O que é o PIBID?

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), tem o objetivo de promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso. Estimula a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica desde o início da jornada do docente. Os bolsistas são acompanhados por um professor da escola de educação básica e por um docente da Universidade. Também, objetiva antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública e fazer uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

Quem faz parte do PIBID?

  • Bolsista de Iniciação à Docência: é o discente que ao ingressar no programa tenha concluído menos de 60% da carga horária regimental de curso de licenciatura que integra o projeto institucional de iniciação à docência.

  • Professor Supervisor: é o docente da escola de educação básica da rede pública de ensino que integra o projeto institucional de iniciação à docência, responsável por planejar, acompanhar e supervisionar as atividades dos estudantes de licenciatura nas escolas.

  • Coordenador Institucional: é o professor da Universidade responsável perante a CAPES por garantir e acompanhar o planejamento, a organização e a execução das atividades de iniciação à docência previstas no projeto institucional, zelando por sua unidade e qualidade.

Quais as atribuições das Instituições Envolvidas?

 – Da Instituição UNICRUZ

São atribuições da instituição de ensino superior:

 

I – articular-se com as secretarias de educação ou órgão equivalente na definição de localidades estratégicas para a implementação do projeto institucional no estado e nos municípios;

II – implementar os projetos institucionais de forma orgânica entre os cursos licenciatura e os programas de formação de professores em articulação com as redes de ensino;

III – elaborar e publicar editais de seleção de bolsistas observando as orientações contidas nesta Portaria, nos regulamentos e editais dos programas, inclusive com o apoio de assessoria jurídica;

IV – realizar a articulação entre a política de formação de professores da instituição, quando houver, e os programas da Capes;

V – encaminhar informações e relatórios solicitados pela Capes;

VI – examinar o pleito dos participantes dos projetos, em situações de impedimento do coordenador institucional;

VII – propor soluções para problemas relacionados ao desenvolvimento das atividades dos projetos nas escolas, quando solicitado pelo coordenador institucional;

VIII – apoiar a organização de seminários internos de acompanhamento e avaliação dos projetos;

IX – deliberar quanto à suspensão ou cancelamento de bolsas em situações de impedimento do coordenador institucional, garantindo a ampla defesa aos beneficiários;

X – apurar irregularidades e propor soluções para correção de desvios;

XI – realizar concorrentemente com a Capes o monitoramento e avaliação dos programas;

XII – vincular os programas à instância responsável pela formação de professores da Educação Básica na IES, quando houver, ou à pro-reitoria de graduação ou equivalente;

XIII – realizar a seleção de coordenador institucional, coordenadores de área e docentes orientadores, por meio do colegiado superior e dos colegiados de curso;

XIV – assegurar o cumprimento das normas e diretrizes do programa;

XV – garantir condições para o desenvolvimento das atividades do projeto;

XVI – disponibilizar endereço eletrônico institucional para os programas;

XVII – divulgar o projeto, suas ações e resultados na página eletrônica da instituição e em outros meios de comunicação disponíveis;

XVIII – informar à Capes a ocorrência de qualquer irregularidade na execução do projeto;

XIX – emitir documentos comprobatórios ou certificados de participação para os participantes do projeto, conforme dispuser o edital ou normativos do programa.

– Das Secretarias Municipais de Educação

– Os municípios, por meio da secretaria de educação ou órgão equivalente, terão as seguintes atribuições:

I – orientar os locais estratégicos nos municípios para subsidiar a elaboração dos projetos institucionais pelas IES;

II – colaborar com a elaboração do projeto institucional, quando necessário;

III – habilitar as escolas de sua rede para participação nos programas regidos por esta portaria;

IV – definir a ordem de prioridade das escolas para implementação dos projetos;

V – apoiar as IES nos processos seletivos dos professores das escolas de educação básica para participação nos programas;

VI – prestar apoio aos professores participantes dos programas;

VII – apresentar, sempre que solicitado, informações sobre as escolas e os professores de sua rede participantes dos programas; VIII – promover a divulgação das ações dos programas.

– Das Escolas Municipais de Educação Infantil participantes:

I – disponibilizar o ambiente escolar para o desenvolvimento das atividades dos programas;

II – propiciar um ambiente acolhedor aos discentes para desenvolvimento das atividades práticas e pedagógicas previstas nos subprojetos;

III – acompanhar e apoiar os professores selecionados no desenvolvimento das atividades dos programas;

IV – comunicar à Capes a ocorrência de qualquer intercorrência na execução dos projetos;

V – promover a divulgação de ações dos programas.

Quais as atribuições dos envolvidos?

– Do Coordenador Institucional:

I – gestão administrativa do projeto institucional:

a) responder pela coordenação institucional do programa perante as secretarias de educação as escolas, a IES, e a Capes;

b) acompanhar as atividades previstas no projeto e seus subprojetos;

c) assessorar a pró-reitoria de graduação ou órgão equivalente sobre assuntos relacionados aos programas de formação de professores da educação básica;

d) atualizar, nos sistemas de gestão da Capes, informações relativas às escolas nas quais se desenvolverão as atividades dos programas;

e) preencher informações sobre as atividades desenvolvidas no projeto em sistemas de gestão da Capes, quando solicitado;

f) responsabilizar-se pelo acompanhamento e efetivação do cadastro dos bolsistas do programa que coordena em sistema eletrônico próprio da Capes;

g) examinar o pleito dos participantes do projeto;

h) deliberar quanto à suspensão ou cancelamento de bolsas, garantindo a ampla defesa dos bolsistas do projeto;

i) enviar à Capes documentos de acompanhamento das atividades dos beneficiários do programa, sempre que forem solicitados;

j) manter-se atualizado em relação às normas e manuais estabelecidos pela Capes;

k) manter seus dados atualizados nos sistemas de gestão da Capes;

l) comunicar imediatamente à Capes qualquer alteração ou descontinuidade das atividades do projeto institucional ou de seus subprojetos.

m) solicitar documentação comprobatória dos requisitos para o recebimento das bolsas previstas nesta portaria e manter essa documentação arquivada, conforme legislação pertinente;

n) cadastrar no sistema de gestão da Capes os docentes orientadores e os coordenadores de área;

o) acompanhar a folha de pagamento dos bolsistas de sua IES;

p) informar à Capes, durante a execução do Projeto, os núcleos que apresentarem número de licenciando inferior a 75% do número mínimo definido em edital;

q) encaminhar à Capes, quando solicitado, documentação comprobatória de que atende aos requisitos estabelecidos nesta Portaria para a modalidade de bolsa de coordenador institucional.

II – gestão didático-pedagógica:

a) elaborar o projeto institucional articulado com os currículos dos cursos de licenciatura e as orientações da BNCC;

b) coordenar institucionalmente o projeto;

c) articular-se com os dirigentes das secretarias de ensino e os diretores das escolas a fim de desenvolver de forma integrada as ações do projeto institucional;

d) realizar o acompanhamento pedagógico do projeto institucional;

e) promover reuniões e encontros periódicos com os participantes do projeto, membros das escolas e docentes da IES para tratar de assuntos relativos ao projeto institucional;

f) participar das atividades de acompanhamento e de avaliação dos programas colaborando com o aperfeiçoamento do Programa;

g) participar da organização de seminários de formação de professores para a educação básica promovidos pela IES ou pela Capes.

h) responder pela coordenação do subprojeto perante a coordenação institucional de projeto;

i) elaborar, desenvolver e acompanhar, em parceria com as redes e as escolas, as atividades previstas no plano de atividade do núcleo;

j) participar de seleção de estudantes de licenciatura e supervisores para atuar no subprojeto;

k) orientar a atuação dos estudantes de licenciatura conjuntamente com os supervisores das escolas envolvidas;

l) apresentar ao coordenador institucional do projeto relatórios periódicos contendo descrição, análise e avaliação de atividades do núcleo que coordena;

m) gerir as bolsas dos discentes e supervisores sob sua orientação nos sistemas da Capes, procedendo a substituições, inclusões, desistências ou alterações cadastrais;

n) comunicar imediatamente à Capes qualquer irregularidade no pagamento das bolsas a integrantes do núcleo que coordena;

o) participar da organização de seminários de formação de professores da educação básica promovidos pela IES ou pela Capes;

p) participar das atividades de acompanhamento e avaliação definidas pela Capes e pela IES;

q) compartilhar com os membros do colegiado de curso e seus pares as boas práticas e experiências em formação dos professores da educação básica;

r) verificar e solicitar aos bolsistas nas modalidades de supervisor e discente em iniciação à docência comprovação de que atendem aos requisitos estabelecidos nesta Portaria para o recebimento de bolsa nessa modalidade;

s) cadastrar no sistema de gestão da Capes os supervisores e os discentes em iniciação à docência.

 

– Do Professor Supervisor (Preceptor)

a) elaborar, desenvolver e acompanhar, em parceria com as redes e com o coordenador de área, as atividades dos discentes;

b) controlar a frequência dos discentes, repassando essas informações ao coordenador institucional;

c) informar ao coordenador institucional eventuais mudanças nas condições que lhe garantiram participação no programa;

d) participar de seminários de formação de professores da educação básica promovidos pela IES;

e) informar à comunidade escolar sobre as atividades do projeto;

f) compartilhar com a direção da escola e seus pares as boas práticas do programa;

g) enviar ao coordenador institucional quaisquer relatórios e documentos de acompanhamento das atividades dos discentes sob sua supervisão, sempre que solicitado;

h) participar das atividades de acompanhamento e avaliação definidas pela Capes e pela IES.

 

-Dos Discentes em Iniciação à Docência:

a) participar das atividades definidas pelo projeto;

b) dedicar-se no período de vinculação ao projeto sem prejuízo do cumprimento de seus compromissos regulares como discente, observando a carga horária definida em edital;

c) informar imediatamente ao coordenador institucional qualquer irregularidade no recebimento de sua bolsa;

d) registrar e sistematizar as ações desenvolvidas durante sua participação no projeto;

e) apresentar formalmente os resultados parciais e finais de seu trabalho, divulgando-os em eventos sobre formação de professores da educação básica;

f) possuir bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar, consoante as normas da IES;

g) participar das atividades de acompanhamento e avaliação definidas pela Capes;

OBS.:É vedado aos beneficiários de bolsa de iniciação à docência assumir as atribuições dos professores na escola de educação básica, bem como atividades de suporte administrativo ou operacional na escola ou na IES.

Como visto então, O PIBID é um programa que oferece bolsas para estudantes dos cursos de Licenciatura, para que exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de Educação Básica. È financiado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), tem o objetivo de promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso. Assim, estimula a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica desde o início da jornada do docente.

Os bolsistas são acompanhados por um professor da escola  campo e por um docente da Universidade. Também,  objetiva antecipar o vínculo entre os futuros docentes e as salas de aula da rede pública, fazendo  uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

O PROJETO PIBID UNICRUZ

 

A Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ, como uma Instituição Comunitária de Ensino Superior (ICES) é referência na sua região de abrangência na área de formação de professores, até mesmo porque quando constituída, foi na forma de uma Associação de Professores (antiga APROCRUZ – Associação de Professores de Cruz Alta). Por isso, quando da abertura dos editais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, a UNICRUZ inicia, em 2010, sua participação com a inclusão de todos os seus cursos de licenciatura.

A UNICRUZ aprovou, pela primeira vez, um projeto de ensino interdisciplinar na área da Educação Infantil. Assim, o projeto aprovado intitulado “EU, TU, ELE, NÓS, VÓS, ELES: VIVÊNCIAS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL”, proporcionará vivências interdisciplinares na educação infantil, relacionadas à formação inicial dos acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Educação Física, articulando-se à realidade, as necessidades e as expectativas das redes municipais de ensino, no processo de qualificação da formação inicial e o aprimoramento da formação continuada para os profissionais e docentes que atuam nestes espaços educacionais. Com uma sólida caminhada no ensino de graduação, em especial, no âmbito da licenciatura, a Universidade de Cruz Alta insere-se na proposta do PIBID, de modo a contribuir com a excelência da escola pública, enquanto espaço de vivências necessárias à construção coletiva do conhecimento para a docência na educação infantil.

Objetivo Geral

Incluir os licenciandos dos Cursos de Pedagogia e Educação Física no cotidiano das Escolas de Educação Infantil das Redes Municipais de Educação, proporcionando oportunidades de experiências docentes interdisciplinares e inovadoras, tendo a aprendizagem colaborativa como possibilidade na superação das demandas identificadas no processo de ensino e aprendizagem das escolas parceiras.

Objetivos Específicos

  • Promover os vínculos entre Escola e Universidade, principalmente na redefinição da função e do compromisso social de uma e de outra no processo de formação de professores para a educação infantil;

  • Oportunizar, por meio deste subprojeto, ações interdisciplinares que contribuam para a formação inicial dos docentes da Pedagogia e da Educação Física, articulando teoria e prática na educação infantil;

  • Compreender o contexto histórico e social das escolas de educação infantil (seu cotidiano, valores, representações, história e práticas institucionais) de modo a assumir uma postura crítica e responsável de transformação desta realidade, contribuindo para o desenvolvimento de novas formas de interação e trabalho escolar;

  • Compreender os processos de cuidar e educar, (re)construindo os saberes referentes aos objetivos da educação infantil e as concepções que orientam a prática pedagógica na educação infantil;

  • Incentivar nos futuros professores da educação básica, a prática interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão;

  • Proporcionar um espaço de discussão e reflexão, junto a IES sobre a relevância da realidade das escolas de educação infantil e a necessária inserção interdisciplinar de profissionais da Pedagogia e da Educação Física;

  • Criar, implementar, avaliar e aperfeiçoar projetos de aprendizagem, articulando-os com os temas geradores das escolas, estimulando ações coletivas e multidisciplinares;

  • Incentivar a produção acadêmica dos estudantes, docentes e professores da rede, envolvidos no projeto, em que seja possível visualizar as contribuições do PIBID na formação inicial e continuada de professores;

  • Fortalecer uma rede de colaboração nos processos de ensino/ aprendizagem, ampliando as experiências interdisciplinares no contexto das escolas de educação infantil parceiras.

Escola campo  e Núcleos do projeto PIBID/UNICRUZ

Neste projeto a Universidade de Cruz Alta organizou a partir de três Núcleos, sendo dois na cidade de Panambi-RS e um em Cruz Alta –RS, em razão da região de origem dos bolsistas que são os alunos das Licenciaturas da UNICRUZ. Assim, a distribuição dos núcleos estão assim constituídas:

 

Núcleo 1 – Panambi

Escola Municipal de Educação Infantil Gente Miúda

Endereço:Rua: Morengaba, nº 300- Baitto São Jorge – Panambi – RS

Diretora: Simone Schumann

 

Núcleo 2 – Panambi

Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Lar

Endereço: Rua: Jacob Bock, n.º 327 – Bairro Vila Nova, Panambi-RS

Diretora: Raquel Gonçalves

 

Núcleo – Cruz Alta

Escola Municipal de Educação infantil Claudino Albertoni

Endereço: Rua José Basílio de Campos, 960 – Vila Hilda – Cruz Alta –RS

Diretora: Luciane Roth Goi

 

INTEGRANTES DO PROJETO  PIBID/UNICRUZ

Coordenadora Institucional do Projeto PIBID/UNICRUZ: Prof.ª Dr.ª Solange Beatriz Billig Garces

Professoras Preceptoras nas EMEIs que acompanham os alunos bolsistas:

Prof.ª Maria Alice Khun Bullé – Escola Municipal de Educação infantil Claudino Albertoni – Núcleo Cruz Alta

Prof. ª Solange de Fátima da Costa do Amaral – Escola Municipal de Educação Infantil Gente Míuda – Núcleo 1 – Panambi

Prof.ª Vanuza Stefania do Amaral – Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Lar – Núcleo 2 – Panambi.

Bolsistas por Núcleos do PIBID/UNICRUZ

Núcleo Cruz Alta – Escola Municipal de Educação infantil Claudino Albertoni ( 08 bolsistas)

Nomes Curso
01 Andrea Duarte Dos Santos Pedagogia
02 Janice Kaisekamp Pedagogia
03 Juliane Corrêa dos Santos Bottega Pedagogia
04 Manuela Soares Gama Educação Física
05 Maria Dorotéia Campos de Vargas Pedagogia
06 Potira Rafaela Benedetti Kuhn Pedagogia
07 Regiane Aparecida Fontoura Martins Nascimento Pedagogia
08 Thamiris Simone Carpes Cruz Da Costa Pedagogia

 

Núcleo 1 – Panambi – Escola Municipal de Educação infantil Gente Miúda (08 bolsistas)

Nomes Curso
01 Eliziane Moreira Da Veiga Deutner Pedagogia
02 Joseane Clerice Da Rosa Silveira Pedagogia
03 Lais Tierling Pedagogia
04 Maria Cristina Dos Santos John Pedagogia
05 Miriam Kelly Fontoura Schuller Pedagogia
06 Rosecler Inês Baisch Padilha Pedagogia
07 Soeli Terezinha Gausmann Tischer Pedagogia
08 Stéfani Gabrieli Gomes Da Silva De Almeida Pedagogia

 

Núcleo 2 – Panambi – Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Lar (08 bolsistas)

Nomes Curso
01 Azeni Habitzreiter Pedagogia
02 Daiane Martins Da Luz Brandt Pedagogia
03 Ivete Piloneto Pedagogia
04 Leonardo Schemmer Mello Educação Física
05 Micheli Dos Santos Fogaça Pedagogia
06 Rauane Silva Santos Pedagogia
07 Stífani Charline Keidann Pedagogia
08 Tauane Milena Bairros Silveira Educação Física

 

CRONOGRAMA DE AÇÕES  E  ATIVIDADES JÁ REALIZADAS NO PIBID

Formação de preceptores e preparação dos alunos para o início das atividades do PIBID ( outubro, novembro a dezembro/2020)

Oficina Data C/h
– Conhecendo o PIBID e o Residência Pedagógica

Coordenadoras Institucionais do PIBID e Residência Pedagógica

16/10/2020

Tarde (6ª f)

3h
– Formação Pedagógica BNCC e Referencial Curricular Municipal de Cruz Alta

Sandra Denise Paula de Souza – SME/Cruz Alta

Graciela da Silva Salgado – SME/Cruz Alta

 

06/11/2020

Tarde (6ª f)

 

3h
– Encontro com as Preceptoras e a Coordenação institucional 10/11/2020

Manhã(3ª f)

3h
–  Formação Pedagógica BNCC- Educação Infantil  e Referencial Curricular Municipal de Panambi

– Deise Vincensi

20/11/2020

Tarde (6ªf)

3h
– Encontro com as Preceptoras, Coordenação Institucional e Diretoras das escolas 24/11/2020

Manhã(3ªf)

3h
– A escola e a cultura da escola de educação infantil (apresentações de cada escola do PIBID) – Preceptoras e Diretoras 01/12/2020

Manhã(3ª f)

3h
– Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil – Marlene Przylinski 04/12/2020

(6ª f)

3h
– Planejamento para Educação Infantil –

Graciela da Silva Salgado

04/12/2020

(6ª f)-16h

3h
Avaliação na Educação Infantil

Graciela da Silva Salgado

04/12/2020

(6ª f)-19h

3h
– Gestão democrática e participação na escola

– Diretoras das escolas do PIBID e Residência

 

05/12/2020

Manhã (Sábado manhã)

3h
 A música na educação infantil

Eliane Ferreira

11/12/2020

Noite(6ª f. )

19horas

3h
– Desenvolvimento infantil e aprendizagem

Fátima Terezinha Lopes da Costa

12/12/2020(Sábado)

8h30min

3h
– Encontro com as Preceptoras,  Coordenação institucional e os  bolsistas alunos para organização cronograma da próxima etapa 15/12/2020

8h (terça-feira)

3h
 Contação de Histórias

– Márcia Kumpel

18/12/2020

Tarde (sexta-feira)

3h
Leituras complementares 10h
Portfólio das leituras (resumos) 08h
Total………………………………………………… 60h

Fotos das Formações e Encontros PIBID

Registros dos encontros janeiro/fevereiro e março/2021

Apresentação do grupo PIBID da EMEI Gente Miúda: Texto A Abordagem de Reggio Emilia para a aprendizagem na educação infantil, no encontro realizado em 21/01/2021

Apresentação do Núcleo PIBID da EMEI Pequeno Lar – 28/01/2021

Encontro dos bolsistas da EMEI Claudino Albertoni - Núcleo Cruz Alta- 04 de fevereiro de 2021

Reunião com as preceptoras – 23/02/2021 para organização dos cronogramas de março e abril.

Encontro virtual do Núcleo PIBID Cruz Alta em 04/03/2021

2020

Oficina Formação Pedagógica BNCC e Referencial Curricular Municipal de Cruz Alta PIBID e RP - 06/11/2020

Oficina de Formação Pedagógica BNCC- Educação Infantil e Referencial Curricular Municipal de Panambi – 20/11/2020

Encontro com as Preceptoras, Coordenação Institucional e Diretoras das escolas – 24/11/2020

Oficina Planejamento para Educação Infantil PIBID e RP – 04/12/2020

A escola e a cultura da escola de educação infantil (apresentações de cada escola do PIBID) – Preceptoras e Diretoras – 01/12/2020

Oficina de Música – dia 11/12/2020