Unicruz na comunidade
Instituição realiza oficina com agentes de combate à endemias de Cruz Alta
Com o propósito de aumentar o nível de informações sobre os cuidados, transmissão da dengue, identificação dos sintomas, forma de prevenção e ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, a bióloga e professora da Universidade de Cruz Alta Drª Valeska Martins da Silva ministrou, juntamente com suas bolsistas, acadêmicas da Farmácia e Fisioterapia, uma oficina de capacitação com agentes de combate à endemias de Cruz Alta. A oficina foi realizada no dia 16 de junho e reuniu cerca de 20 agentes.
A atividade faz parte do Projeto de Extensão intitulado “Estratégias de Educação Continuada em Saúde, na Prevenção de Surtos Epidêmicos de Dengue em Cruz Alta”, em que se estabeleceu uma parceria entre a Unicruz e a Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Vigilância Ambiental. A professora avalia que, “os agentes são multiplicadores de informação à comunidade e, devido a prática de campo, estão em constante contato com os moradores, orientando-os e esclarecendo sobre a questão da dengue”.
Nesse sentido, Valeska considera que a oficina foi um momento de reflexão e de retomada de alguns conceitos para que os agentes estejam sempre preparados para orientar a população sobre a problemática da dengue no município. A partir desta primeira oficina, os agentes relataram a necessidade de outras práticas com abordagem em outras doenças relacionadas à vigilância ambiental, como a biologia e ecologia do barbeiro, vetor da doença de chagas.