Arquivista
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Horário de funcionamento
Das 8h as 11h30min e das 14h as 17h15min
Planejar, coordenar e desenvolver a política e a gestão arquivística de documentos da Universidade de Cruz Alta, visando agilizar o acesso às informações produzidas, contribuindo para sua eficiência administrativa e acadêmica; para servir como referência de acesso à informação, prova ou fonte de pesquisa, visando preservar a memória institucional.
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Assessorar os Arquivos Setoriais na implantação e/ou realização de projetos no âmbito da Gestão Documental;
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Tratar e Realizar a Guarda da Documentação de caráter Permanente;
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Realizar o atendimento das demandas referentes às informações sob a sua custódia aos setores responsáveis e/ou autorizados pela Administração Superior;
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Realizar o recolhimento de forma sistematizada da Documentação acumulada nos Arquivos Setoriais;
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Definir os procedimentos de Gestão Documental para a Instituição;
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Capacitar os responsáveis pelos Arquivos Setoriais e demais envolvidos nas atividades de Gestão Documental;
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Criar e desenvolver ações através da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos – CPAD
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Estabelecer parcerias com setores relacionados ao desenvolvimento administrativo, tecnológico e histórico do Arquivo Central.
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Cumprir e fazer cumprir a legislação e normas arquivísticas;
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Fixar critérios que assegurem condições adequadas para implantação de serviços automatizados, bem como, criar uma política de mudança de suporte;
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Disciplinar a reprodução e a consulta dos documentos;
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Participar de eventos culturais, pesquisas e programa de interesse para a Instituição;
O Acervo do Arquivo Central é constituído em sua grande maioria por documentos textuais produzidos e acumulados pelas unidades administrativas e acadêmicas da Universidade de Cruz Alta, imbuídos de caráter informativo, probatório, legal, jurídico, acadêmico, tecnológico, científico, artístico, cultural e histórico.
Consideram-se integrantes do patrimônio arquivístico, todos os documentos de qualquer tipo, natureza e suporte, gerados e acumulados no decurso das atividades meio e fim de cada Unidade da Instituição, como produto do exercício de suas funções. Mantém sob sua custódia, documentos permanentes e documentos semi-ativos (intermediários) oriundos das unidades/órgãos da universidade.
Os Arquivos Setoriais são Unidades responsáveis pelas atividades de Arquivos Corrente (ativos) e Intermediário (semi-ativos), localizados nas unidades administrativas e acadêmicas da Universidade, recebendo orientação técnica e normativa do Arquivo Central. Os Arquivos Setoriais serão integrados por funcionários responsáveis pelas atividades de arquivos, indicados pelo titular das Unidades Administrativas e Acadêmicas.
Cada Unidade Acadêmica ou Administrativa da Universidade contará com um Arquivo Setorial.
- Racionalizar a produção, receber, controlar e organizar os documentos, produzidos e acumulados pelos órgãos que compõem as unidades aos quais estão subordinados;
- Conhecer a estrutura funcional e as relações hierárquicas dos órgãos aos quais estão subordinados;
- Manter o controle dos Arquivos Correntes dos órgãos e seus respectivos acervos;
- Atender e controlar consultas e empréstimos de documentos que estão sob sua custódia;
- Participar do processo de avaliação de documentos, procedendo aos descartes necessários e transferindo a documentação de acordo com a Tabela de Temporalidade e destinação de documentos, das atividades – meio e fim, para o Arquivo Central;
- Elaborar o Termo de Eliminação dos documentos descartados;
- Elaborar listagens dos documentos a serem transferidos e/ou recolhidos, ao Arquivo Central (Termo de Transferência de documentos e/ou Termo de Recolhimento de Documentos);
- Orientar e coordenar a execução de diretrizes e normas emanadas do Arquivo Central;
- Zelar pelas condições de conservação do acervo documental produzido e acumulado, enquanto estiverem sob sua custódia;
- Exercer outras atividades que assegurem o bom desempenho dos Arquivos Setoriais;
Obs.: Manter contato direto com o Arquivo Central, sempre que houver necessidade quanto a procedimentos técnicos de trabalho;
O Arquivo central recebeu no dia 14 de outubro de 2021 da Empresa Projecruz LTDA: Projetos Agropecuários e Engenharia Rural, duas mapotecas para compor seu mobiliário, estas serão de grande valia para o tratamento e preservação adequado as plantas arquitetônicas do acervo da Universidade de Cruz Alta. A empresa é representada pelos seus proprietários: Maria Inês Rubert Beck e Nelson José Cocco Rubert, engenheiro Agrônomo (in memoriam) . Enfatizamos a importância desta interação entre comunidade e Universidade já que a mesma é uma Instituição Comunitária de Educação Superior, ativa na cidade de Cruz Alta, fazendo parte do desenvolvimento regional.
Agradecimentos a empresa Projecruz de Cruz Alta!