Agência de Empreendedorismo, Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade de Cruz Alta – START

Nos últimos anos, projetos elaborados pela Agência Start foram aprovados na Consulta Popular

A Agência Start, instituída no ano de 2015, é o órgão responsável pelo gerenciamento e operacionalização das atividades de empreendedorismo, assessoria científica e tecnológica, inovação tecnológica, registro de propriedade intelectual/industrial, serviços sociais, constituição de incubadoras e realização de eventos voltados ao empreendedorismo e temáticas inovadores. Ainda, proporciona capacitações e realiza consultorias através da plataforma Sebraetec/Unio, além da execução de diversos projetos em parceria com empresas e diversos órgãos, como por exemplo, a 9° Coordenadoria Regional de Educação – 9ª CRE, voltado ao empreendedorismo no âmbito escolar e, também, com a Associação Basketito.

Entre os eventos organizados pela Agência Start podemos citar o Desafio do Agronegócio e o EduTec – eventos que estão em sua quarta edição no ano de 2023 -, a Feira de Oportunidades, que teve a sua segunda edição realizada neste ano, possibilitando o networking entre os acadêmicos da Universidade e empresas locais e regionais.

Além das atividades acima citadas, a Agência Start é o setor com a atribuição de elaborar os projetos que participam da Consulta Popular em nome da Unicruz, com a criação da proposta, divulgação, prospecção de votos e o envio do projeto e documentação exigida no caso da demanda ser aprovada mediante o voto popular.

Nos últimos anos, três projetos elaborados pela Agência Start foram aprovados na Consulta Popular dos anos 2020/21, 2021/22 e 2022/23. O projeto aprovado nos anos 2020/21 e 2021/22 captou recursos para o estabelecimento da Incubadora Tecnológica Conecta, garantindo o valor de R$ 787.475,00, que está para ser repassado pelo Governo do Estado ainda no ano de 2023. Já a demanda aprovada no ano de 2022/23 captou recursos para implementação do Centro de Inovação Tecnológia, totalizando o valor de R$ 1.035.714,29. Este projeto está em fase de elaboração e coleta da documentação exigida pelo Governo do Estado, a fim de possibilitar o recebimento dos valores.

A Agência Start possui sete unidades dentro do seu regulamento, que oportunizam os seguintes serviços:

Assessoria Científica, Social e Tecnológica: objetiva prospectar, nos setores público e privado, parcerias para o aprimoramento e desenvolvimento local e regional, nas diferentes áreas do conhecimento;

Centro de Inovação Tecnológica: possui a capacidade de promover a tríplice hélice de um ecossistema regional de inovação, proporcionando condições para geração e manutenção de interações entre atores no município e região;

Escritório de Empreendedorismo: objetiva disseminar a cultura empreendedora na Universidade e a relação com o público externo, contribuindo na promoção do desenvolvimento; também objetiva a implantação da pedagogia empreendedora;

Incubadora Social – INATECSOCIAL: tem por missão fomentar processos e políticas de integração entre Universidade, empresa, Poder Público, sociedade e toda a região de atuação da Universidade de Cruz Alta;

Incubadora Tecnológica – CONECTA: tem como objetivo colaborar com as iniciativas empreendedoras, viabilizando soluções técnicas para a criação de novos empreendimentos;

Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT): foco em contribuir para proteção da propriedade intelectual no ambiente universitário, através de registros de patentes, modelos de utilidade, marcas, softwares e cultivares perante os órgãos reguladores;

Polo de Inovação Tecnológica do Alto Jacuí: tem por finalidade promover o desenvolvimento científico e tecnológico com caráter inovador.

Para mais informações, entre em contato:

Site: https://home.unicruz.edu.br/agencia-start/

E-mail: agstart@unicruz.edu.br