A Universidade de Cruz Alta, enquanto universidade comunitária, incentiva a interdisciplinaridade e a cooperação acadêmica na busca por resultados inovadores que vão não só ao encontro das metas institucionais, como também supram as questões sociais que preocupam o entorno de sua abrangência. A articulação entre ensino, pesquisa e extensão na elaboração e desenvolvimento de projetos acontece através dos três Programas Institucionais de Pesquisa e Extensão.

Atenção Integral à Saúde e Qualidade de Vida

Desenvolver ações de promoção, prevenção e reabilitação, transitando entre a pesquisa básica e aplicada, numa perspectiva inter, multi e transdisciplinar, em busca da atenção integral à saúde e qualidade de vida da população.

Desenvolvimento Regional, Sustentável e Tecnológico

Desenvolver e aprimorar bens, processos e serviços voltados aos setores primário, secundário e terciário, numa perspectiva ética, empreendedora e sustentável, para o processo da região.

Sociedade, Educação e Comunicação

Compreender os processos e práticas socioculturais, a partir da reflexão sobre direitos, políticas públicas, trabalho e cidadania, propondo e/ou desenvolvendo ações para a formação de sujeitos empoderados do seu protagonismo transformador da sociedade.

A extensão na UNICRUZ é apoiada através do Edital PIBEX – Programa Institucional de Bolsas de Extensão da UNICRUZ, do Núcleo do Projeto Rondon da UNICRUZ, de Ações de Inserção Social, além de Editais externos fomentados por Órgãos públicos Federais e Estaduais, além de convênio com empresas privadas ou públicas..

Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX/UNICRUZ

Objetivo: estimular a consolidação da indissociabilidade entre o ensino, a extensão e a pesquisa, o que torna a produção do saber na Universidade engajada nas questões e nos desafios da contemporaneidade inerente às instituições de ensino superior comunitárias, através do desenvolvimento de projetos de extensão. Prevê a concessão de bolsa para o acadêmico executar o projeto, sob a orientação do professor coordenador pelo período de doze meses. Acadêmicos voluntários também podem participar dos projetos, desde que devidamente cadastrados na Coordenação de Extensão.

Núcleo do Projeto Rondon da UNICRUZ

O Núcleo do Projeto Rondon da UNICRUZ objetiva oportunizar formação aos acadêmicos para planejarem e desenvolverem projetos de promoção da melhoria da qualidade de vida da população, consolidando o papel transformador da Universidade em sua relação com a sociedade. Este Núcleo tem caráter permanente e consiste em duas linhas de ação: a primeira, na elaboração de atividades e execução local, na qual os acadêmicos organizam atividades de extensão para comunidades em situação de vulnerabilidade social (com foco nos multiplicadores), dentro de sua área de atuação (curso de graduação), para execução na área de abrangência da Universidade.  A segunda, na elaboração de atividades e execução nacional, com preparação de atividades de extensão para municípios selecionados pelo Projeto Rondon, levando em consideração a realidade local e, caso a proposta seja aprovada, a execução das mesmas durante a operação nacional. As ações realizadas pelo Núcleo do Projeto Rondon da UNICRUZ são norteadas por regimento próprio, aprovado pelo Conselho Universitário. Com a aprovação de proposta pelo Ministério da Defesa, é realizado um processo seletivo interno entre os acadêmicos que fazem parte do Núcleo, visando selecionar oito alunos para cada operação aprovada. Para esta seleção, são levadas em consideração as necessidades do município, onde será realizada a operação nacional, bem como o desempenho dos alunos nas atividades do Núcleo. Desta forma, o Núcleo do Projeto Rondon da UNICRUZ permite tornar os acadêmicos aptos a atuar nas operações do Projeto Rondon nacional, ao mesmo tempo em que contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades da área de abrangência da Universidade.

Ações de Inserção Social

São ações que têm como propósito a inserção social dos estudantes junto à comunidade local e regional da área de atuação da UNICRUZ visando estimular a práxis acadêmica e a participação social da comunidade universitária. Buscam atender a comunidade local e regional no que se refere a ações pontuais em que o Curso de Graduação possa contribuir com suas atividades de extensão. Esse tipo de ação pode também partir de convite e solicitações da própria comunidade, tais como, secretarias e conselhos municipais, associações de moradores, Ong’s, escolas, empresas entre outras.