• Coordenação
    • Tamara Rossana Farias
    • Tatiane Tatsch

Aprensentação

O Seminário de Pesquisa em Educação Física da Universidade de Cruz Alta-RS, é organizado pelos acadêmicos do sétimo semestre, matriculados na disciplina de Pesquisa em Educação Física e coordenado pela docente responsável pela referida disciplina. O mesmo acontece desde o ano de 2013, ano em que esta disciplina foi acrescida a grade curricular do curso. Estando, atualmente, em sua quarta edição (IV SePEF).

O IV SePEF tem como objetivo a socialização das produções científicas, realizadas na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, do curso de Educação Física da UNICRUZ, bem como outras pesquisas que tenham sido realizadas no decorrer no ano.

É neste momento que os acadêmicos, junto com seus professores orientadores, têm a oportunidade de apresentar à comunidade suas contribuições científicas, e com ela interagir. A interação com a sociedade faz com que pesquisadores e acadêmicos procurem orientar suas pesquisas para a solução de problemas vividos por ela, enfatizando problemas locais e regionais e, sempre que possível, contribuindo para o desenvolvimento nacional.

Pesquisar é buscar respostas para nossas indagações. Todo homem deveria ter a consciência de seu poder de ação para resolver problemas quando detentor de algo tão importante como é o conhecimento. Através do conhecimento ganhamos novos olhares para situações que pareciam sem solução, nos libertamos para criar novas formas de ser e estar no mundo, somos capazes de participar dos processos de transformação de forma ativa e positiva. Portanto, pesquisar é ir além das respostas prontas que os outros nos impõe, é abrir mão do senso comum e ir em busca de novos caminhos. Todas as pessoas deveriam ter o direito a esse sentimento crítico e reflexivo sobre seu papel na sociedade, independente de classe social, sexo, idade ou profissão. Todas deveriam entender desde cedo que o mundo pode ser melhor, mas para isso precisamos nos unir e adquirir novas ideias de como organizar esse caldo de cultura em que todos estamos inseridos.

A tarefa de orientar os homens e instigar sua sede por conhecimento é dos educadores. Pessoas que dedicam suas vidas para ser um elo entre o conhecimento e o sujeito, pessoas que precisam estar preparadas não só para lidar com conteúdos específicos de aprendizagem, mas também estar aptos a compreender o contexto no qual estão inseridos e ter ferramentas para causar transformações despertando todos para novas maneiras de adquirir e utilizar o conhecimento no dia-a-dia. Portanto, os cursos de graduação (licenciaturas) surgem como forma de preparar pessoas para executarem o projeto educacional desejado pela sociedade através de ações práticas. O curso de Educação Física não fica distante disso, e mesmo que no início dessa disciplina dentro das escolas a mesma fosse considerada apenas uma atividade física, hoje ela assume caráter pedagógico acompanhando as novas tendências da educação, sendo assim, espera-se que o profissional formado neste curso também seja um agente de transformação social através de sua prática ativa e reflexiva dentro das escolas.

Para que os acadêmicos possam complementar sua formação e melhorar seu desenvolvimento enquanto futuros educadores, o curso de Educação Física da Universidade de Cruz Alta estimula constantemente a produção científica, ou seja, não basta aceitar os conhecimentos como fórmulas prontas e acabadas, é preciso ir além e buscar novas alternativas, é preciso PESQUISAR. Dessa forma, é propiciado a todos os acadêmicos do curso a participação no processo de pesquisa, principalmente, através das disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso e Seminário de Pesquisa em Educação Física. Isso permite que o discente percorra todos os níveis da pesquisa, desde o momento de delimitar um tema, a forma de organizar a pesquisa, a coleta dos dados, a sistematização do artigo, finalizando com a socialização do mesmo, durante o Seminário de Pesquisa em Educação Física, assim o conhecimento adquirido não ficará resguardado apenas para o pesquisador, mas esteja disponível para consulta de qualquer pessoa que se interesse pelo assunto.

Este ano, os acadêmicos do 7º semestre do curso de Educação Física da Unicruz se tornaram responsáveis por organizar o IV Seminário em Pesquisa em Educação Física e dividir com todos os frutos de suas pesquisas. Aqui você irá encontrar os trabalhos, que ao todo somam 09 pesquisas.  E o desejo é que esses profissionais que hoje estão quase saindo da Universidade não percam esse espírito investigador e se tornem educadores capazes de modificar a vida de seus educandos através de uma pratica coerente e eficaz.  Portanto, em nome de todos os acadêmicos que passaram por todo esse processo para concluir suas pesquisas, desejamos a você uma ótima leitura.