APRESENTAÇÃO

O Núcleo de Estatística Aplicada – NEA é um setor integrante das Pró-reitorias de Graduação e de Pós-Graduação que oferece assessoria, consultoria e capacitação em estatística para os docentes e discentes da UNICRUZ

FINALIDADES

•  O Núcleo de Estatística Aplicada da Universidade de Cruz Alta – NEA/UNICRUZ é o órgão responsável pela assessoria e/ou consultoria à aplicação da estatística em investigações técnico-científicas desenvolvidas por docentes e discentes da graduação e pós-graduação da universidade, contribuindo com o planejamento metodológico, a obtenção e a organização dos dados, bem como, a análise e interpretação dos resultados obtidos sejam de caráter qualitativo e/ou quantitativo.
  • O NEA/UNICRUZ atuará no delineamento de pesquisas, na orientação e na análise estatística dos dados por meio de ferramentas estatísticas computacionais, de técnicas de análise de dados qualitativos e na interpretação dos resultados obtidos que serão apresentados na forma de relatórios.
  • O NEA/UNICRUZ também será responsável pela organização e análise estatística de dados institucionais ligados aos setores de gestão, desde que oficializados por sua coordenação.
  • O NEA/UNICRUZ está subordinado à Pró-Reitoria de Graduação e à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade de Cruz Alta.

ATRIBUIÇÕES

As atividades desenvolvidas pelo NEA/UNICRUZ ocorrerão nas modalidades de assessoria, consultoria e capacitação técnico-científica.

A assessoria se dará por meio do auxílio e/ou realização da análise estatística conforme objetivos estabelecidos na proposta submetida à apreciação do NEA/UNICRUZ.

São atribuições no âmbito da assessoria:

I – Auxiliar no delineamento metodológico do projeto no que tange à amostragem, ao planejamento dos experimentos, à obtenção e à organização dos dados;

II – Realizar a análise estatística utilizando técnicas discutidas previamente com o responsável pelo encaminhamento da proposta ao núcleo;

III – Contribuir com a interpretação dos resultados estatísticos obtidos juntamente com o responsável pelo encaminhamento da proposta ao núcleo;

IV – Emitir em formulário específico, a apresentação do tratamento estatístico, descrição e interpretação dos resultados.

A consultoria ocorrerá por meio da emissão de pareceres acerca do delineamento metodológico da proposta encaminhada ao núcleo.

São atribuições no âmbito da consultoria:

I – Avaliar se o instrumento de coleta de dados e a amostra estão em conformidade com os objetivos a serem alcançados na análise estatística dos dados;

II – Avaliar e/ou orientar a organização do banco de dados em softwares específicos;

III – Avaliar e/ou indicar a ferramenta estatística mais apropriada à proposta e sugerir softwares para aplicação;

IV – Avaliar e/ou recomendar a melhor forma de apresentação dos resultados estatísticos.

As capacitações poderão ocorrer por meio da oferta de cursos, oficinas, workshops, e similares, visando a formação e o aperfeiçoamento no uso de testes e ferramentas computacionais na análise estatística de dados.

OBSERVAÇÃO: Quando o atendimento pelo núcleo não envolver todas as atribuições referentes à assessoria e/ou consultoria, o NEA/UNICRUZ não se responsabilizará por eventuais equívocos no delineamento metodológico de proposta previamente encaminhada para apreciação; não é atribuição do núcleo a definição do tema e objetivos da proposta.

Dra Michele Ferraz Figueiró
Coordenadora do Núcleo de Estatística Aplicada – NEA
Pós-Doutora em Estatística – IME/USP
Doutora em Física – FMA/USP
Mestre em Física – FMA/USP
Bacharel em Física – UFSM

Gabriel da Silva Jochims e João Breno Barasuol
Estagiários do Núcleo de Estatística Aplicada – NEA
Acadêmicos do curso de Ciência da Computação – UNICRUZ

Segunda-feira: 14:00 até 17:30.

Quarta-feira: 14:00 até 17:30.

OBSERVAÇÃO:  Caso seja necessário o atendimento em outro horário, entrar em contato conosco no e-mail: nea@unicruz.edu.br.

CONTATOS

A demanda pela assessoria, consultoria ou capacitação deve ser solicitada, via formulário disponível em DOCUMENTOS, preenchido pelo docente responsável pela proposta e enviado para o e-mail: nea@unicruz.edu.br.

LOCAL DE REALIZAÇÃO

O NEA está localizado no prédio 1 no 2º andar.

SOFTWARE

Em breve.

Oficina "Análise de Dados Textuais usando o Software IRAMUTEQ"

Descrição: Nessa oficina serão apresentadas técnicas estatísticas para a análise de dados textuais provenientes de uma pesquisa de caráter qualitativo, tais como:

• Tabelas de frequências das palavras;
  • Núvem de palavras;
  • Grafos;
  • Análise de similaridade e AFC;

Data: 05 (parte I) e 19 (parte II) de novembro

Horário: 14h30min às 17h

Local: Núcleo de Estatística Aplicada (NEA)

Inscrição: via e-mail: nea@unicruz.edu.br
Observação: Necessário trazer o notebook.

Oficina "Introdução ao Delineamento de Pesquisa"

Descrição: Delineamentos e procedimentos de pesquisa; Análise e interpretação estatística de dados de pesquisa; Elaboração de relatório de pesquisa e divulgação dos resultados estatísticos.

Data: 26 (parte I) e 28 (parte II) de novembro

Horário: 14h30min às 17h

Local: Núcleo de Estatística Aplicada (NEA)

Inscrição: via e-mail: nea@unicruz.edu.br
Observação: Necessário trazer o notebook.