Doutorando Francês desenvolve pesquisa na Unicruz

Objetivo do estudante é entender a relação da homeopatia com tratamentos na Medicina Veterinária no Brasil

A qualidade na preparação dos estudantes para o mercado de trabalho, reforça o reconhecimento da Unicruz frente aos projetos desenvolvidos pelos profissionais formados aqui. No último mês, a Universidade recebeu a visita de um aluno de doutorado da França para o desenvolvimento da sua tese na área de Medicina Veterinária.
Philippe Drugeon é estudante do Laboratoire d’Anthropologie Sociale (LAS) – École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e desenvolve seu estudo na área de antropologia, buscando compreender a relação da homeopatia no tratamento do gado leiteiro.
Em 2021, Philippe visitou o Brasil em busca de resultados para a sua pesquisa e encontrou, egressos do curso de Medicina Veterinária da Unicruz atuando de maneira referencial na área, em diferentes empresas do Rio Grande do Sul. As conversas com estes profissionais contribuíram para os estudos do pesquisador que, então, decidiu conhecer a estrutura da Universidade. Esta é a segunda vez que Philippe vem ao Brasil.
“Eu não sabia nada sobre a experiência da medicina veterinária no Brasil. E no Rio Grande Sul me pareceu que a Unicruz tem um papel importante. Me surpreendeu quantas pessoas me receberam, foi um momento muito legal compartilhar com alunos, professores e o reitor.” – destaca.
Durante a visita, Philippe foi recebido no gabinete do Reitor Fábio Dal-Soto. A comitiva formada pelo coordenador do curso de Medicina Veterinária Carlos Hermínio Fortes, professor Lucas Trevisan Gressler, professora Cátia Schneider e pela aluna Ketlin Miguel, do quarto semestre da Medicina Veterinária acompanhou o doutorando monstrando os espaços e os trabalhos desenvolvidos na Instituição.
Um dos pontos debatidos durante a visita, foi sobre a evolução das mulheres na sociedade brasileira. O reitor Fábio Dal-Soto comentou sobre a trajetória da mulher no Brasil e as lutas enfrentadas em busca de igualdade salarial e valorização nas empresas, além da sociedade como um todo. Philippe se surpreendeu com o número de mulheres presentes no Estado atuando na profissão de Médica Veterinária e comentou sobre o quanto a profissão é desafiadora para elas.
Outro ponto curioso para o doutorando, foi o fato da Universidade oferecer aulas no turno da noite também. Um fato que ocorre, principalmente, pela grande maioria dos universitários trabalharem durante o dia.
Philippe explicou que na França ele também possui uma propriedade com criação de gado leiteiro, o que lhe garante um conhecimento sobre a área. O visitante ficou surpreso com as diferenças de tamanhos e tecnologias em propriedades gaúchas, localizadas relativamente próximas umas às outras.
“Estou fazendo um estudo sobre antropologia para entender como curar as vacas aqui e na França. Me parece muito interessante fazer uma comparação nesse País onde você pode encontrar quase tudo, uma fazenda com 700 vacas e a menos de 200 km já encontramos outra propriedade com apenas duas mulheres que vão ordenhar os animais com as próprias mãos. Mundos diferentes, mas muito próximos e isso não temos na França.” – comentou.
Na sua tese de doutorado, Philippe busca compreender os resultados da homeopatia em tratamento de doenças de gado leiteiro. Além disso, um dos objetivos do pesquisador é entender se os médicos veterinários daqui recomendam esse tipo de tratamento. “Estou tentando ver como a gente vai usar a homeopatia. O que me interessa aqui nessas experiências é que funciona, mas dar uma aula sobre homeopatia é difícil, porque é muito mais difícil ter uma prova científica. “ – conclui.
Para o professor Carlos Hermínio, coordenador do curso de Medicina Veterinária, a visita reforça a importância da Unicruz na formação profissional de seus estudantes. “Isso demonstra a representatividade dos nossos egressos, a excelência dos nossos profissionais médicos veterinários. É muito importante para os acadêmicos conviverem com outra cultura, outro contexto. “
O coordenador ainda lembra que para os estudantes que buscam ampliar os conhecimentos e se projetar em novas oportunidades, a instituição oferece o programa de mobilidade acadêmica, uma dinâmica que oportuniza estudar em outros países e conhecer diferentes culturas.

Para o professor, a participação da aluna Ketlin é fundamental e enriquecedora. Durante o encontro, a estudante teve a oportunidade de contar sobre a sua trajetória, os motivos que a levaram a escolher o curso da Unicruz e também, suas experiências com a família que possui uma propriedade na região de Santa Cruz do Sul.
“A tese dele traz muitas reflexões sobre nossos serviços médico-veterinários. É muito importante termos a participação da nossa aluna, essa realidade francesa sendo entregue para nós, para nossos alunos. Conversar com uma pessoa de outra cultura faz toda a diferença também para nós professores que somos envolvidos com a pesquisa, extensão, isso é fundamental e agrega aos alunos da Universidade.” – salienta Carlos Hermínio.