Com área de concentração em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Humano e Social, o Programa possui duas linhas de pesquisa:
Linguagem, Comunicação e Sociedade: Essa linha objetiva a discussão de aspectos e questões que envolvem a linguagem em seus múltiplos fatores, como: língua, discurso, ideologia, narrativas de seu cotidiano; construção de sentido e significado das ações e práticas sociais, culturais, políticas e econômicas e ambientais efetivadas pelas comunidades loco-regionais e a sua relação com o desenvolvimento humano e social, numa perspectiva global.

Professores vinculados a essa linha de pesquisa

AGUARDANDO…

Práticas Socioculturais e Sociedade Contemporânea: Essa linha objetiva: a discussão teórica das práticas que envolvem a problemática social,cultural, política, econômica e ambiental, numa abordagem ética e cidadã que perpassa os diferentes ciclos da vida; o desvelamento da intencionalidade, da repercussão, da (re)significação do sentido que estas práticas têm para os sujeitos, na busca pela efetivação dos direitos sociais e da dignidade humana.
Professores, agentes sociais e de saúde, educadores sociais, integrantes de ONGs, membros de associações, movimentos sociais, órgãos governamentais, ligados à cultura e memória, entre outros, seja no âmbito público ou privado, voltados à transformação, potencialização e desenvolvimento do contexto regional.

GEPELC – Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Linguagens e Comunicação;  

GIEEH – Grupo Interdisciplinar de Estudos do Envelhecimento Humano/GIEEH;

GPJur – Grupo de Pesquisa Jurídica em Cidadania, Democracia e Direitos Humanos;

GPEHP – Grupo de Pesquisa em Estudos Humanos e Pedagógicos;

NEEPS – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Práticas Sociais;

NUPELS – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Linguagem e Sociedade.

Projetos vinculados à linha de Pesquisa: Linguagem, Comunicação e Sociedade

  • Cultura, história, sociedade, identidade regional: discussão do passado e presente
  • Educação republicana, direitos fundamentais e hermenêutica
  • Laboratório de História oral: memória, identidade e cultura adormecidas pelo tempo Linguagem e sociedade
  • Linguagem e Sociedade
  • Práticas discursivas, movimentos do sujeito e a produção de efeitos de sentido constitutivos da cultura e da realidade social
  • Representações e Práticas Socioculturais: Linguagem, Literatura e Cinema

Projetos vinculados à linha de Pesquisa: Práticas Socioculturais e Sociedade Contemporânea

  • Constituição, Hermenêutica e Direitos Sociais
  • Da Educação Superior à Educação Básica: articulações, movimentos e perspectivas
  • Estética e Manifestações Culturais
  • Gestão Sustentável no meio rural
  • Inclusão, Diversidade e Práticas Socioculturais
  • Meio Ambiente e sustentabilidade: percepções, práticas socioculturais e desenvolvimento rural e urbano 
  • Práticas socioculturais e econômicas: contribuições para o desenvolvimento local e regional
  • Práticas Socioculturais e Envelhecimento Populacional
  • Tecnologias no Ensino Superior e Uso de Metodologias Ativas: Possibilidades de Novas Práticas Socioculturais

Laboratório de Estudos e Práticas Socioculturais Interdisciplinares – LEPSI

O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Práticas Interdisciplinares – LEPSI, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, é um espaço interdisciplinar de articulação de estudos e pesquisas voltadas às questões sociais que apresentem vivências e experiências, busquem a emancipação e o desenvolvimento social. O Laboratório também está voltado à produção e socialização desses conhecimentos. As ações do LEPSI são desenvolvidas em interação com movimentos sociais, grupos e associações que compõem a sociedade e estão voltadas a temáticas, como: cultura e arte; necessidades especiais; diversidade sexual, de gênero e geracional; inclusão étnico-racial; preservação e sustentabilidade ambiental; geração de trabalho e renda. Além disso, terá a missão de constituir-se em um Laboratório da Vida Real, reunindo a academia e os diversos atores sociais, objetivando encontrar soluções para as grandes demandas que emergem da sociedade.

Laboratório de Desenvolvimento Humano – LDH

O Laboratório de Desenvolvimento Humano – LDH é um espaço interdisciplinar de articulação de estudos e pesquisas voltados às questões do desenvolvimento do ser, cujas ações se destinam ao atendimento das necessidades dos diferentes ciclos da vida humana: infância, adolescência, adulto e senescência.
O LDH tem por objetivo oportunizar trabalho voltado à autoestima, sociabilidade, psicomotricidade, afetividade, geração de trabalho e renda e inclusão de indivíduos em processo de educação permanente. O laboratório também objetiva a produção e socialização desses conhecimentos pelas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, pelos cursos de graduação e por grupos de pesquisas a elas vinculadas. O laboratório possui espaço adequadamente mobiliado, computador com acesso à internet, mesa de reunião e armário com livros para pesquisa.

Laboratório de Estudos e Pesquisas em Linguagem, Tecnologia e Práticas Sociais

O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Linguagem, Tecnologia e Práticas Sociais, financiado pelo CNPQ/Universal a partir de um projeto de pesquisa e inovação tecnológica, em 2023, estruturado no PPGPSDS, é um exemplo desse compromisso, proporcionando um espaço de produção de conhecimento inovador e interdisciplinar, inclusive com instituições parceiras. Tem como objetivo principal desenvolver um método que ofereça os recursos necessários para que a equipe de pesquisadores envolvidos possa desenvolver estudos e tecnologias de inovação e estratégias midiáticas para a construção de páginas voltadas a comunidades e grupos vulneráveis que necessitam de visibilidade e atenção da sociedade que aborde páginas virtuais com características de Inovação Social e analisá-las. O intuito é que essas páginas permitam que tais grupos descrevam seus reais propósitos e solicitem apoio financeiro visando diminuir o número de cidadãos em condição de vulnerabilidade socioeconômica, indo ao encontro dos objetivos da Agenda 2030.
A Representação da Informação envolve diretamente a análise de um conteúdo e a colocação do resultado dessa análise em uma expressão linguística adequada. Selecionar conteúdos com a expertise da Linguística Aplicada e da Filosofia da Linguagem, por meio dos conhecimentos da Sociolinguística, da Dialetologia e da Teleinformática, fortalece a Teoria da Comunicação associada ao compromisso social. Dessa forma, evidencia-se que o propósito deste projeto é articular a linguagem como uma prática social, permitindo que instituições assistenciais e a sociedade promovam mudanças significativas.
O Laboratório conta com uma estrutura de: uma sala de reuniões com 01 (um) datashow e um computador, 01 (uma), 01 (uma) sala para cada grupo de pesquisa: GPJUR, GPELC, NUPELS e Grupo de Pesquisa e Informação e Tecnologia – GPIT, 01 (uma) sala de Coordenação, e uma sala de estudos para mestrandos e doutorandos. A equipe responsável pelo projeto faz parte do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social (PPGPSDS) da UNICRUZ, vinculado à Linha de Pesquisa 1 — Linguagem, Comunicação e Sociedade. Além disso, está vinculada à graduação em Ciência da Computação da UNICRUZ e conta com parcerias institucionais como a UNIP, por meio do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com a Unijuí e seu Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) e com o Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), campus Panambi, instituições que possuem ampla experiência com desenvolvimento tecnológico. As atividades do Laboratório, é desenvolvido por seis doutores da linha 1 e seus grupos de pesquisa: NUPELS, GEPELC e GPJUR, além da participação de acadêmicos da graduação em Ciência da Computação.

Laboratórios de Informática

Os Laboratórios de Informática são espaços destinados à graduação e à pós-graduação, para o uso individual, para as pesquisas dos alunos, atividades docentes e desenvolvimento de outras atividades acadêmicas, sendo dois deles (de 7 laboratórios) específicos para o uso dos alunos da pós-graduação. Cada um deles conta com 25 cadeiras, mesas, computadores e datashow. A Instituição adota uma política de renovação dos computadores por meio de compras sistemáticas. Esses investimentos, conjuntamente com aqueles destinados à área administrativa, resultaram na atualização da quase totalidade dos computadores na Instituição. De maneira geral, os atuais computadores dos laboratórios de informática atendem quantitativa e qualitativamente às atividades acadêmicas desenvolvidas no programa. O acesso à internet está disponível por meio de rede wifi em todos os laboratórios e nos demais espaços institucionais, como: salas de aula, laboratórios, biblioteca, centro de convivência.

O ingresso de alunos acontece mediante abertura de edital e aprovação em processo seletivo nas modalidades:

  • Aluno Regular
  • Aluno Especial: É permitido ao candidato cursar até duas disciplinas como aluno especial, restringindo-se a uma disciplina por semestre nesta modalidade, sendo necessário para cada uma delas, ser aprovado em processo seletivo específico. Após aprovado na modalidade de aluno regular, o candidato poderá solicitar o aproveitamento das disciplinas cursadas.

O Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social oferta, anualmente, as seguintes vagas: 

  • 22 vagas para o Curso de Mestrado 
  • 11 vagas para o Curso de Doutorado

Clique aqui para conhecer o Plano de Investimento para o Mestrado*.

Clique aqui para conhecer o Plano de Investimento para o Doutorado*.

 

 

*Valores referência da turma de 2022.

Revista Di@logus

Anais da Mostra em Práticas Socioculturais

MOSTRA DE TRABALHOS EM PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS

Anais - Linguagens e Hermenêutica

Mostra de Trabalhos em Linguagens e Hermenêutica