Profª Maria Christina Schettert Moraes
Coordenadora da CPA
Regina Brandão Drum
Apoio Técnico
Contatos
Horários de Atendimento
Tarde
14h às 17h30min
Apresentação
O Programa de Avaliação Institucional – PAI da Universidade de Cruz Alta tem como foco principal articular os processos de avaliação interna e externa, visando desenvolver a Avaliação Institucional – AI como processo contínuo, participativo e inclusivo da comunidade acadêmica; oferecer subsídios para atualização e (re)construção do planejamento institucional norteado pela AI; possibilitar a discussão dos resultados da AI objetivando qualificar os processos de gestão e efetivar a articulação da AI na UNICRUZ a partir das normativas do SINAES, entre CPA, Reitoria e a Fundação Universidade de Cruz Alta.
Processos avaliativos realizados pela UNICRUZ
Adaptação PUC/RS
CPA
Comissão instituída no âmbito da IES, responsável pela condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo MEC/Inep, cuja composição assegura a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, com atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na IES. Constituída por representantes de colaboradores, alunos, professores, sociedade civil organizada.
Atribuições
São atribuições da Comissão Própria de Avaliação – CPA:
I – Elaborar e/ou alterar seu Regimento a ser aprovado pelo órgão colegiado máximo da Unicruz.
II – Conduzir os processos de avaliação interna e externa.
III – Sistematizar e prestar informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, no âmbito do Sistema Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Superior – SINAES.
IV – Constituir subcomissões de avaliação.
V – Conhecer, elaborar e analisar documentos, relatórios e pareceres e encaminhar às instâncias competentes.
VI – Desenvolver estudos e análises visando o fornecimento de subsídios para a fixação, aperfeiçoamento e modificação da política de avaliação institucional
VII – Propor projetos, programas e ações que proporcionem a melhoria do processo avaliativo institucional.
VIII – Primar pelo sigilo das informações mantendo postura ética em relação aos resultados da avaliação.
Objetivos
A Comissão Própria de Avaliação – CPA visa conduzir os processos de avaliação interna da Instituição.
Membros
Segmento representado | Composição 2022 |
Coordenadora | Maria Christina Schettert Moraes |
Representante do Corpo Docente – CCHS | Isadora Wayhs Cadore Virgolin |
Representante do Corpo Docente – CCSA | Dinara Hansen |
Representante do Corpo Docente – Pós Graduação Stricto sensu | Marilia de Rosso Krug |
Representante do Corpo Discente – CCSA | Ana Laura Ross Malmann |
Representante do Corpo Discente – CCHS | Cassandra Francis P. Ribas |
Representante do Corpo Discente – Pós Graduação Stricto sensu | Gabriela Soares |
Representante do Corpo Técnico-administrativo | Danielle Schenkel Lopes |
Representante do Corpo Técnico-administrativo | Aline Aparecida Cezar Costa |
Representante do Corpo Técnico-administrativo | Laura Suelen Ribas Oliveira |
Representante da Sociedade Civil Organizada | Emilady Alves Malheiros |
Representante da Sociedade Civil Organizada | Marcio Laufer |
Representante da Sociedade Civil Organizada | Sinara Fontoura Dorneles Machado |
Plano de ação
2020-2023 |
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ATRIBUIÇÕES |
ESTRATÉGIAS |
1 – Conduzir os processos de avaliação interna e externa. |
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2 – Sistematizar e prestar informações solicitadas pelo INEP, no âmbito do SINAES. |
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3 – Constituir subcomissões de avaliação. |
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4 – Conhecer, elaborar e analisar documentos, relatórios e pareceres e encaminhar às instâncias competentes. |
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5 – Desenvolver estudos e análises visando o fornecimento de subsídios para a fixação, aperfeiçoamento e modificação da política de avaliação institucional. |
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6 – Propor projetos, programas e ações que proporcionem a melhoria do processo avaliativo institucional. |
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7 – Primar pelo sigilo das informações mantendo postura ética em relação aos resultados da avaliação. |
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Relatório Autoavaliação Trienal 2015-2017
O gráfico abaixo demonstra o número de participantes no ciclo avaliativo.
Participantes estudantes no ciclo avaliativo
Como é possível observar no gráfico acima, a instituição teve avanços significativos no triênio mas ainda precisa continuar mostrando à comunidade acadêmica que seu trabalho é coletivo as reivindicações desse segmento, se comprovada sua importância e necessidade, vai aos poucos sendo implantadas por um plano de melhorias. Dessa forma pode consolidar um dos objetivos que é a cultura de avaliação.
O gráfico a seguir contempla o número de docentes e sua participação na autoavaliação do triênio.
Participantes docentes ciclo avaliativo
A participação docente foi efetiva na autoavaliação do triênio
Participantes Funcionários ciclo avaliativo
Observando-se o gráfico pode-se perceber a efetiva participação do corpo técnico funcional no processo de autoavaliação.
Participantes Avaliação Institucional Geral Unicruz 2015-2017
O quadro a seguir apresenta um panorama geral da participação dos discentes, docentes e corpo técnico-funcional mostrando que é necessário melhorar os índices de participação dos estudantes.
Índice de Satisfação da comunidade acadêmica nas disciplinas de Graduação.
2015
2016
2017
Índice Geral de Cursos – IGC contínuo
A figura acima mostra todo o trabalho de aprimoramento de gestão da Instituição, apresentando como resultado um crescimento significativo do Índice Geral de Cursos, e o protagonismo da autoavaliação para o avanço da qualidade da IES. Os números em 2014 e 2015 tiveram queda em função da mudança na metodologia do cálculo pelo Inep, mas o trabalho continua crescente.
Durante este período, a taxa de crescimento do IGC UNICRUZ foi de 29,77 %, enquanto que do IGC médio das instituições do COMUNG foi 7,69%.
Nivelamento
Atendimento ofertado pelo NAEP – Núcleo de Apoio ao Estudante e ao Professor com disciplinas de Núcleo comum como: matemática, cálculo, física, química, produção textual e para disciplinas específicas quando solicitado pelos cursos. Nestes três últimos anos o número de atendimentos foram os seguintes:
Os egressos que responderam sobre o que faltou, destacaram algumas lacunas do seu processo formativo, tais como: aulas práticas; vivências em rotinas da prática profissional (contábil, dos tribunais, do forum …) do cotidiano da profissão ; estágios na área de atuação; elevar nível das aulas e exigir mais dos alunos.
Formação Continuada dos Egressos
Mundo do Trabalho
Percepções dos Cursos pelos Egressos
Percepções da UNICRUZ pelos Egressos
Escolheria a UNICRUZ para realização de outro Curso
Os gráficos acima demonstram as percepções sobre o mundo do trabalho, sobre a percepção da instituição formadora, bem como a possibilidade de realizar cursos de pós-graduação na instituição.
Mobilidade acadêmica
NAE – NAEP e NAIU
Atendimentos realizados para os estudantes no triênio
Ano | Nº de atendimentos – estudantes | Nº de Professores | Setor |
---|---|---|---|
2015 | 107 | 11 | NAE |
2016 | 147 | 30 | NAE |
2017 | 334 | 32 | NAEP |
522 | NAIU |
*Neste processo ocorreu a divisão dos setores.
Relatório de Avaliação Institucional 2023
INTERNO
Acompanhamento à avaliação permanente realizada pela Comissão Própria de Avaliação da Unicruz; acompanhamento e assessoramento ao retorno das avaliações nos cursos, setores da instituição, bem como à Reitoria; acompanhamento na avaliação de todas as suas ações desenvolvidas na Universidade.
Autoavaliação
Alguns resultados da Avaliação Institucional
Satisfação Geral Funcionários – 2017
Direção de Centro
Discentes 2017
Docentes 2017
Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social
Discentes 2017
Docentes 2017
Funcionários 2017
Ações Realizadas
Reforma secretaria acadêmica
Reforma Banheiros do Prédio Central
Aquisição de 1.650 jogos de classes e reforma 500
Aquisição de 30 longarinas
Pintura interna das salas de aula do prédio 6
Climatização das salas de aula dos prédios 2,5,6,7,8,11,13,e 30
Reforma Mini auditório
Prédio 2 – Arquitetura
Pintura Interna Corredores
Reforma dos Banheiros
Criação do Escritório Modelo de Arquitetura- EMAU
Colocação de Pisos Táteis no Prédio 1
Novas Instalações Unicruz Centro
Núcleo Integrado de Comunicação – NIC
Novo Layout.
Melhorias nos laboratórios
Plantio de 200 mudas de árvores frutíferas
Áreas de Lazer / Paisagismo no Campus
Iluminação e rede elétrica na entrada do Hospital Veterinário
Limitador de velocidades
Cobertura das baias do Hospital Veterinário
I Seminário de Avaliação Institucional
Data / período |
Programação |
Ministrante |
---|---|---|
16/11/2011- manhã | Avaliação Institucional e as IES Comunitárias | M.Sc. Marcos Eduardo Casa |
16/11/2011- tarde | Autoavaliação na UNICRUZ- Exposição do trabalho realizado pela CPA | Membros da CPA |
16/11/2011- noite | Discussões dirigidas inter Centros | Membros da CPA, Diretores de Centros e coordenadores de Cursos. |
CPA realiza 1º Encontro de Avaliação Institucional
“O (re)pensar na academia”. Sob essa temática, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade de Cruz alta promoveu nesta quarta-feira (16) o 1º Encontro de Avaliação Institucional. Integrantes da Reitoria e da Fundação Unicruz, além de professores e funcionários da Instituição participaram da atividade. Durante a manhã, o professor e membro da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Marcos Eduardo Casa, apresentou uma palestra abordando a Avaliação Institucional e as Instituições de Ensino Superior (IES) Comunitárias. A atividade aconteceu no miniauditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas.
Professor também falou sobre o fortalecimento das universidades comunitárias
De acordo com o professor, que também faz parte do Programa de Avaliação das Universidades Comunitárias Gaúchas (Paiung), a revisão de conceitos é fundamental para o desenvolvimento das instituições de ensino. “A autoavaliação das universidades traz grandes respostas para a organização interna. É necessário sabermos o que fazer com o resultado das avaliações”, afirma.
Ouvintes da palestra conheceram o trabalho de autoavaliação da Instituição
Hoje à tarde, a coordenação da CPA apresenta o trabalho de autoavaliação realizado pela Comissão Própria da Unicruz. Durante o turno da noite, as discussões serão dirigidas para os centros de ensino da Instituição.
II Seminário de Avaliação Institucional
III Seminário de Avaliação Institucional
IV Seminário de Avaliação Institucional
PROGRAMAÇÃO
Data /Horário |
Programação e Local |
Ministrante |
---|---|---|
09/11/15 a 12/11/15 | II Semana de Avaliação Institucional – Discussão a partir dos resultados da Avaliação Institucional nas salas de aula. | Professores com suas turmas. |
13/11/15 | Abertura 14h 30min
– Palestra: Avaliação e os processos de gestão. Local: Salão nobre Público alvo: Docentes e Corpo Técnico Funcional |
– Maria Cristina Gubiani Aita |
13/11/15 | 16h – Formação para os Membros da CAI e CPA sobre o uso dos dados resultantes dos processos de autoavaliação nos processos de gestão.
Local: Salão nobre |
– Marion Creutzberg |
13/11/15 | Abertura 19h e 30min
– Palestra: O IMPACTO do ENADE NA TRAJETÓRIA DO ESTUDANTE Local salão nobre Público Alvo: Discentes |
– Marion Creutzberg |
23/11/15 | Encontro dos líderes de turma com a Reitoria.
Local: Miniauditório CCHS |
Encontro Reitoria Com Lideres de Turma – 2015
Palestra com funcionários 2015
V Seminário de Avaliação Institucional
V ENCONTRO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
13 A 20 DE NOVEMBRO DE 2017
CRONOGRAMA das ATIVIDADES
DATA |
HORÁRIO |
SETOR/RESPONSÁVEL |
Nº PESSOAS |
LOCAL |
13.11 – 2ºfeira | Formulário setores no google forms | |||
Formulário docentes no google forms | ||||
Manhã e tarde | Seminário discente – salas de aula | Cursos diurnos | ||
TARDE | Seminário docentes por curso | NDE e Colegiados de Curso | ||
19h – 20h30min | Seminário discente Sala de aula | |||
21h – 22h30min | Seminário discente Sala de aula | |||
14.11 – 3º feira | Seminário discente – salas de aula | |||
TARDE | Seminário docentes por curso | NDE e Colegiados de Curso | ||
19h – 20h30min | Seminário discente Sala de aula | |||
21h – 22h30min | Seminário discente sala de aula | |||
16.11 – 5º feira | ||||
Tarde | 14h – | Sistematização por cursos diurnos | ||
Noite | 19h | Sistematização por cursos noturnos | ||
17.11 – 6º feira | 14h | Sistematização dos setores – representantes de setor | ||
14h | Sistematização final docentes por curso | |||
19h30min | Sistematização final por representantes de curso | |||
20.11 – 2ª feira | 14h
15h
16h |
Apresentação final pelos docentes representantes por curso
Apresentação final pelos discentes representantes dos cursos diurnos
Apresentação final pelos representantes dos setores |
Participação Reitoria, membros da CAI e da CPA | Local: Miniauditório |
19h30min | Apresentação final pelos discentes representantes dos cursos noturnos | Participação Reitoria, membros da CAI e da CPA | Local: Miniauditório | |
29.11 | 19h30min | Encontro Representantes de Curso com a Reitoria. | Sala 101 p/7 |
VI Seminário de Avaliação Institucional
VI ENCONTRO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
06 A 13 DE NOVEMBRO DE 2018
Objetivos:
- Possibilitar reflexões sobre o processo de Avaliação Institucional como elemento articulador de gestão e a consequente qualidade do ensino superior na UNICRUZ.
- Integrar a comunidade acadêmica na discussão do seu processo de avaliação, bem como na socialização de seus desafios e suas conquistas.
Data |
Horário |
Local |
Envolvidos |
Pauta |
Responsável/Convidado |
---|---|---|---|---|---|
06/11 |
M-T-N |
Prédio Central |
Comunidade Acadêmica |
Participação e conquistas |
CAI/ CPA |
07/11 |
9h30min |
Sala 109 P/7 |
Fundação Unicruz Reitoria Diretores de Centro Membros da CAI e da CPA Coordenadores de Pesquisa, de Extensão e de Pós-Graduação |
AI e o processo de gestão do ensino superior |
Convidada Profª Sibila Rocha, Coordenadora CPA da UFN Santa Maria/RS |
14 horas |
Sala 109 P/7 |
Corpo Técnico-funcional |
AI e a qualificação do serviço universitário |
Convidada Profª Sibila Rocha, Coordenadora CPA da UFN Santa Maria/RS |
|
15 horas |
Salão Nobre |
Diretores de Centro Coordenadores de Curso Membros dos NDEs dos Cursos |
Gestão de Curso e o Plano de Ação a partir dos dados coletados |
Convidada Profª Sibila Rocha Coordenadora CPA da UFN Santa Maria/RS |
|
08/11 |
M –T -N |
Prédio Central Centros/ Setores |
Comunidade Acadêmica |
Divulgação de conquistas (SELO) |
CAI / CPA |
09/11 |
M –T -N |
Prédio Central Centros Setores |
Comunidade Acadêmica |
Divulgação de conquistas (SELO) |
CAI / CPA |
12/11 |
M –T -N |
Salas de aula Setores |
Professores e respectivas turmas Coordenadores de Curso Coordenadores e Supervisores de Setor |
Discussão a partir dos resultados da Avaliação Institucional de 2018: Avanços – Fragilidades – Propostas |
CAI/CPA Coordenadores de Curso Coordenadores e Supervisores de Setor |
13/11 |
19h30min | Sala 101 P/7 |
Acadêmicos Representantes de Curso |
AI e conquistas: cenário de avanços da qualidade do ensino superior na UNICRUZ |
Reitoria CAI /CPA |
Palestras manhã
Palestras com os funcionários
Palestra com NDE
Encontro Representantes de curso e Reitoria
Selo Conquistas
EXTERNO
Acompanhamento permanente dos processos para avaliação de credenciamento e recredenciamento; acompanhamento à preparação dos cursos da Unicruz que recebem avaliação do MEC; acompanhamento dos cursos para realização do Enade e análise dos resultados.
Avaliação dos Cursos
Tabela 1 – Indicadores de Qualidade
IGC |
||
---|---|---|
Ano |
IGC Contínuo |
Faixa |
2007 |
2,15 |
3 |
2008 |
2,08 |
3 |
2009 |
2,25 |
3 |
2010 |
2,47 |
3 |
2011 |
2,54 |
3 |
2012 |
2,74 |
3 |
2013 |
2,89 |
3 |
2014 |
2.80 |
3 |
2015 |
2.70 |
3 |
2016 |
2,79 |
3 |
2017 |
2.85 |
3 |
Fonte INEP/2018
2014
- Reconhecimento do Curso de Educação Física – Bacharelado – Conceito 4;
Portaria de Reconhecimento nº 64 de 28/01/2015. - Renovação de reconhecimento do Curso de Letras Português/Espanhol – Conceito 4;
Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 279 de 01/07/2016. - Renovação de reconhecimento do Curso de Direito – Conceito 4;
Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 545 de 05/06/2017.
2015
- Renovação de reconhecimento do Curso de Letras Português/Inglês – Conceito 4;
Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 547 de 05/06/2017. - Autorização do Curso de Engenharia Civil (presencial) – Conceito 3;
Portaria de Autorização nº 338 de 26/07/2016.
2016
- Autorização do Curso de Ciências Aeronáuticas – Conceito 4;
Portaria de Autorização nº 889 de 29/12/2016.
2017
- Autorização do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (presencial) – Conceito 4;
Portaria de Autorização nº 1021 de 27/09/2017. - Autorização do Curso de Administração (EaD) – Conceito 4;
Portaria de Autorização Provisória nº 370 – DOU de 23/04/2018. Aguardando publicação da Portaria definitiva no Diário Oficial da União. - Autorização do Curso de Ciências Contábeis (EaD) – Conceito 4;
Portaria de Autorização Provisória nº 370 – DOU de 23/04/2018. Aguardando publicação da Portaria definitiva no Diário Oficial da União.
2018
- Renovação de Reconhecimento do Curso de Arquitetura e Urbanismo – Conceito 4;
Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 802 de 09/11/2018. - Renovação de reconhecimento do Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética – Conceito 4;
Aguardando publicação no Diário Oficial da União a Portaria de Renovação de Reconhecimento. - Credenciamento Institucional para oferta de Educação a Distância – Conceito 4;
Portaria de Autorização Provisória nº 370 – DOU de 23/04/2018. Aguardando publicação da Portaria definitiva no Diário Oficial da União. - Autorização do Curso de Enfermagem (EaD) – Conceito 3;
O Relatório da Comissão de Avaliação in loco foi impugnado tanto pela IES como pela SERES, sendo que a IES apresentou contrarrazão em 30/07/2018. O referido recurso foi analisado pela CTAA em 03/07/2019, majorando alguns conceitos obtidos e minorando outros concluindo, através do parecer nº 140002, pela manutenção do conceito final 3 do Curso de Enfermagem EaD. - Autorização do Curso de Engenharia de Produção (EaD) – Conceito 4;
Portaria de Autorização Provisória nº 370 – DOU de 23/04/2018. Aguardando publicação da Portaria definitiva no Diário Oficial da União.
2019
- Autorização do Curso de Engenharia Civil (EaD) – Conceito 4;
O Relatório da Comissão de Avaliação in loco foi impugnado pela SERES em 07/05/2019; a IES apresentou contrarrazão em 15/05/2019. O referido recurso foi encaminhado a CTAA em 15/05/2019 e encontra-se aguardando análise. - Reconhecimento do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária – Conceito 4;
Aguardando publicação da Portaria de Reconhecimento no Diário Oficial da União. - Reconhecimento do Curso de Engenharia Civil (presencial) – Conceito 3;
Aguardando publicação da Portaria de Reconhecimento no Diário Oficial da União.
UNICRUZ – CONCEITOS DE CURSOS (CC) PRESENCIAIS
CURSO | ATO REGULATÓRIO | ANO | CONCEITO DE CURSO (CC) |
---|---|---|---|
Educação Física – Bacharelado | Reconhecimento | 2014 | 4 |
Letras Português/Espanhol | Renovação de Reconhecimento | 2014 | 4 |
Direito | Renovação de Reconhecimento | 2014 | 4 |
Letras Português/Inglês | Renovação de Reconhecimento | 2015 | 4 |
Engenharia Civil | Autorização | 2015 | 3 |
Engenharia Civil | Reconhecimento | 2019 | 3 |
Ciências Aeronáuticas | Autorização | 2016 | 4 |
Engenharia Ambiental e Sanitária | Autorização | 2017 | 4 |
Engenharia Ambiental e Sanitária | Reconhecimento | 2019 | 4 |
Tecnologia em Estética e Cosmética | Renovação de Reconhecimento | 2018 | 4 |
Arquitetura e Urbanismo | Renovação de Reconhecimento | 2018 | 4 |
UNICRUZ – CONCEITOS DE CURSOS (CC) EaD
CURSO | ATO REGULATÓRIO | ANO | CONCEITO DE CURSO (CC) |
---|---|---|---|
Administração (EaD) | Autorização | 2017 | 4 |
Ciências Contábeis (EaD) | Autorização | 2017 | 4 |
Enfermagem (EaD) | Autorização | 2018 | 3 |
Engenharia de Produção (EaD) | Autorização | 2018 | 4 |
Engenharia Civil (EaD) | Autorização | 2019 | 4 |
ENADE
Exame Nacional de Desempenho do Estudante – ENADE é um dos componentes da avaliação institucional e faz parte dos Sinaes, é realizado todos os anos, aplicando-se trienalmente a cada curso conforme as áreas. Tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.
Quadro 5: Cursos Enade
Quadro 6: Cursos Enade
Quadro 7: Cursos Enade