Unicruz realiza oficina gratuita de Imposto de Renda
Inscrições vão até o dia 04 de abril
O prazo para a declaração do imposto de renda 2023 já iniciou e para algumas pessoas, surgem questionamentos na hora de preencher as informações. Para sanar as dúvidas e tornar este momento mais fácil, o Curso de Ciências Contábeis da Unicruz oferece a oficina gratuita de imposto de renda para pessoa física. A ação faz parte da disciplina de Laboratórios II e oportuniza aos estudantes a vivência prática das atividades da futura profissão, além de contribuir com a comunidade local.
Para participar, é necessário realizar a inscrição até o dia 04 de abril através do link: https://www.even3.com.br/unicruz_oficina-de-imposto-de-renda-passoa-fisica-2023/
Confira os documentos que você precisa trazer para a oficina:
– Informe de rendimentos de instituições financeiras como bancos (inclusive os digitais) e corretoras de valores e de investimentos;
– Informes de rendimentos de salários, aposentadoria, pensões, pró-labore e de distribuição de lucros;
– Informes de rendimentos de aluguéis, de bens móveis e imóveis;
– Informes de outras rendas recebidas em 2022, como doações, heranças e pensão alimentícia.
Responsável pela oficina de imposto de renda, o professor Marcos Gudolle destacou algumas mudanças importantes na declaração deste ano, confira:
- Declaração pré-preenchida desde o início do prazo
Esta funcionalidade já estava disponível no ano anterior, a diferença é que em 2023, está liberada deste o primeiro dia do prazo.
- Mudanças nas fichas
As fichas fazem parte de uma espécie de menu que direciona o usuário da plataforma de acordo com cada tipo patrimônio a ser declarado e passam por duas importantes mudanças: a declaração de pensão alimentícia deverá ser preenchida na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. Os investimentos na bolsa de valores deverão ter o código de negociação informado na ficha “Bens e direitos”.
- Autorização de acesso
O contribuinte pode autorizar outra pessoa a acessar sua declaração. Por meio dessa autorização, é possível ter acesso a todos os serviços.
- Novo layout do programa
Para tornar o programa mais intuitivo, o novo layout apresenta atalhos destacados para declarações passadas, assim como para a autorização de acesso. Além disso, o contribuinte também contará com a mensagem no recibo de entrega, informando a possibilidade de optar pelo débito automático no Meu Imposto de Renda, mesmo com o prazo finalizado; cópias de recibos de declaração obtidos direto pelo programa, sem ter que ir à uma agência.
- Preferência na restituição para quem optar pelo PIX
Outra novidade é que quem optar por deixar a chave do PIX (CPF), terá prioridade para receber a restituição. Já possuem preferência na restituição, os idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência e contribuintes cuja maior renda seja magistério.
- Venda de ações na bolsa
É obrigatório declarar as vendas cuja soma seja superior a R$ 40 mil. Anteriormente era necessário informar todas as vendas realizadas.
“Vale lembrar que a declaração do imposto de renda 2023 começou no dia 15 de março e vai até 31 de maio. Portanto, aproveite que o período será maior este ano e comece a solicitar aos clientes para declarar o quanto antes. Conforme informações da Receita Federal, as mudanças no imposto de renda aplicadas até o momento servem para facilitar o processo da declaração.” – destacou o professor Marcos Gudolle.