Projeto de acadêmicas da Unicruz ganha vida em Cruz Alta
Lançamento das obras do Pórtico acontece na Avenida Plácido de Castro
Uma grande cruz de madeira erguida no final do século XVII, tornou-se ponto de invernada e pouso dos tropeiros que viajavam até Sorocaba. Naquele tempo, ao passar dos anos, Cruz Alta consolidou-se como a Terra dos Tropeiros, pelo grande fluxo de pessoas que por aqui passavam e também descansavam nestas terras.
Fatos que forjaram a história do município da alta cruz e trazem hoje a construção da beleza e dos avanços do município, no ano em que se celebra 202 anos de Cruz Alta.
A história contada através de uma obra
No ano de 2022 o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Cruz Alta junto à Prefeitura de Cruz Alta lançou o Concurso para Estudo Preliminar do Portal de Acesso ao Município de Cruz Alta. O concurso teve a participação de equipes compostas por estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição, sob a orientação de profissionais, com o objetivo de elaborar um projeto para a construção de um marco de referência dentro do contexto urbano, contribuindo para o destaque regional. Na avaliação do júri, foram analisados critérios como criatividade, dinamismo e soluções inteligentes e viáveis para uma execução posterior da proposta pela Equipe técnica da Administração Municipal. Na época, acadêmicas do curso, Camilla Barcellos de Azevedo e Julia Bronzatti Jochims, sob orientação do egresso da Unicruz, Arquiteto Vinícius Mastella foram as vencedoras!
Neste dia 05 de agosto, hoje, formadas, as Arquitetas e Urbanistas, Camilla e Julia terão a oportunidade de ver o lançamento das obras para a construção do Pórtico de acesso à Cruz Alta. A solenidade acontece no espaço onde será realizada a construção, localizado entre a Avenida Plácido de Castro e BR 158. O investimento de R$ 250 mil será realizado através de recursos provenientes de uma emenda encaminhada pelo Deputado Federal Pedro Westphalen ainda em 2021.
Confira as informações que as Arquitetas Camilla e Julia enviaram sobre o projeto:
“O projeto do Pórtico de Acesso a Cruz Alta nasceu a partir de uma ambiência arquitetônica que retratasse a sua rica história e, paralelamente, simbolizasse um novo período para o município. A estrutura foi concebida de modo que destacasse a monumentalidade das formas sólidas, aludindo às fortes raízes da cidade com sua fundação, enquanto as linhas fluídas e orgânicas retratassem as possibilidades do futuro. Para tanto, buscamos símbolos marcantes como a grande cruz de madeira, que foi o ponto original de acesso do município, e criamos referências ao tropeirismo, o primeiro grupo a passar por esse pórtico inicial da cidade. A cruz que deu início ao município está presente no meio da estrutura, para receber e abraçar qualquer pessoa que atravesse o pórtico para a nossa cidade – assim como fez com os tropeiros durante suas invernadas. Trabalhamos com materiais que relembrassem o estado natural da cidade, como madeira, concreto, gabiões, paisagismo nativo e a composição formal contrapõe-se com elementos inovadores e contemporâneos. Nossa intenção era proporcionar um espaço público de contemplação, desenvolvendo um percurso intuitivo e harmônico que convide a circulação no local para criar uma verdadeira conexão com a antiga e a nova cidade. Ficamos completamente realizados de termos sido escolhidos como projeto vencedor do concurso, pois acreditamos que edificações como essas são capazes de homenagear momentos importantes da nossa história e também fazem parte de impulso para um amanhã ainda mais brilhante. Por isso, agradecemos grandemente a Prefeitura Municipal por possibilitar a nós, na época ainda estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Cruz Alta, participar de uma ação tão valiosa como esta, bem como agradecemos aos nossos professores de graduação da Unicruz que nos habilitaram com as técnicas projetuais e a sensibilidade arquitetônica necessárias para elaborar este projeto. Esperamos que a cidade veja o Pórtico como um presente para criação de mais memórias e que os visitantes se sintam ainda mais acolhidos em Cruz Alta!” – destacam Camilla e Julia.