Jana Koefender
Doutora
jkoefender@unicruz.edu.br
Tarde / Noite
Histórico
No ano de 1989, o Programa de Apoio aos Polos de Inovação Tecnológica foi criado pela Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado do Rio Grande do Sul (SCIT/RS). O principal objetivo dos Polos Tecnológicos encontra-se no estímulo à integração entre as universidades e demais centros de pesquisa com o setor produtivo, objetivando a promoção do desenvolvimento de tecnologias adequadas às diferentes regiões do Estado.
A Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) assinou o protocolo de intenções junto à SCIT/RS no ano de 1992, sendo que, no ano de 1993, houve efetivamente a criação e a implantação do Polo de Inovação Tecnológica do Alto Jacuí (na época denominado como Polo de Modernização Tecnológica do Alto Jacuí), sendo a UNICRUZ a unidade executora responsável pelas atividades de pesquisa do Polo.
Diversos projetos tem sido desenvolvidos durante esses anos de parceria entre a UNICRUZ e a SCIT, na área de Biotecnologia aplicada à Agropecuária, sempre no intuito de promover o desenvolvimento da região do Alto Jacuí por meio de aplicações Biotecnológicas ligadas à Produção Vegetal e à Reprodução Animal. Diversos laboratórios foram criados na Universidade de Cruz Alta e, da mesma forma, alguns laboratórios foram estruturados em uma parceria com a Fundação Centro de Experimentação e Pesquisa (FUNDACEP/FECOTRIGO) – atual CCGL-Tec -, os quais se encontram hoje em suas instalações.
Atualmente, o Polo de Inovação Tecnológica do Alto Jacuí encontra-se em uma etapa de reestruturação, na qual se tem priorizado as demandas regionais de acordo com o Planejamento Estratégico apontado pelo COREDE Alto Jacuí como pontos-chave para o desenvolvimento regional, atuando, desta forma, em consonância com as indicações da SCIT/RS e com o programa RS-Tecnópole. A principal área de atuação do Polo tem, como citado, Biotecnologia Aplicada à Agropecuária, entretanto, busca-se a ampliação das atividades ligas a grande área da Geração e Transferência de Tecnologias para a Agropecuária, com duas principais linhas de pesquisa: produção agrícola e produção leiteira.
Neste sentido, visa-se o desenvolvimento das linhas relatadas, bem como a busca do desenvolvimento da agricultura familiar, agroindústria familiar, fortalecimento da economia solidária e o gerenciamento e análise de resíduos.
Face ao exposto, evidencia-se a importância do Polo de Inovação Tecnológica como promotor do desenvolvimento agropecuário na região do Alto Jacuí e a importância dos projetos de pesquisa realizados, assim como a salutar reestruturação que vem ocorrendo para que novas pesquisas científicas, embasadas não apenas no desenvolvimento científico e tecnológico mas também nas características inovativas, sejam desenvolvidas.
Infra-Estrutura
O Polo de Inovação Tecnológica do Alto Jacuí está situado junto a sua Unidade Executora, a Universidade de Cruz Alta. O campus da UNICRUZ está na Rodovia Municipal Jacob Della Méa, km 5,6, Bairro Parada Benito, em Cruz Alta, RS.
Os principais laboratórios que compõe o Polo de Inovação Tecnológica do Alto Jacuí são:
Produção animal:
1. Laboratório de Multi-análise Veterinária
O Laboratório de Multi-análises Veterinária é um Centro para o estudo de doenças reprodutivas e metabólicas de bovino. Busca ampliar as ações de pesquisa e desenvolvimento tecnológico voltados para produtores regionais. Atende demandas na área de hematologia, urinálise, bioquímica, hemogasometria, provas de compatibilidade, provas de coagulação sanguíneas, citologia, diagnóstico por ELISA, imuno- diagnósticos, diagnósticos rápidos, identificação endo e ectoparasita, biocarrapaticidograma, coprocultura e pesquisa de hemoparasitas animal.
2. Lab. de Diagnóstico e Monitoramento de Doenças Bovinas
3. Sala de Microscopia (* anexo aos demais laboratórios)
4. Laboratório de Reprodução Animal
5. Laboratório de Microbiologia Veterinária
Produção Vegetal:
1. Laboratório de Multiplicação Vegetal
Pesquisas na área de produção de mudas de espécies agrícolas, florestais, frutícolas e medicinais, bem como espécies alternativas que possam integrar o sistema produtivo primário.
2. Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais “in vitro” (CTV)
O Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais atua em duas frentes na área de Biotecnologia Vegetal: a propagação in vitro de plantas e o uso de marcadores moleculares para a análise da diversidade genética. As pesquisas desenvolvidas possuem especial direcionamento às espécies de interesse para o Alto Jacuí, contribuindo com o sistema produtivo primário.
3. Laboratório de vidrarias (*anexo ao laboratório de CTV)
4. Laboratório de Forragicultura
5. Laboratório de Sementes
6. Laboratório de pesquisa: Secagem, Benef. Armaz. de Plantas Medicinais, produção
de chás e extratos naturais
Área de Atuação
O Polo de Inovação Tecnológica do Alto Jacuí possui com área de atuação Biotecnologia Aplicada à Agropecuária, onde busca-se o desenvolvimento de pesquisas que possam contribuir com a região de abrangência do Conselho Regional de Desenvolvimento do Alto Jacuí (Corede Alto Jacuí).
Tendo em vista a necessidade de as pesquisas estarem ligadas às prioridades elencadas no Planejamento Estratégico de Desenvolvimento do respectivo Corede, atualmente o Polo está visando atender a uma maior área de atuação para a Geração e Transferência de Tecnologias para a Agropecuária. Nesta área, destacam-se duas principais linhas de pesquisa: produção agrícola e produção leiteira. Neste sentido, visa-se o desenvolvimento das linhas relatadas, bem como a busca do desenvolvimento da agricultura familiar, agroindústria familiar, fortalecimento da economia solidária e o gerenciamento e análise de resíduos.
Equipe de Pesquisa
A equipe de pesquisadores atuantes em projetos do Polo de Inovação Tecnológica do Alto Jacuí é composto por profissionais de diversas áreas do conhecimento científico.
Equipe de pesquisadores:
Nome | Titulação |
---|---|
Profª Drª Jana Koefender | Engenheira Agrônoma |
Profª. Drª. Juliane Nicolodi Camera | Engenheira Agrônoma |
Prof. Dr. Diego Pascoal Golle | Biólogo |
Prof. Dr. Rafael Pivotto Bortolotto | Engenheiro Agrônomo |
Profª. Drª. Patrícia Wolkmer | Médica Veterinária |
Profª. Drª Juliana Medianeira | Zootecnista |
Pós-doutorando Dr. André Schoffel | Engenheiro Agrônomo |
Projetos em Andamento
Projeto: Biotecnologias para a Agricultura Familiar: cultura da mandioca e do morangueiro (Termo de Colaboração: SICT 01/2020 Processo PROA: 20/0400-0000058-0 Número FPE: 231/2020)
Coordenadora
Profª Drª Jana Koefender
jkoefender@unicruz.edu.br
Pesquisadores Colaboradores
Prof. Dr. Diego Pascoal Golle
dgolle@unicruz.edu.br
Prof. Drª Juliane Nicolodi Camera
jcamera@unicruz.edu.br
Dr. André Schoffel (Bolsista Pós-doutoramento em Desenvolvimento Rural – UNICRUZ )
aschoffel@unicruz.edu.br
Orçamento total: R$ 894.107,20