Do conhecimento às soluções

Do conhecimento às soluções

Evento teve a participação de 500 inscritos e submissão de mais de 300 trabalhos científicos

:

Com o tema “Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, de 25 a 28 de outubro, o XXVII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão teve como objetivo discutir as dimensões ambiental, econômica e social do desenvolvimento sustentável, de forma integrada e inter-relacionada, além de promover a socialização de ações alinhadas aos 17 Objetivos da Agenda 2030.

Nesta edição, o Seminário registrou 509 participantes inscritos e possibilitou a apresentação de 309 trabalhos científicos, apresentados em sessões de comunicação oral e pôster por estudantes, professores e profissionais das diversas áreas do conhecimento, vindos dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Ceará. A programação do evento contou com mostras de iniciação científica, extensão, pós-graduação, iniciação científica júnior e fotográfica.

Na tarde do dia 25, ocorreu o Fórum da Pedagogia Universitária, que teve como tema “Os desafios da curricularização da extensão e estratégias para enfrentá-los”, a palestrante foi a prof.ª Dra. Adriana Bragagnolo da UPF.

Na abertura oficial do Seminário, na noite do dia 25, ocorreu o Lançamento do Projeto “Destineme Cruz Alta” da Químea Inteligência Ambiental e do Livro “Educação em Saúde – saberes e práticas”, organizado por Janaína Coser, Marília Krug e Adriane Kolankiewicz. Na sequência as professoras, Denise Girardon, Angela Keitel, Tania Warpechowski e Mariela Masutti, abordaram sobre as “Experiências em Curricularização da Extensão na Unicruz”.

Também integrando a programação do XXVII Seminário Interinstitucional, o “III Edutec: comportamento empreendedor” promoveu dois momentos com foco no empreendedorismo e inovação. Na terça-feira (25), ocorreu a palestra online com a temática “Empreendedorismo Digital”, ministrada por Ana Carolina Borges, especialista em Empreendedorismo e atuante em Planejamento Empresarial. Já na noite de quarta-feira (26), no Miniauditório do Prédio 13 do Campus, foi promovida uma roda de conversa com empreendedores locais. Os convidados, Cássia de Bortoli, empresária da Ateliê Cássia de Bortoli e Rio Branco Gastronomia, Patrícia Librelotto, empresária da Lavanda Casa e Bebê, e Tiago Rubert, fundador da Terra Boa Agrícola, compartilharam suas experiências vivenciadas ao longo da história de seus negócios. A conversa teve mediação da professora Ana Luíza Facco, coordenadora da Agência Start.

Ainda dentro das atividades do Seminário, no dia 26, teve o 8º Encontro de Rondonistas, promovido pelo Núcleo do Projeto Rondon da Unicruz, no Salão Nobre da Unicruz. Na quinta-feira (27), os Programas de Pós-Graduação da Unicruz promoveram dois Painéis temáticos, o painel 1 teve como tema “Economia, meio ambiente e os medos contemporâneos”, a palestra ministrada pelo doutor em Economia Política e professor da UFRGS, Eduardo Ernesto Filippi, foi transmitida ao vivo pelo Youtube, no canal do Unicruz Play. O painel 2 foi no formato online, pelo Google Meet, com sete temáticas relacionadas à Atenção Integral à Saúde.

Na sexta-feira (28), foi realizado o encerramento oficial do evento e a Solenidade de premiação dos trabalhos destaques de sessão. A grande novidade desse ano foi o Prêmio “Profª. Berenice Geschwind Basso” de TCCs e Dissertações, que premiou os melhores trabalhos defendidos na Unicruz, de 2020 a 2022. Adriana da Sila Silveira e Solange Biillig Garces, receberam a premiação de R$ 150,00 como melhor dissertação da área das Ciências sociais e humanidades; Maria Rita Barnaski e Patrícia Mozzaquatro Chicon ganharam o prêmio de R$ 100,00, pela apresentação do melhor TCC da área das Ciências exatas, agrárias e engenharias; O melhor TCC da área das Ciências sociais e humanidades foi das autoras Daniela da Silva e Caroline Giacobbo.