Cesta básica em Cruz Alta está mais barata

Queda de 4,46% é registrada no mês de abril

Você já parou para somar o quanto gasta com a compra dos produtos necessários para compor a cesta básica da sua família no supermercado? Mensalmente, o Banco de Dados Regional da Universidade de Cruz Alta, projeto vinculado a Agência de Empreendedorismo, Inovação e Transferência de Tecnologia da Unicruz – START, realiza nos dois primeiros dias do mês, a pesquisa de preços dos 51 itens que compõem a Cesta de Produtos Básicos da Família.

O boletim publicado em abril, apresenta um decréscimo de 4,46% quando comparado aos preços médios do mês de março. Se no mês passado eram necessários a soma de R$ 1.040,50, em abril, a aquisição da cesta tem um custo de R$ 994,06, o que representa a redução de R$ 46,44.

A pesquisa é realizada em oito supermercados de Cruz Alta e com a análise de dados do boletim, o consumidor tem a possibilidade de fazer escolhas e economizar nas compras do mês.

Com base no valor do salário mínimo de R$ 1.320,00, eram necessários 0,79 salários para aquisição dos itens da cesta básica em março/23. Neste mês, o valor total da cesta representa 0,75 salários mínimos. Entre os produtos que mais sofreram aumento de preço estão a banana com alta de 18,66%. O produto que obteve maior queda foi o aparelho de barbear, representando 31,53% de redução no seu valor.

De acordo com o Decreto lei 399 de 30 de abril de 1938, a ração essencial mínima composta por 13 alimentos (feijão, arroz, farinha, pão, carne, leite, açúcar, banana, óleo, margarina, tomate, café e batata), registrou um decréscimo de 4,56%, custando assim R$ 477,73. Essa diferença é resultado principalmente, da redução de preços dos itens dos grupos dos hortigranjeiros e das carnes e derivados. Para acessar todos os dados divulgados no boletim, confira no link abaixo:

Boletim Cesta Mensal Abril 2023