Processamento Forense de Imagens
Oficina capacita acadêmicos para análise forense de imagens
A análise de imagem forense é uma técnica utilizada para contribuir com a coleta de evidências para o desenvolvimento de um caso. A oficina em Processamento Forense de Imagens promovida pelo curso de Ciência da Computação da Unicruz foi desenvolvida no dia 07 de novembro, com o objetivo de fornecer ferramentas e técnicas para a análise de evidências visuais em contextos legais.
O processamento busca extrair informações relevantes identificando padrões em imagens digitais que possam ser utilizadas em processos judiciais. Por meio da análise forense de imagens, busca-se verificar a autenticidade, integridade e origem das imagens, bem como identificar qualquer manipulação ou adulteração, assim como detalhes ocultos, padrões imperceptíveis a olho nu e realizar a autenticação de imagens.
Além disso, o processamento forense de imagens é fundamental para reconstruir eventos, elucidar detalhes e fornecer suporte à investigação criminal, contribuindo assim para a busca da verdade e a garantia da justiça. A oficina ministrada por Gabriel Techio abordou os seguintes temas: ampliação e ajustes de tonalidades; separação de cores e escritas; deconvolução e restauração de imagem; fotogrametria e métricas em imagens; correções de perspectivas e mapeamento geométrico; verificação de imagens; detecção de cópia ou clonagem em imagens; análise de coerência de perspectiva, fonte de iluminação e pontos de fuga.