Profª Isadora Wayhs Cadore Virgolin

Coordenadora da CPA

Anne Priscila Ouribes Santana

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cpa@unicruz.edu.br

Horários de Atendimento

Tarde
14h às 17h30min

Apresentação

O Programa de Avaliação Institucional – PAI da Universidade de Cruz Alta tem como foco principal articular os processos de avaliação interna e externa, visando desenvolver a Avaliação Institucional – AI como processo contínuo, participativo e inclusivo da comunidade acadêmica; oferecer subsídios para atualização e (re)construção do planejamento institucional norteado pela AI; possibilitar a discussão dos resultados  da AI objetivando qualificar os processos de gestão e efetivar a articulação da AI na UNICRUZ a partir das normativas do SINAES, entre CPA, Reitoria e a Fundação Universidade de Cruz Alta. Distribuídos em 05 (cinco) eixos, os processos avaliativos da instituição abrangem as dez dimensões do Sinaes:

Adaptação PUC/RS

CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é composta por representantes docentes, discentes, colaboradores e comunidade externa, distribuídos paritariamente e tem como objetivo conduzir os processos de avaliação interna da instituição. Dentre suas principais atribuições destacam-se:

I – sistematizar e prestar informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes);

II – constituir subcomissões de avaliação;

III – conhecer, elaborar e analisar documentos, relatórios e pareceres e encaminhar às instâncias competentes;

IV – desenvolver estudos e análises, visando ao fornecimento de subsídios para a fixação, aperfeiçoamento e modificação da política de avaliação institucional;

V – propor projetos, programas e ações que proporcionem a melhoria do processo avaliativo institucional;

VI – primar pelo sigilo das informações, mantendo postura ética em relação aos resultados da avaliação.

Atribuições

São atribuições da Comissão Própria de Avaliação – CPA:

I – Elaborar e/ou alterar seu Regimento a ser aprovado pelo órgão colegiado máximo da Unicruz.

II – Conduzir os processos de avaliação interna e externa.

III – Sistematizar e prestar informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, no âmbito do Sistema Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Superior – SINAES.

IV – Constituir subcomissões de avaliação.

V – Conhecer, elaborar e analisar documentos, relatórios e pareceres e encaminhar às instâncias competentes.

VI – Desenvolver estudos e análises visando o fornecimento de subsídios para a fixação, aperfeiçoamento e modificação da política de avaliação institucional

VII – Propor projetos, programas e ações que proporcionem a melhoria do processo avaliativo institucional.

VIII – Primar pelo sigilo das informações mantendo postura ética em relação aos resultados da avaliação.

Objetivo

Conduzir os processos de avaliação interna da Instituição.

Membros

Segmento representado Representação/Atuação
Coordenadora Isadora Wayhs Cadore Virgolin
Representante titular do Corpo Docente – CCSA Simone Stefanello
Representante suplente do Corpo Docente – CCSA José Luiz Tragnago
Representante titular do Corpo Docente – CCHS Patricia Mariotto Mozzaquatro Chicon
Representante suplente do Corpo Docente – CCHS Luisa Cristina Carpovinski Pieniz
Representante titular do Corpo Docente – Pós-Graduação Stricto Sensu Marília de Rosso Krug
Representante suplente do Corpo Docente – Pós-Graduação Stricto Sensu Antonio Escandiel de Souza
Representante titular do Corpo Discente – CCSA Allana Engel
Representante suplente do Corpo Discente – CCSA Marcella Barbieri
Representante titular do Corpo Discente – CCHS Daniel Klein Pinheiro
Representante suplente do Corpo Discente – CCHS Cassandra Francis Pereira Ribas
Representante titular do Corpo Discente – Pós-Graduação Stricto Sensu Lucimara Rocha de Souza
Representante suplente do Corpo Discente – Pós-Graduação Stricto Sensu Adriana da Silva Silveira
Representante titular do Corpo Técnico-funcional Claudia Raiara Almeida de Oliveira
Representante titular do Corpo Técnico-funcional Leila Beatriz Krossin Schmitel
Representante titular do Corpo Técnico-funcional Sadi Herrmann
Representante suplente do Corpo Técnico-funcional Adrieli da Silva Fogaça
Representante suplente do Corpo Técnico-funcional Eliane Catarina Reck da Rosa
Representante suplente do Corpo Técnico-funcional Leonardo da Rosa Dunker
Representante titular da Sociedade Civil Organizada Lívia Santos Martins
Representante titular da Sociedade Civil Organizada Fernando Nonnemacher
Representante titular da Sociedade Civil Organizada Rosane Giacomini Pascualeto
Representante suplente da Sociedade Civil Organizada Emilady Alves Malheiros
Representante suplente da Sociedade Civil Organizada Maristela Silva dos Santos
Representante suplente da Sociedade Civil Organizada Taísa Belzarena Monteiro

Plano de ação

2023 – 2027

ATRIBUIÇÕES

ESTRATÉGIAS

1 – Conduzir os processos de avaliação interna e externa.
  • Relatório anual e trienal, para envio ao MEC.
  • Análise documentação do setor
  • Organização processo avaliação institucional maio e outubro.
  • Reunião Diretores e Coordenadores de Curso.
  • Reunião com Programas de Pós-Graduação (lato e Stricto Sensu).
  • Visitas às salas de aula dos ingressantes para informar sobre a Avaliação Institucional, ENADE, CPC, IGC.
  • Estímulo à participação dos acadêmicos nas diferentes formas de avaliação interna e externa.
  • AI – pedagógica no sistema – cronograma Cursos/semestres
  • Geração dos resultados
  • Acesso as provas/códigos para professores e Coordenadores de Curso
  • Acompanhamento e encaminhamento dos resultados das avaliações dos professores e dos estudantes (Relatório) aos Cursos, seus NDEs e Coordenadores, para análise dos encaminhamentos necessários (gerais e pontuais)
  • Encontros com a CAI para disponibilizar os dados/resultados dos processos de AI.
  • Organização da Semana da Avaliação Institucional juntamente com a CAI.
2 – Sistematizar e prestar informações solicitadas pelo INEP, no âmbito do SINAES.
  • Organização dos dados e relatórios para Comissões internas e externas.
  • Atendimento às Comissões de avaliação in loco para recredenciamento .
3 – Constituir subcomissões de avaliação.
  • Estudo da legislação do Sinaes.
  • Estudo dos instrumentos de avaliação em conjunto com a CAI.
4 – Conhecer, elaborar e analisar documentos, relatórios e pareceres e encaminhar às instâncias competentes.
  • Estudo e análise de relatórios de avaliações internas e externas, bem como de outros documentos.
5 – Desenvolver estudos e análises visando o fornecimento de subsídios para a fixação, aperfeiçoamento e modificação da política de avaliação institucional.
  • Discussão e análise dos questionários para coleta de dados nos diferentes segmentos.
  • Estudo dos processos de AI quanto a participação efetiva dos segmentos.
  • Análise do questionário do estudante – ENADE e dos indicadores obtidos, visando melhorias propostas.
6 – Propor projetos, programas e ações que proporcionem a melhoria do processo avaliativo institucional.
  • Participação da CPA no Programa Pedagogia Universitária com propostas de como trabalhar com a AI em sala de aula (sem ameaças).
  • Organizar e realizar em conjunto com a CAI a  Semana de Avaliação Institucional.
  • Dinamizar e divulgar a página do PAI com a CAI.
7 – Primar pelo sigilo das informações mantendo postura ética em relação aos resultados da avaliação.
  • Manter o sigilo das informações e discussões realizadas nas reuniões.

INTERNO

Acompanhamento à avaliação permanente realizada pela Comissão Própria de Avaliação da Unicruz; acompanhamento e assessoramento ao retorno das avaliações nos cursos, setores da instituição, bem como à Reitoria; acompanhamento na avaliação de todas as suas ações desenvolvidas na Universidade.

Ações Realizadas

Reforma secretaria acadêmica

 

Reforma Banheiros do Prédio Central

 

Aquisição de 1.650 jogos de classes e reforma 500

Aquisição de 30 longarinas

Pintura interna das salas de aula do prédio 6

Climatização das salas de aula dos prédios 2,5,6,7,8,11,13,e 30

Reforma Mini auditório

 

Prédio 2 – Arquitetura

Pintura Interna Corredores

Reforma dos Banheiros

Criação do Escritório Modelo de Arquitetura- EMAU

Colocação de Pisos Táteis no Prédio 1

 

Melhorias nos laboratórios

 

Plantio de 200 mudas de árvores frutíferas

Áreas de Lazer / Paisagismo no Campus

Iluminação e rede elétrica na entrada do Hospital Veterinário

 

Cobertura das baias do Hospital Veterinário

 

Cobertura do Local do Ônibus 

Bebedouro Sala Conecta e Quentuxa Prédio Central

Ampliação de Tomadas de Energia Elétrica

EXTERNO

Acompanhamento permanente dos processos para avaliação de credenciamento e recredenciamento; acompanhamento à preparação dos cursos da Unicruz que recebem avaliação do MEC; acompanhamento dos cursos para realização do Enade e análise dos resultados.

Avaliação dos cursos | ENADE