O RH é um setor vinculado à Vice-Reitoria de Administração e tem como principal objetivo definir políticas de recursos humanos para a instituição, visando a melhoria da qualidade do trabalho, o desenvolvimento humano, o comprometimento e a responsabilidade dos colaboradores no desempenho de suas atividades.
Ao RH compete formular e propor as políticas relativas a seleção, valorização e desenvolvimento dos seus recursos humanos. Dentre suas principais atividades estão: recrutamento, seleção e realização de concursos para colaboradores; programas de capacitação e desenvolvimento; plano de Cargos e Salários, bem como todas as atividades que dizem respeito a gestão de pessoas da instituição, operacionalizando esforços para direcionar de maneira eficaz as pessoas aos objetivos da organização, produzindo resultados que traduzam maior qualidade de vida para os indivíduos.
O RH desempenha suas atividades no prédio central do campus universitário, colocando-se a serviço de toda comunidade acadêmica e também da comunidade externa. Para o RH, o desempenho organizacional só é atingido de forma satisfatória quando o ser humano é valorizado, as relações são respeitosas e a realização profissional é alcançada.
Os horários de atendimento são das 8h as 11h30min e das 14h as 17h30min. Os contatos podem ser feitos também através do telefone (55) 33211649 ou do e-mail rh@unicruz.edu.br