O que é o PIBID?
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), tem o objetivo de promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso. Estimula a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica desde o início da jornada do docente. Os bolsistas são acompanhados por um professor da escola de educação básica e por um docente da Universidade. Também, objetiva antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública e fazer uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.
Quem faz parte do PIBID?
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Bolsista de Iniciação à Docência: é o discente que ao ingressar no programa tenha concluído menos de 60% da carga horária regimental de curso de licenciatura que integra o projeto institucional de iniciação à docência.
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Professor Supervisor: é o docente da escola de educação básica da rede pública de ensino que integra o projeto institucional de iniciação à docência, responsável por planejar, acompanhar e supervisionar as atividades dos estudantes de licenciatura nas escolas.
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Coordenador Institucional: é o professor da Universidade responsável perante a CAPES por garantir e acompanhar o planejamento, a organização e a execução das atividades de iniciação à docência previstas no projeto institucional, zelando por sua unidade e qualidade.
Quais as atribuições das Instituições Envolvidas?
– Da Instituição UNICRUZ
São atribuições da instituição de ensino superior:
I – articular-se com as secretarias de educação ou órgão equivalente na definição de localidades estratégicas para a implementação do projeto institucional no estado e nos municípios;
II – implementar os projetos institucionais de forma orgânica entre os cursos licenciatura e os programas de formação de professores em articulação com as redes de ensino;
III – elaborar e publicar editais de seleção de bolsistas observando as orientações contidas nesta Portaria, nos regulamentos e editais dos programas, inclusive com o apoio de assessoria jurídica;
IV – realizar a articulação entre a política de formação de professores da instituição, quando houver, e os programas da Capes;
V – encaminhar informações e relatórios solicitados pela Capes;
VI – examinar o pleito dos participantes dos projetos, em situações de impedimento do coordenador institucional;
VII – propor soluções para problemas relacionados ao desenvolvimento das atividades dos projetos nas escolas, quando solicitado pelo coordenador institucional;
VIII – apoiar a organização de seminários internos de acompanhamento e avaliação dos projetos;
IX – deliberar quanto à suspensão ou cancelamento de bolsas em situações de impedimento do coordenador institucional, garantindo a ampla defesa aos beneficiários;
X – apurar irregularidades e propor soluções para correção de desvios;
XI – realizar concorrentemente com a Capes o monitoramento e avaliação dos programas;
XII – vincular os programas à instância responsável pela formação de professores da Educação Básica na IES, quando houver, ou à pro-reitoria de graduação ou equivalente;
XIII – realizar a seleção de coordenador institucional, coordenadores de área e docentes orientadores, por meio do colegiado superior e dos colegiados de curso;
XIV – assegurar o cumprimento das normas e diretrizes do programa;
XV – garantir condições para o desenvolvimento das atividades do projeto;
XVI – disponibilizar endereço eletrônico institucional para os programas;
XVII – divulgar o projeto, suas ações e resultados na página eletrônica da instituição e em outros meios de comunicação disponíveis;
XVIII – informar à Capes a ocorrência de qualquer irregularidade na execução do projeto;
XIX – emitir documentos comprobatórios ou certificados de participação para os participantes do projeto, conforme dispuser o edital ou normativos do programa.
– Das Secretarias Municipais de Educação
– Os municípios, por meio da secretaria de educação ou órgão equivalente, terão as seguintes atribuições:
I – orientar os locais estratégicos nos municípios para subsidiar a elaboração dos projetos institucionais pelas IES;
II – colaborar com a elaboração do projeto institucional, quando necessário;
III – habilitar as escolas de sua rede para participação nos programas regidos por esta portaria;
IV – definir a ordem de prioridade das escolas para implementação dos projetos;
V – apoiar as IES nos processos seletivos dos professores das escolas de educação básica para participação nos programas;
VI – prestar apoio aos professores participantes dos programas;
VII – apresentar, sempre que solicitado, informações sobre as escolas e os professores de sua rede participantes dos programas; VIII – promover a divulgação das ações dos programas.
– Das Escolas Municipais de Educação Infantil participantes:
I – disponibilizar o ambiente escolar para o desenvolvimento das atividades dos programas;
II – propiciar um ambiente acolhedor aos discentes para desenvolvimento das atividades práticas e pedagógicas previstas nos subprojetos;
III – acompanhar e apoiar os professores selecionados no desenvolvimento das atividades dos programas;
IV – comunicar à Capes a ocorrência de qualquer intercorrência na execução dos projetos;
V – promover a divulgação de ações dos programas.
Quais as atribuições dos envolvidos?
– Do Coordenador Institucional:
I – gestão administrativa do projeto institucional:
a) responder pela coordenação institucional do programa perante as secretarias de educação as escolas, a IES, e a Capes;
b) acompanhar as atividades previstas no projeto e seus subprojetos;
c) assessorar a pró-reitoria de graduação ou órgão equivalente sobre assuntos relacionados aos programas de formação de professores da educação básica;
d) atualizar, nos sistemas de gestão da Capes, informações relativas às escolas nas quais se desenvolverão as atividades dos programas;
e) preencher informações sobre as atividades desenvolvidas no projeto em sistemas de gestão da Capes, quando solicitado;
f) responsabilizar-se pelo acompanhamento e efetivação do cadastro dos bolsistas do programa que coordena em sistema eletrônico próprio da Capes;
g) examinar o pleito dos participantes do projeto;
h) deliberar quanto à suspensão ou cancelamento de bolsas, garantindo a ampla defesa dos bolsistas do projeto;
i) enviar à Capes documentos de acompanhamento das atividades dos beneficiários do programa, sempre que forem solicitados;
j) manter-se atualizado em relação às normas e manuais estabelecidos pela Capes;
k) manter seus dados atualizados nos sistemas de gestão da Capes;
l) comunicar imediatamente à Capes qualquer alteração ou descontinuidade das atividades do projeto institucional ou de seus subprojetos.
m) solicitar documentação comprobatória dos requisitos para o recebimento das bolsas previstas nesta portaria e manter essa documentação arquivada, conforme legislação pertinente;
n) cadastrar no sistema de gestão da Capes os docentes orientadores e os coordenadores de área;
o) acompanhar a folha de pagamento dos bolsistas de sua IES;
p) informar à Capes, durante a execução do Projeto, os núcleos que apresentarem número de licenciando inferior a 75% do número mínimo definido em edital;
q) encaminhar à Capes, quando solicitado, documentação comprobatória de que atende aos requisitos estabelecidos nesta Portaria para a modalidade de bolsa de coordenador institucional.
II – gestão didático-pedagógica:
a) elaborar o projeto institucional articulado com os currículos dos cursos de licenciatura e as orientações da BNCC;
b) coordenar institucionalmente o projeto;
c) articular-se com os dirigentes das secretarias de ensino e os diretores das escolas a fim de desenvolver de forma integrada as ações do projeto institucional;
d) realizar o acompanhamento pedagógico do projeto institucional;
e) promover reuniões e encontros periódicos com os participantes do projeto, membros das escolas e docentes da IES para tratar de assuntos relativos ao projeto institucional;
f) participar das atividades de acompanhamento e de avaliação dos programas colaborando com o aperfeiçoamento do Programa;
g) participar da organização de seminários de formação de professores para a educação básica promovidos pela IES ou pela Capes.
h) responder pela coordenação do subprojeto perante a coordenação institucional de projeto;
i) elaborar, desenvolver e acompanhar, em parceria com as redes e as escolas, as atividades previstas no plano de atividade do núcleo;
j) participar de seleção de estudantes de licenciatura e supervisores para atuar no subprojeto;
k) orientar a atuação dos estudantes de licenciatura conjuntamente com os supervisores das escolas envolvidas;
l) apresentar ao coordenador institucional do projeto relatórios periódicos contendo descrição, análise e avaliação de atividades do núcleo que coordena;
m) gerir as bolsas dos discentes e supervisores sob sua orientação nos sistemas da Capes, procedendo a substituições, inclusões, desistências ou alterações cadastrais;
n) comunicar imediatamente à Capes qualquer irregularidade no pagamento das bolsas a integrantes do núcleo que coordena;
o) participar da organização de seminários de formação de professores da educação básica promovidos pela IES ou pela Capes;
p) participar das atividades de acompanhamento e avaliação definidas pela Capes e pela IES;
q) compartilhar com os membros do colegiado de curso e seus pares as boas práticas e experiências em formação dos professores da educação básica;
r) verificar e solicitar aos bolsistas nas modalidades de supervisor e discente em iniciação à docência comprovação de que atendem aos requisitos estabelecidos nesta Portaria para o recebimento de bolsa nessa modalidade;
s) cadastrar no sistema de gestão da Capes os supervisores e os discentes em iniciação à docência.
– Do Professor Supervisor (Preceptor)
a) elaborar, desenvolver e acompanhar, em parceria com as redes e com o coordenador de área, as atividades dos discentes;
b) controlar a frequência dos discentes, repassando essas informações ao coordenador institucional;
c) informar ao coordenador institucional eventuais mudanças nas condições que lhe garantiram participação no programa;
d) participar de seminários de formação de professores da educação básica promovidos pela IES;
e) informar à comunidade escolar sobre as atividades do projeto;
f) compartilhar com a direção da escola e seus pares as boas práticas do programa;
g) enviar ao coordenador institucional quaisquer relatórios e documentos de acompanhamento das atividades dos discentes sob sua supervisão, sempre que solicitado;
h) participar das atividades de acompanhamento e avaliação definidas pela Capes e pela IES.
-Dos Discentes em Iniciação à Docência:
a) participar das atividades definidas pelo projeto;
b) dedicar-se no período de vinculação ao projeto sem prejuízo do cumprimento de seus compromissos regulares como discente, observando a carga horária definida em edital;
c) informar imediatamente ao coordenador institucional qualquer irregularidade no recebimento de sua bolsa;
d) registrar e sistematizar as ações desenvolvidas durante sua participação no projeto;
e) apresentar formalmente os resultados parciais e finais de seu trabalho, divulgando-os em eventos sobre formação de professores da educação básica;
f) possuir bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar, consoante as normas da IES;
g) participar das atividades de acompanhamento e avaliação definidas pela Capes;
OBS.:É vedado aos beneficiários de bolsa de iniciação à docência assumir as atribuições dos professores na escola de educação básica, bem como atividades de suporte administrativo ou operacional na escola ou na IES.
Como visto então, O PIBID é um programa que oferece bolsas para estudantes dos cursos de Licenciatura, para que exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de Educação Básica. È financiado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), tem o objetivo de promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso. Assim, estimula a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica desde o início da jornada do docente.
Os bolsistas são acompanhados por um professor da escola campo e por um docente da Universidade. Também, objetiva antecipar o vínculo entre os futuros docentes e as salas de aula da rede pública, fazendo uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.
O PROJETO PIBID UNICRUZ
A Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ, como uma Instituição Comunitária de Ensino Superior (ICES) é referência na sua região de abrangência na área de formação de professores, até mesmo porque quando constituída, foi na forma de uma Associação de Professores (antiga APROCRUZ – Associação de Professores de Cruz Alta). Por isso, quando da abertura dos editais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, a UNICRUZ inicia, em 2010, sua participação com a inclusão de todos os seus cursos de licenciatura.
A UNICRUZ aprovou, pela primeira vez, um projeto de ensino interdisciplinar na área da Educação Infantil. Assim, o projeto aprovado intitulado “EU, TU, ELE, NÓS, VÓS, ELES: VIVÊNCIAS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL”, proporcionará vivências interdisciplinares na educação infantil, relacionadas à formação inicial dos acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Educação Física, articulando-se à realidade, as necessidades e as expectativas das redes municipais de ensino, no processo de qualificação da formação inicial e o aprimoramento da formação continuada para os profissionais e docentes que atuam nestes espaços educacionais. Com uma sólida caminhada no ensino de graduação, em especial, no âmbito da licenciatura, a Universidade de Cruz Alta insere-se na proposta do PIBID, de modo a contribuir com a excelência da escola pública, enquanto espaço de vivências necessárias à construção coletiva do conhecimento para a docência na educação infantil.
Objetivo Geral
Incluir os licenciandos dos Cursos de Pedagogia e Educação Física no cotidiano das Escolas de Educação Infantil das Redes Municipais de Educação, proporcionando oportunidades de experiências docentes interdisciplinares e inovadoras, tendo a aprendizagem colaborativa como possibilidade na superação das demandas identificadas no processo de ensino e aprendizagem das escolas parceiras.
Objetivos Específicos
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Promover os vínculos entre Escola e Universidade, principalmente na redefinição da função e do compromisso social de uma e de outra no processo de formação de professores para a educação infantil;
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Oportunizar, por meio deste subprojeto, ações interdisciplinares que contribuam para a formação inicial dos docentes da Pedagogia e da Educação Física, articulando teoria e prática na educação infantil;
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Compreender o contexto histórico e social das escolas de educação infantil (seu cotidiano, valores, representações, história e práticas institucionais) de modo a assumir uma postura crítica e responsável de transformação desta realidade, contribuindo para o desenvolvimento de novas formas de interação e trabalho escolar;
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Compreender os processos de cuidar e educar, (re)construindo os saberes referentes aos objetivos da educação infantil e as concepções que orientam a prática pedagógica na educação infantil;
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Incentivar nos futuros professores da educação básica, a prática interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão;
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Proporcionar um espaço de discussão e reflexão, junto a IES sobre a relevância da realidade das escolas de educação infantil e a necessária inserção interdisciplinar de profissionais da Pedagogia e da Educação Física;
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Criar, implementar, avaliar e aperfeiçoar projetos de aprendizagem, articulando-os com os temas geradores das escolas, estimulando ações coletivas e multidisciplinares;
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Incentivar a produção acadêmica dos estudantes, docentes e professores da rede, envolvidos no projeto, em que seja possível visualizar as contribuições do PIBID na formação inicial e continuada de professores;
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Fortalecer uma rede de colaboração nos processos de ensino/ aprendizagem, ampliando as experiências interdisciplinares no contexto das escolas de educação infantil parceiras.
Escola campo e Núcleos do projeto PIBID/UNICRUZ
Neste projeto a Universidade de Cruz Alta organizou a partir de três Núcleos, sendo dois na cidade de Panambi-RS e um em Cruz Alta –RS, em razão da região de origem dos bolsistas que são os alunos das Licenciaturas da UNICRUZ. Assim, a distribuição dos núcleos estão assim constituídas:
Núcleo 1 – Panambi
Escola Municipal de Educação Infantil Gente Miúda
Endereço:Rua: Morengaba, nº 300- Baitto São Jorge – Panambi – RS
Diretora: Simone Schumann
Núcleo 2 – Panambi
Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Lar
Endereço: Rua: Jacob Bock, n.º 327 – Bairro Vila Nova, Panambi-RS
Diretora: Raquel Gonçalves
Núcleo – Cruz Alta
Escola Municipal de Educação infantil Claudino Albertoni
Endereço: Rua José Basílio de Campos, 960 – Vila Hilda – Cruz Alta –RS
Diretora: Luciane Roth Goi
INTEGRANTES DO PROJETO PIBID/UNICRUZ
Coordenadora Institucional do Projeto PIBID/UNICRUZ: Prof.ª Dr.ª Solange Beatriz Billig Garces
Professoras Preceptoras nas EMEIs que acompanham os alunos bolsistas:
Prof.ª Maria Alice Khun Bullé – Escola Municipal de Educação infantil Claudino Albertoni – Núcleo Cruz Alta
Prof. ª Solange de Fátima da Costa do Amaral – Escola Municipal de Educação Infantil Gente Míuda – Núcleo 1 – Panambi
Prof.ª Vanuza Stefania do Amaral – Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Lar – Núcleo 2 – Panambi.
Bolsistas por Núcleos do PIBID/UNICRUZ
Núcleo Cruz Alta – Escola Municipal de Educação infantil Claudino Albertoni ( 08 bolsistas)
Nº | Nomes | Curso |
01 | Andrea Duarte Dos Santos | Pedagogia |
02 | Janice Kaisekamp | Pedagogia |
03 | Juliane Corrêa dos Santos Bottega | Pedagogia |
04 | Manuela Soares Gama | Educação Física |
05 | Maria Dorotéia Campos de Vargas | Pedagogia |
06 | Potira Rafaela Benedetti Kuhn | Pedagogia |
07 | Regiane Aparecida Fontoura Martins Nascimento | Pedagogia |
08 | Thamiris Simone Carpes Cruz Da Costa | Pedagogia |
Núcleo 1 – Panambi – Escola Municipal de Educação infantil Gente Miúda (08 bolsistas)
Nº | Nomes | Curso |
01 | Eliziane Moreira Da Veiga Deutner | Pedagogia |
02 | Joseane Clerice Da Rosa Silveira | Pedagogia |
03 | Lais Tierling | Pedagogia |
04 | Maria Cristina Dos Santos John | Pedagogia |
05 | Miriam Kelly Fontoura Schuller | Pedagogia |
06 | Rosecler Inês Baisch Padilha | Pedagogia |
07 | Soeli Terezinha Gausmann Tischer | Pedagogia |
08 | Stéfani Gabrieli Gomes Da Silva De Almeida | Pedagogia |
Núcleo 2 – Panambi – Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Lar (08 bolsistas)
Nº | Nomes | Curso |
01 | Azeni Habitzreiter | Pedagogia |
02 | Daiane Martins Da Luz Brandt | Pedagogia |
03 | Ivete Piloneto | Pedagogia |
04 | Leonardo Schemmer Mello | Educação Física |
05 | Micheli Dos Santos Fogaça | Pedagogia |
06 | Rauane Silva Santos | Pedagogia |
07 | Stífani Charline Keidann | Pedagogia |
08 | Tauane Milena Bairros Silveira | Educação Física |
CRONOGRAMA DE AÇÕES E ATIVIDADES JÁ REALIZADAS NO PIBID
Formação de preceptores e preparação dos alunos para o início das atividades do PIBID ( outubro, novembro a dezembro/2020)
Oficina | Data | C/h |
– Conhecendo o PIBID e o Residência Pedagógica
Coordenadoras Institucionais do PIBID e Residência Pedagógica |
16/10/2020
Tarde (6ª f) |
3h |
– Formação Pedagógica BNCC e Referencial Curricular Municipal de Cruz Alta
Sandra Denise Paula de Souza – SME/Cruz Alta Graciela da Silva Salgado – SME/Cruz Alta
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06/11/2020
Tarde (6ª f)
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3h |
– Encontro com as Preceptoras e a Coordenação institucional | 10/11/2020
Manhã(3ª f) |
3h |
– Formação Pedagógica BNCC- Educação Infantil e Referencial Curricular Municipal de Panambi
– Deise Vincensi |
20/11/2020
Tarde (6ªf) |
3h |
– Encontro com as Preceptoras, Coordenação Institucional e Diretoras das escolas | 24/11/2020
Manhã(3ªf) |
3h |
– A escola e a cultura da escola de educação infantil (apresentações de cada escola do PIBID) – Preceptoras e Diretoras | 01/12/2020
Manhã(3ª f) |
3h |
– Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil – Marlene Przylinski | 04/12/2020
(6ª f) |
3h |
– Planejamento para Educação Infantil –
Graciela da Silva Salgado |
04/12/2020
(6ª f)-16h |
3h |
Avaliação na Educação Infantil
Graciela da Silva Salgado |
04/12/2020
(6ª f)-19h |
3h |
– Gestão democrática e participação na escola
– Diretoras das escolas do PIBID e Residência
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05/12/2020
Manhã (Sábado manhã) |
3h |
A música na educação infantil
Eliane Ferreira |
11/12/2020
Noite(6ª f. ) 19horas |
3h |
– Desenvolvimento infantil e aprendizagem
Fátima Terezinha Lopes da Costa |
12/12/2020(Sábado)
8h30min |
3h |
– Encontro com as Preceptoras, Coordenação institucional e os bolsistas alunos para organização cronograma da próxima etapa | 15/12/2020
8h (terça-feira) |
3h |
Contação de Histórias
– Márcia Kumpel |
18/12/2020
Tarde (sexta-feira) |
3h |
Leituras complementares | 10h | |
Portfólio das leituras (resumos) | 08h | |
Total………………………………………………… | 60h |