Atlas de Histologia

Aplicativo desenvolvido pelos cursos de Ciência da Computação e Biomedicina da Unicruz recebe certificado de registro do Ministério da Economia

É um fato que as tecnologias estão cada vez mais presentes na vida e regendo o cotidiano de muitas pessoas, principalmente, da nova geração de acadêmicos. A partir do ano de 2020, devido a pandemia do novo coronavírus, as tecnologias utilizadas no ensino ficaram ainda mais importantes, tornando-se indispensáveis para o processo de ensino-aprendizagem em todos os níveis de educação.

Nesse contexto, os cursos de Biomedicina e Ciência da Computação desenvolveram um projeto interdisciplinar de inovação tecnológica, e criaram o aplicativo Atlas de Histologia.

O objetivo é desenvolver um software para dispositivos móveis e para web de apoio educacional aos estudantes das disciplinas de Histologia básica e Histologia sistêmica. O aplicativo permite ampliar as possibilidades na metodologia de aprendizagem e potencializa a qualidade do ensino, complementando o que é aprendido em sala de aula.

Em resumo, a Histologia é uma área biomédica que estuda os tecidos biológicos ou também denominada Anatomia Microscópica. Na biologia são estudadas as funções das células, tecidos e órgãos de animais e de plantas (histologia animal e vegetal).

O aplicativo surge para sanar algumas limitações, como por exemplo, o comprometimento da qualidade das lâminas e o acesso as mesmas. Com ele, os universitários podem utilizar o Atlas e consultar informações e imagens de alta qualidade. Em meados do mês de junho, o aplicativo Atlas de Histologia recebeu o certificado de registro de programa de computador junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) da Diretoria de patentes do Ministério da Economia.

As professoras Graziella Alenbrant Mendes, do curso de Biomedicina, e Patrícia Mariotto Mozzaquatro Chicon, do curso de Ciência da Computação, coordenam o projeto e contam com o auxílio de dois acadêmicos bolsistas e um voluntários, que formam a equipe. “A primeira fase do projeto está concluída, destina-se à Histologia básica e conta com 20 órgãos, 27 tecidos e 119 estruturas diferentes. No momento, a equipe do projeto desenvolve o conteúdo de histologia sistêmica organizando os tecidos para compor órgãos”, comenta profª. Graziella Mendes.

Medula espinhal – tecido nervoso