XXVIII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão

Evento aborda Agenda 2030

O XXVIII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão iniciou neste dia 24 de outubro na Universidade de Cruz Alta. O evento anual promovido pela Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unicruz, nesta edição trouxe como tema “O papel da ciência para a agenda 2030”.  A proposta é ampliar a discussão sobre os objetivos e metas de desenvolvimento sustentável da agenda 2030 e como a ciência pode contribuir para conquistá-los.

Estiveram presentes o Pró-reitor de Graduação Regis Deuschle e a Pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unicruz, Janaina Coser que realizou a abertura oficial do evento. De acordo com a coordenadora do Seminário, Valeska Martins a escolha do tema deste ano foi definida pela importância de vivenciar a ciência durante o evento: “Não podíamos deixar de trazer esta temática para o Seminário para que pudéssemos confraternizar, socializar os resultados de atividades que já estão em consonância com os objetivos do desenvolvimento sustentável.” – salientou Valeska Martins.

O seminário que também tem como objetivo oportunizar reflexões, trouxe para a programação da primeira noite, momentos de arte e cultura com atividades propostas pelo Núcleo de Conexões Artístico Culturais da Unicruz – Nucart. Ao chegarem no Salão Nobre, as participantes foram convidadas à construção coletiva da árvore da vida, obra feita pela professora Natália Eckert, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo. O quadro com a pintura da árvore, ganhou as digitais coloridas em diferentes tons de rosa das mulheres presentes no encontro, uma alusão ao outubro rosa e a importância do auto cuidado. Ainda contribuindo com esta temática, o público assistiu à coreografia construída pelas coreógrafas Carina Costa e Rita Cardias: Da dor à Transformação, apresentada pela bailarina Sofia Neubauer. “Organizamos uma coreografia que representasse as questões que envolvem a mulher, a emancipação da mulher, a dor, o sofrimento… Lacrimosa (Mozart) que é a canção escolhida representa esse momento que o Seminário vem discutir: prevenção, auto cuidado, empoderamento feminino, a vontade de superação da dor. Então pela arte podemos trazer vários elementos que convidam aos nossos participantes a pensar a questão da vida, do cuidado, do auto cuidado.” – enfatizou a professora Vanessa Neubauer, coordenadora do Nucart.

A programação da noite ainda contou com o Cinema Papo e Pipoca com a exibição do filme: A Vida Imortal de Henrietta Lacks, obra que conta a história de uma mulher afro-americana de 31 anos que foi diagnosticada com câncer de colo de útero. Médicos extraíram células do seu tumor, sem que ela autorizasse e estas células mudaram a medicina para sempre. A programação do Seminário segue até o dia 27 de outubro.