Ciência a serviço da comunidade

O XXV Seminário Interno de Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde discute alternativas para o bem-estar social

O Centro de Ciências da Saúde e Agrárias – CCSA, por meio do Curso de Fisioterapia da Universidade de Cruz Alta, realizou no dia 15 de junho o XXV Seminário Interno de Pesquisa, no formato virtual. No evento, coordenado pela docente Themis Carvalho, os acadêmicos das disciplinas do Curso de Fisioterapia (Metodologia da Pesquisa, Introdução à Fisioterapia, Fisioterapia na Promoção e Proteção da Saúde) fizeram a apresentação das pesquisas desenvolvidas no primeiro semestre de 2021. Nessa edição, 23 trabalhos foram apresentados pelos acadêmicos, que estão vinculados a projetos de pesquisa e extensão sem fomento.

A professora Themis explica que alguns projetos foram desenvolvidos em parceria com 9ª Coordenadoria de Saúde e de Educação e com as Secretarias Municipais de Saúde e Educação do município de Tupanciretã. “Desenvolvemos projetos sobre ansiedade e estresse dos estudantes, hábitos posturais dos alunos e sedentarismo, em 11 escolas públicas do município, com alunos do 5º ao 9º ano e com alunos do ensino médio”. Segundo a docente, a partir do levantamento de dados que demonstram, por exemplo, que a maioria dos alunos assiste às aulas remotas em ambientes inadequados, apresentaremos ações para melhorar a condição dos estudantes”.

Além dessas propostas, foram apresentados projetos sobre as práticas assistidas, as observações em todas as áreas de estágio do Curso de Fisioterapia da Unicruz, bem como sobre pacientes com doenças crônicas e o trabalho de prevenção.