Como Bacharelado, o Curso de Educação Física guia suas ações pedagógicas, sem se desvincular dos paradigmas atuais norteadores de uma postura acadêmica frente à sociedade, visando à construção de saberes, e responsabilizando-se pela formação de alunos competentes, mas também cidadãos autônomos, portadores de uma corporeidade historicamente e socialmente construída e em constante diálogo com o mundo.
O Curso de Educação Física – Bacharelado estrutura o seu currículo na formação de profissionais de educação física para atuar em ambientes formais e não formais. O saber acadêmico é trabalhado de forma a envolver a teoria e a prática indissociavelmente, através da pesquisa e da extensão contribuindo efetivamente para a construção do saber crítico-reflexivo. A organização curricular compõe-se de duas partes: Conhecimento de Formação Ampliada e conhecimento Identificador da Área – Formação específica.
A formação Ampliada é guiada pelo critério da orientação científica, da integração teoria e prática e do conhecimento do homem, da cultura e da sociedade. Isto possibilitará uma formação abrangente para a competência profissional de um trabalho com seres humanos em contextos históricos – sociais específicos, promovendo um contínuo diálogo entre as áreas de conhecimento científico e a especificidade da Educação Física favorecendo a interdisciplinaridade. Constitui-se de conhecimentos do homem e da sociedade, conhecimento científico – tecnológico e conhecimento do Corpo Humano.
A formação Específica preocupar-se-á com o estudo das distintas manifestações clássicas e emergentes da cultura do movimento, identificadas com a tradição da Educação Física e do Esporte. Constitui-se de conhecimentos didático-pedagógicos; técnico-funcional aplicado e conhecimento sobre a cultura do movimento humano.
O currículo do Curso de Educação Física – Bacharelado tem a duração de 04 anos, ou oito semestres letivos e integralizando 3200 horas, apresenta 42 disciplinas, nas quais está incluída a prática como componente curricular; os estágios supervisionados nos três núcleos temáticos de aprofundamento, rendimento esportivo, qualidade de vida, saúde e estética e envelhecimento humano; as atividades complementares com 200 horas e o trabalho de conclusão de curso.
Assim, dentro da caracterização e na busca do perfil delineado, o profissional da Educação Física deve ter além da formação técnica e pedagógica, a formação humana, crítica e reflexiva qualificada para o exercício profissional, através de saberes científicos embasados no princípio da ética e da solidariedade, capacitados para intervir profissionalmente no contexto específico e sociocultural do bacharel.