Unicruz na Anvisa

Professora da Instituição faz parte do Conselho Deliberativo da Farmacopeia Brasileira

A Universidade de Cruz Alta está representada no Conselho Deliberativo da Farmacopeia Brasileira, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária- Anvisa. A professora Viviane Cecilia Kessler Nunes Deuschle, docente do curso de Farmácia e coordenadora do curso de Estética e Cosmética, foi selecionada para compor o Comitê Técnico Temático de Produtos Magistrais e Oficinais, representando a Unicruz, como profissional de instituições de ensino e pesquisa, sendo considerada atividade de relevância pública e não remunerada.

A professora comenta que eram seis vagas para esse CTT, e os candidatos deveriam possuir, como requisitos mínimos, curso superior e experiência profissional na área de interesse. “Sendo a Farmacopeia Brasileira responsável por organizar e normatizar os requisitos que estabelecem a qualidade e segurança dos insumos e medicamentos, induzindo o desenvolvimento científico e tecnológico, em prol da saúde da população em todo o Brasil, representar a Universidade nesse contexto é importante, tendo em vista a dimensão de sua abrangência e a relevância social da contribuição à saúde humana”, analisa a professora.

Viviane explica que os Comitês da Farmacopeia Brasileira têm por finalidade assessorar a Anvisa na revisão e atualização periódica dos compêndios e produtos da Farmacopeia Brasileira. Em 2021 foi aberto Edital de Chamamento Público 3/2021, para profissionais interessados em compor os Comitês Técnicos Temáticos da Farmacopeia Brasileira, que são os seguintes: Farmacopeia Brasileira; Farmacopeia Homeopática Brasileira; Formulário de Fitoterápicos; Formulário Homeopático; Formulário Nacional; Denominações Comuns Brasileira e Substâncias Químicas de Referência.

Já o Conselho Deliberativo da Farmacopeia Brasileira é composto por profissionais de instituições de ensino e pesquisa, Ministério da Saúde (MS), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Conselho Federal de Farmácia (CFF), representantes do setor produtivo de insumos farmacêuticos e de representantes do setor produtivo de medicamentos.