Vestibular

Vestibular

Como escolher a profissão certa?

Essa é uma dúvida muito frequente entre os jovens que terminam o ensino médio e decidem fazer o vestibular. Nessa fase da vida normalmente o jovem ainda não sabe bem o que pretende para a carreira profissional. Há uma certa dificuldade de conseguir fazer uma projeção para o futuro.

Essa fase da vida é de extrema importância para esses jovens, isto porque, a escolha de uma graduação pode significar um divisor de águas na vida do estudante e porque não dizer, da família também. O bom é que existem ferramentas que podem contribuir e auxiliam os jovens na escolha da profissão certa.

Estamos falando do teste vocacional. Uma ferramenta importante que ajuda a identificar atributos pessoais de cada indivíduo e permite que o jovem detecte os conhecimentos sobre si e sua personalidade, norteando melhor as expectativas da escolha da profissão e ampliando as possibilidades de opções profissionais que muitas vezes nem são cogitadas.
O teste vocacional também contribui para que os jovens fiquem mais seguros na hora da escolha do curso.

Segundo Elaine Bitelbron, psicóloga institucional, o teste vocacional é uma ferramenta adicional para trabalhar o seu autoconhecimento e que, certamente, vai ajudá-lo a tomar uma decisão mais consciente sobre o melhor curso de graduação. Porém não pode ser considerado o único indicador para esta escolha. Este é o momento do jovem buscar informações das áreas e interesses que gosta e tem afinidade.

Conversar com os pais, professores, pessoas que cursam e já trabalham na profissão que deseja cursar, também ajuda. E claro, que se mesmo assim ainda estiver com dúvidas, busque a ajuda de um profissional especializado para auxiliá-lo neste momento de decisão.

A Unicruz, disponibiliza gratuitamente um teste vocacional para todos os interessados em utilizar a ferramenta. Basta clicar neste link, que direciona para a página do teste.

Visite a Unicruz

Se você fez o teste e ainda ficou com alguma dúvida, existe a possibilidade de ser agendado uma visita à Universidade. Você poderá conhecer a infraestrutura do Campus, os laboratórios, Biblioteca, Hospital Veterinário entre outros locais e conversar com os professores para ter a certeza da escolha do curso certo.

 

☎️ 55  3321-1515
E-mail: assessoriadecomunicacao@unicruz.edu.br