Medicina Veterinária homenageia professor Élbio Jorgens
A importância do profissional foi reconhecida durante a aula inaugural
Na noite de quinta-feira (23), foi realizada a aula inaugural em conjunto dos cursos de Medicina Veterinária e Especialização em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais. Somente neste semestre, mais de 50 alunos ingressaram nesta graduação da Unicruz.
Para marcar a abertura do semestre acadêmico, o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Carlos Hermínio, apresentou o corpo docente aos universitários. A noite preparada especialmente para os estudantes contou com a presença de empresas do ramo pet e veterinário e ainda a apresentação musical de Carol Nascimento e Edu Novakoski.
Entre autoridades, colaboradores e professores presentes, destaca-se o convidado homenageado do evento. O médico veterinário, Élbio Jorgens, que atuou durante anos na Instituição como professor, coordenador de curso, diretor do Centro da Saúde, entre outros cargos. O profissional relembrou, quando em 1997, ainda atuando na Secretaria da Agricultura do Estado reuniu a pedido da Pró-reitoria de Graduação, materiais com fotos, dados, jornais, revistas, entre outros para a justificativa da criação do curso de Medicina Veterinária. Neste mês, o curso comemora 25 anos!
A Pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Janaina Coser, representou a reitoria da Universidade no evento e sobre a homenagem salientou: “vai ficar simbolicamente registrada na história das aulas inaugurais do curso.” . Janaína ainda destacou a relevância da trajetória do professor Jorgens na Unicruz: “O professor Élbio é uma referência, um profissional, um professor exemplar, um grande amigo, um colega querido que está sendo homenageado pela nossa Universidade. A sua marca está nos diplomas de centenas de médicos veterinários que nosso curso formou. Mas também o seu legado está nas bases institucionais. Hoje, a gestão da nossa Universidade se faz também a partir das contribuições que nos deixou na Instituição.” – destacou.
Para o professor Élbio, a Universidade trouxe uma nova perspectiva de carreira: “Eu renasci para a profissão, eu que vinha de outro tipo de trabalho, trabalho público, vim para uma empresa privada trabalhar com jovens. Foi para mim espetacular, eu cresci como pessoa, cresci como ser humano!” – enfatizou.
Para completar a noite, os veterinários, Maicon Pinheiro e Chaiane Peres trouxeram curiosidades e desafios da trajetória na construção do Hospital Veterinário Ninho em Santa Maria. Os profissionais debateram sobre questões de carreira, empreendedorismo e gestão.