do Projeto Profissão Catador- Inatecsocial teve uma bela surpresa na tarde de 12 de setembro quando chegaram na Associação de Catadores do Bairro Progresso para deixar os recicláveis. A Associação recebeu a visita dos alunos da Emei Professora Leopoldina Kruel, que queriam aprender mais sobre a separação e destinação correta de materiais.
Agradecemos pela visita!

Daniela da Silva – Bolsista

Dia de capacitação na Associação de Catadores do Bairro Acelino Flores

Os catadores da Associação do Bairro Acelino Flores participaram de um Dia de Capacitação em Cidadania com a Assistente Social Tamara Rocha, que ocorreu em 18 de setembro. A atividade faz parte do cronograma de capacitações do convênio com a Fundação Banco do Brasil, que prevê investimentos em cursos, equipamentos de segurança, caminhões e equipamentos de trabalho.

Projeto Profissão Catador marca presença na IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável

Os catadores do Projeto Profissão Catador Inatecsocial Unicruz, que conta com o aporte social da Fundação Banco do Brasil e com a parceria da Prefeitura de Cruz Alta, participaram da Conferência de Segurança Alimentar no dia 11 de setembro. A colaboradora Tamara Perine representou a Inatecsocial.

Inatecsocial celebra 2 anos de parceria com empresa Emgrapan de Panambi

A Inatecsocial conta com a colaboração de grandes parceiros para a realização dos projetos incubados. A empresa Emgrapan é uma das maiores parceiras da Incubadora. Do município de Panambi, há dois anos contribui com a doação de banners para a confecção das sacolas de lona. O vínculo iniciou quando a docente Isadora Wahys Cadore Virgolin contatou o proprietário Marcelo Rahmeier, que prontamente se dispôs a ajudar.
Segundo Marcelo, o Projeto é importante, pois contribui com a preservação ambiental e com a geração de renda.
A Inatecsocial agradece pela colaboração!

Daniela da Silva – Bolsista

Mutirão da coleta seletiva passa pela ESF Bairro de Fátima

A Assistente Social Lídia Picasso promoveu uma ação de conscientização socioambiental na ESF Bairro da Fátima no dia 10 de setembro. O objetivo é a divulgação da ampliação da coleta seletiva em Cruz Alta.

Iniciativas para a coleta seletiva em Salto do Jacuí

No dia 4 de setembro a Caravana do Super Seletivo esteve em Salto do Jacuí com várias ações de conscientização socioambiental: mutirão de divulgação em residências e empresas, exposição dos fardos e ponto de informações na praça, oficina para multiplicadores com os secretários do município. Novas atividades serão realizadas nos próximos meses pelo Projeto Profissão Catador Inatecsocial Unicruz, que conta com o aporte social da Fundação Banco do Brasil, pela Associação de Catadores e Prefeitura de Salto do Jacuí.

Proposta de implementação da coleta seletiva em Tupanciretã

O Projeto Profissão Catador Inatecsocial Unicruz, que conta com o aporte social da Fundação Banco do Brasil, entregou proposta de implementação da coleta seletiva para Tupanciretã. O evento aconteceu no gabinete do Prefeito Carlos Augusto – Guga com a presença da Professora Enedina Maria Teixeira da Silva – Presidente da Fundação Universidade de Cruz Alta e Coordenadora da Inatecsocial, do secretário da SMMA Luiz Afonso Costa, da Sra. Rose da Cruz – presidente da ARTMD – Associação dos Catadores.
A viabilidade da execução do projeto está em estudo. Dentre as ações previstas estão: coleta domiciliar; ações de conscientização socioambiental em escolas e empresas; contratação e capacitação de equipe de coletores. A aprovação resultará na geração de trabalho e renda para os catadores e na preservação ambiental, colocando o município em posição de destaque na região.

Coleta Seletiva Solidária na Sipat Unicruz

A equipe do Projeto Profissão Catador Inatecsocial Unicruz, que conta com o investimento social da Fundação Banco do Brasil e a parceria da Prefeitura de Cruz Alta, esteve dia 22 de agosto na Sipat para lembrar da importância do descarte consciente de materiais recicláveis no Campus. No evento também aconteceu a exibição do vídeo que socializa experiências de vida dos catadores.

Catadores da Associação do Bairro Primavera participam de brechó de cobertores e roupas de cama

Através do Projeto Educação Formal às famílias do Projeto Profissão Catador: organizando saberes para uma formação cidadã, coordenado pela Prof. Dra Ieda Márcia Donati Linck, foi realizado, na tarde de quinta-feira, dia 21 de agosto, um brechó de cobertores e roupas de cama na Associação do bairro Primavera para os catadores do Projeto Profissão Catador Inatecsocial, que conta com o aporte social do Banco do Brasil e parceria da Prefeitura de Cruz Alta. O objetivo é promover a interação entre os catadores e refletir sobre consumo consciente.

Daniela da Silva – Bolsista

Curso de Jornalismo

Novas estratégias para a Vassoura Social de Pet

A turma de Avaliação e Análise de Projetos do curso de Administração da Universidade de Cruz Alta, acompanhados pela docente Rozali Araújo, esteve em reunião com a equipe do empreendimento social da Inatecsocial, Vassoura Social Pet (VASP), na noite do dia 15 de agosto. Neste semestre, os acadêmicos realizarão uma atividade prática em parceria com a Incubadora, onde será criado e apresentado um plano de negócios e projeto de Marketing para a Vasp. A coordenadora da Inatecsocial, Enedina Teixeira, acompanhou a atividade, juntamente com Lídia Picasso, Assistente Social.

Daniela da Silva – Bolsista

Curso de Jornalismo

Mutirões de divulgação da Coleta Seletiva

Os catadores do Projeto Profissão Catador Inatecsocial Unicruz percorreram todos os 44 bairros da Coleta Seletiva para levar informações à comunidade de como proceder com o descarte dos recicláveis. Essa atividade também conta com o apoio das agentes de saúde das ESFs do município, que estão entregando o ímã de geladeira da coleta nas visitas domiciliares. Agradecemos a todos os envolvidos pelo apoio!

Reunião com as Associações de Cruz Alta

A Coleta Seletiva Solidária foi o tema da reunião de trabalho realizada com os catadores no dia 14 de agosto.
Nela foi apresentada uma proposta de realização de adaptação e replicação dessa tecnologia social, que existe em 44 bairros de Cruz Alta, e, também, para os outros municípios que compõem o projeto: Ibirubá, Tupanciretã e Salto do Jacuí. Será utilizado parte do valor recebido do convênio da Fundação Banco do Brasil com a Fundação Universidade de Cruz Alta para a compra de equipamentos para as associações. A reunião teve a participação da Assistente Social Isadora Wayhs Cadore Virgolin.

Projeto Profissão Catador em mais um evento de divulgação da coleta seletiva

No dia 18 de agosto, aniversário de Cruz Alta, o Projeto Profissão Catador Inatecsocial Unicruz, que conta com o investimento social da Fundação Banco do Brasil e com a parceria da Prefeitura de Cruz Alta, marcou presença na programação das comemorações do município. O objetivo da participação foi divulgar a ampliação da coleta seletiva para os 44 bairros, marco histórico na trajetória dessa terra. Participaram da ação os colaboradores Tamara Perine, Tamara Rocha, Thiago Nascimento e Franciele Lorenzzon.

Associação de catadores de Tupanciretã recebe visita de escola

A Associação de Catadores do Projeto Profissão Catador Inatecsocial Unicruz recebeu a visita dos alunos do Instituto Estadual de Ensino Mãe de Deus no dia 16 de agosto, atividade organizada pela docente Amanda Bitencourt. Os nossos adultos do futuro demonstraram conhecimento sobre a destinação correta dos recicláveis e levaram grandes ensinamentos dos catadores. Agradecemos pela visita!

Projeto Profissão Catador Inatecsocial nos mutirões de divulgação da coleta seletiva

Os catadores do Projeto Profissão Catador Inatecsocial Unicruz trabalharam constantemente para divulgar a ampliação da coleta seletiva em Cruz Alta. O objetivo é promover a conscientização socioambiental na comunidade e distribuir o ímã de geladeira com todas as informações.

Inatecsocial no evento de lançamento do Projeto Cruz Alta 200 anos

A Assessora de Comunicação da Inatecsocial Mariana Wayhs representou a Incubadora no evento de lançamento do Projeto da ACI e I9 Comunic Cruz Alta 200 anos, cujo slogan é Terra mãe: um lugar para transformar.

Catadores do Projeto Profissão Catador em mais uma semana de capacitação

Os catadores do Projeto Profissão Catador Inatecsocial Unicruz participaram de mais uma semana de capacitação promovida pela Avesol em Porto Alegre. As atividades aconteceram de 05 a 08 de agosto.

Divulgação da Coleta Seletiva no projeto AABB Comunidade

Mais uma atividade de conscientização socioambiental marcou a semana do Projeto Profissão Catador Inatecsocial Unicruz. Dessa vez, a equipe esteve com a criançada e Professores do Projeto AABB Comunidade, que demonstraram muito conhecimento e interesse na destinação correta dos materiais recicláveis. Em meio a vários questionamentos dos adultos do futuro, foram realizadas atividades divertidas com o Super Seletivo. Agradecemos a todos pelo carinho!

Gratidão pelo reconhecimento

Os projetos e empreendimentos da Inatecsocial Unicruz foram pauta do JA RBS para representar o que a cidade tem de melhor. A professora Enedina Teixeira contou para o Rio Grande do Sul um pouco da proposta da Incubadora. O programa contou com a participação de todos os catadores de materiais recicláveis do Projeto Profissão Catador e as famílias da Vasp – vassoura social de pet e das bolsas de banner. Agradecemos à RBS pelo convite e reconhecimento aos nossos grandes agentes ambientais e ao trabalho das famílias que integram a Inatecsocial. A ação fortalece a nossa convicção de que nenhum de nós é melhor do que todos nós juntos! Obrigada a todos pelas mensagens carinhosas que recebemos das pessoas que assistiram ao programa!

Para quem não viu a Caravana JA dia 08 de agosto, está aí a oportunidade!https://globoplay.globo.com/v/7827946/

Reunião de trabalho da Coleta Seletiva

No dia 03 de agosto a Inatecsocial, representada pela Coordenadora Enedina Teixeira e pela Assistente Social Tamara Rocha, participou de uma reunião com o Prefeito Vilson Roberto Bastos dos Santos e com o Coordenador do Meio Ambiente Diones Biagini para apresentação de proposta para a coleta do isopor, bem como para discutir a dinâmica da coleta seletiva.

Divulgação da Coleta Seletiva na ESF São Genaro

No dia 01 de agosto, as representantes do Projeto Profissão Catador Inatecsocial Tamara Perine – Colaboradora e Lídia Picasso – Assistente Social e a catadora Eduarda Oliveira promoveram uma ação de conscientização socioambiental na ESF São Genaro, onde foram recepcionadas pela Enfermeira Cheila Favo e sua equipe. O objetivo da ação é divulgar como a comunidade pode contribuir com a ampliação da coleta seletiva para os 44 bairros e buscar o apoio das ESFs como multiplicadoras dessa divulgação.

Projeto Profissão Catador e ACI fecham mais uma parceria para o descarte do vidro

O Projeto Profissão Catador Inatecsocial Unicruz, que conta com aporte social da Fundação Banco do Brasil e com a parceria da Prefeitura de Cruz Alta, e a ACI estão promovendo uma ação de conscientização socioambiental nos restaurantes, bares, hotéis e clubes de Cruz Alta. O objetivo é disponibilizar um espaço para o descarte do vidro na Associação de Catadores do Bairro Funcionários, localizada na Avenida Pejuçara 833. Os representantes da Inatecsocial Mariana Wayhs – Assessora de Comunicação e Franciele Lorenzzon – Coletora e o representante da ACI Rogério Oliveira – Diretor de Relacionamento com Associados fecharam uma parceria com o Restaurante Buon Mangiare, que fará o descarte dos vidros na Associação, cujo horário de funcionamento é das 8h às 11h e 30min e das 13h e 30min às 17h e 30min. Parabéns aos proprietários do Restaurante pelo descarte consciente de materiais recicláveis! Cole esse selo de parceria, você também, e mude o seu mundo!

Projeto Profissão Catador e ACI fecham a primeira parceria para o descarte do vidro

O Projeto Profissão Catador Inatecsocial Unicruz e a ACI estão promovendo uma ação de conscientização socioambiental nos restaurantes, bares, hotéis e clubes de Cruz Alta. O objetivo é disponibilizar um espaço para o descarte do vidro na Associação de Catadores do Bairro Funcionários, localizada na Avenida Pejuçara 833. Os representantes da Inatecsocial Mariana Wayhs – Assessora de Comunicação e Cláudio Marcelino – Coletor e o representante da ACI Rogério Oliveira – Diretor de Relacionamento com Associados fecharam a primeira parceria com o Restaurante Máximo’s, que fará o descarte dos vidros na Associação, cujo horário de funcionamento é das 8h às 11h e 30min e das 13h e 30min às 17h e 30min. Parabéns aos proprietários do Restaurante pelo descarte consciente de materiais recicláveis! Cole esse selo de parceria, você também, e mude o seu mundo!

Catadores do Projeto Profissão Catador a postas na Coxilha

Os catadores do Projeto Profissão Catador Inatecsocial Unicruz trabalharam nas quatro noites da Coxilha Nativista. Parabéns aos nossos grandes agentes ambientais!

Abril à Junho 2019

Inatecsocial Informa – edição especial trimestral (abril, maio e junho)

Muitas atividades aconteceram na Inatecsocial nos últimos três meses. Além de várias oficinas de conscientização socioambiental e capacitações, a Incubadora apoiou a organização de um dos maiores eventos da Universidade de Cruz Alta. Abaixo você confere a cobertura do VII Fórum de Sustentabilidade do Corede Alto Jacuí, a participação no maior evento de captadores de recursos da América Latina, a assinatura do convênio com a Fundação Banco do Brasil, a ampliação da coleta seletiva para 44 bairros em Cruz Alta, a parceria com a ACI e muito mais! Boa leitura!

Projeto do Curso de Administração em ação na Inatecsocial

No dia 19 de junho, os acadêmicos do Curso de Administração, integrantes do Projeto Interdisciplinar, concluíram o trabalho com o empreendimento social Vasp – Vassoura Social de Pet, entregando o valor das vendas das vassouras, bem como matérias-primas (pets e cabos), para ampliar a produção. Também, organizaram uma confraternização para a família Vasp e equipe técnica da Inatecsocial.

Projeto Profissão Catador em pauta nos veículos de comunicação

Os coletores e catadores do Projeto Profissão Catador participaram de várias entrevistas: JA Ideias RBS, matérias para o Curso de Jornalismo da Unicruz e filmagens para o Bom dia Rio Grande RBS, nas últimas semanas.

Todas as divulgações têm o objetivo de informar a comunidade sobre a ampliação da coleta seletiva municipal para 44 bairros e sobre a importância da conscientização socioambiental.

Equipe da coleta seletiva em processo de capacitação

A nova equipe da coleta seletiva participou de uma semana de capacitações para aperfeiçoar os serviços prestados na ampliação para os 44 bairros.

As atividades inciaram com a oficina “Postura profissional no atendimento ao público” com a Assistente Social Lídia Picasso.

A tarde de 13 de junho foi de troca de ideias com a equipe de coletores e motoristas do Projeto Profissão Catador. A oficina “Aspectos da Comunicação não-verbal e oral nas relações interpessoais”, ministrada pela Assessora de Comunicação Mariana de Oliveira Wayhs, deu dicas para melhorar a comunicação entre os profissionais do projeto e com a comunidade em geral. Foram utilizadas algumas dinâmicas para desenvolver a interação e confiança nos discursos.
Além disso, a equipe visitou todos os bairros para o estudo das rotas.
Daniela da Silva – Bolsista

Docentes da Unicruz no maior evento de captadores de recursos da América Latina

A ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos é uma associação civil sem fins lucrativos, que atua pela promoção da sustentabilidade do Terceiro Setor e pelo desenvolvimento da captação de recursos das organizações da sociedade civil. A instituição promove o maior evento de captadores de recursos da América Latina e um dos maiores do mundo, o Festival ABCR, que, na edição deste ano, teve como palestrantes as docentes da Unicruz Enedina Maria Teixeira da Silva – Presidente da Fundação Universidade de Cruz Alta e Coordenadora da Inatecsocial e Luísa Cristina Carpovinski Pieniz – Coordenadora da Start, com a palestra ”Instituição de Ensino Superior e Captação de Recursos: viabilidade de uma Incubadora Social através da Captação de Recursos,” que aconteceu no dia 10 de junho.

Essa conquista é fruto da atuação das docentes junto à Inatecsocial – Incubadora e Aceleradora Tecnológica de Negócios Sociais da Unicruz, cuja captação chega a R$ 5.790.000,00, e à Start, com captação de R$ 1.698.000,00, em recursos para geração de trabalho e renda para pessoas em situação de vulnerabilidade e , também, com vistas à promoção do desenvolvimento do empreendedorismo regional, promovendo a materialização de teorias em práticas voltadas à redução de desigualdades sociais.

Olhinhos atentos para a sustentabilidade

No mês em que comemoramos o Dia Mundial do meio ambiente, os nossos adultos do futuro receberam aulas de conscientização socioambiental dos catadores do Projeto Profissão Catador Unicruz.
A segunda série da Escola Cândido Machado recebeu a visita do Super Seletivo, da Assistente Social Tamara Rocha e da coletora Kátia Zarnin.
E a Associação de Catadores do Bairro Primavera foi visitada pela Escola Castelo Branco.

Em meio a olhares e ouvidinhos atentos e muitas perguntas, os pequeninos demonstraram muito conhecimento sobre o tema, deixando um gostinho de quero mais para a nossa equipe e catadores. Agradecemos pelas doces oportunidades de estarmos com vocês!

Rotary Ana Terra em ação pela sustentabilidade

As garotas do Rotary Ana Terra promoveram mais uma ação de apoio à Inatecsocial Unicruz. Dessa vez, uma doçura de atividade: a troca de pets por algodão doce, na escola Belarmino Cortes. A meninada adorou e contribuiu com a arrecadação de muitas garrafas pet, que nas mãos da família Vasp – Vassoura Social de pet, vão gerar trabalho e renda para o grupo. Agradecemos, mais uma vez, ao Rotary Ana Terra pelo compromisso com a sustentabilidade!

Inatecsocial: apoiadora do VII Fórum de Sustentabilidade do Corede Alto Jacuí

O VII Fórum de Sustentabilidade do Corede Alto Jacuí, patrocinado pela Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan, Governo do Estado do RS e CNPQ,  contou com o apoio da equipe técnica, coordenação e bolsistas da Inatecsocial.

Os bolsistas da Incubadora auxiliaram a equipe técnica em diversas frentes de trabalho e, por isso, agradecemos pela dedicação!

Encontro Regional de Catadores no VII Fórum de Sustentabilidade do Corede Alto Jacuí

Nessa edição, o Encontro Regional de Catadores, que fez parte da programação do VII Fórum de Sustentabilidade do Corede Alto Jacuí, patrocinado pela Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan, Governo do Estado do RS e CNPQ, foi marcado por dois grandes acontecimentos. Na manhã do dia 05 de junho, dia mundial do meio ambiente, foi realizado o lançamento oficial da ampliação da coleta seletiva em Cruz Alta pelo Prefeito Vilson Roberto Bastos dos Santos, pela Reitora da Unicruz Patrícia Bianchi, pelos coletores e catadores Tiago Dias e Franciele Lorenzon e pelo Coordenador da Secretaria do Meio Ambiente de Cruz Alta Diones Biagini. O evento, que contou com a presença dos catadores de Cruz Alta, Tupanciretã, Salto do Jacuí, Ibirubá, Santo Ângelo, Ijuí e Giruá; da Incubadora Social da Unijuí; da Avesol; do Secretário do Meio Ambiente de Tupanciretã Luís Afonso Costa; da Secretária de Educação de Educação Elizabeth Dorneles; da Secretária de Governo Estela Maris; do Presidente da Câmara de Vereadores Everlei Martins e do Secretário do Meio Ambiente Claudi Capelesso; teve a catadora Dirce Budcke como cerimonialista.

A partir de agora, Cruz Alta terá coleta seletiva em 44 bairros, o que fortalecerá o trabalho associativo, aumentará a renda dos catadores e proporcionará inúmeros benefícios ao meio ambiente.

O termo de fomento para a contratação dos catadores como prestadores de serviço da coleta seletiva foi assinado no local pelo Prefeito Vilson Roberto e pela Presidente da Fundação Universidade de Cruz Alta Enedina Teixeira da Silva.

No turno da tarde, as atividades foram coordenadas por Douglas Filgueiras da Avesol, que conduziu os grupos de trabalho para o lançamento do Fórum Regional de Catadores e de Economia Popular e Solidária.

Fesol na abertura do VII Fórum de Sustentabilidade do Corede Alto Jacuí

Os feirantes da Fesol – Inatecsocial promoveram uma Feria diferente no mês de junho. O evento foi organizado na entrada da Casa de Cultura Justino Martins, no dia 04, para esperar o palestrante Thedy Corrêa e os participantes do VII Fórum de Sustentabilidade do Corede Alto Jacuí, promovido pelo Centro de Ciências Humanas e Sociais da Unicruz e patrocinado pela Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan e Governo do Estado do RS.

Thedy Corrêa: “A arte e a cultura são a ponte do diálogo”

Confira a matéria completa no site do evento: https://www.forumunicruz.com/

Produção: Agência Experimental de Comunicação Eureka

VII Fórum de Sustentabilidade do Corede Alto Jacuí – evento patrocinado pela Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan e Governo do Estado do RS.

Confira as notícias do VII Fórum de Sustentabilidade do Corede Alto Jacuí, evento promovido pelo Centro de Ciências Humanas e Sociais, a partir da cobertura dos alunos do Curso de Jornalismo! A Inatecsocial parabeniza os acadêmicos!

www.forumunicruz.com

Conquista para o Profissão Catador

Fundação Banco do Brasil repassa R$ 1 milhão para o projeto mantido pela Unicruz

O projeto Profissão Catador ganhou fôlego para a execução de suas atividades. A incubadora Inactesocial/Unicruz, que mantém o projeto, assinou no dia 27 de maio um convênio com a Fundação Banco do Brasil para recebimento de um valor de aproximadamente R$ 1 milhão. O recurso será destinado para aquisição de um caminhão para transporte de resíduos sólidos, de equipamentos como prensa hidráulica, esteira e empilhadeira, de EPIs para os trabalhadores cadastrados nas associações, de materiais de escritório e para divulgação das atividades.

“O Profissão Catador atende questões de sustentabilidade ambiental, com a reciclagem de materiais, e social, com a geração de trabalho e renda. Essa atividade precisa de fomento externo para que os profissionais do projeto tenham garantidas as condições ideais de trabalho”, detalhou a presidente da Fundação Universidade de Cruz Alta e gestora da Inatecsocial/Unicruz, Enedina Teixeira da Silva.

A reitora Patrícia Bianchi, o pró-reitor de Administração Carlos Eduardo Tavares e integrantes do Profissão Catador também acompanharam a assinatura. A Fundação Banco do Brasil foi representada pelo gerente local Eduardo Alfredo Hahn e pelo gestor de relacionamentos Altair Erpen.

Atualmente, o Profissão Catador atua nas cidades de Cruz Alta, Ibirubá, Salto do Jacuí e Tupanciretã. Cerca de 100 famílias dos quatro municípios estão cadastradas no projeto e serão diretamente beneficiadas pela conquista.

Jornalista Lucas Padilha

Catadora recebe prêmio ambiental em Tupanciretã

A Presidente da Associação de Recicladores de Tupanciretã Rosenei da Cruz Fernando recebeu o prêmio de reconhecimento ambiental do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Saneamento, fruto do trabalho realizado pelos catadores no município.

Alunos da Administração – Unicruz em visita a Inatecsocial

A equipe do Projeto Empreendimento social do Curso de Administração da Unicruz esteve na Inatecsocial para conhecer o processo de produção de vassouras, e pesquisar sobre o perfil empreendedor dos participantes, bem como sobre a gestão da inovação.

Inatecsocial em briefing com Thedy Corrêa do Nenhum de Nós

No dia 09 de maio, as integrantes da Inatecsocial Enedina Teixeira – Coordenadora, Lídia Picasso – Assistente Social e Mariana Wayhs – Assessora de Comunicação participaram de um briefing com a agência Insperiência e com o Tedhy Corrêa da banda Nenhum de Nós para acertar os detalhes da palestra de abertura do VII Fórum de Sustentabilidade do Corede Alto Jacuí, intitulada “Sustentabilidade num sentido amplo”, que aconteceu no dia 04 de junho. Na ocasião, foram apresentados a proposta de atuação da Universidade de Cruz Alta e um breve histórico da Inatecsocial – Incubadora e Aceleradora Tecnológica de Negócios Sociais da Unicruz. A atividade foi organizada pela Assessora da Insperiência Maria Augusta Furlanetto.

Fesol de abril e as novidades de Páscoa

A Fesol de abril, realizada no dia 11 de abril, foi um sucesso. A comunidade acadêmica conferiu as novidades de Páscoa, além dos conhecidos sabores dos produtos caseiros, das belezas dos artesanatos e dos produtos sustentáveis da Inatecsocial. O melhor de tudo é que os fãs de carteirinha dos produtos da Fesol não precisam esperar até a próxima feira, pois podem contar com o Espaço Inatecsocial, aberto de terça a sexta, das 15h às 21h, no Centro de Convivência do Campus. Esperamos por você!

Inatecsocial Unicruz acompanha ACI em visitas aos empresários de Cruz Alta

A Assessora de Comunicação da Inatecsocial Mariana Wayhs e o Diretor de Relacionamento com Associados da ACI Rogério Coradini de Oliveira visitaram os empresários do ramo de alimentação para convidá-los a participar da reunião da ACI e conferir novas propostas de atuação da entidade, bem como o lançamento da campanha “Recicle Hábitos” do Projeto Profissão Catador.

Inatecsocial em programação de ações junto à ACI

No dia 3 de abril, quarta-feira, a Coordenadora da Inatecsocial Enedina Teixeira e a Assessora de Comunicação Mariana Wayhs estiveram em reunião com o Diretor de Relacionamento com Associados da ACI Cruz Alta Rogério Coradini de Oliveira. Além da apresentação das ações da Incubadora, foram socializadas propostas de parceria para o desenvolvimento de ações sustentáveis.

2018

Novembro / Dezembro 2018

Nos meses de novembro e dezembro a Inatecsocial participou de várias ações. A ITECSOL de Ijuí visitou a sede da Inatecsocial para conhecer o trabalho realizado na incubadora; o Projeto Profissão Catador realizou ações socioambientais nos municípios de Ibirubá, Tupanciretã e Salto do Jacuí; a Inatecsocial promoveu um coletaço de vidros na 1ª Mateada da Paz; o Projeto de Inclusão Produtiva de Mulheres esteve em atividade com alunos de Farmácia; foi inaugurada a nova instalação da Associação de Ibirubá; dentre outros acontecimentos que você confere a seguir.

O Projeto vinculado à Inatecsocial que destacamos nesse mês é o Projeto Descarte Correto de Medicamentos e Cosméticos, coordenado pela docente da Farmácia Viviane Deuschle.

Conheça mais sobre o Projeto Descarte Correto de Medicamentos e Cosméticos

 

O Projeto Descarte Correto de Medicamentos e Cosméticos é vinculado à Inatecsocial desde 2017, contudo sua atividade teve início em 2016, e tem por objetivo realizar a coleta de medicamentos vencidos, ou fora de uso, no campus universitário, de forma a atingir como público-alvo os professores, alunos e corpo técnico funcional. Além disso, o projeto também tem por finalidade realizar ações educativas em saúde, visando ao uso racional e consumo consciente de medicamentos, de forma sustentável.

 

Em 2017, o projeto recebeu os coletores de medicamentos com o apoio da Inatecsocial, totalizando, entre março e novembro, a coleta de 7.155 unidades.

A coordenadora Viviane destaca que “conseguimos arrecadar um grande número de medicamentos e isso significa que protegemos o meio ambiente e a saúde da população, mesmo que de forma pequena ainda”.

A comunidade externa também contribui com o projeto.  A maioria dos medicamentos coletados são na forma farmacêutica de comprimidos e da classe terapêutica dos analgésicos, anti-inflamatórios e antitérmicos. Os medicamentos são retirados ao fim de cada mês e são segregados e contabilizados. Os mesmos são separados por classes terapêuticas, para se ter uma ideia de quais os medicamentos que mais estão presentes nas residências. Após, os medicamentos são enviados ao destino final, por parte do Curso de Farmácia. Alguns medicamentos, que encontram-se em bom estado, são utilizados em aulas práticas de controle de qualidade.

Como coordenadora do Projeto, Viviane ressalta que o objetivo não é somente coletar os medicamentos, mas fazer com que a população entenda que manter medicamentos em casa consiste em risco para a saúde humana.

As metas para o próximo ano são manter algumas ações, como a coleta mensal e ações educativas em escolas do município. As coletas serão intensificadas no campus, através da divulgação nas salas de aula. Outras ações incluem a participação dos pacientes atendidos pela Clínica de Fisioterapia da Unicruz. Além disso, pretende-se implantar a coleta na Unicruz centro e realizar coletas nos bairros da cidade.

 

Reunião com o grupo de artesanato sobre o MEI

O Coordenador Executivo do Conselho Gestor do Centro Público de Economia Solidária José Teixeira participou de uma reunião na Inatecsocial com o grupo do artesanato da Feira de Economia Solidária do Centro Público de Economia Solidária de Cruz Alta no dia 05 de novembro para conversar sobre o MEI – Microempreendedor Individual. A assistente social Lidia Picasso, a colaboradora Tamara Perine e a bolsista Simone Santos também conversaram com o grupo para discutir sobre os segmentos da FESOL.

 

Projeto Profissão Catador levando ciência e tecnologias sociais para a região

 

Na segunda semana de novembro, a Oficina Recicle Hábitos foi realizada em três escolas da região. As atividades, coordenadas pelas assistentes sociais Tamara Rocha e Lidia Picasso, e pelo bolsista Wendel Moura, aconteceram com a participação das representantes do Projeto Profissão Catador Juçara Martins do município de Ibirubá, Caroline Cruz de Tupanciretã e Tania da Silva de Salto do Jacuí.

As escolas I.E.E Edmundo Roewer de Ibirubá, I.E.E. Miguel Calmon do Salto do Jacuí e o Inst. Educacional Escola Mãe de Deus de Tupanciretã receberam nossa equipe para aprender um pouco mais sobre hábitos de reciclagem, através dos relatos dos profissionais que trabalham direto nas Associações de Catadores. Além disso, foram apresentados os projetos, empreendimentos e ações da Inatecsocial.

 

 

Inatecsocial marca presença na Mateada da Paz

 

Os integrantes do Projeto Profissão Catador realizaram um coletaço de vidros no dia 10 de novembro, durante a Mateada da Paz. A comunidade se mostrou bastante colaborativa e preocupada com o descarte correto dos vidros.
No evento, ocorreu, também, a distribuição de panfletos com os dias que a coleta seletiva percorre os bairros da cidade, o Escambo Universitário e foram comercializadas as vassouras feitas de pets – VASP e as sacolas feitas de banners.
A ação foi coordenada pela colaboradora e catadora Simone Rodrigues e, mais uma vez, contou também com o protagonismo dos bolsistas, que organizaram todos os detalhes.

 

 

 

 

 

 

Ação de conscientização socioambiental na Escola Hildebrando Westphalen

A Escola Hildebrando Westphalen de Cruz Alta recebeu a ação de conscientização socioambiental promovida pela Inatecsocial no dia 08 de novembro. A assistente social Lidia Picasso, o bolsista Wendel Moura e a catadora Simone Dias conversaram com alunos do Ensino Médio, que participaram de uma atividade de separação de materiais recicláveis a pedido da aluna Julia Silva do 1º ano.

 

Socialização de experiências dos projetos vinculados à Inatecscocial

A Inatecsocial organizou no dia 21 de novembro um momento de sociabilização entre coordenadores e bolsistas de projetos de ensino, pesquisa e extensão vinculados à Incubadora e Aceleradora Tecnológica de Negócios Sociais – INATECSOCIAL da Unicruz e equipe técnica.

O objetivo do encontro foi propiciar um espaço para socializar resultados e experiências nas atividades dos projetos.

Na abertura do evento, a Coordenadora da Inatecsocial Isadora Virgolin apresentou a proposta da Incubadora e destacou o protagonismo dos bolsistas nos projetos vinculados. Em seguida, os projetos foram socializados entre bolsistas, coordenadores, docentes e equipe técnica.

Confira os projetos apresentados:

  • More Legal: pelo bolsista Vinícius Noronha do Direito – projeto coordenado pelo docente Marcelo Cacinotti;
  • Coleta Seletiva Solidária: pela bolsista Mariana da Luz do Jornalismo – coordenado pela docente Isadora Virgolin;
  • Semana das Ciências e Tecnologias Sociais do CNPQ: pelo bolsista Wendel Moura da Ciência da Computação – coordenado pela docente Enedina Teixeira;
  • Perucart: pela bolsista Jéssica Macedo da Estética e Cosmética – coordenado pela docente Cristiane Giacomolli;
  • Construindo Alternativas para Inclusão Produtiva de Mulheres: pela bolsista Naiara Sena da Farmácia – coordenado pela docente Isadora Virgolin;
  • Programa de Incentivo à Regularização de Agroindústrias Familiares: pelo bolsista Lucas Felipe Gervasoni da Veterinária – coordenado pela docente Claudia Mera;
  • Descarte correto de medicamentos e cosméticos: pela bolsista Nadine Batista da Farmácia – coordenado pela docente Viviane Deuschle;
  • Fesol – Feira de Economia Solidária e Criativa da Inatecsocial: Simone dos Santos da Agronomia – coordenado pelas docentes Isadora Virgolin, Enedina Teixeira e Rozali Araújo;
  • Educação formal às famílias dos catadores: pela coordenadora Ieda Lincke.

A bolsista da Inatecsocial Verônica Dias também compartilhou a sua experiência no auxílio às questões fiscais do Projeto Profissão Catador, atividade que desempenha com a coordenação do docente Eduardo Reck.

 

O empoderamento pela linguagem com a valorização do contexto sociocultural

Utilizando o lema “A vida é feita de doce”, a docente Ieda Linck, coordenadora do Projeto “Educação Formal às famílias do Projeto Profissão Catador: organizando saberes para uma educação cidadã” vinculado à Inatecsocial, realizou no dia 26 de outubro uma atividade diferente com o grupo de catadores da AREPRICA – Associação dos Recicladores do Bairro Primavera de Cruz Alta.

Ela está trabalhando diversos gêneros textuais, sendo a criação de receita um deles. Assim, além da escrita, da leitura e da criação de novos textos, foi realizada a troca de receitas, trabalhando ainda a interpretação de medidas. O momento foi oportuno para a aprendizagem da fabricação de bolachas para as famílias de forma cooperativa.

 

Catadores do Projeto Profissão Catador em mais um evento de capacitação da Avesol

 

 

Os catadores do Projeto Profissão Catador da Inatecsocial Unicruz foram no dia 26 de novembro para mais um evento de capacitação da Avesol em Porto Alegre. A atividade foi coordenada pela Assistente Social Lídia Picasso.

A INATECSOCIAL recebeu visita da ITECSOL da Unijuí

 

A ITECSOL – Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social da Unijuí visitou a sede da INATECSOCIAL no dia 28 de novembro para conhecer o trabalho realizado na incubadora.

A coordenadora Isadora Virgolin, a assistente social Lidia Picasso e as bolsistas Simone Santos e Fernanda Costa conversaram com a analista de Planejamento da AGIT/ITECSOL Elizandra Pinheiro, o gerente da AGIT Maiquel Silva, o docente Lauri Basso e a coordenadora da Criatec Maria Odete Palharin.

O encontro teve como objetivo a troca de experiências entre as incubadoras, a socialização do trabalho realizado junto aos empreendimentos e aos projetos vinculados e as dificuldades e conquistas durante os processos de incubação e aceleração.

 

 

 

 

 

Inatecsocial presente na Sipat da Yara

 

No dia 29 de novembro a Inatecsocial participou da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Yara, representada pelo docente Rodrigo Salazar, pela Assistente Social Tamara Rocha, pela Assessora de Comunicação Mariana Wayhs e pela bolsista Fernanda Costa. A temática foi a Responsabilidade na destinação de resíduos e a atuação da Inatecsocial para geração de trabalho e renda, a partir de ações sustentáveis.

 

A Associação de Catadores de Ibirubá é case de sucesso na IV Conferência do Meio Ambiente de Itaara/RS

A Assistente Social Tamara Rocha, o bolsista Wendel Moura da Inatecsocial, a Presidente da Associação ACCSI de Ibirubá Juçara Martins e o Secretário de Administração e Planejamento de Ibirubá Valdir Olavo Lagemann participaram, no dia 30 de novembro, de um Painel sobre o case de sucesso da Criação da Associação de Catadores Cidadania Sustentável de Ibirubá.

O evento fez parte da programação da IV Conferência do Meio Ambiente de Itaara/RS e oportunizou um momento para a socialização do trabalho que vem sendo desenvolvido junto ao Município de Ibirubá, através do Projeto Profissão Catador da Inatecsocial – Unicruz.

IMG-20181204-WA0019.jpg

 

Projeto de Inclusão Produtiva de Mulheres em atividade com alunos de Farmácia

Os alunos do curso de Farmácia da Unicruz Nayara Freitas e Antônio Lucas Pavão fizeram uma palestra na Cozinha Solidária de Cruz Alta no dia 10 de dezembro, com o grupo de mulheres do Projeto da Inatecsocial “Construindo Alternativas para a Inclusão Produtiva de Mulheres”. A atividade, que teve como tema as “Boas Práticas de Fabricação de alimentos e alimentação funcional”, é uma articulação do ensino e da extensão já que faz parte da disciplina de Dicção e Oratória.

 

Inaugurado novo Espaço da Associação de Catadores de Ibirubá

A inauguração das novas instalações da Associação de Catadores de Ibirubá – ACSI foi realizada no dia 12 de dezembro, momento em que também foi feita a entrega de uma Kombi para auxiliar na locomoção do grupo.

Durante a solenidade, a Assistente Social Tamara Rocha, a Presidente da Associação de Ibirubá Juçara Martins e o Prefeito Abel Grave fizeram uma fala sobre a evolução do grupo nesses dois anos e meio de Associação e a importância do apoio do poder público na coleta seletiva do município.

As Assistente Sociais Tamara Rocha e Lidia Picasso e a bolsista Fernanda Costa representaram a Inatecsocial neste momento, no qual estavam presentes o Vice-Prefeito municipal Alberi Behnen; o Secretário de Administração e Planejamento Valdir Olavo Lagemann; o Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente Érico Pimentel Nogueira; a Coordenadora do Departamento de Meio Ambiente Francieli Sandri; a Secretária da Fazenda Carlota Elisa Artmann; o Secretário da Indústria, Comércio e Empreendimentos Olindo Campos; o Secretário de Obras e Viação Vanderlei Santos de Souza; o Assessor do Chefe de Gabinete Ricardo Petry Doninelli e o Assessor do Gabinete do Vice-Prefeito Telmo Régis da Silva Klafke.

O novo local fica perto do antigo, sediado na Avenida Brasil, 3279 A, Bairro Hermany.

Outubro 2018

INATECSOCIAL INFORMA – OUTUBRO

No mês de outubro a Inatecsocial participou de várias açõ;es. A coordenadora da Inatecsocial Enedina Teixeira foi convidada para fazer a abertura do evento Inovamundi da Feevale; os catadores do Projeto Profissão Catador realizaram a coleta dos materiais recicláveis na Romaria; os alunos do laboratório Sorge Lebens inauguraram a atividade de restauração de brinquedos no Espaço Inatecsocial no Campus; a equipe da Inatecsocial visitou a Incubadora social da UFSM; integrantes do Projeto Profissão Catador participaram da inauguração da exposição fotográfica “Perspectivas”, entre outros.

Nesse mês queremos destacar a 1ª Semana da Ciência e das Tecnologias Sociais da INATECSOCIAL. O evento aconteceu do dia 16 a 19 de outubro, após aprovação pelo CNPQ.

A programação ocorreu dentro da Semana da Ciência e da Tecnologia, conforme as instruções do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que têm como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.

O evento da INATECSOCIAL contou com a participação da comunidade acadêmica, dos alunos do ensino médio das redes pública e privada, dos empreendedores de negócios sociais para abordar a importância das Tecnologias Sociais na redução das desigualdades socioeconômicas, bem como apresentar as oportunidades encontradas,  a fim de promover o conhecimento para além da sala de aula.

O objetivo central foi a socilização de conhecimentos acerca de uma nova proposta de práticas socioecnômicas, a partir da economia solidária e criativa. A abordagem envolveu a sustentabilidade em seus variados eixos (econômico, social, cultural e ambiental) convertida em ciência, a partir de projetos, empreedimentos e ações sociais. Nesse sentido, a INATECSOCIAL ofereceu a oficina “Recicle Hábitos”, sobre Concientização Socioambiental e Economia Solidária, nas escolas de Ensino Médio do município e da região; o Encontro Regional de Catadores e o Encontro de Empreendimentos de Economia Solidária com a presença dos palestrantes M.Sc. Maria Suziane Gutbier, Educadora Social e Publicitária, e Gerson Peixoto Azambuja, Educador Social e Economista, ambos representantes do Fórum Gaúcho de Economia Popular Solidária; Exposição de Tecnologias Sociais e a FESOL – Feira de Economia Solidária e Criativa no Campus da Universidade de Cruz Alta.

Isso e muito mais você confere a seguir. Boa leitura!

Associação de Catadores do Salto do Jacuí recebe triciclo

 

Foi entregue oficialmente à Associação de Catadores de Salto do Jacuí – ACSJ um triciclo, doado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), para ajudar na coleta dos materiais recicláveis do município. As assistentes sociais Tamara Rocha e Lidia Picaso, a colaboradora Tamara Perine, o catador Thiago Teles junto ao representante da SENAES Glenio Camargo, o Diretor do Departamento de Obras da Prefeitura de Salto do Jacuí Julian Elias e o Ex Prefeito de Salto do Jacuí Lindomar Elias participaram da solenidade no dia 03 de Outubro.

 

Inatecsocial em visita à Incubadora Social da UFSM

As coordenadoras Enedina Teixeira, Isadora Virgolin e Rozali Araújo e as Assistentes Sociais Lidia Picasso e Tamara Rocha da Inatecsocial visitaram a Incubadora Social da UFSM (IS-UFSM) no dia 05 de outubro. O momento foi para socializar, trocar ideias e conhecer experiências da Incubadora e, além disso, pensar na possibilidade de articulação entre as instituições para concretização de projetos de pesquisa e extensão voltados a inciativas que visem à economia solidária e criativa.

 

Divulgação da 1ª Semana da Ciência e das Tecnologias Sociais da Inatecsocial Unicruz- CNPQ  na Pop Rock Cruz Alta

A Coordenadora Geral da Inatecsocial Enedina Teixeira participou de um bate-papo com o apresentador Paulinho Barcellos no dia 08 de outubro na Pop Rock Cruz Alta. O destaque foi para divulgar a 1ª Semana da Ciência e das Tecnologias Sociais da Inatecsocial Unicruz – CNPQ, que aconteceu de 16 a 19 de outubro. Evento esse que foi aberto à comunidade acadêmica, alunos do ensino médio das redes públicas e privada e empreendedores de negócios sociais. A programação contou com Oficinas de Conscientização Socioambiental e Economia Solidária em escolas municipais de Cruz Alta, Encontro Regional de Catadores, Encontro Regional de Empreendimentos Sociais, Exposição de Tecnologias Sociais, e também teve a FESOL – Feira de Economia Solidária e Criativa da Inatecsocial.

 

 

Reunião com o Conselho Gestor do Centro Público

A Inatecsocial recebeu no dia 08 de outubro o Conselho Gestor do Centro Público de Economia Solidaria e os feirantes do Centro público de Economia Solidária de Cruz Alta para uma reunião mensal, onde foram definidas algumas resoluções para a comercialização de produtos de economia solidária.

A Universidade de Cruz alta tem uma cadeira no Conselho Gestor e tem como representante titular a docente Enedina Teixeira – Presidente da Fundação e Coordenadora da Inatecsocial, e como suplente a técnica da Inatecsocial, Tamara Perine.

 

Inatecsocial recebe a visita de alunos da Escola Hildebrando Whestphalen

Os alunos do 1º II, Patrick da Silva, Vinicius Izabrald e Julia Silva estiveram na Inatecsocial para conhecer o espaço da incubadora, como é desenvolvido o trabalho pela equipe técnica e bolsistas e saber, também, sobre os empreendimentos e projetos vinculados à mesma. Essa atividade faz parte de um trabalho na disciplina de Geografia. A Assistente Social Lídia Picasso apresentou nosso espaço aos estudantes.

 

Espaço Inatecsocial recebe atividade do Sorge Lebens

O Espaço da Inatecsocial, localizado no Centro de Convivência no Campus da Universidade de Cruz Alta, recebeu no dia 11 de outubro uma ação do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Humanidades SORGE LEBENS. A atividade, coordenada pela docente Vanessa Neubauer, faz parte da ação “Doe brinquedos usados”, na qual os brinquedos coletados serão restaurados por alunos do SORGE LEBENS para posterior doação ao Escambo Universitário e a instituições que abriguem crianças em situação de vulnerabilidade.

 

Semana da Ciência e das Tecnologias Sociais da Inatecsocial Unicruz – CNPQ inicia com bate papo sobre reciclagem na Escola Margarida Pardelhas e no Hospital São Vicente

 

 

Para iniciar a nossa programação alusiva à SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – SNCT 2018, promoveu a Oficina Recicle Hábitos na Escola Margarida Pardelhas e na Sipat do Hospital São Vicente, os primeiros de vários encontros com a comunidade que foram realizados durante a semana.
Além da exibição do vídeo sobre a vida dos catadores, a Assistente Social Tamara Rocha, a catadora Simone Dias e o bolsista Wendel Moura apresentaram os projetos da Inatecsocial e integraram os alunos da Escola Margarida Pardelhas no bate papo sobre destinação correta de materiais recicláveis com uma oficina de reciclagem.
À tarde, a Assessora de Comunicação Mariana Wayhs, a bolsista Fernanda Costa e a catadora Marlete Soares participaram da Sipat do Hospital São Vicente para a realização da oficina Recicle Hábitos.

Agrademos à escola Margarida Pardelhas e ao Hospital São Vicente pela oportunidade de debater a sustentabilidade com a comunidade, mostrando a importância de reciclar hábitos para a geração de trabalho e renda e para preservação ambiental.

 

 

 

Divulgação científica em Exposição de Trabalhos na programação da Semana da Ciência e Tecnologias Sociais da Inatecsocial Unicruz – CNPQ

Os visitantes do Centro de Convivência puderam conferir, na Semana da Ciência e Tecnologias Sociais da Inatecsocial Unicruz – CNPQ, a Exposição de banners e pôsteres com a divulgação científica dos projetos, ações e empreendimentos que já foram ou estão vinculados à Inatecsocial, atividade organizada pela colaboradora Tamara Perine e pela bolsista Fernanda Costa. São diversas iniciativas incubadas e/ou aceleradas cujo objetivo é a redução de desigualdades a partir de ações voltadas à economia solidária, economia criativa, comércio justo e inclusão social em diferentes segmentos do conhecimento.

 

 

O Dia C da Ciência foi voltado às Tecnologias Sociais na Unicruz com a Semana promovida pela Inatecsocial

 

A Semana da Ciência e Tecnologias Sociais da Inatecsocial Unicruz – CNPQ celebrou o dia C da Ciência com um dia inteiro de programação voltado à discussão da redução de desigualdades a partir de empreendimentos de economia solidária. A Universidade obteve aprovação para realização desse evento junto ao CNPQ em virtude da aprovação de Projeto elaborado e submetido pela docente e Coordenadora da Inatecsocial Enedina Teixeira da Silva.

O dia 17 iniciou com o Encontro Regional de Catadores na Unicruz Centro, organizado pelas Assistentes Sociais Lídia Picasso e Tamara Rocha, pela colaboradora Tamara Perine e pela coordenadora Enedina Teixeira, momento que reuniu mais de 60 profissionais de Cruz Alta e região. Após a abertura do evento, realizada pela Coordenadora da Inatecsocial Isadora Virgolin, os palestrantes M.Sc. Maria Suziane Gutbier, Educadora Social e Publicitária, e Gerson Peixoto Azambuja, Educador Social e Economista, ambos representantes do Fórum Gaúcho de Economia Popular Solidária, conduziram a atividade apresentando um case sobre o projeto Catavida, desenvolvido em Novo Hamburgo – RS. Além desta socialização, os catadores Tiago Dias Nascimento e Juçara Martins mediaram uma análise de conjuntura com grupos de catadores acerca do cenário atual de trabalho nas associações e perspectivas para o futuro.

Após um almoço de confraternização, as ações do Dia C continuaram com o Encontro Regional de Empreendimentos Sociais no Restaurante Buon Mangiare. A abertura oficial dos trabalhos foi realizada pela Coordenadora da Inatecsocial Isadora Virgolin. O Pró-reitor de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão Dr. Diego Golle proferiu algumas palavras acerca do Dia C da Ciência e da importância de priorizar as tecnologias sociais nas discussões desse grande evento de socialização do conhecimento, salientando que a Unicruz foi a única instituição a voltar os olhares para a economia solidária nessa data. Em seguida, a Secretária de Desenvolvimento Social de Cruz Alta, Natália Steinbrener, representando o poder público municipal, salientou a importância da economia solidária para a redução de desigualdades.

Dando prosseguimento às atividades, os palestrantes Maria Suziane Gutbier e Gerson Peixoto Azambujo conduziram o GT de Formação do Fórum Gaúcho de Economia Popular Solidária. Após a construção coletiva de percepções e conceitos acerca da economia solidária, os palestrantes organizaram uma mística para materializar os conceitos construídos.

Para finalizar o encontro, foi realizado um café com produtos dos feirantes da economia solidária, organizado pela Assistente Social Lídia Picasso e pelos colaboradores Cristian Vargas Linke e Iago de Souza Campos.

 Além desses eventos, duas escolas receberam a visita de técnicos, bolsistas e catadores para promover a oficina Recicle Hábitos. No turno da manhã, a Assistente Social Tamara Rocha, o bolsista Wendel Moura e a catadora Simone Dias visitaram a escola Cooperação para exibição de vídeo sobre a vida dos catadores, apresentação dos projetos da Inatecsocial e oficina de reciclagem. No turno da noite, a mesma atividade foi realizada pela catadora Marlete Soares e pela Assessora de Comunicação Mariana Wayhs na Escola Venâncio Aires.

Agradecemos aos colegas e pessoas envolvidas na operacionalização desse evento: pelo apoio do NIC, em especial ao colega Raphael Graminha do Eventos e Luciane Dal Soto do Jornalismo pelo suporte e cobertura jornalística, aos profissionais da Administração do Campus Régis Coradini e Luiz pelo auxilio na exposição dos trabalhos; à Rosane Pascualeto pelo auxílio em todos os processos; aos proprietários e equipe do Restaurante Buon Mangiare; à Professora Ieda Linck pelo empréstimo da sala do Proenem.

Escola Maria Bandarra recebe a oficina Recicle Hábitos na Semana da Ciência e Tecnologias Sociais daInatecsocial Unicruz – CNPQ

Na manhã do dia 18 de outubro a oficina Recicle Hábitos foi realizada na Escola Maria Bandarra pela Assistente Social Tamara Rocha, o bolsista Wendel Moura e a catadora Simone Dias. Na ocisão, os alunos debateram sobre a geração de trabalho e renda a partir da reciclagem e participaram da oficina de separação de materiais recicláveis.
No turno da noite, a Assessora de Comunicação Mariana Wayhs e a catadora Marlete Soares promoveram a oficina nas Escolas Belarmino Côrtes e Hildebrando Westphalen.

 

 

A atuação dos bolsistas da Inatecsocial na organização e promoção da Semana da Ciência e das Tecnologias Sociais Inatecsocial Unicruz – CNPQ

Uma grande frente de trabalho foi formada pelos bolsistas da Inatecsocial para a realização da Semana da Ciência e das Tecnologias Sociais InatecsocialUnicruz CNPQ. Os alunos da Unicruz foram envolvidos em todos os processos: planejamento, contatos com as escolas, envio e confirmação dos convites, mobilização dos catadores e empreendimentos sociais, cobertura jornalística e divulgação, suporte técnico, realização de palestras e oficinas, dentre outras inúmeras atividades. Os bolsistas Wendel Moura da Ciência da Computação, Fernanda Costa do Jornalismo, Simone Santos da Agronomia, Verônica Dias das Ciências Contábeis e Naiara Senna da Farmácia auxiliaram a equipe técnica e coordenação em todos os processos, protagonizando várias ações.

 

 

 

As Escolas Belarmino Cortes e Hildebrando Westphalen receberam a oficina Recicle Hábitos na Semana da Ciência e Tecnologias Sociais da Inatecsocial Unicruz – CNPQ

 

 

No dia 19 de outubro a oficina Recicle Hábitos foi realizada nas Escolas Belarmino Cortes e Hildebrando Westphalen pela Assessora de Comunicação Mariana Wayhs e a catadora Marlete Soares. Os alunos participaram de uma oficina de separação de recicláveis e foram muito bem, além de uma ampla discussão sobre economia solidária e geração de trabalho e renda.

Projeto Profissão Catador levando ciência e tecnologias sociais para a região

 

A Oficina Recicle Hábitos da Semana da Ciência e Tecnologias Sociais da Inatecsocial Unicruz – CNPQ também foi realizada em três escolas da região. As atividades, coordenadas pelas assistentes sociais Tamara Rocha e Lidia Picasso, e pelo bolsista Wendel Moura, aconteceram com a participação das representantes do Projeto Profissão Catador Juçara Martins do município de Ibirubá, Caroline Cruz de Tupanciretã e Tania da Silva de Salto do Jacuí.
As escolas I.E.E Edmundo Roewer de Ibirubá, I.E.E. Miguel Calmon do Salto do Jacuí e o Inst. Educacional Escola Mãe de Deus de Tupanciretã receberam nossa equipe para aprender um pouco mais sobre hábitos de reciclagem, através dos relatos dos profissionais que trabalham direto nas Associações de Catadores. Além disso, foram apresentados os projetos, empreendimentos e ações da Inatecsocial.

Projeto Profissão Catador na Romaria

Pelo terceiro ano, os profissionais do Projeto Profissão Catador fizeram a coleta dos materiais recicláveis durante a 67ª Romaria e no Monumento de Fatima em Cruz Alta. O evento, que tem por costume mobilizar fiéis de vários municípios da região, proporcionou a participação do Projeto Profissão Catador Inatecsocial, a partir de contrato de prestação de serviços.

Agradecemos à comissão organizadora pela oportunidade!

 

Coordenadora da Inatecsocial Unicruz abre o Inovamundi da Feevale

 

 

O Inovamundi da Feevale, um programa que busca estimular a produção, a divulgação e a discussão dos conhecimentos científicos, tecnológicos e sociais desenvolvidos no contexto universitário, teve como Painelista de abertura a docente e coordenadora da Inatecsocial Unicruz Enedina Teixeira da Silva e os catadores Tiago Nascimento e Marlete Soares. O painel “Quando o lixo se torna profissão?” aconteceu no dia 23 de outubro em Novo Hamburgo. Na ocasião, foram socializados o histórico da Inatecsocial e do Profissão Catador, os desafios e as conquistas dos projetos e empreendimentos voltados à economia solidária e o vídeo com depoimentos de alunos, docentes e técnicos que modificaram a sua trajetória acadêmica e profissional após o contato com projetos sociais da Incubadora. Agrademos à organização do evento pelo convite e reconhecimento!

Fesol na XXIII edição do Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unicruz

 

No dia 24 de outubro, a Inatecsocial realizou mais uma edição da Fesol no Seminário Interinstitucional, dessa vez em frente ao prédio central. Muitos sabores caseiros, artesanatos, mudinhas de plantas medicinais e produtos sustentáveis foram comercializados. Em novembro tem mais! Esperamos por você!

Laboratório Sorge Lebens em plena atividade no Espaço Inatecsocial

 

A atividade de restauração de brinquedos, coordenada pela docente Vanessa Neubauer, completou sua terceira semana no dia 25 de outubro. Os alunos do laboratório Sorge Lebens estão se reunindo todas as quintas com a missão de arrumar as peças para ação futura de escambo e doação a entidades carentes.

 

Inaugurada Exposição Fotográfica “Perspectivas” com integrantes do Projeto Profissão Catador

 

 

A sala do NUCART, localizada no subsolo da biblioteca da Unicruz, inaugurou no dia 29 de outubro a exposição fotográfica “Perspectivas: o cotidiano pela visão de catadores de materiais recicláveis”.

As imagens apresentadas foram produzidas pelos catadores Simone Dias, Franciele Lorenzzon, Dilson Malheiros, Thiago Nascimento, Jackson Locatelli e Jederson da Costa. A exposição faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso da acadêmica do Curso de Jornalismo Fernanda Bertollo Costa, sob a orientação do professor Diego Eduardo Dill.

O trabalho visa oportunizar ao grupo de catadores o exercício da comunicação, que é reconhecido como um direito fundamental do cidadão. Utilizando-se de ferramentas de comunicação para a expressão individual, o grupo de catadores realizou o desafio de produzir fotografias que representassem o seu cotidiano.

Setembro 2018

INATECSOCIAL INFORMA – SETEMBRO

Durante o mês de setembro a Inatecsocial realizou várias ações. A nossa equipe visitou as Incubadoras Sociais TECSOL e NESIC de Pelotas; foi realizada nova divulgação da Coleta Seletiva nos Bairros Jardim América e Bonini 2; continuamos com o grupo de Estudos da Inatecsocial, que acontece todas as quartas-feiras, momento em que as docentes, a equipe técnica e os bolsistas socializam e discutem textos pertinentes à Incubadora, à economia solidária, ao comercio justo e à economia criativa, estivemos presentes no 1º Fórum de Sustentabilidade do Sesc Cruz Alta, dentre outros acontecimentos.

O Projeto vinculado à Inatecsocial que destacamos nesse mês é o Projeto More Legal. Conheça um pouco mais do trabalho realizado e coordenado pelo docente do Direto Marcelo Cacinotti.

Isso e muito mais você confere a seguir. Boa leitura!

Conheça mais sobre o Projeto More Legal

O Projeto More Legal, vinculado à Inatecsocial é coordenado pelo docente Marcelo Cacinotti.  A ideia partiu de uma disciplina de Direito das Coisas, onde se estuda a posse, a propriedade e o direito fundamental à regularização fundiária.

O Projeto existe desde o ano de 2016 e têm como principal objetivo a conscientização social a respeito do crônico problema da informalidade fundiária que assola a cidade de Cruz Alta-RS, o Estado e o Brasil. Dessa forma, em face do Direito Constitucional à propriedade, como Direito Fundamental de todos, impõe-se fomentar o sentimento de cidadania e de empoderamento social visando criar uma cultura voltada para a regularização fundiária, utilizando-se dos diversos mecanismos jurídicos existentes, a partir das pessoas de maior vulnerabilidade social.

Assim, o Projeto More Legal desenvolve seu trabalho com integrantes do Projeto Profissão Catador e da comunidade em geral, com a perspectiva de conscientização social do problema da informalidade fundiária.

O coordenador Marcelo Cacinotti destaca que “a grande dificuldade que se encontra no meio político e jurídico de implementar ideias de relevo social ocorre tanto pela intensa burocracia existente no setor público como pela falta de conscientização social das pessoas em desenvolverem atitudes altruísticas em prol daqueles que mais precisam”.

Alguns objetivos já foram atingidos e outros ainda estão por vir. Assim sendo, durante sua trajetória obteve resultados no ajuizamento de ação judicial de usucapião perante o Foro da Comarca de Cruz Alta-RS; realização de convênio com o Curso de Arquitetura, com a entrega de documentação indispensável à propositura de outras demandas judiciais e usucapião; reunião e discussão com pessoas que integram o Projeto Profissão Catador, inclusive com visitação dos locais onde residem; aproximação com o Município de Cruz Alta para discutir as questões fundiárias, contribuindo com a implementação de um processo de conscientização do setor público, seguindo-se com a participação de curso sobre a Lei da REURB, bem como com a efetivação de políticas públicas voltadas à regularização fundiária.

Como coordenador do Projeto, Cacinotti comenta que seu principal papel durante o desenvolvimento do Projeto More Legal é contribuir com a produção e socialização do conhecimento qualificado pela sólida base científica, tecnológica e humanística, por fim, capaz de contribuir com a formação de cidadãos críticos, éticos, solidários e comprometidos com o desenvolvimento sustentável.

Inatecsocial recebe doação de pets no 3º Mamaço

A Inatecsocial, representada pelas Assistentes Sociais Tamara Rocha e Lídia Picasso, pela colaboradora Tamara Perine e pela colaboradora e catadora Simone Rodrigues participaram do 3º Mamaço do Agosto Dourado, realizado pela Prefeitura de Cruz Alta. Na ocasião, a organização do evento entregou 3000 garrafas de pet para o Empreendimento Vasp – Vassoura Social de Pet da Inatecsocial, arrecadadas em uma grande gincana. Agradecemos a todos os envolvidos pela arrecadação dos pets. Essa ação será transformada em trabalho e renda para o grupo que produz as vassouras!

 

 

Inatecsocial em visita às Incubadoras Sociais de Pelotas

As coordenadoras Enedina Teixeira, Isadora Virgolin e Rozali Araújo e as Assistentes Sociais Lídia Picasso e Tamara Rocha foram a Pelotas para socializar as atividades da Inatecsocial e conhecer as ações das Incubadoras.
No dia 03 de setembro, a visita ocorreu durante todo o dia no Tecsol – Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Sociais e Economia Solidária da Universidade Federal.
No dia 04, estiveram no NESIC – Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas da Universidade Católica.

As duas visitas foram materializadas em trocas produtivas de experiências, que contribuirão para o aperfeiçoamento constante do trabalho com as iniciativas de economia solidária e criativa.

Projeto Profissão Catador realiza nova divulgação da Coleta Seletiva

Os catadores do Projeto Profissão Catador Inatecsocial – Unicruz, coordenados pelo coletor Thiago Dias, promoveram um novo mutirão de divulgação da Coleta nos Bairros Jardim América e Bonini 2, no dia 5 de setembro. O trabalho foi realizado pelas Associações dos Bairros Primavera e Funcionários. O principal objetivo é ampliar a participação da comunidade na destinação correta dos materiais recicláveis, o que gera trabalho e renda para inúmeras famílias.

Projeto Profissão Catador da Inatecsocial na Romaria

A Assistente Social Lídia Picasso fechou um contrato de prestação de serviços para os catadores do Projeto Profissão Catador – Inatecsocial, com a Tesoureira da 67ª Romaria de Fátima, Sabrina Brandão Feltrin Marquezan. Os catadores farão a coleta dos materiais recicláveis no Monumento e, nesse ano, também no entorno. Agradecemos aos Festeiros pela confiança e por reafirmarmos a parceria por mais um ano!

 

 

Grupo de Estudos na Inatecsocial

Todas as quartas-feiras, das 14h às 16h, é realizado um grupo de estudos na Inatecsocial, momento em que as docentes, a equipe técnica e os bolsistas socializam e discutem textos pertinentes à Incubadora, à economia solidária, ao comercio justo e à economia criativa, dentre outros assuntos. O grupo integra o Nepps – Núcleo de Estudo e Pesquisa em Práticas Sociais. O mesmo está aberto à participação de bolsistas e coordenadores de projetos vinculados à incubadora e, também, à comunidade acadêmica. A periodicidade é semanal. Esperamos por todos que tenham interesse em construir conhecimentos conosco!

 

Reunião com integrantes da Feira de Economia Solidária

No dia 25 de setembro, integrantes da Fesol participaram de uma reunião na Inatecsocial para tratar sobre as datas das próximas feiras. Após, a Agência Start conversou com os feirantes sobre o Programa Redes de Cooperação, que visa promover o fortalecimento de micro, pequenas e médias empresas.

 

Inatecsocial presente no 1º Fórum de Sustentabilidade do Sesc Cruz Alta

A Inatecsocial participou no dia 27 de setembro do 1º Fórum de Sustentabilidade do Sesc Cruz Alta na Casa de Cultura Justino Martins. Com a temática “Olhando para o futuro e mudando o presente”, a coordenadora geral da Inatecsocial Enedina Teixeira apresentou a Incubadora e Aceleradora Tecnológica de Negócios Sociais da Universidade de Cruz Alta, seus empreendimentos e projetos; e o coletor do Projeto Profissão Catador Thiago Dias comentou sobre o trabalho dentro do Projeto e como a profissão mudou sua vida.

Durante todo o evento, foi possível conferir artesanatos e produtos alimentícios dos feirantes que fazem parte da Feira de Economia Solidária- Fesol, e também, a comercialização das sacolas sustentáveis de banner e vassouras de pet confeccionadas dentro dos projetos desenvolvidos pela Inatecsocial.

Saiba mais em www.inatecsocial.com


Agosto 2018

INATECSOCIAL INFORMA – AGOSTO

A Inatecsocial realizou várias ações no mês de Agosto. O Projeto Profissão Catador recebeu o prêmio de Reconhecimento Sustentabilidade 2018 do PGQP RS pelo case Projeto Profissão Catador Inatecsocial Unicruz: um novo conceito para o lixo. Além disso, a parceria com a Prefeitura de Ibirubá foi renovada; o Projeto Perucart confeccionou sua primeira peruca; os Catadores do Projeto Profissão Catador fizeram mutirão de divulgação da Coleta Seletiva, entre outras atividades que você confere nessa edição.

Como destaque, queremos convidar você a saber um pouco mais sobre o Projeto “Educação Formal às Famílias do Projeto Profissão Catador: Organizando Saberes para uma Formação Cidadã”, coordenado pela docente Ieda Linck, cujo público atendido são os catadores da Associação de Recicladores do Bairro Primavera de Cruz Alta.

Isso e muito mais você confere a seguir. Boa leitura!

Saiba mais sobre o Projeto Educação Formal às Famílias do Projeto Profissão Catador: Organizando Saberes para uma Formação Cidadã

Garantir o direito à educação, esse é o principal prop ósito do projeto “Educação Formal às Famílias do Projeto Profissão Catador: Organizando Saberes para uma Formação Cidadã” da Inatecsocial. Coordenado pela docente Ieda Linck, o projeto é desenvolvido há três anos com os catadores da Associação de Recicladores do Bairro Primavera de Cruz Alta – AREPRICA. Os encontros, que acontecem todas as sextas-feiras na Associação, são acompanhados por duas bolsistas, graduandas da Universidade de Cruz Alta.

A coordenadora reconhece como sua função fazer com que os catadores acreditem que eles são capazes. “A maioria com quem trabalho, não foram para a escola. Moravam para fora, tiveram que trabalhar. A minha função, esse empoderamento pela linguagem, é isso, eles acreditarem que têm condições e o direito de fazer o uso da palavra”.

Atualmente, os trabalhos estão sendo desenvolvidos a partir de textos de motivação, elevação da autoestima, relação interpessoal. Também estão sendo abordados os conceitos de cidadania, o que é ser cidadão; o que é o empoderamento pela linguagem; o conceito de felicidade; a questão da autoestima e o auto-perdão e os princípios de ética, dentro da visão de ética deles.

Como recurso da atividade é utilizado um quadro no qual um escreve uma palavra que gosta, outro escreve uma frase a partir daquela palavra. Esse foi o modo que a coordenadora encontrou para sair da ideia de aula formal, trazendo união ao grupo. Além disso, os catadores fazem declamações e criação de poesias.

Como resultados, a coordenadora destaca que consegue suscitar sonhos, desejos e possibilidades de voltar para a escola. Antes disso, uma das principais conquistas é mostrar que eles são cidadãos e têm o direito de retomar os estudos, assim como tem o direito de saber e de falar.

A coordenadora acha importante, ainda, a prática do extensionismo: “é uma troca com os bolsistas, nenhum aluno que passou por lá saiu da mesma forma, é o espaço propício para observar a condição social.”

Divulgação do Projeto More Legal no Espaço Inatecsocial

O docente Marcelo Cacinotti e o aluno do Direito e bolsista voluntário Vinicius Noronha estiveram no Espaço Inatecsocial expondo o Projeto More Legal, projeto vinculado à Inatecsocial, no dia 06 de agosto. A atividade fez parte da programação de volta às aulas do Espaço Inatecsocial, ação que continua nos pr óximos meses com o objetivo de socializar os trabalhos desenvolvidos na Incubadora com a comunidade acadêmica.

Projeto Profissão Catador Inatecsocial Unicruz é premiado mais uma vez

A Universidade de Cruz Alta ganhou destaque, mais uma vez, pela atuação voltada à sustentabilidade em seus variados eixos – social, cultural, econômico e ambiental – materializados no Projeto Profissão Catador Inatecsocial Unicruz. Em cerimônia realizada no dia 13 de agosto na Fiergs, em Porto Alegre, a Coordenadora da Inatecsocial e Presidente da Fundação Universidade de Cruz Alta Enedina Teixeira recebeu o Reconhecimento Sustentabilidade 2018, concedido pelo PGQP – Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, pelo case intitulado Projeto Profissão Catador Inatecsocial Unicruz: um novo conceito para o lixo. Partilharam dessa conquista, também, a Assistente Social Lídia Picasso, a colaboradora Tamara Perine, a catadora Maria Cristina da Rosa e o representante da equipe Unicruz TV Oscar Van Riel, que estavam presentes no evento.

Entre as premiações do Projeto Profissão Catador para a Unicruz estão o Prêmio FINEP de Inovação 2012 – Tecnologia Social; Prêmio Desenvolvimento e Fortalecimento do município pela ASCAMAJA; Reconhecimento pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social em 2013 e em 2015; Prêmio Pioneiras da Ecologia 2015 pela Assembleia Legislativa do RS e Prêmio Sinpro Educação RS 2017 e Homenagem aos catadores na Câmara de Vereadores de Cruz Alta 2017.

Projeto PERUCART confecciona a primeira peruca

O Projeto PERUCART, vinculado à Inatecsocial e coordenado pela docente e coordenadora do curso de Estética da Unicruz Cristiane Giacomolli, realizou no dia 14 de agosto suas primeiras ações oficiais, com o recebimento das máquinas de costura doadas pelo Rotary Cruz Alta e a produção da primeira peruca.

O Projeto PERUCART conta com a parceria do Rotary Cruz Alta, Inatecsocial, Liga Acadêmica de Oncologia, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Teclas e salões de beleza de Cruz Alta.

Todos os salões parceiros do projeto receberão uma identificação do Projeto Perucart. Sendo assim, quem quiser doar seu cabelo para promover o bem estar e autoestima das pessoas em tratamento do câncer, pode procurar um salão identificado ou deixar seus cabelos no Curso de Estética no Campus, na Liga Feminina de Combate ao Câncer, na Cenira Cabelereiras, no Salão Adri e Flávio ou na Inatecsocial.

Inatecsocial renova parceria com Ibirubá

No dia 17 de agosto, a Assistente Social da Inatecsocial Tamara Rocha e os membros da Prefeitura de Ibirubá Abel Grave – Prefeito e Valdir Olavo Lageman – Secretário da Administração e Planejamento, reafirmaram o Termo de parceria da Inatecsocial e do Projeto Profissão Catador com a Prefeitura de Ibirubá. Além das ações já realizadas no município, as atividades de geração de trabalho e renda e conscientização socioambiental serão ampliadas.

Projetos PIBEX vinculados à Inatecsocial são apresentados no Programa de Acompanhamento de Projetos – PAP

Bolsistas dos projetos vinculados à Inatecsocial apresentaram no dia 20 de agosto o andamento e os resultados parciais das atividades desenvolvidas no Programa de Acompanhamento de Projetos – PAP.

Na área de Ciências Sociais e Humanidades, o Projeto “Coleta Seletiva Solidária na Unicruz: Uma possibilidade de contribuir com a geração de trabalho e renda de Catadores de Materiais Recicláveis” e o Projeto “Construindo Alternativas para Inclusão Produtiva de Mulheres”, coordenados pela docente Isadora Virgolin, foram apresentados, respectivamente, pelas bolsistas Mariana Luz e Nayara Sena; o “Projeto Educação Formal às Famílias do Projeto Profissão Catador: Organizando Saberes para uma Formação Cidadã”, coordenado pela docente Ieda Linck, foi apresentado pela bolsista Andressa Trindade.

Ainda aconteceu a apresentação dos Projetos “Programa de Incentivo à Regularização de Agroindústrias Familiares: O caso dos Produtores do Centro de Economia Solidária do Município de Cruz Alta-RS”, coordenado pela docente Claudia Mera e, na área de Ciências Biol ógicas e da Saúde, o Projeto “Gestão de Medicamentos Vencidos – Uma prática socioeducativa”, coordenado pela docente Viviane Kessler.
O Programa de Acompanhamento de Projetos – PAP tem por finalidade promover o acompanhamento e a avaliação de projetos de pesquisa, de extensão e de inovação tecnol ógica desenvolvidos na Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ.

Inatecsocial UNICRUZ no JA Ideias – RBS TV

A Inatecsocial, representada pela sua Coordenadora Enedina Teixeira, foi pauta do JA Ideias. O objetivo foi socializar com a comunidade a conquista do Reconhecimento Sustentabilidade do PGQP RS.

Confira no link a seguir

http://g1.globo.com/…/projeto-profissao-catador-re…/6961455/

Reconhecimento Sustentabilidade do PGQP RS é pauta na Rádio Pop Rock FM

A coordenadora da Inatecsocial Enedina Teixeira também esteve na Rádio Pop Rock no dia 27 de agosto para falar sobre o Reconhecimento Sustentabilidade 2018, concedido pelo PGQP – Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade ao Projeto Profissão Catador Inatecsocial.

Projeto Profissão Catador em mutirão de divulgação da Coleta Seletiva

Os catadores do Projeto Profissão Catador Inatecsocial – Unicruz, coordenados pelo coletor Thiago Dias, promoveram um mutirão de divulgação da Coleta Seletiva nos Bairros Conceição e Bonini 1, no dia 29 de agosto. Dessa vez, o trabalho foi realizado pelas Associações dos Bairros Primavera e Funcionários. O principal objetivo é ampliar a participação da comunidade na destinação correta dos materiais recicláveis, o que gera trabalho e renda para inúmeras famílias.

Projeto Profissão Catador Inatecsocial em mais uma ação de conscientização socioambiental

A bolsista Fernanda Costa e a catadora Franciele Lorenzoni promoveram a oficina Recicle Hábitos na Escola Arthur Moreira no dia 30 de agosto.
Mais uma vez, os adultos do futuro trocaram conhecimentos acerca da conscientização socioambiental e os impactos na geração de trabalho e renda.

Equipe da coleta seletiva em capacitação na Inatecsocial

A Assessora de Comunicação Mariana Wayhs promoveu uma oficina de capacitação para a equipe da coleta seletiva no dia 30 de agosto. O encontro teve como pauta os aspectos fundamentais da comunicação.

Saiba mais em www.inatecsocial.com

Julho 2018

A Inatecsocial realizou várias ações no mês de julho. O Projeto Profissão Catador participou de momentos de conscientização socioambiental na Escola Maria Bandarra e no Brincando nas Férias no Sesc Cruz Alta. Integrantes da Inatecsocial estiveram em Santa Maria no encontro de redes de ITCP’S. O Espaço Inatecsocial retoma as atividades com o início do semestre letivo, inaugurando o Escambo Universitário.

Em destaque, apresentamos um novo Projeto de Extensão vinculado à Inatecsocial. O “Programa de Incentivo à Regularização de Agroindústrias Familiares: o caso dos Produtores do Centro de Economia Solidária do Município de Cruz Alta – RS” é um Projeto PIBEX/UNICRUZ, coordenado pela docente Claudia Maria Prudêncio de Mera. Desenvolvido na disciplina de Projetos em Desenvolvimento Rural do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural da Unicruz, esse Projeto objetiva criar ações que possam contribuir para a regularização de agroindústrias familiares que comercializam no Centro de Economia Solidária do município de Cruz Alta-RS.

Isso e muito mais você confere a seguir. Boa leitura!

 

Representante do Rotary Ana Terra visita a Iatecsocial

A Secretária do Rotary Ana Terra Lilian Barbosa esteve no dia 02 de julho na sede da Inatecsocial para conhecer melhor o trabalho da Incubadora. A Assessora de Comunicação Mariana Wayhs apresentou as ações, projetos e empreendimentos desenvolvidos pela Inatecsocial.

 

Projeto Profissão Catador – Inatecsocial em mais uma ação de conscientização socioambiental

O Projeto Profissão Catador – Inatecsocial esteve na Escola Maria Bandarra Westphalen para conversar sobre reciclagem com os alunos do 1º ao 6º ano. À convite dacoordenadora do Projeto de Extensão “Construindo um futuro saudável por meio da promoção à saúde – ProSaúde” do Curso de Educação Física da Universidade de Cruz Alta, Marília Krug e de sua bolsista Manoela Côrtes, a Assistente Social Tamara Rocha e a Catadora Simone Dias falaram sobre a importância da reciclagem e como fazer o descarte correto dos materiais. Houve também a participação do Super Seletivo, que animou a criançada e distribuiu as cartilhas do Cruzaltino sobre educação ambiental.

Rotary Erico Veríssimo doa agasalhos para o Projeto Profissão Catador Inatecsocial

No dia 04 de julho, o presidente do Rotary Erico Veríssimo Neocir Basso fez a entrega de agasalhos arrecadados a partir de uma grande campanha nas empresas para destinar aos catadores do Projeto Profissão Catador – Inatecsocial Unicruz. A colaboradora Tamara Perine recebeu a doação.
Agradecemos aos membros do Rotary pela destinação dos agasalhos ao Projeto!

 

Inatecsocial em ação de conscientização socioambiental no Centro Espírita Caminho da luz

As colaboradoras da Inatecsocial Lidia Picasso, Assistente Social, Mariana Wayhs, Assessora de Comunicação e Franciele Lorenzon, catadora, promoveram a oficina “Recicle Hábitos” no Centro Espírita Caminho da luz a convite do Diretor de Assistência Social Carlos Notari. A atividade ocorreu no dia 12 de julho e teve como pauta a geração de trabalho e renda a partir de iniciativas sustentáveis.

Inatecsocial recebe a visita do Programa Redes de Cooperação

A Unicruz firmou Termo de Colaboração com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologiado RS, para desenvolver o Programa Redes de Cooperação para a região do COREDE Alto Jacuí e Altos da Serra do Botucaraí. Assim, a coordenadora da Start Luísa Pieniz junto com a coordenadora do redes Cilione Gracieli Santor  e os consultores Sandro Cesar Dias, Sheila Rocnieski Maidana e Suelen Geíse Teloken estiveram na Inatecsocial no dia 04 de julho para conhecer os projetos da mesma, já prospectando uma futura rede com os empreendimentos de economia solidária.

Inatecsocial participa do encontro de redes ITCP’s em Santa Mariah3

No dia 14 de julho, as Coordenadoras da Inatecsocial Enedina Teixeira e Isadora Virgolin, as Assistentes Sociais Lidia Picasso e Cirlei Terra e a bolsista Nayara Sena representaram a Incubadora no XXII Encontro Nacional da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares – redes ITCP’s. O encontro aconteceu junto à programação da 25ª Feicoop em Santa Maria.

Integrante do empreendimento VASP – Inatecsocial participa de Oficina de Capacitação

A Assessora de Comunicação Mariana Wayhs e a Assistente Social Lidia Picasso promoveram uma capacitação de Comunicação Assertiva para a integrante do empreendimento VASP – Vassoura Social de Pet, Rosemara Santos. O objetivo da atividade foi a ampliação de conhecimentos acerca dos processos de venda e atendimento ao cliente.

Exposição do Projeto Coleta Seletiva Solidária no Espaço Inatecsocial

A programação de volta às aulas do Espaço Inatecsocial, localizado no Centro de Convivência do Campus, iniciou no dia 23 de julho com a exposição do Projeto Coleta Seletiva Solidária, coordenado pela docente Isadora Virgolin. O Super Seletivo deu algumas voltas pelo Campus para lembrar a comunidade acadêmica sobre a importância de fazer o descarte de materiais recicláveis, conforme a indicação da sinalização espalhada por todos os ambientes. A catadora Simone Rodrigues e as bolsistas Fernanda Costa e Mariana Luz recepcionaram os visitantes com informações sobre reciclagem e geração de trabalho e renda a partir desse ato sustentável.

Integrantes do Projeto Profissão Catador recebem doação de agasalhos

O Projeto Profissão Catador – Inatecsocial Unicruz recebeu uma grande doação de agasalhos do Rotary Erico Verissimo. No dia 19 de julho a Assistente Social Tamara Rocha e a colaboradora Tamara Perine visitaram as associações do Projeto em Cruz Alta para realizar a entrega aos catadores.

Projeto Profissão Catador Inatecsocial no Brincando nas Férias do Sesc Cruz Alta

O Projeto Profissão Catador participou de momentos de conscientização socioambiental com as crianças integrantes do Projeto Brincando nas Férias – Etapa Inverno 2018. À convite do Sesc Cruz Alta, as atividades foram coordenadas no dia 19 de julho pela assessora de comunicação Mariana Wayhs, a catadora Franciele Lorenzon e a bolsista Fernanda Costa. No dia 26, quem coordenou a ação foi a Assistente Social Tamara Rocha, acompanhada da catadora Franciele dos Santos. Nos dois momentos houve demonstração dos materiais recicláveis e a participação do Super Seletivo, que animou a criançada, distribuindo as cartilhas do Cruzaltino sobre educação ambiental.

https://1.bp.blogspot.com/-rQM4_pZT0Qk/W1t1NQLE2dI/AAAAAAAAAr8/kBaGJMffJSQMXFfBoPv5UBJSlXetfpyvwCLcBGAs/s320/DSCN8114%255B1%255D.JPG

Inaugurado o Escambo Universitário no Espaço Inatecsocial

O Escambo Universitário foi inaugurado no dia 26 de julho no Espaço Inatecsocial. A novidade chamou atenção dos estudantes, funcionários e docentes da Universidade, que foram surpreendidos pela proposta.

A ideia central do Escambo é proporcionar à comunidade acadêmica a vivência com a economia colaborativa, onde a aquisição de produtos acontece pelo processo de troca. O procedimento é simples, você leva um objetivo que não usa mais e troca pelo que interessar.

O Escambo Universitário irá acontecer todas as quintas-feiras, das 15h às 21h, no Espaço da Inatecsocial no Centro de Convivência. Além de objetos, roupas, livros e o que quiser trocar, você pode deixar no mural de divulgação uma proposta de troca de serviços.

https://2.bp.blogspot.com/-dgwo6Ka0LaE/W1uGIDXmXuI/AAAAAAAAAsg/awhNF80PsEY5AXHweHjcoJrfnBhZyIQOwCLcBGAs/s320/DSCN8120%255B1%255D.JPG

https://2.bp.blogspot.com/-PwSSmHJqM7Q/W1uGJeKb4OI/AAAAAAAAAsw/JaQjRTDwGWASZ5ovRIPiRHZC8VTtOwaygCLcBGAs/s320/DSCN8164%255B1%255D.JPG

Divulgação do Projeto Gestão de Medicamentos Vencidos: uma prática socioeducativa no Espaço Inatecsocial

O Espaço Inatecsocial recebeu no dia 30 de julho o Projeto Gestão de Medicamentos Vencidos – Uma Prática Socioeducativa. Vinculado à Inatecsocial, o projeto é coordenado pela docente Viviane Kessler e tem a acadêmica Nadine Batista como bolsista.

Projeto Profissão Catador Inatecsocial realiza coleta dos materiais recicláveis na Coxilha

Os integrantes das associações de Cruz Alta do Projeto Profissão Catador fizeram a coleta dos materiais recicláveis no Ginásio Municipal na 38º edição da Coxilha Nativista. De 25 a 28 de julho, os catadores recolheram uma quantidade expressiva de materiais, o que gera trabalho e renda para as associações. Agrademos à Prefeitura pelo convite!

Projeto

Profissão Catador Inatecsocial no Encontro de Catadores em Porto Alegre

Os integrantes do Projeto Profissão Catador participaram nos dias 31 de julho e 01 de agosto do Encontro de Catadores em Porto Alegre. Realizado pela Associação do Voluntariado e da Solidariedade – AVESOL, a programação aconteceu na Casa Marista da Juventude – CAJU. As temáticas envolveram o Projeto de Lei de Aposentadoria Especial para Catadores e o planejamento previdenciário, e uma Homenagem ao Irmão Marista Antônio Cecchim que lutou pela inclusão dos catadores na sociedade. O encontro reuniu participantes das Associações e Cooperativas de catadores de todo o Estado do Rio Grande do Sul.

Junho 2018

A Inatecsocial realizou várias ações no mês de junho. Na semana do Meio Ambiente, participamos de momentos de conscientização socioambiental em Cruz Alta e na Boa Vista do Cadeado, além de reuniões com CDL, Rotary Ana Terra e Rotary Érico Verissimo sobre a ampliação da coleta seletiva em Cruz Alta.Acadêmicos da Unicruz receberam em aula o Projeto Profissão Catador e o empreendimento Vasp – Vassoura social de pet. O Projeto Educação Ambiental: uma contribuição para a formação de cidadãos sustentáveis, coordenado pelo professor João Fernando Zamberlan, realizou atividades com o NEEJA.

Como destaque, os catadores do Projeto Profissão Catador participaram de uma oficina de capacitação com o Coordenador Geral da COOARLAS –Cooperativa de Reciclagem de Lixo Amigas Solidárias Clóvis Eduardo Aguiar da Silva, atividade coordenada pela Assistente Social Tamara Rocha. O objetivo é o aprimoramento dos processos da coleta seletiva.

Isso e muito mais você confere a seguir. Boa leitura!

 

Inatecsocial na Semana do Meio Ambiente

No dia 04 de junho, a Assistente Social Tamara Rocha, a catadora do Projeto Profissão Catador Franciele Lorenzon e a bolsista Fernanda Costa participaram de um momento de conscientização socioambiental na sede da Yara Fertilizantes em Cruz Alta. Na palestra, que fez parte da programação da semana do Meio Ambiente, foi apresentada a Incubadora Inatecsocial, seus empreendimentos, ações, projetos vinculados e o vídeo do Profissão Catador. Ainda, ocorreu uma oficina de separação de materiais recicláveis e não recicláveis.

No dia 05, o encontro foi com as turmas da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. João Raimundo e a Escola Municipal Boa Vista do Cadeado, ação organizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Prefeitura de Boa Vista do Cadeado. Houve também a participação do Super Seletivo, que animou a criançada e distribuiu as cartilhas do Cruzaltino sobre educação ambiental.

 

Nova doação de Banners da Gráfica Emgrapan

A gráfica Emgrapan de Panambi acredita na causa da geração de trabalho e renda. Por isso, fez uma nova doação de banners para o Projeto da Inatecsocial “Construindo Alternativas para a Inclusão Produtiva de Mulheres”. Agradecemos pela contribuição e continuamos pedindo o apoio para garantir que esses materiais não virem lixo. Quem tiver lona para doar, pode entrar em contato pelo fone 55 3322 8400.

 

Inatecsocial participa de reuniões para divulgação da coleta seletiva

A Assessora de Comunicação Mariana Wayhs e a Assistente Social Tamara Rocha da Inatecsocial participaram no dia 06 de junho de reuniões, uma no CDL e outra no Rotary Erico Verissimo, para divulgação da coleta seletiva e informações sobre a destinação correta de materiais recicláveis, compondo atividades da Semana do Meio Ambiente.

Agradecemos às referidas instituições pela receptividade e oportunidade de apresentar à comunidade de Cruz Alta o trabalho dos catadores e formas de transformar o lixo em trabalho e renda para esses profissionais!

 

Projeto Profissão Catador Inatecsocial em oficina de Comunicação Assertiva

A Assessora de Comunicação Mariana Wayhs e a colaboradora Tamara Perine da Inatecsocial promoveram uma oficina de Comunicação Assertiva nas Associações do Projeto Profissão Catador, com o objetivo de mobilizar os catadores para troca de informações com a comunidade sobre a coleta seletiva.

 

Projeto Profissão Catador – Inatecsocial em ação no Calçadão de Cruz Alta

O Projeto Profissão Catador da Inatecsocial participou no dia 09 de junho do evento de divulgação do Vestibular da Unicruz.

Os profissionais catadores das quatro associações de Cruz Alta estavam presentes no Calçadão distribuindo material sobre a coleta seletiva nos bairros e no centro, e conversando com a população sobre o trabalho realizado nas associações.

Na tenda da Inatecsocial foi possível encontrar os produtos sustentáveis confeccionados pelos projetos vinculados à Incubadora, como as vassouras de pet e as bolsas de banners.

 

Inatecsocial em ações de planejamento do Conselho Gestor do Centro Público

A Coordenadora da Inatecsocial Enedina Teixeira e a colaboradora Tamara Perine, representantes da Unicruz no Conselho Gestor do Centro Público de Economia Solidária, e integrantes das Associações de Catadores do Projeto Profissão Catador participaram de reuniões no início de junho para contribuir com a elaboração do regimento do referido Conselho.

 

Planejamento das ações do Projeto Construindo Alternativas para Inclusão Produtiva de Mulheres – Inatecsocial

A coordenadora da Inatecsocial e docente Isadora Virgolin esteve em reunião com a Assistente Social Cirlei Terra e a bolsista Nayara Sena no dia 11 de junho. A pauta foi o desenvolvimento das ações do Projeto “Construindo Alternativas para Inclusão Produtiva de Mulheres”.

As atividades do Projeto, realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, são efetuadas pelo Grupo da Cozinha Solidária, no ambiente de funcionamento da mesma.

 

Acadêmicos da Unicruz recebem em aula o Projeto Profissão Catador e o empreendimento Vasp – Vassoura social de pet

As turmas do primeiro semestre de Administração e Ciências Contábeis tiveram a socialização de experiências do Projeto Profissão Catador e do empreendimento incubado na Inatecsocial Vasp – Vassoura Social de Pet.

O momento contou com a participação de uma integrante do “Projeto Profissão Catador”, Simone Dias, uma integrante do grupo da Vasp, Rosemara Santos, e também com uma aluna egressa do curso de Administração, Vanessa de Campos Junges, que atualmente é mestranda de Administração na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e realiza pesquisa acerca dos catadores.

A atividade aconteceu no dia 18 de junho e fez parte da disciplina de Iniciação ao Ensino Superior e Ética Profissional, a partir da qual, durante todo o semestre, os alunos tiveram a oportunidade de escutar a socialização de algumas experiências de Ensino, Pesquisa e Extensão, com o objetivo de trabalhar a inserção dos acadêmicos no Ensino Superior, para que reconheçam esse espaço de formação e suas especificidades, bem como motivá-los a participar de projetos de extensão.

Atualmente o Projeto Profissão Catador conta com um administrador e, além disso, sempre busca serviços na área de Contábeis.

 

Mais uma oportunidade de promover a sustentabilidade

A Assessora de Comunicação da Inatecsocial Unicruz Mariana Wayhs participou no dia 19 de junho da reunião do Rotary Ana Terra para falar sobre a ampliação da coleta seletiva em Cruz Alta, lembrando a trajetória do Projeto Profissão Catador e o protagonismo dos catadores nessa conquista da coleta, que hoje acontece em oito bairros, incluindo parte da região central. Na ocasião, também foi ressaltado o avanço nesse percurso, proporcionado pela atual gestão municipal.

 

Projeto Educação Ambiental realiza atividade com alunos do NEEJA

Os alunos do NEEJA Érico Veríssimo estiveram na Universidade de Cruz Alta no dia 20 de junho em uma visita técnica aos laboratórios. A atividade, realizada em parceria com o Laboratório de Ideias, foi conduzida pelos docentes Ricardo Lauxen, Patrícia Bersch e João Fernando Zamberlan, e faz parte do projeto Educação Ambiental: uma contribuição para a formação de cidadãos sustentáveis, coordenado pelo professor João Fernando Zamberlan e vinculado à Inatecsocial.

O projeto visa executar uma série de palestras, atividades, visitas e intervenções voltadas a uma cultura sustentável no ambiente escolar. Oficinas de confecção de sabão, hortas verticais e palestras sobre sustentabilidade estão entre as atividades que já foram realizadas com esta escola.

 

Catadores do Projeto Profissão Catador – Inatecsocial participaram de nova capacitação

Entre os dias 18 e 22 de junho, os catadores do Projeto Profissão Catador participaram de uma capacitação para aperfeiçoamento nos processos da Coleta Seletiva.

As oficinas foram realizadas pelo Coordenador Geral da COOARLAS – Cooperativa de Reciclagem de Lixo Amigas Solidárias Clóvis Eduardo Aguiar da Silva. A atividade, coordenada pela Assistente Social Tamara Rocha, foi promovida para os profissionais das quatro associações de Cruz Alta ,que conversaram sobre as dificuldades que existem no processo, desafios do trabalho coletivo, aspectos dos avanços na comercialização e a triagem dos materiais recicláveis de forma a melhorar a renda dos catadores, em uma possível ampliação da Coleta Seletiva.

Maio 2018

Vários acontecimentos marcaram o mês de maio na Inatecsocial. Recebemos a visita de professores e integrantes do IFRS de Bento Gonçalves e da UNAM da Argentina. A comunidade acadêmica colaborou mais uma vez com a geração de renda e trabalho doando banners para o Projeto“Construindo alternativas para inclusão produtiva de mulheres”. O Projeto Profissão Catador participou do Promovação e o Projeto também foi tema para um exercício escolar no Colégio Santíssima Trindade.

Como destaque, tivemos a reportagem da Dirce na primeira edição da revista Hemisférios, a catadora de materiais recicláveis faz parte do Projeto Profissão Catador e contou um pouco de sua rotina e os desafios da profissão. Isso e muito mais você confere a seguir. Boa leitura!

 

Reportagem com catadora do Projeto Profissão Catador na revista Hemisférios

A nova revista institucional da Unicruz, a Hemisférios, foi lançada no final do mês de abril. E, em sua primeira edição, traz uma matéria com a dona Dirce Budke, catadora de materiais recicláveis do Projeto Profissão Catador.

A reportagem intitulada ‘Sobre Viver do Lixo’ conta com relatos da catadora sobre os desafios e o afeto que tem pela profissão, como também a importância que o material reciclável tem em sua vida.

A revista é uma produção do Núcleo Integrado de Comunicação (NIC) em conjunto com a Agência Eureka, do curso de Jornalismo.

Confira a reportagem com a Dona Dirce no link a seguir: https://home.unicruz.edu.br/revistahemisferios/matter.php

 

Comunidade acadêmica abraça campanha de arrecadação de banners

A Comunidade Acadêmica da Unicruz adotou a causa da geração de trabalho e renda, arrecadando banners para o Projeto da Inatecsocial “Construindo alternativas para inclusão produtiva de mulheres”. Agradecemos a todos pela dedicação e continuamos pedindo o apoio para garantir que esses materiais não virem lixo. Quem tiver lona para doar, pode entrar em contato pelo fone 55 3322 8400.

 

Visita de integrantes e professores do IFRS de Bento Gonçalves e da UNAM – Argentina na Inatecsocial

No dia 09 de maio, a Inatecsocial recebeu a visita de um grupo de professores da UNAM da Argentina e colaboradores, docentes e membros da reitoria do IFRS de Bento Gonçalves. O grupo, que veio participar de uma reunião da Red Cidir deu uma passada antes na sede da Incubadora para conhecer. Durante o encontro, a coordenadora geral da Inatecsocial Enedina Teixeira apresentou os empreendimentos vinculados à Incubadora e os Projetos desenvolvidos nela.

 

Fesol de Dia das Mães

No dia 10 de maio, aconteceu mais uma edição da Feira de Economia Solidária e Criativa – FESOL da Inatecsocial no Campus Universitário. Quem visitou a feira, saboreou doces, salgados, panificações, entre outros, como também conferiu as opções para presentear no Dia das Mães. A Inatecsocial comercializou alternativas de lembranças sustentáveis para as mamães.

 

Sacolas de Jeans sustentável

Sabe as sacolas jeans que estão circulando pelo Campus da Unicruz? São mais uma produção do Projeto Construindo Alternativas para Inclusão Produtiva de Mulheres. Na Inatecsocial tudo é reaproveitado, com o objetivo de geração de trabalho e renda.

 

Assembleia do Corede Alto Jacuí

A Inatecsocial esteve presente na Assembleia da Consulta Popular do Corede Alto Jacuí no dia 17 de maio. O objetivo foi a votação pelos investimentos em Ciência e Tecnologia, cujos recursos serão destinados para projetos voltados ao desenvolvimento econômico da nossa região.

 

 

Reunião na Inatecsocial para projetar ações para os Feirantes da Fesol

No dia 17 de maio a coordenadora da Inatecsocial Enedina Teixeira esteve em reunião com a Coordenadora do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural Cláudia Mera e seu bolsista para discutir ações que beneficiam a qualidade de produção dos produtos comercializados na Fesol e no Centro Público Municipal de Economia Solidária.

 

Ação integrada de Projetos da Inatecsocial

A coordenadora da Inatecsocial Isadora Virgolin promoveu uma reunião com as docentes Viviane Deuschle, Ieda Linck e bolsistas para promover ações integradas entre os projetos Coleta Seletiva Solidária, Descarte de Medicamentos e Educação Formal aos Catadores no dia 17 de maio. O objetivo foi a realização de ações de conscientização socioambiental na Universidade de Cruz Alta e escolas.

 

Profissão Catador no Promovação

O Projeto Profissão Catador – Inatecsocial participou de uma nova etapa do Projeto Promovação. A ação ocorreu no CRAS – Um Lugar ao Sol no dia 18 de maio com o objetivo de fazer o cadastramento socioeconômico das famílias participantes.

 

Educação Ambiental em pauta na Inatecsocial

A coordenadora da Inatecsocial Rozali Araújo participou de uma reunião no dia 18 de maio com os professores Ricardo Lauxen, do Laboratório de Ideias, João Fernando Zamberlan, da Engenharia Ambiental, e Gustavo Massutti, coordenador da Engenharia Civil. O objetivo foi discutir a incubação do projeto de Educação Ambiental: uma contribuição para a formação de cidadãos sustentáveis.

 

O valor da reciclagem de hábitos

Algumas pessoas da comunidade participaram da gravação de depoimentos sobre a importância da coleta seletiva para a sustentabilidade em seus variados eixos: social, ambiental, econômico e cultural. Confira o primeiro vídeo e recicle hábitos, você também!

Confira o vídeo de depoimento da gerente administrativa da Unimed Planalto Central sobre a Coleta Seletiva na página do facebook da Inatecsocial ou através do link https://www.facebook.com/inatecsocial/videos/353701075151936/

 

Atividade escolar tem como tema o Projeto Profissão Catador

Uma atividade diferente no Colégio Santíssima Trindade abriu espaço para reciclagem de hábitos. Desafiados pela docente Flávia Prudêncio de Campos, professora da terceira série 1, os alunos pesquisaram nos meios de comunicação uma matéria para apresentar à turma. O tema era livre e a aluna Luiza Oliveira da Silva escolheu o Projeto Profissão Catador da Inatecsocial para explanar aos colegas, abordando a importância da destinação correta dos materiais recicláveis, pois aquilo que consideramos lixo gera trabalho e renda para os catadores. Após a fala da Luiza, a turminha fez questionamentos e explorou a revistinha do Cruzaltino. Parabéns à Luiza, à Professora Flávia e ao Santíssima pela promoção de ações que levam o conhecimento para muito além da sala de aula!

 

Abril 2018

O abril foi um mês produtivo e com novidades na Inatecsocial. Momentos de capacitação e socialização do conhecimento, publicação em evento internacional, recorde de vendas na Fesol. Tudo isso e muito mais você confere agora. Mas, antes, confira um novo empreendimento incubado: VASP -a vassoura social de pet que veio para varrer o desperdício.

O último empreendimento social incubado na Inatecsocial é a VASP – Vassoura Social de Pet, com o objetivo de promover a sustentabilidade nos seus variados eixos: econômico, pela geração de trabalho e renda; social, pela inclusão e empoderamento de um grupo em situação de vulnerabilidade; e ambiental, pela reciclagem e conscientização socioambiental.

O grupo de empreendedores sociais, composto por cinco pessoas que encontraram na atividade de produção e comercialização das vassouras uma alternativa de dignidade e crescimento profissional e pessoal a partir do trabalho, atua na sede da Inatecsocial, três vezes por semana, produzindo as vassouras e, além disso, promove a venda individual desse produto.

A equipe técnica da Inatecsocial colabora com a formação do preço do produto, a busca de matéria-prima (campanhas de arrecadação de pets, a partir de uma trabalho de conscientização socioambiental na comunidade), a divulgação e a pesquisa de possibilidades de comercialização em maior escala, conforme a capacidade de produção dos integrantes.

As decisões acontecem de forma colaborativa e democrática, dentro dos princípios da autogestão, que prevê a emancipação dos grupos atuantes em empreendimentos incubados.

A campanha de arrecadação de pets está organizada a partir do seguinte apelo:

Você também pode colaborar com esse empreendimento social. Doe pets e, na hora de comprar sua vassoura, lembre da VASP!

Oficina com os coletores do Profissão Catador

Na dia 25 de abril, ocorreu na sede da Inatecsocial uma Oficina de Postura Profissional com os coletores do Projeto Profissão Catador Tiago Nascimento, Claúdio Marcelino, Jackson Locatelli e Jaderson da Costa. A atividade foi realizada e coordenada pelas Assistentes Sociais da Inatecsocial Lidia Picasso e Tamara Rocha.

 

Trabalho vinculado à Inatecsocial é aprovado na Argentina

O trabalho “EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL PELA EXTENSÃO ACADÊMICA: O EMPODERAMENTO DO PROFISSIONAL CATADOR PELA LINGUAGEM” foi aprovado pela comissão organizadora da VI Jornada de Exténcion del Mercosur – JEM, que aconteceu na cidade de Tandil, Buenos Aires, Argentina entre os dias 24 e 27 de abril.

Desenvolvido a partir do Projeto de Extensão “Educação Formal às Famílias do Projeto Profissão Catador: Organizando Saberes para a Formação Cidadã”, tem como viés a educação linguística como forma de desenvolvimento social e na autonomia dos catadores do Projeto Profissão Catador.

O trabalho é uma colaboração de autoria das coordenadoras do Projeto Profissão Catador e da Inatecsocial, Enedina Teixeira e Isadora Virgolin; da coordenadora do PROENEM/Unicruz e do Projeto Educação formal às famílias do projeto profissão catador: organizando saberes para uma formação cidadã da Inatecsocial Ieda Linck, da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM Fabiane da Silva Verissimo e da Especialista em docência do Ensino Superior pela Unicruz Gesi Becke.

É possível acessar o trabalho no site oficial da Unicen ou através do link: http://extension.unicen.edu.ar/intranet/formularios/jem/jem_ponencias_listado_mesas_2018.php?mesa=48

 

Socialização de projetos e ações na Inatecsocial

As Coordenadoras Enedina Teixeira e Isadora Virgolin, a Assistente Social Lídia Picasso e a Colaboradora Tamara Perine promoveram uma reunião com docentes e bolsistas que desenvolvem projetos na Inatecsocial. O encontro aconteceu no dia 20 de abril com o objetivo de socializar o andamento das ações e reiterar o apoio da Incubadora às iniciativas incubadas.

 

Reunião com catadores da ARCA

No dia 18 de abril, a Coordenadora da Inatecsocial Enedina Teixeira junto às Assistentes Sociais Lídia Picasso e Tamara Rocha e a Colaboradora Tamara Perine participaram de uma reunião com os catadores da Associação de Recicladores de Cruz Alta (ARCA). O objetivo do encontro foi para conversar sobre a gestão de trabalho, a coleta seletiva, e a organização, manutenção e uso dos equipamentos na Associação do Bairro Acelino Flores.

 

Fesol tem recorde de vendas

No dia 11 de abril, aconteceu no Campus da Universidade de Cruz Alta mais uma edição da Feira de Economia Solidária e Criativa da Inatecsocial. Nos períodos tarde e noite, os feirantes puderam comercializar os produtos da economia solidária e criativa, entre eles artesanatos, hortaliças, produtos coloniais e de panificação.

Uma das novidades foram os chás medicinais e os sabões ecológicos em sua versão líquida, produzidos pelo grupo de mulheres do Projeto “Construindo alternativas para inclusão produtiva de mulheres”. Além disso, estavam comercializando as bolsas de banner e as vassouras de pet.

As vendas foram um sucesso, segundo relatos dos feirantes da FESOL. Também, com tantas tentações, não dá para resistir!

 

Reunião com bolsista da Coleta Seletiva Solidária

No dia 11 de abril, a Assessora de Comunicação da Inatecsocial Mariana Wayhs e a bolsista da Coleta Seletiva Mariana Luz se reuniram para definir as estratégias de divulgação do Projeto em 2018. No decorrer do ano, várias ações serão implementadas para relembrar a comunidade acadêmica acerca da importância da reciclagem.

Saiba mais em www.inatecsocial.com

Fevereiro e Março 2018

Vários acontecimentos marcaram o início do ano na Inatecsocial. Avanços no Projeto More Legal, novas parcerias com a iniciativa privada para coleta de materiais, mais uma capacitação da Avesol, participação da Fesol e do Profissão Catador em grandes eventos do município, ações de conscientização socioambiental e muito mais. Boa leitura!

Escolinha Dentinho de Leite dá exemplo de educação socioambiental

A Escolinha Dentinho de Leite promoveu uma campanha de arrecadação de materiais recicláveis com os alunos, que se motivaram e separaram os materiais em casa e levaram na escola. Os pequeninos não se contentaram em entregar o que foi arrecadado, eles quiseram ajudar o Thiago e o Cláudio a levar no caminhão.

Com atitudes assim, aos poucos, vamos modificando o mundo de alguém.

 

Novos passos do Projeto More Legal

No dia 15 de março, o docente e coordenador do Projeto More Legal – Inatecsocial, Marcelo Cacinotti Costa, promoveu uma reunião na sede da Incubadora com famílias do Projeto Profissão Catador.

A proposta do Projeto é fomentar o sentimento de cidadania e de empoderamento, visando criar uma cultura voltada para a regularização fundiária, utilizando-se dos diversos mecanismos jurídicos existentes em benefício de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Vários atendimentos foram realizados no ano de 2017 com essa finalidade e, a partir de uma parceria com o Curso de Arquitetura e Urbanismo, a regularização de moradias das pessoas atendidas pelo projeto serão promovidas em 2018.

No dia 23 de março aconteceu outra reunião,  dessa vez no gabinete do Secretário de Habitação do Município de Cruz Alta-RS, Sr. Silas Marques, com a participação do Estagiário Leandro Torres Ribeiro e demais funcionários do Gabinete.

A pauta foi a Regularização de áreas populares que se encontram nas propriedades do Município, assim ratificando o apoio da Prefeitura ao Projeto, ficando acertada a realização de algumas medidas a serem adotadas para o início do procedimento de regularização fundiária na cidade de Cruz Alta, a começar pelo Bairro Acelino Flores.

Fernanda Costa

 

Reunião com bolsistas do NEPPS na Inatecsocial

No dia 22 de março a Coordenadora da Inatecsocial Isadora Virgolin e a professora Sirlei Lauxen promoveram uma reunião na sede da Inatecsocial com os bolsistas dos Projetos de Pesquisa PIBIC, Rômulo Barboza e Karine Flores. O encontro foi para trabalhar na atualização do grupo de pesquisa NEPPS (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Práticas Sociais).

Fernanda Costa

 

Nova parceria do Profissão Catador

No dia 21 de março, integrantes da equipe da INATECSOCIAL participaram de uma reunião com a diretora Doris Schwerz e com o colaborador Paulo Corrêa no Centro de Distribuição do Super Útil, localizado na BR-158 Km 200.

Em conversa com a Assessora de Comunicação da Inatecsocial Mariana Wayhs, junto aos catadores Thiago Dias do Nascimento e Claudio Marcelino Quevedo e da bolsista Fernanda Costa, foram discutidos modos para integrar uma parceria entre o Projeto Profissão Catador e os Supermercados Super Útil.

Fernanda Costa

 

Projeto Profissão Catador em mais um evento de capacitação

No dia 21 de março, os catadores das Associações de Cruz Alta e Ibirubá do Projeto Profissão Catador Inatecsocial foram a Porto Alegre para mais um encontro da Avesol – Associação do Voluntariado e da Solidariedade. A participação dos catadores foi importante para a continuidade do planejamento das ações conjuntas com a Avesol, bem como para o Projeto de Inclusão Digital dos Catadores.

Fernanda Costa

 

Propostas para 2018

No dia 16 de março, a coordenadora da Inatecsocial Isadora Virgolin promoveu uma reunião com a aluna de Jornalismo Mariana Luz, a mais nova bolsista do Projeto da Coleta Seletiva Solidária. O encontro foi para conversar sobre as ações da Coleta Seletiva e planejar as atividades para 2018.

No mesmo dia, a  Assistente Social da Inatecsocial Lidia Picasso e a Coordenadora Isadora Virgolin estiveram com a Assistente Social da Secretaria do Desenvolvimento Cirlei Terra. A pauta foi a operacionalização do Projeto Construindo Alternativas para Inclusão Produtiva de Mulheres no decorrer do ano.

Fernanda Costa

 

Coordenadora da Inatecsocial visita Associações do Projeto Profissão Catador

A Coordenadora Geral da Inatecsocial, Enedina Teixeira, visitou nos dias 13 e 14 de março os Empreendimentos da Incubadora da Universidade de Cruz Alta. O objetivo foi conversar com os profissionais catadores para, assim, mapear a evolução dos trabalhos do Projeto Profissão Catador.

Fernanda Costa

 

Projeto Profissão Catador no Carnaval 2018

O Carnaval Fora de Época em Cruz Alta contou com a participação do Projeto Profissão Catador. A convite da Secretaria de Cultura e Turismo, os catadores fizeram a coleta dos materiais recicláveis no Parque de Exposições do município. Além disso, as profissionais catadoras Eliane Silveira, Fátima Sieg, Franciele Dias, Ana Lúcia Leite e Cláudia Silvieira desfilaram de Baianas na Imperatriz da Zona Norte, convidadas pela Escola de Samba. A atividade foi coordenada pela Assistente Social Lídia Picasso.

 

Feirantes da FESOL presentes na Mateada Rosa

Os feirantes da Fesol – Inatecsocial Unicruz participaram da Mateada Rosa, organizada pela Coordenadoria de Políticas Setoriais e Direitos Humanos – Centro de Referência Maria Mulher, no dia 8 de março, na Praça da Prefeitura.

A atividade fez parte da Programação da Semana da Mulher e, além dos sabores e belezas dos produtos da economia solidária, contou com uma diversificada programação.

 

Projeto Profissão Catador é mais uma vez tema de Dissertação

No dia 7 de março, a Inatecsocial recebeu a visita da estudante Vanessa de Campos Junges, mestranda do PPG em Administração da UFSM.  A estudante conversou com a Coordenadora Enedina Teixeira sobre o Projeto Profissão Catador, a realidade e os desafios das Associações.

 

Catadoras de Ibirubá representaram o Projeto Profissão Catador em evento estadual

As catadoras Juçara Martins e Eloísa Helbert representaram o Projeto Profissão Catador da Inatecsocial no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva, no dia 26 de fevereiro, na Assembleia Legislativa do Estado, com o objetivo de debater sobre a gestão de resíduos e implantação da coleta seletiva.

 

Inatecsocial renova parceria com Tupanciretã

Em reunião realizada em 15 de fevereiro com a equipe da Inatecsocial Enedina Teixeira e Rozali Araújo – Coordenadoras, Tamara Rocha – Assistente Social, Tamara Perine – Colaboradora e membros da Prefeitura de Tupanciretã Luis Afonso Costa – Secretário do Meio Ambiente e Danuse Scapin – Assessora do Meio Ambiente, foi reafirmada a parceria da Inatecsocial e do Projeto Profissão Catador com a Prefeitura de Tupanciretã. Além das ações já realizados no município, as atividades de geração de trabalho e renda e conscientização socioambiental serão ampliadas.

 

Reunião com feirantes da Economia Solidária para planejar 2018

A Assistente Social Lídia Picasso e a colaboradora Tamara Perine promoveram uma reunião com os feirantes da Fesol no dia 14 de fevereiro para definir as feiras desse ano e a escala para o Espaço Inatecsocial no Campus.

Saiba mais em www.inatecsocial.com


2017

Dezembro 2017

É com esse sentimento de gratidão que socializamos as últimas ações da Inatecsocial desse ano. Na edição de dezembro queremos destacar uma grande conquista para os catadores do Projeto Profissão Catador, a ampliação da coleta seletiva em Cruz Alta para 8 bairros, ação que contribuirá com a geração de trabalho e renda e com as questões ambientais. Várias atividades como produções científicas, a visita do Comung, as ações de conscientização socioambiental, as atividades dos projetos e empreendimentos da Inatecsocial você confere agora! Boa leitura!

 

Projeto More Legal em mais um atendimento na Inatecsocial

O Projeto More Legal da Inatecsocial, coordenado pelo docente Marcelo Cacinotti Costa, tem o objetivo de fomentar o sentimento de cidadania e de empoderamento social, visando criar uma cultura voltada para a regularização fundiária, utilizando-se dos diversos mecanismos jurídicos existentes, a partir das pessoas de maior vulnerabilidade social.

Vários atendimentos foram realizados no ano de 2017 com essa finalidade e, a partir de uma parceria com o Curso de Arquitetura e Urbanismo, a regularização de moradias das pessoas atendidas pelo projeto serão vitalizadas em 2018.

 

O Projeto Profissão Catador em mais uma tese de Doutorado

A Doutoranda Rúbia Pasinatto do PPG de Letras da UFRGS realizou entrevistas com os catadores do Projeto Profissão Catador Inatecsocial, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, no dia 13 de dezembro.

A investigação busca entender o imaginário desses profissionais acerca da língua materna.

 

Catadores realizam mais uma ação de divulgação da coleta seletiva municipal

Os catadores do Projeto Profissão Catador Inatecsocial, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, realizaram mais uma ação de conscientização socioambiental na tarde de 13 de dezembro, dessa vez na região central, para divulgar os pontos da ampliação da coleta seletiva no município de Cruz Alta.

 

Secretária executiva do Comung visita a Inatecsocial

A Coordenadora da Inatecsocial Enedina Teixeira apresentou a nova sede da Incubadora à Secretária Executiva do Comung (Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas) Jaira Puppim no dia 13 de dezembro.  Entre os assuntos em destaque na visita estão os projetos vinculados à Incubadora, bem como os empreendimentos e ações realizadas.

 

Primeira Mateada da Reciclagem no Salto do Jacuí

No dia 02 de dezembro, a INATECSOCIAL, representada pelas colaboradoras Tamara Rocha e Tamara Perine, e a Associação de Catadores do Salto do Jacuí promoveram a 1ª Mateada da Reciclagem no Salto do Jacuí, em parceria com a Secretaria de Educação e Prefeitura do município. As escolas marcaram presença e participaram da Gincana da Reciclagem, onde a Escola que levasse mais garrafas pets e latinhas ganharia uma TV de 36 polegadas de Led. A vencedora foi a E.M.E.F Siegfried Heuser. No evento foram arrecadados 7000 pets. A Mateada da Reciclagem contou ainda com o apoio da Ervateira Cristalina, parceira em todas as Mateadas do Projeto Profissão Catador, que doou os pacotes de erva mate.

Projeto da INATECSOCIAL é tema base para TCC

As mulheres que integram o Projeto “Construindo Alternativas para Inclusão Projetiva de Mulheres” vinculado à Inatecsocial e coordenado pela docente Isadora Virgolin e pela Assistente Social Cirlei Terra, foram suporte de pesquisa para TCC.

A acadêmica de jornalismo Ariane Rodrigues, abordou “A Comunicação Comunitária como alternativa de divulgação de Projetos Sociais”, investigação em que reflete sobre as possibilidades de desenvolver veículos de comunicação de baixo custo e próprios das comunidades, que possam ser uma alternativa de divulgação para grupos que participam de projetos sociais.

A pesquisa foi feita junto ao grupo de mulheres do projeto anteriormente mencionado, no decorrer do segundo semestre de 2017. Durante as visitas, que aconteciam todas as segundas-feiras, foram desenvolvidos questionários e produções de fanzines.

Parabéns a Ariane pelo TCC aprovado!

Fernanda Costa – Bolsista

Visita da Escola Municipal 18 de agosto à Associação do Bairro Primavera

Através do Projeto Educação Formal às famílias do Projeto Profissão Catador – Inatecsocial, coordenado pela Prof. Ieda Linck, a Escola Municipal 18 de Agosto visitou no dia 29 de novembro a Associação de Recicladores do Bairro Primavera – AREPRICA. Os alunos e professores presentes puderam conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pelos catadores no município, e também, como são feitas as vassouras de pet na Associação.

Fernanda Costa – Bolsista

 

Projeto Profissão catador participa da Formação Estadual de Catadores

Os catadores do Projeto Profissão Catador Inatecsocial, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, foram na semana passada a Porto Alegre para a Formação Estadual de Catadores com apoio da Rede Ideia – AVESOL. Em cinco dias de atividades, o evento proporcionou a troca de experiência na prática do dia a dia entre os profissionais catadores e catadoras das Associações de Reciclagem do Estado.

Fernanda Costa – Bolsista

 

Projeto Profissão Catador conquista mais espaços na Coleta Seletiva Municipal

O Projeto Profissão Catador da Inatecsocial – Unicruz, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, conquistou a ampliação da coleta seletiva municipal, a partir de um contrato de prestação de serviços com a Prefeitura de Cruz Alta. A partir de agora, 8 bairros do município contarão com a coleta seletiva, conforme dias indicados no flyer ao lado.

O evento de lançamento oficial ocorreu na tarde de 04 de dezembro e foi iniciado com a fala do Catador Tiago Nascimento, que agradeceu ao poder público pela oportunidade de aumento da renda dos catadores.

Dando prosseguimento ao evento, o Coordenador do Meio Ambiente Diones Biagini evidenciou o protagonismo dos profissionais da catação nessa conquista.

A Coordenadora da Inatecsocial e do Projeto Profissão Catador Enedina Teixeira relembrou o histórico do Projeto e o que representa a ampliação da coleta para esses profissionais e para comunidade de Cruz Alta.

A Reitora da Unicruz Patrícia Bianchi ressaltou o entrelaçamento da proposta do Profissão Catador com a missão da Universidade de Cruz Alta, e como a coleta seletiva reforça a concretização dessa missão.

O Vice-Prefeito José Martins finalizou o evento reafirmando o compromisso do poder público com os catadores.

Após a solenidade, os catadores do Projeto Profissão Catador iniciaram um mutirão nos bairros para distribuição de ímã de geladeira indicando os dias e locais de coleta e os materiais que podem ser coletados para geração de trabalho e renda.

Imagem inline 1

Novembro 2017

O Inatecsocial Informa deste mês traz uma grande novidade para oportunizar a geração de trabalho e renda: o Espaço Inatecsocial no Centro de Convivência do Campus – Unicruz. Inaugurado no dia 14 de novembro, esse local é destinado para a comercialização de produtos dos empreendedores sociais da Fesol e está fazendo sucesso na comunidade acadêmica. Agora os estudantes, funcionários e alunos contam com o sabor dos produtos caseiros e belíssimos artesanatos, de segunda a sexta, nos turnos tarde e noite, além dos produtos sustentáveis da Inatecsocial: vassoura de pet, sacola de banner e sabão ecológico. O desejo de ter uma Fesol todo o dia no Campus se realizou e virou moda. Confira a notícia completa no Informativo, que também traz diversas ações de conscientização socioambiental, participação em eventos, conquista de selo de Responsabilidade Social para a Universidade e muito mais! Boa leitura!

Inatecsocial no I Fórum de Produção e consumo de alimentos saudáveis

A Inatecsocial, representada pela colaboradora Tamara Perine, participou do I Fórum de Produção e consumo de alimentos saudáveis no dia 29 de novembro, a convite da Secretaria de Transparência e Participação Popular, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Secretaria Geral de Governo da Prefeitura de Cruz Alta.

 

Catadoras homenageadas na Câmara Municipal de Cruz Alta

A convite do Presidente da Câmara Municipal de Cruz Alta, Vereador Ubiraci Marques da Silva e do Vereador José Roberto Pieniz, as catadoras Marlete Moura Soares, Dirce Schweig Budke e Maria de Lima Djon foram homenageadas em Sessão Solene no dia 27 de novembro . O momento teve como finalidade homenagear Mulheres que se destacam nas suas comunidades, como protagonistas de sua própria história. Representando a INATECSOCIAL estiveram presentes a assistente social Tamara Rocha e a colaboradora Tamara Perine.

A Sessão Solene de homenagem às Mulheres da Comunidade faz parte dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, que está ocorrendo em Cruz Alta de 27 de novembro a 12 de dezembro.

Fernanda Costa

 

Inatecsocial em ações de conscientização socioambiental na CCGL

As colaboradas da Inatecsocial Tamara Rocha – Assistente Social, Mariana Wayhs – Assessora de Comunicação e Franciele Loreenzon – Catadora promoveram mais uma ação de conscientização socioambiental, dessa vez na CCGL, a convite de William Oliveira – Agente Ambiental.

As palestras ocorreram no dia 22 de novembro, em três momentos, às 6h e 50min, às 9h e 30min e às 16h e 30min para contemplar todos os grupos de funcionários.

A atividade iniciou com a exibição do filme sobre a vida dos catadores do Projeto Profissão Catador Inatecsocial, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental. Após discussão sobre o vídeo, o momento foi de apresentação da Incubadora e de oficina de reciclagem.

 

Projeto Educação Formal às famílias do Projeto Profissão Catador promove mais ações

 

No mês de novembro, o Projeto Educação Formal às famílias do Projeto Profissão Catador,coordenado pela Prof. Dr. Ieda Linck, proporcionou o encontro dos catadores da Associação do Bairro Primavera – AREPRICA com duas escolas do município. O objetivo das ações é o empoderamento pela linguagem.

A Escola Municipal Toríbio Veríssimo recebeu a visita do Projeto nos dias 9 e 10. Os catadores conversaram com os alunos sobre a separação dos materiais recicláveis e sua importância para a geração de trabalho e renda. Na ocasião, os profissionais da reciclagem receberam materiais arrecadados pela comunidade escolar, que já tem grande envolvimento com a sustentabilidade ambiental.

No dia 17 foi a vez da Escola Municipal 18 de agosto, ação que teve como objetivo contribuir com a Semana da Sustentabilidade promovida na Escola. Os catadores conversaram sobre o trabalho feito na Associação, como também responderam dúvidas dos alunos. Um momento marcante do encontro foi a homenagem que os catadores receberam da Escola, com direito a entrega de presentes. A comunidade escolar aceitou apoiar o Projeto Profissão Catador e guardar os pets para a Associação do Primavera, local onde são produzidas as vassouras de pet.

Fernanda Costa

 

Fesol ajuda a conquistar o selo de Instituição Socialmente Responsável para Unicruz

A  Unicruz conquistou o selo Instituição Socialmente Responsável”, que atesta o compromisso com o bem-estar e com o desenvolvimento sustentável da comunidade, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES.

Para fins de comprovação deste, foram utilizadas como fonte de dados as ações desenvolvidas pela Feira de Economia Solidária – FESOL, no ano de 2017, um projeto da Inatecsocial.

Ação de Conscientização Socioambiental na Escola Cooperação

A Assistente Social Tamara Rocha da Inatecsocial e a catadora do Projeto Profissão Catador, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, Franciele Loreenzon promoveram mais uma ação de Conscientização Socioambiental no dia 08 de novembro, dessa vez na Escola Cooperação.

O Super Seletivo animou a criançada, ajudando a esclarecer dúvidas sobre a reciclagem e o impacto desse hábito para geração de trabalho e renda.

 

Um mundo de possibilidades para geração de trabalho e renda é inaugurado na Fesol: Espaço Inatecsocial

A Inatecsocial, na busca de oportunidades para geração de trabalho e renda, conquista mais um espaço de inclusão socioprodutiva com a inauguração do Espaço Inatecsocial no Centro de Convivência do Campus Unicruz, que ocorreu no dia 14 de novembro, às 18h e 30min.

A fala de Reitora Patrícia Bianchi iniciou o evento, momento em que ressaltou a importância economia solidária e criativa e do trabalho dos alunos e professores do Escritório Escola da Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil na decoração do ambiente, que materializa o conceito de sustentabilidade da Incubadora.

As Coordenadoras da Inatecsocial Enedina Teixeira, Rozali Araújo e Isadora Virgolin e os integrantes da equipe técnica recepcionaram a comunidade acadêmica no Espaço, com a distribuição de sabões ecológicos do Projeto “Construindo alternativas para inclusão produtiva de mulheres”.

No dia 16 de novembro os feirantes da Fesol iniciaram a comercialização de produtos da agroindústria familiar, hortifrutigranjeiros e artesanatos, nos turnos tarde e noite. O Espaço Inatecsocial ficará aberto de segunda a sexta.

No mesmo dia da inauguração, aconteceu mais uma Fesol em frente ao Ginásio do Campus. Os sabores incomparáveis dos produtos caseiros e as belezas dos artesanatos fizerem sucesso mais uma vez.

Agradecemos aos docentes e alunos do Escritório Escola da Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, coordenado pelos professores Bárbara Nogueira, Mateus da Silva, Diogenes Librelotto e Marco Edler, pela decoração do Espaço Inatecsocial, bem como aos colegas da Administração do Campus, coordenados pelos Gestores Régis Oliveira e Nadir Baptista, e às colegas Rosane Pascualeto e Taísa Monteiro por tornarem essa ideia concreta.

 

Catadora do Projeto Profissão Catador é delegada eleita para representar Cruz Alta na XII Conferência Estadual de Assistência Social

A catadora do Projeto Profissão Catador Inatecsocial Marlete Moura Soares participou como delegada, representando Cruz Alta, da XII Conferência Estadual de Assistência Social entre os dias 6 e 8 de novembro, em Porto Alegre.

O evento teve como eixo temático a “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS “, o Sistema Único de Assistência Social.

Fernanda Costa

 

Profissão Catador em pauta na disciplina de Responsabilidade Social e Meio Ambiente

O catador Thiago Nascimento representou o Projeto Profissão Catador da Inatecsocial, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, em aula ministrada pela docente e coordenadora do Projeto Rozali Araújo, na disciplina de Responsabilidade Social e Meio Ambiente no dia 07 de novembro.

Os acadêmicos do 8º semestre do Curso de Administração da Unicruz conheceram mais de perto a realidade dos profissionais da reciclagem e os impactos positivos das ações sustentáveis não somente nas questões ambientais, mas para geração de trabalho e renda.

 

Trabalho vinculado a INATECSOCIAL é destaque na Revista Revint da UNICRUZ

Publicado na Revista Revint, o trabalho coordenado pela docente  Ritielli Berticelli intitulado”Associações de Triagem e Reciclagem de RSU no Município de Cruz Alta: “Profissão Catador” está entre os trabalhos destaques do XXII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Oestudo que tem por objetivo caracterizar as associações de catadores do município de Cruz Alta-RS, abrangidas pelo Projeto Profissão Catador, é resultado do projeto de pesquisa vinculado a INATECSOCIAL sobre os “Indicadores de Sustentabilidade na Gestão dos Resíduos Sólidos em Municípios de Pequeno Porte”.

O trabalho pode ser encontrado no seguinte link:http://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/eletronica/article/view/368-387/pdf_157

Parabéns aos pesquisadores Ritielli Berticelli, Gabriele Dessbesell e J.F Zamberlan pela conquista.

Fernanda Costa

 

Curso de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil promovem oficina para decoração do Espaço Inatecsocial no Campus

A decoração do Espaço Inatecsocial do Campus foi totalmente projetada pelos alunos e docentes do Escritório Escola da Unicruz. Segundo a Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo Bárbara Nogueira, esse espaço foi projetado e realizado por diversas mãos, a partir do Escritório Escola, coordenado pelos docentes Mateus Correa da Silva, Marco Edler e Diogenes Librelotto, projeto no qual os acadêmicos materializam as teorias em práticas, encontrando soluções para os ambientes.

Imagem inline 1

Outubro 2017

A Inatecsocial tem a satisfação de compartilhar com você um mês repleto de conquistas. No mês de outubro um dos projetos da Incubadora, Projeto Profissão Catador, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, conquistou o Prêmio Sinpro RS Educação, no qual concorreu com 34 projetos do estado. Além disso, fomos destaque no Open House Unicruz, evento que reuniu lideranças de toda a região. As ações de conscientização socioambiental também tiveram ampla dimensão, alcançado eventos de outras universidades como a URCAMP, convite para a disciplina do Mestrado em Práticas Socioculturais da Unicruz, bem como novas abordagens em escolas e ações do Projeto de “Educação Formal às famílias dos Catadores”, coordenado pela docente Ieda Linck. A participação na Romaria e na Reunião da Rede Nacional de Incubadoras também fez parte da agenda de outubro, assim como as outras atividades que você confere agora.

Antes de desejar uma boa leitura, queremos destacar um Projeto PIBIC, vinculado à Incubadora, que vem buscando soluções para o trabalho dos catadores. O projeto “Catadores de materiais recicláveis: associação versus cooperativa” coordenado pela docente Jaciara Treter tem o objetivo de estudar a possibilidade de transformação das associações de catadores de materiais recicláveis em cooperativa, com vistas à manutenção de sua função social, através da análise dos seus aspectos conceituais e tributários, bem como verificar os requisitos de constituição de cooperativas e sua aplicabilidade às associações de catadores para manter sua viabilidade ante a atividade econômica e social desenvolvida. Esses e outros projetos vinculados à Inatecsocial estão em constante busca de alternativas para viabilidade de ações sustentáveis.

Saiba mais em www.inatecsocial.com

 

Boa leitura!

 

Inatecsocial na 1ª Mateada da Reciclagem em Tupanciretã

A Associação de Recicladores Terra Mãe de Deus do Projeto Profissão Catador – Inatecsocial realizou a 1ª Mateada da Reciclagem de Tupanciretã no dia 28 de outubro, organizada em parceria com a Prefeitura do município.

O objetivo da ação foi socializar com a comunidade a importância da reciclagem de hábitos, atitude que foi evidenciada também na Gincana de arrecadação de materiais recicláveis, realizada nas escolas.

O Secretário do Meio Ambiente Luis Afonso Costa promoveu, junto com o Prefeito Carlos Augusto Brum de Souza, a Primeira Dama Cleuci Braz de Souza, a catadora Caroline Fernando e as integrantes da Inatecsocial Mariana Wayhs (Assessora de Comunicação) e Tamara Perine (Colaboradora) a entrega oficial dos prêmios às escolas vencedoras que ficaram assim classificadas:

1º Prêmio – Projetor Multimídia doado pela Câmara de Vereadores para a Escola Frei Galvão

2º Prêmio – Um forno elétrico doado pela Solução Logística Ambiental para a Escola Rosa Maria Chamum

3º Prêmio – Uma cesta de chocolates da Cacau Show para a Escola Alexandrina Soares Barcelos

O evento, que teve como apoiadora a Ervateira Cristalina,  aconteceu durante a Feira do Livro.

Inatecsocial em atividade no Mestrado em Práticas Socioculturais

A INATECSOCIAL participou de uma ação de conscientização socioambiental no Mestrado de Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social no dia 27 de Outubro.

A convite dos professores Carla Tavares Alves e Antonio Escandiel, a coordenadora Enedina Teixeira apresentou a Incubadora e Aceleradora Tecnológica de Negócios Sociais – INATECSOCIAL da Universidade de Cruz Alta. O momento contou também com a presença da coordenadora e professora Isadora Virgolin e de mais quatro trabalhadores que, junto ao catador Thiago Teles, apresentaram o Projeto Profissão Catador para os mestrandos.

Fernanda Costa

Projeto Profissão Catador é apresentado na URCAMP

O Projeto Profissão Catador foi apresentado no Congrega da URCAMP no dia 25 de outubro. As Coordenadoras da Inatecsocial e do Projeto Enedina Teixeira e Rozali Araújo e o Catador Tiago Nascimento representaram a Inatecsocial no evento. Além da apresentação das ações da Incubadora, foi exibido o audiovisual do Projeto Profissão Catador.


Ação do SAE na Associação do Bairro Progresso

O SAE promoveu mais uma ação com os catadores do Projeto Profissão Catador Inatecsocial no dia 25 de outubro, dessa vez na Associação do Bairro Progresso – ATRECA. A enfermeira Ângela Garut, o Enfermeiro Régis Araújo e a Assistente Social Sara Maron promoveram um momento de conscientização sobre as DSTs. A Assistente Social da Inatecsocial Tamara Rocha acompanhou a atividade.

Inatecsocial na Programação do XXII Seminário Interinstitucional da Unicruz

A INATECSOCIAL esteve presente no XXII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão que ocorreu de 24 a 27 de outubro no Campus da UNICRUZ. Logo na chegada ao Ginásio Poliesportivo da Universidade, os inscritos receberam as bolsas de banners feitas pelas integrantes do Projeto Construindo Alternativas para a Inclusão Produtiva de Mulheres, coordenado pela docente e coordenadora da Inatecsocial Isadora Virgolin.

A Feira de Economia Solidária e Criativa – FESOL da Inatecsocial também foi realizada durante o evento, na qual foram comercializados produtos caseiros e artesanatos diversos. O sabão ecológico, as vassouras de pet e as bolsas de banner, produtos da Inatecsocial, despertaram grande interesse do público.

Fernanda Costa

Os produtos dos empreendedores da economia solidária e criativa da FESOL foram também degustados no coffee break do Open House Unicruz, que aconteceu no dia 18 na Universidade de Cruz Alta, ação que reuniu lideranças de municípios vinculados ao Corede Alto Jacuí, mais Júlio de Castilhos, Tupanciretã, Panambi, Condor e Pejuçara. Além disso, os mesmos produtos também foram saboreados no Café realizado no dia 24 de outubro, durante o Seminário.

Atividades de conscientização socioambiental marcam o Outubro na Inatecsocial

As ações de conscientização socioambiental tiveram destaque nas atividades de outubro da Inatecsocial.

O Projeto “Educação Formal às famílias do Projeto Profissão Catador”, coordenado pela docente Ieda Linck, realizou mais uma atividade, dessa vez na escola Toribio Verissimo no dia 05 de outubro, com a finalidade de promover o descarte consciente de materiais recicláveis. Os catadores socializaram as suas experiências e dialogaram com os adultos do futuro, reivindicando novos hábitos acerca da destinação correta do que muitos consideram lixo.

As ações da Inatecsocial também continuaram no ambiente universitário, levando conhecimento para além da sala de aula aos alunos do Terceiro Semestre da Medicina Veterinária no dia 18 de outubro, uma proposta das disciplinas de Sociologia, ministrada pela docente Isadora Virgolin, e de Ecologia e Desenvolvimento Sustentável, ministrada pela docente Raquel Camera. O objetivo do encontro, que promoveu a articulação entre ensino e extensão, foi levar aos acadêmicos uma nova percepção acerca da responsabilidade socioambiental e do papel de cada um enquanto agente de transformação social.

No dia 24 de outubro mais duas escolas foram visitadas, dessa vez pela Assistente Social Tamara Rocha e pela catadora Caroline Fernando em Tupanciretã: escolas Frei Galvão e Alexandrina Soares Barcelos. Os pequeninos fizerem inúmeras perguntas acerca da reciclagem e demonstraram grande conhecimento do assunto.

Inatecsocial é destaque no Open House Unicruz

No dia 18 de outubro a Inatecsocial participou do Open House Unicruz, evento organizado pela agência Start, com o objetivo de aproximar lideranças do poder público e setores relacionados a projetos que atuam pelo desenvolvimento regional.

A ação teve como destaque principal a Inatecsocial – Incubadora e Aceleradora Tecnológica de Negócios Sociais da Unicruz, representada pela coordenadora Enedina Teixeira, que apresentou um breve histórico e os projetos de extensão, pesquisa e ações da Incubadora, que atua segundo os princípios de economia solidária e criativa e da sustentabilidade nos seus variados eixos.

Participaram da Open House lideranças de municípios vinculados ao Corede Alto Jacuí, mais Júlio de Castilhos, Tupanciretã, Panambi, Condor e Pejuçara.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo

Projeto Profissão Catador recebe o prêmio Sinpro Educação 2017 pelas mãos do catador Thiago

No dia 20 de outubro as coordenadoras do Projeto Profissão Catador Inatecsocial, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, Isadora Virgolin, Enedina Teixeira, Rozali Araújo e o catador Thiago Nascimento participaram do evento de entrega do Prêmio Sinpro Educação 2017 em Porto Alegre.

O Projeto concorreu com 34 projetos do Estado e conquistou esse grande reconhecimento. Agradecemos a todos que contribuíram com a votação e ao Sinpro por proporcionar esses espaços de estímulo às iniciativas educacionais.

Projeto Profissão Catador na Romaria

No dia 08 de outubro ocorreu em Cruz Alta a 66ª Romaria ao Santuário Nossa Senhora de Fátima. O evento, que tem por costume mobilizar fiéis de vários municípios da região, proporcionou a participação do Projeto Profissão Catador – Inatecsocial, a partir de contrato de prestação de serviços.

Desde a quarta-feira, os catadores do Projeto fizeram a coleta dos materiais no Monumento de Fátima. Materiais esses que são retirados do meio ambiente e geram trabalho e renda para os recicladores.

Fernanda Costa

Inatecsocial na Reunião da Rede Nacional de Incubadoras tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPS)

A Inatecsocial, representada pelo Gestor Leonardo Borges, marcou presença na Reunião da Rede Nacional de Incubadoras tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPS), realizada no dia 8 de outubro, no Centro Público de Economia Solidária, localizada no BUTANTÃ em São Paulo.

Novidades na FESOL

Integrantes da Feira de Economia Solidária e Criativa da Inatecsocial se reuniram no dia 05 de outubro para conversar sobre os novos planos da FESOL.

De início aconteceu a apresentação dos Projetos que integram a INATECSOCIAL aos feirantes, pela Assistente Social Lídia Picasso, Assessora de Comunicação Mariana Wayhs e bolsista Nayara Sena , para assim saberem onde estão inseridos dentro da Incubadora.

A novidade maior se deu na divulgação de um espaço para os membros da FESOL comercializarem semanalmente seus produtos. O espaço INATECSOCIAL ficará localizado no Centro de Convivência Universitário da UNICRUZ, com o objetivo de ampliar as possibilidades de geração de trabalho e renda aos empreendedores de economia solidária.

Fernanda Costa

 

Saiba mais sobre nossas ações no site www.inatecsocial.com


Imagem inline 1

Setembro 2017

O último mês foi de eventos importantes na Inatecocial. A Incubadora foi apoiadora do VI Fórum de Sustentabilidade do Corede Alto Jacuí, contribuindo e sendo idealizadora de vários momentos da programação. O IV Encontro Regional de Catadores, organizado pela Assistente Social Lídia Picasso, com apoio da equipe técnica e patrocínio da Avesol, reuniu recicladores de vários municípios e aconteceu no formato de capacitação e socialização de experiências. As palestras foram ministradas por por dois profissionais da Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol), Francisco Marcos Ferreira, Educador Social, e Douglas Filgueiras de Lima, Assessor de Projetos. Além desse encontro, A Inatecsocial promoveu duas Feiras de Economia Solidária e Criativa – Fesol no evento, uma na abertura oficial no Clube Arranca, realizada no dia 18 de setembro, que recebeu a visita do palestrante Leonardo Boff e outra no dia 21 de setembro no Campus, gerando trabalho e renda para o empreendedores sociais. Mais detalhes você confere a seguir. Boa leitura!

A INATECSOCIAL presente na XIV Fenatrigo

Os catadores do Projeto Profissão Catador fizeram a Coleta dos Materiais no Parque de Exposições de Cruz Alta nos cinco dias da Feira Nacional do Trigo. Representantes das quatro associações trabalharam em dias alternados recolhendo o reciclável, para as associações que pertencem.

No estande da Inatecsocial foram comercializadas as vassouras de pet, produzidas pelos catadores do Bairro Primavera, e também as bolsas de banners e os sabões ecológicos feitos pelas mulheres do Projeto Construindo Alternativas para Inclusão Produtiva de Mulheres.

Estagiária Fernanda Costa

O município de Cerro Largo em visita à INATECSOCIAL

Representantes da ITCEES e da Prefeitura de Cerro Largo estiveram na Universidade de Cruz Alta no dia 27 de setembro. A coordenadora de Programas de Pesquisa e Extensão para Formação e Institucionalização da ITCEES – Incubadora Tecnossocial de Cooperativas e Empreendimentos de Economia Solidária da UFFS no Campus de Cerro Largo, Louise Botelho e o Secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Fabiano Haas vieram ao município para conhecer o trabalho da Incubadora e Aceleradora Tecnológica de Negócios Sociais da Universidade de Cruz Alta – INATECSOCIAL.

Compartilhar informações, sanar dúvidas, trocar a experiência dos trabalhos desenvolvidos nas duas Incubadoras foi a temática da conversa, que teve a presença das coordenadoras Rozali Araújo e Isadora Virgolin.

A visita se entendeu ainda na sede da INATECSOCIAL, localizada no Prédio da Unicruz Centro onde foi apresentado o local que a equipe técnica da Incubadora desenvolve o trabalho auxiliando as demandas que surgem dos Projetos de Pesquisa e Extensão.  E também, com a ida na Associação dos Catadores de Cruz Alta – AREPRICA, puderam presenciar o trabalho dos catadores como a organização dos matérias no galpão e a fabricação das vassouras de pet.

Produções científicas sobre projetos da Inatecsocial foram apresentadas no VI Fórum de Sustentabilidade do Corede Alto Jacuí

Os bolsistas da Inatecsocial socializam pesquisas realizadas na Incubadora, em diversos projetos, no VI Forum de Sustentabilidade do Corede Alto Jacuí, no dia 22 de setembro.

Confira a relação de trabalhos apresentados:

 

AÇÕES DA INATECSOCIAL FRENTE À SUSTENTABILIDADE – Fernanda Costa, Isadora Virgolin e Enedina Teixeira

DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM RELAÇÃO À COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA – RS – Valéria Monteiro e Isadora Virgolin

A ECONOMIA SOLIDÁRIA: UM CAMINHO PARA GERAÇÃO DE RENDA E TRABALHO COM CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS – Enedina Teixeira, Isadora Virgolin, Rozali Araújo e Leonardo Borges

Imagem inline 1

Coordenadora da Inatecsocial é uma das organizadoras do livro lançado no VI Fórum de Sustentabilidade do Corede Alto Jacuí

O Corede Alto Jacuí dá mais um passo para difundir boas ideias sobre sustentabilidade para além do Fórum de Sustentabilidade. Na abertura da sexta edição do evento foi lançado o livro “Inovação Tecnológica e Sustentabilidade: desafios e perspectivas”. A publicação reúne 15 trabalhos científicos apresentados na quinta edição do Fórum, em 2015.

Uma das organizadoras da obra e coordenadora da Inatecsocial, professora Enedina Teixeira, ressalta que todas as pesquisas socializadas no livro apontam para algum eixo da sustentabilidade. Alguns exemplos de temáticas são: biocombustíveis, sistemas pastoris, políticas públicas e planejamento urbano. Além de textos científicos, a obra também conta com a Carta de Intenções do V Fórum, um compromisso elaborado por participantes do evento e assinado por autoridades da região do Corede Alto Jacuí.

A organização do livro ficou a cargo das professoras Vanessa Steigleder Neubauer, Enedina Teixeira, citada anteriormente, e do professor Tiago Anderson Brutti, da Universidade de Cruz Alta. A publicação foi feita através da Editora CRV, de Curitiba.

 

Matéria: Curso de Jornalismo, com a orientação da docente Fabiana Iser  – adaptada

IV Encontro Regional de Catadores no Fórum de Sustentabilidade do Corede Alto Jacuí

O Fórum de Sustentabilidade foi pensado de forma a integrar os municípios da região, que devem crescer juntos através dos debates e formações – e com o IV Encontro Regional de Catadores não poderia ser diferente. Nos dias 18 e 19 de setembro, catadores de Cruz Alta e região se reuniram para um momento de formação e socialização das práticas profissionais, promovido pela Avesol em parceria com a Inatecsocial. Ministraram as palestras os profissionais da Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol), Francisco Marcos Ferreira, Educador Social, e Douglas Filgueiras de Lima, Assessor de Projetos. O objetivo dessa capacitação, segundo Francisco, é ampliar os conhecimentos dos catadores, trazendo um panorama sobre a profissão dentro do estado. São novos conhecimentos, dados, comparativos e tendências em reciclagem e venda de materiais.

Matéria e fotos: produção do Curso de Jornalismo, com a orientação da docente Fabiana Iser

Fesol na VI edição do Fórum de Sustentabilidade do Corede Alto Jacuí

A Feira de Economia Solidária e Criativa da Inatecsocial – Fesol teve duas edições no VI Fórum de Sustentabilidade do Corede Alto Jacuí. A primeira ocorreu no dia 18 de setembro, no Clube Arranca, durante a palestra de Leonardo Boff, que visitou e adquiriu produtos dos expositores.

A segunda edição aconteceu no Campus e a comunidade acadêmica saboreou os produtos caseiros e apreciou a beleza dos artesanatos.

A Inatecsocial, além de organizadora das Feiras, também participou comercializando as bolsas de banner, sabão ecológico, plantas medicinais e vassouras de pet. Além disso, contou com a parceria da Cozinha Solidária para venda de balas artesanais e com a Secretaria do Meio Ambiente, que distribuiu mudas de plantas.

A próxima edição da Fesol será no Seminário Interinstitucional no Campus no dia 24 de outubro.

Conscientização socioambiental na Semana de Educação da EASA

As colaboradoras do Projeto Profissão Catador – Inatecsocial da Unicruz Tamara Rocha, Assistente Social, Mariana Wayhs, Assessora de Comunicação, e Simone Rodrigues, Coordenadora de Base, ministraram mais uma oficina de Conscientização Socioambiental “Recicle hábitos e modifique o mundo de alguém”, dessa vez na Semana de Educação da EASA, a convite da Coordenadora Pedagógica Tenente Karine Lunardi. O evento ocorreu no dia 05 de setembro.

Ação de conscientização socioambiental na Escola Castelo Branco

As colaboradoras da Inatecsocial Simone Rodrigues, Coordenadora de Base, e Tamara Rocha, Assistente Social, participaram de mais uma ação de conscientização socioambiental na Escola Castelo Branco no dia 30 de agoto.

Os adultos do futuro adoraram a visita do Super Seletivo e demonstraram bastante interesse e conhecimento sobre a reciclagem.

Confira mais informações em: www.inatecsocial.com

Agosto 2017

Os projetos e ações da Inatecsocial ganham cada vez mais voz. Vários momentos de socialização das nossas iniciativas fizeram parte desse último mês: atividades de conscientização socioambiental, encontros de bolsistas, ampliação de parcerias, inovações em projetos, dentre outras.

Essa voz ecoa, especialmente, na geração de trabalho e renda e conscientização para a sustentabilidade, objetivos materializados em conquistas para os participantes dos projetos e dos empreendimentos socais.

No decorrer desse mês também conquistamos a aprovação de projeto com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, recebendo doação de mídia na RBS TV para veiculação de filme publicitário, incentivando o descarte correto de materiais recicláveis, bem como a doção de mídia nas Rádios Tupã AM e Clube 1 FM.

E, dentre tantos avanços, nessa edição vamos destacar o Projeto Pibex “Educação formal às famílias do Projeto Profissão Catador: organizando saberes para uma formação cidadã, coordenado pela docente Ieda Márcia Donati Linck, cujo objetivo geral é desenvolver um trabalho de alfabetização ou a complementação dos estudos desses sujeitos, de forma que possam ter mais autonomia e vivência cidadã, por meio da educação.

Em 2017, após pesquisa dos interesses dos catadores, a Professora Ieda priorizou o trabalho com a oralidade e organização do discurso e, para isso, vai elaborar um cronograma, com apoio da Inatecsocial, para visitações a instituições da cidade, com a finalidade de ampliar as oportunidades de exercício da fala, a partir da conscientização socioambiental. A primeira ação correu na semana passada, conforme a seguinte matéria. Boa leitura a todos!

 

Atividade de conscientização na escola Maria Bandarra

 

Membros da Associação de Catadores do Jardim Primavera promoveram uma ação de conscientização na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Bandarra Westphalen no dia 24 de agosto.

Sendo parte do Projeto EDUCAÇÃO FORMAL ÀS FAMÍLIAS DO PROJETO PROFISSÃO CATADOR: ORGANIZANDO SABERES PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ, a atividade busca trabalhar a importância do uso dos operadores argumentativos como forma de convencer os ouvintes, para que os catadores inscritos no Projeto Profissão Catdor possam ter mais autonomia e vivência cidadã.

Com a coordenação de Ieda Linck, as mini palestras que movimentaram a rotina dos estudantes, buscaram mostrar a eles e à instituição de ensino a necessidade de separar os materiais recicláveis em casa e na escola, de forma que passem a levar os materiais na associação, e que a escola também se torne um ponto de coleta.

 

Estagiária Fernanda Costa

Inatecsocial com novas atividades

 

As integrantes do projeto “Construindo alternativas para inclusão produtiva de mulheres”, coordenado pela Docente Isadora Virgolin e pela Assistente Social Cirlei Terra, iniciaram mais uma atividade que objetiva a geração de trabalho e renda, agora estão produzindo mudas de plantas medicinais.

No dia 21 de agosto, um almoço de confraternização marcou a concretização dessa ideia. O canteiro da Incubadora está repleto de plantinhas que serão comercializadas, bem como as bolsas de banner e sabão ecológico.

Inatecsocial em reunião com o Coletivo Ouvido Médio

 

A Assessora de Comunicação Mariana Wayhs e a Estagiária Fernanda Costa promoveram uma reunião com integrantes do Coletivo Ouvido Médio, Matheus Abreu, Viviana Zorze e Gabriel Franke no dia 09 de agosto na Inatecsocial. O objetivo do encontro é promover uma parceria para propagação de uma cultura de conscientização socioambiental na nossa comunidade, a partir de mídias alternativas.

Projeto Profissão Catador na Fenatrigo 2017

 

No dia 09 de agosto o Gestor Leonardo Borges e a Assistente Social Lídia Picasso do Projeto Profissão Catador Inatecsocial, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, participaram de uma reunião com Airton Becker para iniciar as negociações da participação dos catadores na Fenatrigo.

Bolsistas da INATECSOCIAL apresentam seus estudos no PAP

 

No dia 08 de agosto as bolsistas da INATECSOCIAL apresentaram seus trabalhos no PAP – Programa de Acompanhamento de Projetos, evento que ocorreu nos dias 07 e 08 de agosto no Campus da Unicruz.

Com o auxílio da professora e coordenadora Isadora Virgolin, a acadêmica de Agronomia Valéria de J. Monteiro apresentou seu Projeto PIBEX relacionado à “Coleta Seletiva Solidária na Unicruz”. Já a acadêmica de Jornalismo Ariella Guimarães mostrou os resultados referentes ao Projeto “Construindo alternativas solidárias para a Inclusão produtiva de Mulheres” e, ainda, a acadêmica de Direito Ariel Dalcim retratou seu estudo alusivo à “Lei Maria da Penha: um estudo sobre as medidas protetivas de assistência às mulheres”.

Através do parecer da banca avaliadora, o acompanhamento do Projeto terá sua continuação.

Estagiária Fernanda Costa

Inatecsocial participa de reunião com Rotary Mãe de Deus de Tupanciretã

A Inatecsocial, representada pela Assistente Social Tamara Rocha e pela Coordenadora de Base Caroline da Cruz participou da última reunião do Rotary Mãe de Deus de Tupanciretã, realizada no dia 08 de agosto. O objetivo da ação é ampliar a campanha para o descarte consciente de materiais recicláveis, levando em conta que estes geram renda para os catadores do Projeto Profissão Catador, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental.

Debatendo cidadania na Inatecsocial

No dia 07 de agosto, as mulheres do Projeto “Construindo alternativas solidárias para a Inclusão Produtiva de Mulheres” da INATECSOCIAL, se reuniam para debater sobre cidadania. O tema da ocasião foi a Lei Maria da Penha, que completa 11 anos. Com a coordenação da Assistente Social Cirlei Terra, as integrantes conversaram sobre o que diz a Lei e o que é a violência doméstica.

Após, continuaram na produção dos sabões ecológicos.

No final fizeram um chá para confraternizar, com as ervas medicinais que plantaram na mini horta da Inatecsocial.

Estagiária Fernanda Costa

Inatecsocial participa de conscientização socioambiental no Posto Médico de Guarnição de Cruz Alta

As integrantes da equipe técnica da Inatecsocial Mariana Wayhs, Tamara Perine e Marlete Soares ministraram uma oficina de conscientização socioambiental no Posto de Médico de Guarnição de Cruz Alta no dia 03 de agosto, a convite da Major Macleine Frantz Machado e da 2 Ten Graciela Hommerding.

 

A atividade iniciou com a exibição do audiovisual sobre a vida dos catadores. Em seguida foram apresentadas as ações da Inatecsocial e do Projeto Profissão Catador, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental. Para finalizar, a catadora Marlete promoveu uma atividade prática de separação de materiais e a Major Macleine reforçou a importância do comprometimento dos participantes com o descarte consciente.

Inatecsocial promove encontro com bolsistas

A docente Isadora Virgolin, uma das coordenadoras da Inatecsocial, promoveu no dia 28 de julho  um encontro com as bolsistas da Incubadora para organizar as apresentações do PAP – Programa de Acompanhamento de Projetos, que foram socializadas no Seminário de Avaliação Parcial de Projetos, nos dias 7 e 8 de agosto, na Universidade. Além disso, estiveram em pauta as produções científicas para o Seminário Interinstitucional.

Julho 2017

Mesmo em período de recesso, as atividades não param na Inatecsocial. Nessa edição você confere inúmeras ações voltadas à sustentabilidade: lutas pela ampliação da coleta seletiva nos municípios de abrangência do Projeto Profissão Catador, mutirão para limpeza e organização de espaços públicos, participações em eventos para conscientização socioambiental, visitas à Inatecsocial, realização de mais uma Fesol, dentre outras ações que você pode conferir na sequência.

Além disso, vamos iniciar a leitura com a apresentação de um dos novos projetos da Incubadora.

Temos muitas coisas para compartilhar e esperamos que você tenha uma boa e inspiradora leitura!

Como vimos na edição anterior, a Inatecsocial recebeu inúmeros projetos novos. Entre elas está:

 

A COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA NOS BAIRROS DE CRUZ ALTA E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Coordenadora: Fabiana Iser

Público-alvo: comunidade cruzaltense

Objetivo geral: motivar a criação ou o fortalecimento da comunicação comunitária, conhecendo os benefícios que advêm do seu uso como recurso de comunicação, educação e mobilização social.

Fomento: PIBIC/UNICRUZ

 

O Projeto já está em andamento da Inatecsocial, onde os bolsistas estão promovendo reuniões com os presidentes de bairros.

Saiba mais sobre essas ações em inatecsocial.com

 

Confira, agora, as notícias do último mês!

___________________________________________________________________________________________________

 

Cultivar as nossas raízes está em total sintonia com a conscientização socioambiental

Letras e melodias que falam de amor à terra, à natureza e da relação com ela. Para que as mensagens dessas belas canções sejam sempre uma realidade, para que toda a beleza dessa querência seja preservada, precisamos valorizar o trabalho dos catadores, grandes agentes ambientais, que estão trabalhando em todas as noites da coxilha na luta pela geração de trabalho e renda e pela sustentabilidade.

As Associações do Projeto Profissão Catador da Inatecsocial, patrocinado pelo programa Petrobras Socioambiental, mais uma vez tem a satisfação de poder contribuir com a realização da Coxilha Nativista.

Secretaria de Educação de Salto do Jacuí mobiliza escolas e setores públicos para doação de materiais à Associação de Catadores

 

A Assistente Social do Projeto Profissão Catador Tamara Rocha e o Secretário de Educação de Salto do Jacuí Derlei Ravanello promoveram uma reunião com gestores de escolas municipais e estudais e representantes de outros setores públicos para reforçar a existência da Associação de Catadores do Salto do Jacuí.

Na ocasião, o Secretário Derlei trouxe alternativas para que esses setores doem seus materiais recicláveis à Associação, com o objetivo de ampliar a geração de trabalho e renda, bem como contribuir com a preservação do meio ambiente.

Ficou definido que o caminho da prefeitura passará uma vez por semana para recolher os materiais e levar à Associação.

O encontro ocorreu no dia 19 de julho.

A Elemento Comunicação Visual está contribuindo com o Projeto “Construindo alternativas solidárias para a inclusão produtiva de mulheres”. Os banners que foram doados vão ser transformados em bolsas e depois comercializados, assim irão gerar renda para as mulheres que participam do Projeto.

Seja solidário. Contribua com essa ação também! Para isso, basta ligar para 55 3322 8400 ou visite a Unicruz Centro, localizada na Rua Andrade Neves, 308.

 

Estagiária Fernanda Costa

Projetos da Inatecsocial são apresentados em Reunião da Coordenadoria da Unimed – Área 3

A Gerente Administrativa da Unimed Cruz Alta Carmem Gardin dos Santos apresentou os Projetos da Inatecsocial às Unimeds de Erechim, Passo Fundo, Santa Rosa, Três de Maio, Ibirubá, Cruz Alta, Santo Ângelo e Carazinho na Reunião da Coordenadoria da Unimed – Área 3, no dia 08 de julho de 2017.

O objetivo da ação é promover a doação dos banners da Unimed, como já ocorre na de Cruz Alta, ao Projeto “Construindo alternativas para inclusão produtiva de mulheres” para a produção das sacolas de banner.

A partir de agora, todas as Unimeds acima citadas doarão seus banners ao Projeto.

Agradecemos à Carmem pela dedicação a essa causa que visa à geração de trabalho e renda.

Projeto Profissão Catador da Inatecsocial, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, no JA Ideias da RBS com Rozali Araújo, uma das coordenadoras.

JA Ideias: projeto profissão catador

Inatecsocial selecionou bolsista para atuar na Fesol

A Coordenadora Isadora Virgolin e a Assistente Social Lídia Picasso da Inatecsocial selecionaram um bolsista para participar da organização da Fesol – Feira de Economia Solidária e Criativa e das pesquisas relacionadas a esse evento. O processo seletivo ocorreu na tarde de hoje.

A Fisk Cruz Alta é parceira do Projeto “Construindo alternativas solidárias para a inclusão produtiva de mulheres”. Os banners que foram doados vão ser transformados em bolsas e depois comercializados, assim irão gerar renda para as mulheres que participam do Projeto.

Seja solidário. Contribua com essa ação também! Para isso, basta ligar para 55 3322 8400 ou visite a Unicruz Centro localizada na Rua Andrade Neves, 308.

União e Força: atitudes que marcaram o sábado do Projeto Profissão Catador

O Projeto Profissão Catador da Inatecsocial, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, participou do segundo mutirão do Projeto União e Força da AD/3, a convite do Capitão Gilmar Copetti, na manhã de sábado (08).

O clima de cooperação e solidariedade marcou o evento, que reuniu inúmeras entidades com o objetivo de limpar e organizar o antigo terreno da Escola Margarida Pardelhas.

O Projeto Profissão Catador coletou 1500 kg de materiais recicláveis, que vão gerar renda para mais de 30 famílias.

Parabéns ao Capitão Gilmar Copetti pela idealização desse Projeto que tem trazido inúmeros benefícios para a comunidade de Cruz Alta!

Junho 2017

O Inatecsocial Informa desse mês está repleto de ações voltadas à sustentabilidade e à geração de trabalho e renda.

Trata-se de uma edição especial, pois você vai conferir, além das notícias, a relação de Projetos Pibex e Pibic que integrarão as propostas da Incubadora no decorrer do ano. Boa leitura!

 

Associação de Recicladores de Tupanciretã comemora um ano de funcionamento

 

O Projeto Profissão Catador da Inatecsocial, patrocinado pelo programa Petrobras Socioambiental, fez parte do evento de comemoração de um ano de atuação da Associação de Recicladores de Tupanciretã – Terra da Mãe de Deus, representado pela Assistente Social Lídia Picasso e pela colaboradora Tamara Perine na tarde do dia 26 de junho.

O evento foi uma oportunidade para analisar a trajetória e o apoio das instituições, da Petrobras, do Projeto Profissão Catador Unicruz e da Prefeitura, bem como o incentivo da comunidade que já reconhece o catador como agente ambiental.

 

Curso de Jornalismo em aula prática na Inatecsocial

 

Os alunos do Curso de Jornalismo, orientados pela docente Fabiana Iser, foram a campo no dia 26 de junho para a produção de um documentário sobre a Inatecsocial. A ação proporcionou, além do vivenciar a técnica da entrevista, um maior conhecimento sobre a realidade dos grupos que atuam em projetos de economia solidária e criativa.

 

Estamos ansiosos aguardando a edição final!

 

Inatecsocial, Start e Coordenação de Extensão promovem reunião para socialização e integração de projetos

 

No dia 23 de junho foi realizada uma reunião, promovida pela Start, pela Coordenação de Extensão e pela Coordenação da Inatecsocial com a equipe da Incubadora, docentes e bolsistas da Unicruz, para a socialização dos empreendimentos e projetos incubados e acelerados e para verificação da possibilidade de articulação de novos projetos.

A ação foi iniciada pela fala da docente Luísa Pieniz, Coordenadora da Start, que ressaltou a importância das atividades da Incubadora e a possibilidade de integração de novos projetos com vistas a contribuir com a economia solidária e criativa.

Dando prosseguimento, as docentes Enedina Teixeira, Isadora Virgolin e Rozali Araújo, Coordenadoras da Inatecsocial, apresentaram a trajetória que constituiu a formalização da Incubadora, os empreendimentos e projetos integrantes e fizeram o convite para que os professores vinculem seus projetos à Inatecsocial.

Além disso, os docentes e bolsistas puderam apresentar as propostas de trabalho já desenvolvidas em termos de pesquisa, extensão e ensino, bem como as ideias potenciais que serão implementadas nesse ano.

Para finalizar, a colaboradora Aline Costa, Coordenadora de Extensão, informou aos presentes sobre os editais e formas de vinculação à Incubadora.

Confira os Projetos Pibex e Pibic que integrarão as propostas da Incubadora no decorrer do ano:

PIBEX

TÍTULO: DESCARTE CORRETO DE MEDICAMENTOS E COSMÉTICOS

COORDENAÇÃO: Viviane Cecília Kessler Nunes Deuschle

TÍTULO: EDUCAÇÃO FORMAL ÀS FAMÍLIAS DO PROJETO PROFISSÃO CATADOR: ORGANIZANDO SABERES PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ

COORDENAÇÃO: Ieda Márcia Donati Linck

TÍTULO: CONSTRUINDO ALTERNATIVAS PARA INCLUSÃO PRODUTIVA DE MULHERES

COORDENAÇÃO: Isadora Cadore Virgolin

TÍTULO: COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA NA UNICRUZ: UMA POSSIBILIDADE DE CONTRIBUIR COM A GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

COORDENAÇÃO: Isadora Cadore Virgolin

TÍTULO: OCORRÊNCIA DE PARASITAS EM EQUINOS DE TRABALHO E LAZER NA CIDADE DE CRUZ ALTA, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL

COORDENAÇÃO: Luciana Dalla Rosa

PIBIC

TÍTULO: INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE

COORDENAÇÃO: Ritielli Berticelli

TÍTULO: CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS: ASSOCIAÇÃO VERSUS COOPERATIVA

COORDENAÇÃO: Jaciara Tretrer

TÍTULO: A COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA NOS BAIRROS DE CRUZ ALTA E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

COORDENAÇÃO: Fabiana Iser

 

Além dos projetos Pibic e Pibex, a Inatecsocial conta com iniciativas internas:

  • Compostagem em Associação de Catadores;
  • Produção de Vassouras de Pet;
  • Fesol – Feira de Economia Solidária e Criativa;
  • Programa Gerenciador para organização de negócios de catadores de materiais recicláveis;
  • Tijolos Ecológicos produzidos com materiais recicláveis;
  • Projetos de ensino:
    • Para além da sala de aula: teorias materializadas nos projetos da Inatecsocial;
    • Educação Sexual para os filhos dos catadores / Coordenação: Kelly Krause.

 

Inatecsocial promove curso de capacitação em vendas para equipe das Vassouras de Pet

 

A equipe responsável pela confecção e venda das vassouras de pet, catadoras do Projeto Profissão Catador da Inatecsocial, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, participaram da Oficina “Aspectos da linguagem não-verbal e oral na área de vendas” ministrada pela Assessora de Comunicação Mariana Wayhs e pela Assistente Social Lídia Picasso no dia 22 de junho.

As vassouras de pet estão à venda na Inatecsocial pelo valor de R$ 8,00. Para adquirir, basta ligar para 3322 8400.

Varra o desperdício, compre sustentabilidade!

 

Projeto Profissão Catador recebe doação de agasalhos da ACI

O Projeto Profissão Catador, representado pela Coordenadora de Base Marlete Soares, recebeu uma doação de agasalhos da Campanha “Cabide não sente frio” da ACI Cruz Alta no dia 21 de junho.

 

Inatecsocial comercializa seus produtos em evento na OAB

 

As catadoras do Projeto Profissão Catador da Inatecsocial, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, participaram da Conferência de Valorização da Mulher Advogada da Região das Missões, acompanhadas da Assistente Social Lídia Picasso, a convite de Maria Aparecida de Oliveira, Presidente da Comissão da Mulher Advogada, no dia 20 de junho.

Na ocasião, puderam apresentar os produtos da Inatecsocial e comercializaram sacolas de banner e vassouras de pet.

Inatecsocial recebe visitas constantes de estudantes

 

As atividades de ensino da Inatecsocial não param, especialmente as do projeto “Para além da sala de aula: teorias materializadas nos Projetos da Inatecsocial”, coordenado pelas docentes Isadora Virgolin, Enedina Teixeira e Rozali Araújo.

No dia 14 de junho a Associação de Recicladores de Tupanciretã recebeu a visita da escola infantil Vira Cambota para educação socioambiental. Desde cedo, os pequenos cidadãos aprendem sobre a importância do descarte consciente de materiais recicláveis. Os alunos também levaram doações de plástico e papel.

Na tarde do dia 19 de junho, os estudantes do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Pejuçara, integrantes do Programa Despertar Empreendedor,  fizeram um tour pela Incubadora, acompanhados pela Professora Cristiane Contri e pela Supervisora dos Programas Educacionais Eliane Zamberlan.

O objetivo da ação foi mostrar como é possível materializar os conceitos sobre sustentabilidade. Os alunos visitaram os grupos das sacolas sustentáveis e do sabão ecológico do projeto “Construindo Alternativas para inclusão produtiva de mulheres”, coordenado pelas Assistentes Sociais Isadora Virgolin e Cirlei Terra. A atividade continuou na Associação de Catadores do Bairro Primavera, onde os visitantes puderam conferir a rotina de trabalho dos catadores e o processo de fabricação das vassouras.

Inatecsocial participa de Caminhada Ecológica

 

A Inatecsocial participou da Caminhada Ecológica organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, em parceria com o Rotary e o Exército – AD/3, no dia 12 de junho.

O objetivo da ação foi gerar uma reflexão acerca da água e do meio ambiente a fim de partir para práticas de preservação. Para isso, as entidades participantes visitaram as nascentes localizadas no CICA.

 

Curso de Biomedicina apoia Coleta Seletiva Solidária no Campus

 

O vídeo sobre a vida dos catadores do Projeto Profissão Catador da Inatecocial, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, foi exibido em mais uma Semana Acadêmica. Dessa vez, o Curso de Biomedicina participou da socialização dessas experiências.

A atividade foi coordenada pela bolsista Valéria Monteiro.

Muitas atividades marcaram a Semana do Meio Ambiente na Inatecsocial

As ações para conscientização socioambiental iniciaram no dia 06 de junho em Ibirubá, com a participação do Projeto Profissão Catador em uma ação da Secretaria de Educação e do ondema para as escolas municipais. Os alunos assistiram ao vídeo sobre a vida dos catadores e debateram o filme com a Assistente Social da Incubadora Tamara Rocha, com a catadora Jussara Martins e com a Assessora de Comunicação Mariana Wayhs.

As atividades prosseguiram no dia 07 de junho nas Escolas Carlos Gomes e Gabriel Anes da Silva em Cruz Alta, que receberam a visita do Super Seletivo e as revistinhas do Cruzaltino. Além disso, os alunos fizeram uma grande gincana para arrecadação de pets, que foram doados ao Projeto Profissão Catador.

E para encerrar com chave de ouro, mais uma escola foi visitada na tarde de 10 de junho: Ildo Meneghetti. Os alunos também bateram um papo com o Super Seletivo e esclarecerem suas dúvidas acerca da reciclagem.

As atividades foram coordenadas pela Assistente Social Tamara Rocha.

Esperamos que o Meio Ambiente não seja lembrado apenas por uma semana. Recicle hábitos e construa uma realidade diferente!

 

Projeto de Inclusão Produtiva de Mulheres em atividade sobre Economia Solidária

A Assistente Social Cirlei Terra, uma das coordenadoras do projeto “Construindo alternativas para inclusão produtiva de mulheres”, promoveu uma atividade de capacitação acerca da Economia Solidária para as mulheres do Grupo da produção de Sabão Ecológico e do Grupo das Sacolas no dia 05 de junho.

Além da exposição dos conceitos da área, foi exibido um audiovisual com essa temática e, ao final, foi aberto um espaço para a troca de ideias sobre empreendedorismo social.

Maio 2017

Momentos importantes fizeram parte do último mês de atividades na Inatecsocial: aulas nas Associações, visita do Ministro do Trabalho, entrega das motocicletas ao Projeto Profissão Catador, duas edições da Fesol, cinemas sobre a vida dos Catadores nas Semanas Acadêmicas, atividades do Curso de Enfermagem com as mulheres do projeto “Construindo alternativas para inclusão produtiva de mulheres”, participação dos catadores em eventos em Cruz Alta e Porto Alegre, visita do Posto Médico de Guarnição do Exército à Inatecsocial. São várias conquistas em prol da sustentabilidade e geração de trabalho e renda que você confere agora. Boa leitura a todos!

 

O Curso de Arquitetura e Urbanismo apoia a Coleta Seletiva no Campus

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicruz, coordenado pela docente Bárbara Tatiane Martins Vieira Nogueira, proporcionou um espaço para exibição do vídeo sobre a vida dos catadores na Semana Acadêmica, no dia 25 de maio.

A atividade foi coordenada pela bolsista da Inatecsocial Valéria Monteiro com o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica acerca da importância do descarte consciente para geração de trabalho e renda, a partir do Projeto Coleta Seletiva Solidária.

As atividades não param no Projeto de Inclusão Produtiva da Mulheres

O Projeto “Construindo alternativas para inclusão produtiva de mulheres” está em plena atividade. No dia 25 de maio o grupo de mulheres das sacolas sustentáveis entregou uma encomenda de 180 bolsas para um evento de Ciências Contábeis da Unifra.

 

Na tarde de 29 de maio, o Grupo do Sabão Ecológico participou de mais uma ação dos acadêmicos da disciplina de Educação em Saúde do Curso de Enfermagem, coordenados pela docente Kelly Krause, que promoveram o segundo encontro, agora com o tema “Alimentação e Menopausa”.

As ações continuam nos próximos meses, articulando atividades de ensino e extensão, a partir de diversas abordagens de interesse da mulher: autocuidado, saúde física, saúde mental, violência, dentre outros.

A atividade foi acompanhada pela docente Isadora Virgolin, pela Assistente Social Cirlei Terra e pela bolsista Ariela Guimarães.

 

A Assistente Social da Inatecsocial Lídia Picasso e a coordenadora de base Marlete Soares receberam a vista da Tenente Graciela Hommerding do Posto Médico de Guarnição de Cruz Alta no dia 24 de maio. A agenda foi marcada por solicitação da Major Macleine para apresentação da metodologia de trabalho do Projeto Profissão Catador, com o objetivo de conhecer as possibilidades de destinação dos materiais recicláveis gerados pelo Posto Médico ao Projeto.

Na ocasião, foi exibido o audiovisual sobre a vida dos catadores e, além disso, a Tenente Graciela obteve informações sobre os demais projetos da Inatecsocial.

 

Inatecsocial na Sipat da Fertiláqua

A coordenadora de base Simone Rodrigues do Projeto Profissão Catador da Inatecsocial, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, ministrou uma palestra sobre sustentabilidade na Semana de Prevenção de Acidentes da empresa Fertiláqua, uma das maiores parcerias do Projeto, na tarde de 23 de maio.

As atividades iniciaram com a exibição do audiovisual e, na sequência, foram apresentados os Projetos da Inatecsocial.

A ação foi finalizada com uma oficina de reciclagem, na qual os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre os materiais que podem ser separados e encaminhados às Associações.

 

 

 

Curso de Agronomia apoia a Coleta Seletiva no Campus

O coordenador do Curso de Agronomia José Luiz Tragnago abriu um espaço da Semana Acadêmica do Curso, no dia 18 de maio, para reflexão acerca dos efeitos da coleta seletiva na vida dos Catadores.

Os participantes assistiram ao vídeo sobre a realidade desses profissionais, que dependem de um ato simples e que faz toda a diferença para o meio ambiente e para geração de trabalho e renda: a separação e destinação correta dos materiais recicláveis.

A bolsista Ariella Guimarães coordenou a atividade, fazendo uma fala sobre o Projeto Coleta Seletiva Solidária da Inatecsocial.

 

 

Universidade de Cruz Alta adere às vassouras de pet e dá exemplo de sustentabilidade

A monitora da Inatecsocial Tamara Perine entregou no dia 18 de maio, à Gestora da equipe de higienização Nadir Baptista, a encomenda de vassouras de pet, realizada pela Unicruz.

A partir de agora, a equipe de higienização passará a utilizá-las nas atividades. Essa ação não é somente para varrer sujeira, mas o desperdício, com um produto sustentável, confeccionado com material reciclável.

Outras empresas também podem encomendar as vassouras sustentáveis e, além de ter um produto de qualidade para a limpeza dos ambientes, contribuir com a geração de trabalho e renda.

Curso de Jornalismo apoia a Coleta Seletiva no Campus

 

O audiovisual com a vida dos catadores do Projeto Profissão Catador da Inatecsocial Unicruz, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, foi exibido na abertura do evento “Fora da Caixa” aos acadêmicos do Curso de Jornalismo, no dia 11 de maio.

A ação foi possível devido ao apoio da Coordenadora Caroline Giacobbo, que providenciou cópia do vídeo a fim de promover sua exibição em outros momentos além desse, tendo em vista o que representa a coleta seletiva para geração de trabalho e renda a inúmeros catadores do projeto e suas famílias.

 

Projeto Profissão Catador em mais um evento da Avesol

Os catadores do Projeto Profissão Catador da Inatecsocial Unicruz, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, participaram de mais um evento promovido pela Avesol, de 08 a 10 de maio, em Porto Alegre.

Dessa vez, os temas abordados foram autogestão e gerenciamento de resíduos.

A Fesol de Dia das Mães trouxe muitas novidades para os visitantes

A Fesol, Feira de Economia Solidária e Criativa da Inatecsocial Unicruz, realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Prefeitura de Cruz Alta, teve uma edição especial no dia 11 de maio, voltada ao Dia das Mães.

Os visitantes puderam adquirir bolos com flores, artesanatos diversos, além de produtos tradicionais saborosos.

A sustentabilidade também teve seu lugar marcado pela distribuição de mudas, ação da Secretaria de Desenvolvimento Rural, e pelos produtos da Inatecsocial (sabão ecológico em barra e o ralado, sacolas de banner e vassouras de pet).

Os cachorrinhos também fizeram sucesso no evento e acabaram ganhando um lar a partir da ação da Sociedade Protetora dos Animais.

No próximo mês tem mais!

Curso de Enfermagem promove ação de valorização da mulher na Inatecsocial

Os acadêmicos da disciplina de Educação em Saúde do Curso de Enfermagem, coordenados pela docente Kelly Krause, promoveram um encontro com as mulheres do Projeto “Construindo Alternativas para inclusão produtiva de mulheres” cujo tema central foi a Saúde da Mulher. A primeira atividade aconteceu no dia de 08 de maio, na Inatecsocial, e tratou da autoestima feminina.

As ações continuam em outros momentos, articulando atividades de ensino e extensão, a partir de diversas abordagens de interesse da mulher: autocuidado, saúde física, saúde mental, violência, dentre outros.

A atividade foi acompanhada pela docente Isadora Virgolin, pela Assistente Social Cirlei Terra e pelas bolsistas Valéria Monteiro e Ariela Guimarães.

 

Fesol de Dia das Mães foi sucesso em vendas

Mais de 20 expositores comercializaram produtos de economia solidária e criativa na Fesol do dia 05 de maio, em frente à Unicruz Centro.

Muitas novidades fizeram parte dessa edição do evento, como a venda do sabão ecológico em barra e o ralado, produzidos por integrantes do Projeto “Construindo Alternativas para Inclusão Produtiva de Mulheres” da Inatecsocial, coordenado pela docente Isadora Carode Virgolin e pela Assisntente Social Cirlei Terra. Além disso, os feirantes capricharam nos produtos de Dia das Mães, tanto nos sabores das delícias caseiras quanto nas belezas dos artesanatos.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural também movimentou a Feria, com a distribuição de mudas e informações sobre ações ambientais.

A Fesol é realizada pela Inatecsocial da Unicruz em parceria com a Prefeitura e Secretaria de Desenvolvimento Rural de Cruz Alta, que, juntas, organizaram uma edição extra para o mês das mães, que aconteceu no dia 11 de maio.

 

 

Projeto Profissão Catador no “União e Força”

Os Catadores da Associação do Acelino Fores do Projeto Profissão Catador Inatecsocial, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, participaram do evento “União e Força”, organizado pela AD/3 no dia 06 de maio.

O objetivo da ação foi a conscientização socioambiental da comunidade e a arrecadação de materiais recicláveis para geração de trabalho e renda.

Parabenizamos o Tenente Gilmar Copetti e sua equipe pela proposta e organização dessa grande ação pelo bem estar social.

 

Catadores de Ibirubá no Ciclo de Debates sobre Empreendedorismo e Inovação da Unicruz

Os Catadores da Associação de Ibirubá participaram do evento “Ciclo de Debates sobre Empreendedorismo e Inovação” realizado pela Unicruz, em Ibirubá, no dia 03 de maio, onde puderam conferir as experiências do diretor da Rola Moça Alexandre Dullius.

 

Motor emancipatório

Ministro do Trabalhado entrega triciclos ao Profissão Catador; veículos auxiliarão no transporte de materiais recicáveis.

05 de março de 2017 foi um dia importante para a história do projeto Profissão Catador. A data marcou a entrega oficial de quatro triciclos doados pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), unidade vinculada ao Ministério de Trabalho e Emprego (MTE), à Incubadora e Aceleradora de Negócios Sociais (Inatecsocial) da Universidade de Cruz Alta. Os veículos, motocicletas adaptadas com um compartimento traseiro, serão utilizados pelas associações de catadores de Cruz Alta para transportar resíduos sólidos recicláveis.

A solenidade foi realizada na sede da Associação de Catadores do Bairro Jardim Primavera II e teve abertura com uma apresentação da Banda da AD/3, que tocou um breve repertório de músicas nacionais e internacionais. Na sequência a reitora Patrícia Bianchi a luta da Unicruz pela emancipação social. “O Profissão Catador é um projeto muito importante, que demanda recursos, e se não tivermos apoio do poder público, dificilmente conseguiríamos chegar aonde estamos”, disse.

O poder público mencionado pela gestora é principalmente ao MTE, que contribui com o Profissão Catador graças a um edital de fomento a empreendimentos econômicos solidários – Edital de Chamada Pública SENAES/MTE n.º 004/2011 – FOMENTO A EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS E REDES DE COOPERAÇÃO ATUANTES COM RESÍDUOS SÓLIDOS CONSTITUÍDAS POR CATADORES E CATADORAS DE MATERIAIS REUTILIZÁVEIS E RECICLÁVEIS – que originou o convênio MTE/SENAES Nº 49/2012 – SICONV n° 774175/2012.

.O responsável pela pasta, ministro Ronaldo Nogueira, participou da cerimônia e elogiou a proposta da Unicruz de estabelecer o projeto. “Em 2005 [ano de início das ações do projeto] não havia tantos editais públicos com aporte de recursos para potencializar ações como estas, mas a iniciativa da Universidade revelou um espírito solidário e comunitário. Quando uma instituição de ensino sai para fora da sala de aula e convive com as pessoas, é algo extraordinário que precisa ser reconhecido”, disse.

Conquista que comove

Os trabalhadores que serão beneficiados com os triciclos comemoraram muito a conquista. Conhecido por ser porta-voz dos catadores em eventos nacionais, o jovem Tiago Dias mais uma vez representou as 250 famílias dos quatro municípios abrangidos pelo Profissão Catador. No microfone, Tiago não fez questão de esconder o nervosismo, mas demonstrou sinceridade ao falar sobre as novas aquisições. “Vai ajudar na renda dos trabalhadores das associações. Estamos dia e noite trabalhando, sempre à disposição”, reforçou Tiago.

A gestão do projeto, que está engajada a cada semestre em busca de parcerias e novos investimentos, também acreditam que os veículos farão a diferença na geração de rendimentos. Para a professora Enedina Teixeira, presidente da Fundação Universidade de Cruz Alta e uma das coordenadoras do Profissão Catador, “é um momento muito importante para que as instituições que patrocinam o projeto conheçam o trabalho que está sendo desenvolvido pela Inatecsocial”.

O projeto Profissão Catador é executado pela Inatecsocial/Unicruz com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental e convênio da Senaes, com a cordenação das docentes Enedina Teixeira, Isadora Cadore Virgolin e Rozali Araújo.

 

Jornalista Lucas Padilha

 

Atividade na Associação do Jardim Primavera com alunos da Medicina Veterinária

 

Na tarde do dia 02 de maio a aula foi diferente para os alunos do segundo semestre de Medicina Veterinária. As docentes Isadora Virgolin e Raquel Camera uniram as atividades de suas respectivas disciplinas, Sociologia e Economia e desenvolvimento sustentável, proporcionando aos acadêmicos uma vivência prática na Associação de Catadores do Bairro Primavera.

Dessa forma, foi possível articular os conhecimentos das referidas matérias já que o Projeto Profissão Catador da Inatecsocial, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, atua, para além do objetivo de geração de trabalho e renda, na perspectiva socioambiental.

 

A ação promoveu o contato direto dos estudantes com as experiências de vida e os métodos de trabalho dos catadores.

 

 

Na próxima edição confira as diversas ações alusivas à Semana do Meio Ambiente.

inatecsocial.com

55 3322 8400

Abril 2017

A cada mês as atividades da Inatecsocial são ampliadas, novos grupos de trabalho são incorporados, aumentando as frentes de ação pela geração de trabalho e renda e pela sustentabilidade. Muitos momentos marcaram o último mês, com inúmeros desafios e conquistas. Nesse Inatecsocial Informa queremos destacar a formação de mais um grupo de mulheres no Projeto “Construindo Alternativas para inclusão produtiva de mulheres”, coordenado pela docente Isadora Cadore Virgolin e pela Assistente Social Cirlei Terra, que passou a trabalhar na produção de sabão ecológico, conforme matéria disponível no corpo desse informativo. Além disso, parcerias se iniciam e se fortalecem para realização de ações e eventos, catadores participam de mais eventos de qualificação, Inatecsocial passa a ser referência para formação de Incubadoras de outras Universidades e proporciona experiências para além da sala de aula. Tudo isso você confere a seguir. Boa leitura!

 

Inatecsocial apresenta projetos na UCS

No dia 19 de abril as coordenadoras da Inatecsocial Enedina Teixeira e Isadora Virgolin, o técnico Leonardo Borges e o catador Tiago Teles participaram de evento no curso de Tecnologia em Polímeros da Universidade de Caxias do Sul, organizado pelo professor Ademir Zattera. A atividade teve como objetivo a socialização da Tecnologia Social desenvolvida pelo projeto Profissão Catador, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, e das ações da Inatecsocial com os acadêmicos e docentes, tendo em vista que o Professor Zattera coordena um projeto com catadores em Caxias do Sul, realizado com a Senaes.

Além  disso, esse momento de integração busca estabelecer uma parceria com a Universidade de Caxias do Sul para novos projetos, tendo em vista que a UCS está buscando referência na Inatecsocial para formalização de sua Incubadora.

O Curso de tecnologia em polímeros da UCS trabalha com a transformação de materiais poliméricos, e principalmente plásticos, para desenvolver novos produtos, e a base para os experimentos são os produtos não comercializados pelos catadores pela falta de mercado, buscando um destino sustentável para os mesmos.

 

Empreendedores de economia solidária em reunião na Inatecsocial

 

A Assistente Social da Inatecsocial Lídia Picasso promoveu um momento de solicitação de experiências e troca de ideias entre os empreendedores de economia solidária e criativa que participam da Fesol.

A reunião aconteceu na tarde de 19 de abril e entre as pautas estavam a organização das próximas Fesol e as datas para maio, ficando definida a realização de duas Feiras: uma no dia 05 e outra no dia 11 de maio.

 

Inatecsocial recebe visita da Prefeitura de Campos Borges

As Coordenadoras da Inatecsocial Rozali Araujo e Isadora Virgolin apresentaram as ações da Inatecsocial e do Projeto Profissão Catador, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, às colaboradoras da Prefeitura de Campos Borges Glorinha Ramos Moraes, Primeira Dama, Cristina Soares Moraes, Vereadora e Nutricionista do município, Kátia Rodrigues, Secretária de Educação e Cultura, e Thiele Brito, Coordenadora da Assistência Social. A visita aconteceu na tarde de 17 de abril.

Entre as principais pautas discutidas estão a implementação da coleta seletiva municipal e a metodologia de trabalho dos catadores das Associações do Projeto Profissão Catador.

Projeto de Educação sexual para os filhos dos catadores

A docente do Curso de Enfermagem da Unicruz Kelly Krause e seus bolsistas estão realizando projeto de Educação Sexual com os filhos dos catadores do Projeto Profissão Catador da Inatecsocial, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental.

O primeiro encontro ocorreu na Associação do Bairro Primavera no dia 05 de abril, onde a Professora e os acadêmicos promoveram uma roda de conversas com os adolescentes, que puderam tirar dúvidas sobre sexualidade, prevenção, dentre outros.

Várias ações estão previstas para a continuidade do Projeto, com grupos de todas as Associações da Inatecsocial.

 

Inatecsocial na Feira de Economia Popular e Solidária

A Inatecsocial participou da Feira de Economia Solidária e Popular da Secretaria de Desenvolvimento Rural nos dias 12 e 13 de abril, para a comercialização de produtos sustentáveis: vassouras de pet e sacolas de banner.

 

Inatecsocial apresenta audiovisual do Projeto Profissão Catador à comunidade acadêmica

A Inatecsocial promoveu um momento de socialização do audiovisual institucional do Projeto Profissão Catador com a comunidade acadêmica no dia 11 de abril.

Na ocasião, a docente Enedina Teixeira, Coordenadora da Incubadora e Presidente da Fundação Universidade de Cruz Alta, apresentou brevemente o processo de formação da Inatecsocial e, em seguida, foi exibido o vídeo.

A teoria na prática: acadêmicos da Unicruz visitam Associação do Bairro Primavera

 

Os acadêmicos dos Cursos de Administração, Contábeis e Direito, alunos da docente Rozali Araújo na Disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente tiveram uma aula especial no dia 05 de abril com a participação do Administrador Leonardo Borges e da Assistente Social Lidia Picasso, colaboradores da Inatecsocial Unicruz. O encontro ocorreu na Associação de Catadores do Bairro Primavera, onde os visitantes puderam conhecer a metodologia de trabalho e um pouco da vida dos catadores, bem como tipo de produção, organização, desafios e conquistas desses profissionais.

A atividade girou em torno da temática “O Terceiro Setor sob o enfoque prático”.

 

Comércio justo e sustentabilidade: a quinta Fesol marcou o início do mês em Cruz Alta

A Fesol – Feira de Economia Solidária e Criativa da INATECSOCIAL – Incubadora e Aceleradora Tecnológica de Negócios Sociais da Unicruz, teve a sua quinta edição na Praça Érico Verissimo, no dia 08 de abril, e foi realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Abastecimento.

Mais de 25 expositores receberam os visitantes com produtos deliciosos, artesanatos diversos e com inúmeras novidades de páscoa.

Na tenda da Inatecsocial foram comercializadas as sacolas de lona e as vassouras de pet. Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Rural distribuiu mudas para a comunidade. Todas as ações, com o objetivo de promover a sustentabilidade e a conscientização socioambiental.

A Fesol é um evento que cresce a cada edição, contribuindo com a geração de trabalho e renda e com a prática do comércio justo.

 

 

Novo grupo de trabalho na Inatecsocial

O Projeto “Construindo alternativas solidárias para a inclusão produtiva de mulheres”, coordenado pela Professora Isadora Wayhs Cadore Virgolin e pela Assistente Social Cirlei Terra, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Cruz Alta, iniciou mais uma ação sustentável na Inatecsocial, na tarde de 03 de abril.

 

A partir do reaproveitamento do óleo de cozinha, que seria descartado, um novo grupo de mulheres passou a trabalhar na fabricação de sabão, com o objetivo de geração de trabalho e renda.

 

 

Projeto Profissão Catador no Encontro da Avesol

 

Os catadores do Projeto Profissão Catador da Inatecsocial participaram de Encontro promovido pela Avesol em Porto Alegre, nos dias 22 e 23 de março, na Casa Marista da Juventude – CAJU.

A programação iniciou na manhã do dia 22 com lideranças políticas que abordaram o assunto “Cenário da Previdência Social e o que pode mudar com a reforma”.

No dia 23 as temáticas foram relacionadas ao cotidiano e à troca de experiências acerca da realidade dos profissionais da catação.

 

Projeto Profissão Catador recebe a visita dos alunos do MBA em Gestão de IES do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung)

Os catadores, a equipe e a coordenação do Projeto Profissão Catador da Inatecsocial receberam no dia 23 de março a visita de Reitores, vice-reitores e profissionais atuantes em funções administrativas de instituições do Comung, que participaram do encontro ministrado pela coordenadora de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), professora Ana Lúcia Buogo, atividade do MBA em Gestão de IES sediada na Unicruz.

Os convidados foram recepcionados na Associação do Bairro Primavera, onde puderam conhecer a estrutura, a realidade e a metodologia de trabalho dos catadores. Antes da visita, também assistiram ao vídeo institucional do Projeto.

 

Projeto Profissão Catador na Ação do Dia Mundial da Água

O Projeto Profissão Catador da Inatecsocial participou de um evento promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Abastecimento, no dia 23 de março, em virtude do Dia Mundial da Água, a convite de Diones Biagini, Coordenador da Secretaria.

A ação iniciou com o encontro de representatividades de instituições da cidade de Cruz Alta na Praça Erico Verissimo, Inatecsocial da Unicruz, Rotary, Emater, Cáritas, Prefeitura, dentre outras.

Após uma roda de conversas a respeito do meio ambiente e do fortalecimento de parcerias para lutar por essa causa, foram realizadas abordagens aos comerciantes na Rua Pinheiro Machado para distribuição de materiais com os temas da água e da reciclagem.

Os catadores do Projeto Profissão Catador entregaram panfletos solicitando o descarte dos materiais recicláveis nos containers amarelos até às 17h, para garantir que os mesmos sejam levados às Associações para geração de trabalho e renda. Em virtude da limpeza dos containers, o que for descartado após esse horário é misturado com o lixo orgânico.

Na próxima edição

Projetos Pibic e Pibex que farão parte da Incubadora em 2017

Projetos Internos da Inatecsocial

Saiba mais sobre nossos projetos e empreendimentos no site www.inatecsocial.com

Março 2017

Vários acontecimentos marcaram o mês de março na Incubadora e Aceleradora Tecnológica de Negócios Sociais da Unicruz – Inatecsocial. Com o objetivo de compartilharmos nossas experiências com você, preparamos esse material informativo, com as principais notícias. Trotes solidários, evento de economia solidária e criativa, ações para avanços na coleta seletiva, nova entrega de sacolas sustentáveis estão entre os principais assuntos desse mês. Para iniciar, vamos socializar um projeto interno da Inatecsocial que está dando grandes passos pela sustentabilidade.

Uma boa leitura!

Uma proposta inovadora e sustentável para a construção civil

O Projeto “Materiais Sustentáveis”, coordenado pelos docentes Ricardo Lauxen, Patrícia Bersch e Gustavo Coberlini Masutti faz parte dos projetos internos da Inatecsocial e tem como objetivo o desenvolvimento de soluções inovadoras de materiais para a construção civil, com um viés sustentável.

Os pesquisadores estão trabalhando no desenvolvimento de dois compostos para os materiais e, atualmente, o projeto possue duas frentes de desenvolvimento. A primeira linha é a inserção de sacolas plásticas no composto e a segunda é a utilização de resíduos químicos tratados. Estes compostos serão utilizados na fabricação de tijolos ecológicos e pisos táteis, que deverão, em breve, ser utilizados na própria instituição.

Assim que for determinado o melhor traço dos dois compostos, o mercado terá um produto de qualidade, com o menor custo possível.

Confira outros projetos internos da Inatecsocial:

– Compostagem como geração de renda para grupos de catadores de materiais recicláveis;

– Produção de vassouras ecológicas como verticalização da produção em associação de catadores de materiais recicláveis;

– Feira de economia solidária e criativa na Universidade de Cruz Alta;

– Programa gerenciador para organização de negócios de catadores de materiais recicláveis;

– Descarte correto de medicamentos e cosméticos em estabelecimentos de saúde e beleza e domicílios de estudantes de Farmácia de Cruz Alta e demais municípios de abrangência do Alto Jacuí.

Acompanhe o Inatecsocial Informa, todos os meses, e saiba mais sobre esses Projetos.

Acesse www.inatecsocial.com e obtenha mais informações sobre nossos projetos com fomento e nossos empreendimentos.

Em pauta na Inatecsocial – Março

 

 

Projeto da Coleta de Medicamentos é divulgado no Trote Solidário da Farmácia

A divulgação do Projeto da Coleta de Medicamentos do Curso de Farmácia, realizado em parceria com a Inatecsocial, foi o objetivo do Trote Solidário do Curso de Farmácia.

Os acadêmicos passaram em todas as salas de aula para distribuir material informativo acerca dos riscos do descarte inadequado dos remédios, que podem contaminar a água, o solo e os seres humanos, e para indicar os locais dos postos de coleta no Campus: nos Centros Acadêmicos e Centro de Convivência.

Todos podem descartar os medicamentos vencidos nos coletores e contribuir com essa ação!

 

Projeto Profissão Catador em apresentação à Câmara de Vereadores

As coordenadoras do Projeto Profissão Catador da Inatecsocial, Isadora Virgolin e Enedina Teixeira, e as coordenadoras de base, Marlete Soares e Simone Dias, apresentaram as ações e dinâmica de trabalho do Projeto aos vereadores da nova gestão de Cruz Alta, no dia 13 de março.

Entre os aspectos abordados estão o histórico do Projeto e os avanços no município e região, como a conquista da coleta seletiva em dois bairros da cidade de Cruz Alta e a necessidade de apoio do poder público para a continuidade dessa ação, com o intuito primordial da geração de trabalho e renda, além da sustentabilidade ambiental.

Associação de Tupanciretã completa um ano com 67 TONELADAS de conquistas

A Associação de Recicladores de Tupanciretã – Terra da Mãe de Deus, do Projeto Profissão Catador completou um ano no dia 08 de março. Entre as conquistas dos catadores estão a coleta de 67 toneladas de materiais recicláveis, o que gerou trabalho e renda. Além disso, esse trabalho contribuiu para manter a cidade limpa e preservar o meio ambiente.

 

Fesol de março reúne inovação, criatividade e arte

A Feira de Economia Solidária e Criativa da Inatecsocial, Fesol, teve mais uma edição no dia 09 de março, no Campus da Unicruz. A comercialização de produtos da agricultura familiar, lanches caseiros, artesanato, sebo de livros, atrações artísticas integraram as ações do evento. Inovações e diversidade nos produtos dos 20 feirantes participantes chamaram a atenção dos visitantes.

Os shows de Juliano Couto, Fernando Carvalho, Fernando Ferreira e Leonardo Soares animaram o público.

A Fesol de março teve como apoiadores a Mondial Fertilizantes, a AD/3 e o 29º GAC AP. Também contamos com o auxílio dos colegas da Administração do Campus e do Núcleo Integrado de Comunicação, que contribuíram com a estrutura, organização e divulgação do evento.

 

Em abril tem mais!

 

 

Projeto da Inatecsocial entrega 100 pastas de banner para o Rotary Ana Terra

O projeto “Construindo alternativas para inclusão produtiva de mulheres”, coordenado pela docente Isadora Virgolin, entregou mais 100 sacolas sustentáveis para Maria Lucia Jacques de Oliveira,  Governadora do Distrito 4660. As pastas foram distribuídas aos participantes de um treinamento do Rotary Ana Terra.

Inatecsocial

55 3322 8400

www.inatecsocial.com

www.inatecsocialcruzalta.blogspot.com

Fevereiro 2017

A Incubadora e Aceleradora Tecnológica de Negócios Sociais da Universidade de Cruz Alta – INATECSOCIAL é um órgão responsável pelos projetos institucionais que visem atuar na área de sustentabilidade, com ênfase no econômico-social, através da economia solidária, economia criativa e comércio justo.

Com o objetivo de articular projetos para geração de trabalho e renda e inclusão social, a INATECSOCIAL busca a projeção das atividades nos cenários nacional e internacional, com representatividade junto a instituições governamentais e privadas. A incubadora está vinculada à Agência de Empreendedorismo, Inovação e Transferência de Tecnologia – Start, setor que faz parte da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unicruz.

A criação da INATECSOCIAL foi impulsionada por projetos de extensão da Universidade, desenvolvidos com apoios financeiros externos, captados através de editais e programas institucionais.

 

Imagem inline 2

Confira nossos projetos:

 

 

PROFISSÃO CATADOR

Professoras Coordenadoras: Enedina Teixeira da Silva, Isadora Wayhs Cadore Virgolin e Rozali Araújo

Fomento:  Programa Petrobras Socioambiental e Secretaria Nacional de Economia Solidária.

 

COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA NA UNICRUZ: UMA  POSSIBILIDADE  DE  CONTRIBUIR  COM  A  GERAÇÃO  DE  TRABALHO  E  RENDA  DE  CATADORES  DE  MATERIAIS RECICLÁVEIS.

Professora Coordenadora: Isadora Wayhs Cadore Virgolin

Fomento: PIBEX/UNICRUZ

 

EDUCAÇÃO FORMAL ÀS FAMÍLIAS DO PROJETO PROFISSÃO CATADOR: ORGANIZANDO SABERES PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ

Professora Coordenadora: Ieda Marcia Donati Linck

Fomento: PIBEX/UNICRUZ

CONSTRUINDO ALTERNATIVAS PARA INCLUSÃO PRODUTIVA DE MULHERES

Professora Coordenadora: Isadora Wayhs Cadore Virgolin

Fomento: PIBEX/UNICRUZ

TECNOLOGIA SOCIAL: ESTUDO DE CASO DO PROJETO PROFISSÃO CATADOR

Professora Coordenadora: Rozali Araújo

Fomento: PIBIC/UNICRUZ

 

UM ESTUDO SOBRE A IDENTIDADE SOCIOPROFISSIONAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE CRUZ ALTA

Professora Coordenadora: Isadora Wayhs Cadore Virgolin

Fomento: PIBIC/UNICRUZ

 

APLICABILIDADE DAS IMUNIDADES TRIBUTÁRIAS EM ASSOCIAÇÕES DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS PERTENCENTES AO PROJETO PROFISSÃO CATADOR DE CRUZ ALTA/RS

Professora Coordenadora: Jaciara Treter
Fomento: PIBIC/UNICRUZ

COMPORTAMENTO PRÓ-AMBIENTAL DO CIDADÃO CRUZALTENSE

Professora Coordenadora: Rozali Araújo dos Santos

Fomento: PIBIC/UNICRUZ

 

Conheça também os nossos empreendimentos no site www.inatecsocial.com

 

Em pauta na Inatec- Fevereiro de 2017

 

Inatecsocial promove Campanha para o descarte consciente de materiais recicláveis e medicamentos vencidos

A Inatecsocial, a partir do Projeto da Coleta Seletiva Solidária, está promovendo uma ação para conscientização acerca do descarte consciente de materiais recicláveis e de medicamentos vencidos no Campus, esta em parceira com o Curso de Farmácia. A ideia é recepcionar os alunos lembrando do papel de cada um como agente de transformação social, por meio da destinação correta do que consideramos lixo, para geração de trabalho e renda. Essa campanha continuará no decorrer do ano.

Inatecsocial na ação de volta às aulas da Unicruz

Inatecsocial participou da recepção aos alunos na segunda (20) no Campus, com o Projeto Profissão Catador, para lembrar à comunidade acadêmica sobre a importância da Coleta Seletiva Solidária, que busca contribuir com a geração de trabalho e renda. A ação também serviu para divulgar a Coleta de Medicamentos nos Centros Acadêmicos e Centro de Convivência, uma iniciativa do Curso de Farmácia.

 

Projeto Profissão Catador recebe convite para coleta no Carnaval de Cruz Alta

O Projeto Profissão Catador irá participar da coleta de materiais recicláveis nas atividades do carnaval de Cruz Alta, programadas para os dias 18/02, 25/02 e 04/03. O convite partiu do Relações Públicas da Liga das Escolas de Samba, Silas Marques, e da Secretária de Cultura e Turismo, Laura Ajala.

Curso de Administração da Unicruz e Simbiose se unem em combate ao Aedes aegypti

Os alunos do Curso de Administração da Unicruz, coordenados pela docente Rozali Araújo, em parceria com a Simbiose, promoveram uma ação de combate à dengue no dia 15 de fevereiro. Trata-se de uma atividade  proposta na disciplina de Responsabilidade Social e Meio Ambiente, ministrada pela Professora Rozali, que além de proporcionar um espaço de pesquisa junto à comunidade, tem o objetivo de doar amostras do produto Aedes Control, larvicida para uso doméstico altamente eficaz na eliminação dos focos do mosquito e que não afeta animais, plantas e a saúde humana.
A ação, realizada com apoio da Inatecsocial, alcançou um público expressivo.

 

Inatecsocial recebe visita da Secretaria Nacional de Economia Solidária

 

A Incubadora e Aceleradora Tecnológica de Negócios Sociais da Unicruz recebeu, na semana de 13 a 17 de fevereiro, a visita dos colaboradores da Senaes Glênio Camargo, Assessor do Ministro do Trabalho, e Luiz Otávio Araújo, Agente Administrativo, com o objetivo de monitorar e fiscalizar o bom uso dos recursos adquiridos com o convênio, baseado nas diretrizes e orientações de ações e projetos de interesse social sustentável.

As atividades iniciaram com uma recepção na Fundação Universidade de Cruz Alta, com a presença da Presidente da Fundação, Enedina Teixeira da Silva, do Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unicruz, Diego Pascoal Golle,  e das coordenadoras do Projeto Profissão Catador, Isadora Virgolin e Rozali Araújo.

A programação seguiu na Intecsocial com a apresentação dos Projetos da Incubadora e com as visitas às Associações para patrimoniamento de equipamentos.

 

Mais um passo para a renovação da coleta seletiva municipal

 

Reuniões aconteceram na semana de  06 a 10 de fevereiro para a entrega da proposta de prestação de serviço de coleta seletiva pelo Projeto Profissão Catador da Inatecsocial ao Prefeito Vilson Roberto e ao Secretário do Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Abastecimento Claudir Kniphoff. Na ocasião, os catadores Marlete Moura Soares, Tiago Dias Nascimento e Paulo Renato Silva, acompanhados das coordenadoras Isadora Virgolin, Enedina Teixeira e Rozali Araújo e Administrador Leonardo Borges, negociaram a renovação do contrato e a possibilidade de ampliação para mais dois bairros.

 

Negociações para ampliação da Coleta Seletiva em Cruz Alta

A coordenação do Projeto Profissão Catador da Inatecsocial promoveu uma reunião com Claudir Kniphoff, Secretário do Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Abastecimento, no dia 8 de fevereiro. Entre os assuntos abordados estão as tentativas de renovação do convênio da Coleta Seletiva de Cruz Alta e negociação para sua ampliação.

 

 

 

Acompanhe nossas ações no site www.inatecsocial.com

 

https://www.facebook.com/profissao.catador/

A Universidade tem 11 jovens aprendizes. Atualmente, para acessar o Programa na Instituição os jovens devem pertencer às famílias que estão vinculadas a projetos da Inatecsocial, os quais recebem capacitação, atendimento e acompanhamento dos técnicos da Incubadora.

A incubadora apoia o desenvolvimento de diversos eventos, como o Fórum de Sustentabilidade, que já está em sua sétima edição e tem o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a preservação do meio ambiente. A edição desse ano, que aconteceu de 04 a 07 de junho, contou com inúmeras atividades que movimentaram a comunidade acadêmica (oficinas no Campus e Escolas, palestras em Cruz Alta e Ibirubá, mostra de trabalhos científicos, elaboração da carta de intenções, Fórum Regional de Catadores, Lançamento oficial da ampliação da Coleta Seletiva para 44 bairros), além da palestra de abertura sobre Sustentabilidade Cultural com o músico e compositor Thedy Corrêa do grupo musical Nenhum de Nós.

Ainda, promove a Semana da Ciência e das Tecnologias Sociais da Unicruz, bem como inúmeros eventos de conscientização socioambiental nas comunidades: atividades no calçadão, mutirões nos bairros, participação em feiras e congressos, oficinas nas escolas e empresas.

Equipe técnica:

  • Keila Roberta da Cruz Ropke – Coordenação Geral;
  • Lídia Picasso e Tamara Rocha – Assistentes Sociais;
  • Mariana de Oliveira Wayhs – Assessora de Comunicação;
  • Tamara Perine – colaboradores.

Equipe da coleta seletiva:

  • Claudio Marcelino Quevedo da Cunha- coletor;
  • Cátia Daiana Zanin- coletora;
  • Franciele Silveira Lorenzzon- coletora;
  • Thiago Dias do Nascimento- motorista;
  • Jackson Locatelli Nascimento- coletor;
  • Jederson Felipe Nascimento da Costa- coletor;
  • Dilson Malheiros- motorista e Jorge Junior Pedroso Moreira- motorista.

Além disso, em 2019 contamos com 8 bolsistas, 10 professores com ações e projetos vinculados, 100 catadores, 20 participantes de famílias em situação de vulnerabilidade nos empreendimentos, 20 feirantes da economia solidária, além de inúmeros pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação da Unicruz e de outras instituições de ensino.

Os projetos vinculados à Inatecsocial figuram nos temas de inúmeras pesquisas e publicações.

Atualmente, dois filhos de catadores são acadêmicos dos Cursos de Graduação da Unicruz.

A Inatecsocial tem sua sede na Unicruz Centro –Rua Procópio Gomes nº913 sala 2, centro, Cruz Alta-RS, CEP 98050-380

Também, temos o Espaço Inatecsocial no Centro de Convivência do Campus Unicruz, para ações sustentáveis e comercialização de produtos da economia solidária e criativa.