Envelhecimento seguro
Unati promove evento para discutir a violência contra a pessoa idosa
O Projeto Universidade Aberta à Terceira Idade da Unicruz- Unati realizou, de 15 a 17 de junho, a Semana de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. O evento, realizado no formato virtual, reuniu acadêmicos da graduação e da pós-graduação, professores, participantes do projeto, representantes do Conselho Municipal do Idoso (COMID) e da Secretaria de Desenvolvimento Social de Cruz Alta.
A abertura foi realizada no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, e contou com a participação da professora da Unisc Dra. Silvia Areosa, que falou sobre a prevenção da violência e a manutenção dos direitos do idoso garantidos pelo Estatuto do idoso.
A professora destacou que a população de pessoas com mais de 60 anos aumenta, rapidamente, no Brasil. “Segundo a OMS, o país já tem mais de 28 milhões de idosos e, nas próximas três décadas, esse número pode dobrar. Já no Rio grande do Sul, o percentual de idosos é maior do que o de crianças, sendo um desafio pensar em políticas sociais que visem ao envelhecimento bem-sucedido dessa população”.
Silvia também alertou para um tipo de violência pouco percebida no cotidiano. “Nesses casos os familiares ou cuidadores tratam o idoso como inválido ou incapacitado de realizar as suas atividades. Precisamos compreender que envelhecer não é doença”, enfatizou.
Convivência Intergeracional
A temática da segunda tarde do evento foi “Convivência Intergeracional e Práticas Socioculturais de Apoio Social entre Gerações”, com a participação da Ma. Adriana Silveira, egressa do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Unicruz,
Segundo Adriana, a troca de conhecimentos entre as gerações gera um saldo positivo para ambas as partes, crianças, jovens, adultos e idosos. Ela ainda destaca outro ganho, a troca afetiva que ajuda no desenvolvimento infantil daquelas crianças que convivem com seus avós e, consequentemente, na diminuição do sentimento de solidão dos idosos que convivem com crianças e jovens. “Cada geração tem a sua particularidade e característica, é preciso estabelecer uma relação construtiva dentro da família”, salienta.
Pesquisa estuda violência contra o idoso em Cruz Alta
O último encontro da Semana de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa abordou dados e informações sobre o envelhecimento e o cenário da violência do idoso em Cruz Alta. A temática foi abordada pela Ma. Sabrina Pereira, egressa do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Unicruz.
Com base na pesquisa realizada para dissertação do mestrado, a palestrante também relatou que, além dos maus tratos físicos, existem diferentes formas de violência que são praticadas contra a pessoa idosa, como a violência psicológica, abuso financeiro, abuso sexual, negligência e abandono. Ela mostrou que, segundo os órgãos que fazem parte da rede de atendimento, as violências mais recorrentes são de cunho financeiro e moral.
A Semana fomentou discussões e reflexões importantes sobre a problemática da violência, negligência, falta de respeito e dignidade das pessoas idosas. As palestras completas estão disponíveis no site do UNATI Unicruz. Para assistir clique aqui