A Universidade de Cruz Alta está inserida no contexto histórico da Região desde a década de 40, através da Associação de Professores da Escola Técnica de Comércio “Cruz Alta” que lhe deu origem, então a mantenedora do Curso técnico em Contabilidade. Em 1958 passou a denominar-se Associação dos Professores de Cruz Alta – APROCRUZ, constituída por Faculdades Isoladas.

A Fundação Universidade de Cruz Alta foi instituída através do Decreto 97.000, de 21 de outubro de 1988. Hoje a Unicruz conta com mais de três mil e quinhentos alunos distribuídos nos cursos de graduação, pós-graduação e cursos técnicos.

A transformação dessas Faculdades Isoladas em uma Universidade era um antigo desejo da comunidade cruz-altense que veio a se concretizar através do Decreto 97000, de 21/10/88, que criou a Fundação Universidade de Cruz Alta, desencadeando as ações necessárias para a efetiva instalação da Universidade.

Conforme o projeto desta Universidade aprovado pelo Parecer CFE 582/89, aproximadamente em 7/07/89, a mesma foi concedida como uma Instituição Particular de Ensino Superior, de caráter social e comunitário, de domínio da coletividade, que nos termos da lei, tem como objetivo principal:

“O desenvolvimento das Ciências, Letras, Artes, Filosofia e Ciências Humanas; a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho demandado pela sociedade; a qualificação acadêmica de pesquisadores e cientistas; e a preservação e promoção da cultura e bem comum”.

Reconhecida pela Portaria do MEC nº 1704 de 03 de dezembro de 1993, a Universidade de Cruz Alta inicia uma nova etapa, legitimada pelo texto legal e num processo natural de amadurecimento, procura atender às demandas regionais, através de uma ação educacional efetiva, considerando os interesses sociais, comprometida com sua tradição de servir à comunidade.

A Universidade de Cruz Alta visa na formação do profissional, essencialmente, o Homem com princípios de liberdade e de solidariedade humana que o tornem capaz de construir com dignidade a sua realidade e de participar no desenvolvimento da sociedade, em parâmetros de aperfeiçoamento que provocam o bem comum.

Nesta dimensão, a Universidade ao longo de sua história vem mantendo linhas definidas de ação educacional e social que concretizem valores, prioridades e preferências, características da realidade temporal histórica de sua localização espacial, social e política.