Duração do Curso:
O Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social poderá ser cursado no prazo mínimo de 18 (dezoito) meses e máximo de 24 (vinte e quatro) meses.
As aulas acontecem semanalmente nos Dias e Turnos:
- Quinta-feira: noite;
- Sexta-feira: tarde e noite;
- Sábado: Manhã.
Número de Créditos Exigidos:
O discente deverá cursar no mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos distribuídos da seguinte forma:
- Disciplinas Obrigatórias: 15 (quinze) créditos
- Disciplinas Eletivas: 09 (nove) créditos
Requisitos para obtenção do título de mestre e/ou Doutor:
Para obtenção do título de Mestre ou de Doutor em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, o discente deverá cumprir os seguintes requisitos:
- Obter aprovação em um mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas, no caso do Mestrado
- Obter aprovação em um mínimo de 36 (trinta e seis) créditos, no caso do Doutorado
- Obter aprovação em prova de proficiência em uma língua estrangeira moderna, no caso do Mestrado, até abertura do processo de defesa da dissertação
- Obter aprovação em prova de proficiência em duas línguas estrangeiras modernas, no caso do Doutorado, até a abertura do processo de defesa de tese
- Elaborar uma dissertação ou tese redigida em português, seguindo as normas técnicas da ABNT
- Defender publicamente a dissertação ou tese perante Banca Examinadora
Disciplinas Obrigatórias
Práticas Socioculturais e Participação Social
CARGA HORÁRIA: 45
N° de CRÉDITOS: 03
Ementa: Práticas socioculturais e o papel da cultura na contemporaneidade e sua articulação na sociedade. Evolução dos conceitos de sociedade, práticas socioculturais, movimentos sociais, associações; concepção de indivíduo; compreensão de participação, de ação, de democracia participativa e políticas sociais. Práticas Socioculturais na perspectiva de sua construção.
Metodologias da Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais
CARGA HORÁRIA: 45
N° de CRÉDITOS: 03
Ementa: Fundamentos epistemológicos que permeiam os processos de produção de conhecimentos; pensamento com a ecologia dos saberes; educação e emancipação humana. Aspectos metodológicos das pesquisas qualitativas desenvolvidas nas Ciências Humanas e Sociais; o processo de planejamento científico, coleta e análise de dados; ferramentas necessárias para a redação final da dissertação.
Sociedade, Cultura e Cidadania
CARGA HORÁRIA: 45
N° de CRÉDITOS: 03
Ementa: Análise da sociedade contemporânea com vista à proposição de uma sociedade baseada na ética do coletivo, possibilidade de construção da cidadania plena. A análise tomará as relações poder/Estado/governança; tecnologia/ desenvolvimento econômico/desenvolvimento social como fundamentos para a produção do mapa da sociedade contemporânea com perspectiva de apontar diretrizes para a sociedade centrada nos valores do coletivo.
Seminário de Pesquisa I
CARGA HORÁRIA: 45
N° de CRÉDITOS: 03
Ementa: Fórum de discussão entre docentes, discentes e sociedade ( civil, poder público e representações de classe) que permita a articulação entre demandas sociais com disciplinas, projetos de pesquisa e práticas sociais interdisciplinares desenvolvidas ou propostas pelo Curso. A base das discussões centra-se em questões epistemológicas necessárias para a realização da investigação científica, possibilitando aos sujeitos uma atuação como vetores de transformação social.
Seminário de Pesquisa II
CARGA HORÁRIA: 45
N° de CRÉDITOS: 03
Ementa: Estrutura dos capítulos da dissertação. Análise e interpretação; resultados e conclusões.
Disciplinas Eletivas
Docência no Ensino Superior
CARGA HORÁRIA: 60
N° de CRÉDITOS: 04
Ementa:
Estudo dos fundamentos e pressupostos teórico-metodológicos dos processos educativos no ensino superior com vistas à compreensão da docência enquanto profissão e construção histórico-cultural. Estudo e reflexão sobre o compromisso do professor universitário com uma prática pedagógica crítica, emancipatória e humanizadora. Análise e reflexão sobre a organização do conhecimento: ensino, pesquisa e extensão, objetivando a organização do planejamento e exercício do processo didático em seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar, avaliar e produzir conhecimento, na perspectiva interdisciplinar e de metodologias ativas.
AGUARDANDO….
Linguagem e Sociedade
CARGA HORÁRIA: 45
N° de CRÉDITOS: 03
Ementa: A linguagem como prática social. Os gêneros do discurso. Leitura e Interpretação de diferentes materialidades em uma sociedade disciplinar regida por práticas discursivas e por coerções de ordem sócio-histórica e cultural.
Práticas Discursivas e Organização Social
CARGA HORÁRIA: 45
N° de CRÉDITOS: 03
Ementa: Estudo da Análise do Discurso e a dimensão sócio-histórica da linguagem com foco nas práticas discursivas como espaço de intersecção com a linguagem, a história, o sujeito, a ideologia e o político, partícipes fundamentais da constituição e da sustentação da organização social.
Representações Culturais: Literatura e Cinema
CARGA HORÁRIA: 45
N° de CRÉDITOS: 03
Ementa: Literatura, história e cinema e suas relações como representações culturais de um povo e uma época; leitura e análise de diferentes textos literários e fílmicos, em cotejo com o panorama histórico-social.
Diversidades Culturais e Interações Sociais
CARGA HORÁRIA: 45
N° de CRÉDITOS: 03
Ementa: Revisão conceitual: (Historiografia, África, Nação, Cultura, Colonialismo, Negro, Povos Indígenas, “Raça”, Racismo, Ancestralidade, Diáspora, Negritude, Escravidão, Escravo, Identidade, Etnia, Misceginação, Pluralidade Cultural, Diversidade, Consciência Negra, Memória, Patrimônio Afro-brasileiro e Indígena, Cidadania, Práticas Socioculturais); Identidade Cultural e Etnicidade na Educação; Abordagem crítica, reflexiva e multi e interdisciplinar sobre História, diversidade (s) e cultura no cenário da sociedade contemporânea; Práticas Sociais e Diversidade.
Cidadania e Inserção Social da População Idosa
CARGA HORÁRIA: 45
N° de CRÉDITOS: 03
Ementa: A disciplina abordará o envelhecimento como uma questão social emergente, que apresenta implicações políticas, econômicas, sociais, educacionais, culturais, entre outras. Como uma questão social emergente a população idosa requer reconhecimento. Nesse sentido, (re)pensar as práticas sociais de diferentes profissionais, através do desenvolvimento de projetos de intervenção que priorizem o reconhecimento e a dignidade da população idosa é o que se priorizará nessa disciplina.
Sociedade de Risco e Meio Ambiente
CARGA HORÁRIA: 45
N° de CRÉDITOS: 03
Ementa: Relação homem-natureza, meio ambiente e paisagem. Sistemas ambientais e sociedade. Consciência ambiental, educação ambiental, questões sócio-ambientais e impactos produzidos. Desenvolvimento sustentável. Ações de estímulo à valorização dos saberes populares e construção da cidadania. A sociedade de risco. O Meio Ambiente e as representações sociais. Comunidades tradicionais e a percepção ambiental. Preservação do meio ambiente. Políticas Nacional do Meio Ambiente. Política Nacional de Educação Ambiental.
Estética e Manifestações Culturais
CARGA HORÁRIA: 45
N° de CRÉDITOS: 03
Ementa: Concepções estéticas construídas e reproduzidas ao longo do tempo, o belo, o feio, o gosto, a criatividade, a inspiração, a fama, o dom, o gênio e o talento. Linguagens da arte e sua relação com as inúmeras áreas do conhecimento. Estéticas vigentes e sua interface com instituições culturais contemporâneas.
Desenvolvimento Humano e suas interfaces na sociedade contemporânea
CARGA HORÁRIA: 45
N° de CRÉDITOS: 03
Ementa: Processo de desenvolvimento humano e suas diferentes interfaces em diferentes contextos, abordando e discutindo conceitos como: diferença, diversidade, educação, ética, direitos humanos e inclusão no ponto de vista dialético e sociocultural, constituição do indivíduo e singularidade, grupos diferenciados, estigma e valores humanos.
Desenvolvimento Regional, Sustentabilidade e Trabalho
CARGA HORÁRIA: 45
N° de CRÉDITOS: 03
Ementa: A teoria econômica do desenvolvimento. O debate do desenvolvimento regional no Brasil. Desenvolvimento e meio ambiente. Definição, origens e características estruturais do mercado de trabalho. Mercado de trabalho regional.
Identidades Regionais
CARGA HORÁRIA: 45
N° de CRÉDITOS: 03
Ementa: Panorama dos desafios do desenvolvimento regional na contemporaneidade contextualizados na dinâmica da diversidade cultural. na perspectiva de criar condições para a transformação da realidade sob a ética da solidariedade.
Duração do Curso:
O Doutorado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social poderá ser cursado no prazo mínimo de 24 (vinte e quatro) meses e máximo de 48 (quarenta e oito) meses.
As aulas acontecem semanalmente nos Dias e Turnos:
- Quinta-feira: noite;
- Sexta-feira: tarde e noite;
- Sábado: Manhã.
Número de Créditos Exigidos:
O discente deverá cursar no mínimo de 36 (trinta e seis) créditos distribuídos da seguinte forma:
- Disciplinas Obrigatórias: 12 (doze) créditos
- Disciplinas Eletivas: 18 (dezoito) créditos
- Orientação de tese: 06 (seis) créditos de orientação
Requisitos para obtenção do título de mestre e/ou doutor:
Para obtenção do título de Mestre ou de Doutor em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, o discente deverá cumprir os seguintes requisitos:
- Obter aprovação em um mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas, no caso do Mestrado
- Obter aprovação em um mínimo de 36 (trinta e seis) créditos, no caso do Doutorado
- Obter aprovação em prova de proficiência em uma língua estrangeira moderna, no caso do Mestrado, até abertura do processo de defesa da dissertação
- Obter aprovação em prova de proficiência em duas línguas estrangeiras modernas, no caso do Doutorado, até a abertura do processo de defesa de tese
- Elaborar uma dissertação ou tese redigida em português, seguindo as normas técnicas da ABNT
- Defender publicamente a dissertação ou tese perante Banca Examinadora
Disciplinas Obrigatórias
Seminário de Tese I
CARGA HORÁRIA: 45
N° DE CRÉDITOS: 03
Ementa: Leitura crítica das bases teóricas e construção da proposta da tese. Discussão do problema de estudo: contexto, delimitação, questões de pesquisa. Propósitos e repercussão do estudo. Procedimentos metodológicos e sua dinamização.
Seminário de Tese II
CARGA HORÁRIA: 45
N° DE CRÉDITOS: 03
Ementa: Acompanhamento dos projetos. Realização de seminários de apresentação das diferentes etapas do projeto. Identificação e encaminhamento de solução de problemas metodológicos dos projetos. Análise dos estudos individuais para construção teórico-metodológica dos projetos de tese. Orientação teórico-metodológica para o Exame de Qualificação, tendo em vista a elaboração das etapas da pesquisa.
Desenvolvimento Social e Emancipação
CARGA HORÁRIA: 45
N° DE CRÉDITOS: 03
Ementa: Diferentes realidades sociais e desenvolvimento social. Vida sustentável e tecnologia. Epistemologia biocêntrica. Projetos civilizatórios hegemônicos. Neocolonialismo e Sustentabilidade. Esfera Pública e Privada. Democracia, políticas e tecnologias sociais. Novas migrações e solidariedade. Dependência e autonomia. Análise e elaboração de cases, articulando sociedade civil e políticas públicas.
Discurso, Cultura e Contexto Sócio-Histórico
CARGA HORÁRIA: 45
N° DE CRÉDITOS: 03
Ementa: Discurso, cultura e representação social como fenômenos na contemporaneidade. Discurso, comunicação e contexto sócio-histórico. A Teoria Social do Discurso (TSD) e sua contribuição para diferentes áreas do conhecimento. Práticas discursivas e interação nas organizações sociais. Cultura e ensino no processo intercultural.
Disciplinas Eletivas
Sociedade de Risco e Meio Ambiente
CARGA HORÁRIA: 45
N° DE CRÉDITOS: 03
Ementa: Relação homem-natureza, meio ambiente e paisagem. Sistemas ambientais e sociedade. Consciência ambiental, educação ambiental, questões sócio-ambientais e impactos produzidos. Desenvolvimento sustentável. Ações de estímulo à valorização dos saberes populares e construção da cidadania. A sociedade de risco. O Meio Ambiente e as representações sociais. Comunidades tradicionais e a percepção ambiental. Preservação do meio ambiente. Políticas Nacional do Meio Ambiente. Política Nacional de Educação Ambiental.
Seminário Temático I - Questões de epistemologia
CARGA HORÁRIA: 45
N° DE CRÉDITOS: 03
Ementa: Considerando as principais reflexões contemporâneas em torno do estatuto da ciência, da cientificidade, da crise dos paradigmas científicos e da interdisciplinaridade, a disciplina busca aprofundar a análise das teorias modernas e pós-modernas que apontam para novas formas de objetividade, a serem construídas em bases intersubjetivas, enfocando a construção do pensamento e do conhecimento em diferentes perspectivas epistemológicas, dentre as quais o positivismo, a fenomenologia, o materialismo dialético, a hermenêutica e a teoria sistêmica.
Seminário Temático II - Questões de educação
CARGA HORÁRIA: 45
N° DE CRÉDITOS: 03
Ementa: A educação, compreendida como conquista social e civilizatória, enfrenta desafios de justificação diante dos relativismos que o pensamento e a cultura contemporânea impulsionam frente aos novos costumes e tecnologias de informação, fazendo-se necessário discutir as circunstancias e as bases dessa tarefa fundamental do Estado e das sociedades republicanas e democráticas, a fim de proporcionar a formação de cidadãos cônscios de seus direitos e deveres, numa perspectiva humanista e de emancipação social. Dessa forma, a disciplina busca alargar a reflexão sobre as tensões entre tradição e inovação e acerca das condições de possibilidade da educação no mundo contemporâneo, no intuito de garantir os ganhos da civilização, sem que isso implique em abandonar as novas gerações à própria sorte ou em retirar de suas mãos as potencialidades inovadoras.
Seminário Temático III - Ética, Política e Movimentos Sociais
CARGA HORÁRIA: 45
N° DE CRÉDITOS: 03
EMENTA:
Seminário Temático IV - Questões contemporâneas de Linguagem
CARGA HORÁRIA: 45
N° DE CRÉDITOS: 03
Ementa: Temas da ética, das políticas públicas, das organizações e movimentos sociais. Relações e articulações do poder nos âmbitos público e privado.
Docência no Ensino Superior
CARGA HORÁRIA: 45
N° DE CRÉDITOS: 03
Ementa:
Estudo dos fundamentos e pressupostos teórico-metodológicos dos processos educativos no ensino superior com vistas à compreensão da docência enquanto profissão e construção histórico-cultural. Estudo e reflexão sobre o compromisso do professor universitário com uma prática pedagógica crítica, emancipatória e humanizadora. Análise e reflexão sobre a organização do conhecimento: ensino, pesquisa e extensão, objetivando a organização do planejamento e exercício do processo didático em seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar, avaliar e produzir conhecimento, na perspectiva interdisciplinar e de metodologias ativas.
Práticas Discursivas e Organização Social
CARGA HORÁRIA: 45
N° DE CRÉDITOS: 03
Ementa: Estudo da Análise do Discurso e a dimensão sócio-histórica da linguagem com foco nas práticas discursivas como espaço de intersecção com a linguagem, a história, o sujeito, a ideologia e o político, partícipes fundamentais da constituição e da sustentação da organização social.
Linguagem e Sociedade
CARGA HORÁRIA: 45
N° DE CRÉDITOS: 03
Ementa: A linguagem como prática social. Os gêneros do discurso. Leitura e Interpretação de diferentes materialidades em uma sociedade disciplinar regida por práticas discursivas e por coerções de ordem sócio-histórica e cultural.
Diversidades Culturais e Interações Sociais
CARGA HORÁRIA: 45
N° DE CRÉDITOS: 03
Ementa: Revisão conceitual: (Historiografia, África, Nação, Cultura, Colonialismo, Negro, Povos Indígenas, “Raça”, Racismo, Ancestralidade, Diáspora, Negritude, Escravidão, Escravo, Identidade, Etnia, Misceginação, Pluralidade Cultural, Diversidade, Consciência Negra, Memória, Patrimônio Afro-brasileiro e Indígena, Cidadania, Práticas Socioculturais); Identidade Cultural e Etnicidade na Educação; Abordagem crítica, reflexiva e multi e interdisciplinar sobre História, diversidade (s) e cultura no cenário da sociedade contemporânea; Práticas Sociais e Diversidade.
Desenvolvimento Humano e suas interfaces na sociedade contemporânea
CARGA HORÁRIA: 45
N° DE CRÉDITOS: 03
Ementa: Processo de desenvolvimento humano e suas diferentes interfaces em diferentes contextos, abordando e discutindo conceitos como: diferença, diversidade, educação, ética, direitos humanos e inclusão no ponto de vista dialético e sociocultural, constituição do indivíduo e singularidade, grupos diferenciados, estigma e valores humanos.
Desenvolvimento Regional, Sustentabilidade e Trabalho
CARGA HORÁRIA: 45
N° DE CRÉDITOS: 03
Ementa: A teoria econômica do desenvolvimento. O debate do desenvolvimento regional no Brasil. Desenvolvimento e meio ambiente. Definição, origens e características estruturais do mercado de trabalho. Mercado de trabalho regional.
Representações Culturais: Literatura e Cinema
CARGA HORÁRIA: 45
N° DE CRÉDITOS: 03
Ementa: Literatura, história e cinema e suas relações como representações culturais de um povo e uma época; leitura e análise de diferentes textos literários e fílmicos, em cotejo com o panorama histórico-social.
Cidadania e Inserção Social da População Idosa
CARGA HORÁRIA: 45
N° DE CRÉDITOS: 03
Ementa: A disciplina abordará o envelhecimento como uma questão social emergente, que apresenta implicações políticas, econômicas, sociais, educacionais, culturais, entre outras. Como uma questão social emergente a população idosa requer reconhecimento. Nesse sentido, (re)pensar as práticas sociais de diferentes profissionais, através do desenvolvimento de projetos de intervenção que priorizem o reconhecimento e a dignidade da população idosa é o que se priorizará nessa disciplina.