Direitos Humanos em movimento

Projeto entre Unicruz e 9ª CRE busca fortalecer o exercício da cidadania a partir do esclarecimento e da reflexão

O projeto de extensão Direitos Humanos em movimento: 9ª CRE e Unicruz fortalecendo o exercício da cidadania a partir do esclarecimento e da reflexão, é desenvolvido há dois anos a partir de uma parceria entre Universidade de Cruz Alta e 9ª Coordenadoria Regional de Educação através do programa CIPAVE – Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar do Rio Grande do Sul.

O projeto tem o propósito de desenvolver atividades que envolvam os acadêmicos da Unicruz e os estudantes do ensino médio da rede estadual, com o objetivo de construir e fortalecer um espaço de prevenção à violência no horizonte acadêmico e escolar, além de fortalecer o exercício da cidadania na região. As ações são realizadas em conjunto com a CIPAVE e com o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Humanidades Sorge Lebens da instituição.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Vanessa Neubauer, “O propósito inicial deste projeto é informar e proporcionar um espaço de reflexão sobre os preceitos descritos nos 30 artigos pontuados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, ampliando a discussão e convidando os interessados para participar do exercício da cidadania, fomentando a Cultura da Paz no ensino médio, seguindo as orientações do programa da CIPAVE”.

O projeto proporcionará diálogos transdisciplinares voltados ao exercício da cidadania. Estima-se envolver 3.887 alunos do ensino médio da região de abrangência da 9º Coordenadoria Regional de Educação, incluindo assim, estudantes de Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Jacuizinho, Jari, Pejuçara, Quinze de Novembro, Salto do Jacuí e Tupanciretã, além de acadêmicos dos diferentes cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade de Cruz Alta, que tenham interesse em participar das ações.

Através das atividades programadas, o projeto de extensão permite aos acadêmicos aproximarem seus conhecimentos teóricos da vivência prática, colaborando para o desenvolvimento de profissionais éticos e preocupados com a sustentabilidade e manutenção da vida, garantindo os Direitos Humanos da sociedade.

Através de pesquisa sobre determinadas temáticas como, por exemplo, direitos humanos, preconceito, violência, cultura de paz, autoconhecimento, entre outros, a ideia é estimular a pesquisa e criação de rodas de conversas, oficinas e cine debate com os alunos das escolas da rede estadual. Para os encontros serão convidados representantes da comunidade de Cruz  Alta e outros pesquisadores pós-graduandos que, voluntariamente, integrarão o projeto.