Desenvolvimento Agropecuário
Unicruz busca parceria para execução de projetos voltados à produção animal, vegetal e saúde do produtor rural
:
Na última terça-feira (12), a presidente da Fundação Universidade de Cruz Alta, Luísa Carpovinski Pieniz, o reitor da Unicruz, Fábio Dal-Soto, e o diretor do Centro de Ciências da Saúde e Agrárias, Leandro Kohl, reuniram-se com a prefeita de Cruz Alta, Dra. Paula Rubin Facco Librelotto, no gabinete da prefeita. O objetivo do encontro foi realizar a entrega de um portfólio de projetos de extensão e pesquisa voltados para a atividade agropecuária, a serem executados com a parceria do poder público.
A ideia é envolver os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Fisioterapia, Biomedicina e Farmácia da Universidade, por meio de pesquisas e trabalhos de extensão que visam o aperfeiçoamento de técnicas de manejo na produção animal, produção vegetal e para a saúde e qualidade de vida do trabalhador rural. O projeto também prevê a construção de um auditório para palestras, seminários, capacitações, treinamentos, cursos, aulas, entre outras atividades que contribuam para a formação dos interessados.
Em uma região consolidada na produção agrícola, leiteira e de carnes (suína, bovina, aves e caprinos), a Universidade de Cruz Alta, em seu caráter comunitário, está comprometida com o desenvolvimento regional, formando profissionais éticos e capacitados tecnicamente. Com a execução dos projetos, a Universidade entregará resultados e informações à comunidade para melhorar de maneira efetiva o setor de produção de alimentos e, também, contribuir com instituições municipais voluntárias na distribuição de alimentos para comunidades carentes.
Projetos regionais
Com o intuito de construir um ambiente integrador e de inovação tecnológica na Universidade de Cruz Alta, que fortaleça o desenvolvimento de soluções tecnológicas capazes de atender as demandas regionais, em especial aquelas dos setores agrícola, da saúde, da educação e do empreendedorismo, a Instituição busca recursos para o projeto de Implantação do Centro Tecnológico de Inovação. Esse projeto é uma sequência das ações já realizadas pela Unicruz no âmbito da inovação e do empreendedorismo, e contribuirá para o desenvolvimento de pesquisas e inovações na área tecnológica, por meio da cooperação e colaboração entre instituições de pesquisa, universidades, empresas, startups, governo municipal, estadual e federal na região de Cruz Alta. Para a realização desse projeto, a Unicruz conta com o apoio fundamental da Prefeitura de Cruz Alta e da Associação Comercial e Industrial – ACI Cruz Alta.
Somados ao Centro de Equoterapia (CEU) e ao Portfólio de projetos do Centro de Ciências da Saúde e Agrárias (CCSA), os quais estão sendo viabilizados com recursos de emenda parlamentar para melhorias, estruturação e implementação, a Unicruz consolida a parceria poder público e universidade e potencializa os benefícios para a comunidade por meio desses projetos.
Hoje, por exemplo, o Centro de Equoterapia atende a comunidade de Cruz Alta e da região gratuitamente nas áreas de saúde (fisioterapia) e educação (pedagogia), pessoas com Paralisia Cerebral (PC), Autismo, Déficit Intelectual, Déficit de Desenvolvimento, Deficiência Visual, Tumor Cerebral, Fibromialgia, Déficit de Atenção, Síndrome de Down, Depressão e Atraso no Desenvolvimento. A Unicruz é a única universidade do Rio Grande do Sul responsável tanto pela estrutura do Centro de Equoterapia, filiado à Associação Nacional de Equoterapia, quanto pelos atendimentos.
Já os projetos na área da saúde pública do município, entre Unicruz e prefeitura, contemplam o atendimento integral ao Cuidado da Saúde da Mulher e da Criança, visando o cuidado desde o 1º trimestre da gestação até os 12 anos de idade. Os projetos estão alinhados aos programas governamentais Criança Feliz (Federal) e o Programa Infância Melhor (Estadual). Além disso, o trabalho também atende as demandas de Reabilitação Física e telereabilitação aos pacientes com sequelas pós-Covid-19; e da Farmácia Escola e Serviço Clínico Farmacêutico na Atenção Básica à Saúde, possibilitando a manipulação de medicamentos e produtos farmacológicos, que serão ofertados à população.