Duração do Curso:

O Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social poderá ser cursado no prazo mínimo de 18 (dezoito) meses e máximo de 24 (vinte e quatro) meses.
As aulas acontecem semanalmente:

Quinta-feira: manhã, tarde e noite;
Sexta-feira: manhã, tarde e noite

Número de Créditos Exigidos:

O discente deverá cursar no mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos distribuídos da seguinte forma:
Disciplinas Obrigatórias: 15 (quinze) créditos
Disciplinas Eletivas: 09 (nove) créditos

Requisitos para obtenção do título de mestre e/ou Doutor:

Para obtenção do título de Mestre ou de Doutor em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, o discente deverá cumprir os seguintes requisitos:

  • Obter aprovação em um mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas, no caso do Mestrado;
  • Obter aprovação em um mínimo de 36 (trinta e seis) créditos, no caso do Doutorado;
  • Obter aprovação em prova de proficiência em uma língua estrangeira moderna, no caso do Mestrado, até abertura do processo de defesa da dissertação;
  • Obter aprovação em prova de proficiência em duas línguas estrangeiras modernas, no caso do Doutorado, até a abertura do processo de defesa de tese;
  • Elaborar uma dissertação ou tese redigida em português, seguindo as normas técnicas da ABNT;
  • Defender publicamente a dissertação ou tese perante Banca Examinadora.

Disciplinas Obrigatórias

METODOLOGIAS DA PESQUISA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Ementa:

Fundamentos epistemológicos que permeiam os processos de produção de conhecimentos; pensamento com a ecologia dos saberes; educação e emancipação humana. Aspectos metodológicos das pesquisas qualitativas desenvolvidas nas Ciências Humanas e Sociais; o processo de planejamento científico, coleta e análise de dados; ferrramentas necessárias para a redação final da dissertação.

SEMINÁRIO DE PESQUISA I

Ementa:

Método científico. Pesquisa científica. Técnicas de pesquisa. Tipos de investigação científica. Análise da estrutura de projetos de dissertação de mestrado. Fórum de discussão que permita a articulação entre demandas sociais com disciplinas, projetos de pesquisa e práticas sociais desenvolvidas ou, propostas pelo curso, nacionais e internacionais, tendo como base questões epistemológicas necessárias para a realização da investigação/intervenção científica que possibilita aos sujeitos a atuação como vetores de transformação social. Elaboração e apresentação do projeto de dissertação de mestrado.

SEMINÁRIO DE PESQUISA II

Ementa:

Estrutura dos capítulos da dissertação de acordo com o delineamento da pesquisa. Análise e interpretação dos dados (qualitativos e quantitativos). Tipos de análises. Resultados e conclusões. Organização da Dissertação para Qualificação e Defesa.

SOCIEDADE, CULTURA, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Ementa:

Procura realizar estudo dos fundamentos teóricos e conceituais da sociedade contemporânea e dos seus fenômenos sociais, políticos e culturais. A construção de uma sociedade baseada na democracia e na ética do coletivo, que favoreça o desenvolvimento de uma cidadania plena. Reflexões acerca dos efeitos da modernidade sobre o sujeito contemporâneo e suas consequências para a sociedade, a historicidade das instituições no Brasil sob os aspectos social, ético, cultural e político.

PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS E PARTICIPAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL

Ementa:

Trata sobre as práticas socioculturais e o papel da cultura na contemporaneidade, sua articulação com a sociedade brasileira e as influências internacionais. Estuda a evolução dos conceitos de sociedade, práticas sociais, movimentos sociais, associações; concepção de indivíduo; compreensão de participação, de ação, de democracia participativa e de políticas sociais, da mesma forma que estuda as práticas socioculturais na perspectiva de sua construção humana e social.

Disciplinas Eletivas

CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL DE POPULAÇÕES IDOSAS

Ementa:

A disciplina aborda o envelhecimento como uma questão social emergente, que apresenta implicações políticas, econômicas, sociais, educacionais, culturais, entre outras. Neste sentido, o envelhecimento populacional, como questão social, requer compreensão crítica das políticas públicas ofertadas à população idosa. A disciplina se propõe a analisar as políticas públicas propostas e (re)pensar as práticas sociais de diferentes profissionais, por meio do desenvolvimento de projetos de intervenção (seminários, pesquisas e eventos) que priorizem o reconhecimento e a dignidade da população idosa, visando a sua inserção social e cidadã.

DESENVOLVIMENTO HUMANO E SUAS INTERFACES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Ementa:

Processo de desenvolvimento humano e suas diferentes interfaces em diferentes contextos, abordando e discutindo conceitos como: diferença, diversidade, educação, ética, direitos humanos e inclusão no ponto de vista dialético e sociocultural, constituição do indivíduo e singularidade, grupos diferenciados, estigma e valores humanos.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL, SUSTENTABILIDADE E TRABALHO

Ementa:

Considerando que as discussões inerentes ao desenvolvimento regional são essencialmente multidisciplinares e levam em consideração as multifacetas e os multiatores do território, esta disciplina aborda as seguintes temáticas: Teorias do desenvolvimento; O debate do desenvolvimento regional no Brasil; O Crescimento econômico e desenvolvimento: a questão da sustentabilidade; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030; definição, origens e características estruturais do mercado de trabalho; O Mercado de trabalho regional.

DIVERSIDADES CULTURAIS E INTERAÇÕES SOCIAIS

Ementa:

Cultura Afro-brasileira; Povos Indígenas, Quilombolas; Problematização referente à Identidade, Pluralidade e Diversidade Cultural; Questões étnicas, intergeracionais, geracionais, de idosos, de gênero, de sexualidade, de homofobia e de LGBTI; Paradigmas comportamentais normativos e dissidentes; Dos mitos à realidade por detrás dos transtornos mentais.

DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Ementa:

Estudo dos fundamentos e pressupostos teórico-metodológicos dos processos educativos no ensino superior com vistas à compreensão da docência enquanto profissão e construção histórico-cultural. Estudo e reflexão sobre o compromisso do professor universitário com uma prática pedagógica crítica, emancipatória e humanizadora. Análise e reflexão sobre a organização do conhecimento: ensino, pesquisa e extensão, objetivando a organização do planejamento e exercício do processo didático em seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar, avaliar e produzir conhecimento, na perspectiva interdisciplinar e de metodologias ativas.

ESTÉTICA E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS

Ementa:

Problematização de concepções estéticas construídas e reproduzidas ao longo do tempo, tais como o belo, o feio, o gosto, a criatividade, a inspiração, a fama, o dom, o gênio, a loucura e o talento. Discussões sobre a interdisciplinaridade da arte e sua relação com as inúmeras áreas do conhecimento. Reflexão crítica sobre as estéticas vigentes na sua interface com as instituições culturais contemporâneas.

IDENTIDADES REGIONAIS

Ementa:

Abordagens teóricas, conceitos e perspectivas de identidade, região e identidade regional. A noção de cultura e a dinâmica da diversidade cultural. Identidade e pluralidade regional. O significado de identidades regionais nas práticas socioculturais e os desafios do desenvolvimento regional na contemporaneidade.

LINGUAGEM E SOCIEDADE

Ementa:

A linguagem como prática social. Os gêneros do discurso. Leitura e Interpretação de diferentes materialidades em uma sociedade disciplinar regida por práticas discursivas e por coerções de ordem sócio-histórica e cultural.

ESTÉTICA E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS

Ementa:

Problematização de concepções estéticas construídas e reproduzidas ao longo do tempo, tais como o belo, o feio, o gosto, a criatividade, a inspiração, a fama, o dom, o gênio, a loucura e o talento. Discussões sobre a interdisciplinaridade da arte e sua relação com as inúmeras áreas do conhecimento. Reflexão crítica sobre as estéticas vigentes na sua interface com as instituições culturais contemporâneas.

IDENTIDADES REGIONAIS

Ementa:

Abordagens teóricas, conceitos e perspectivas de identidade, região e identidade regional. A noção de cultura e a dinâmica da diversidade cultural. Identidade e pluralidade regional. O significado de identidades regionais nas práticas socioculturais e os desafios do desenvolvimento regional na contemporaneidade.

LINGUAGEM E SOCIEDADE

Ementa:

A linguagem como prática social. Os gêneros do discurso. Leitura e Interpretação de diferentes materialidades em uma sociedade disciplinar regida por práticas discursivas e por coerções de ordem sócio-histórica e cultural.

SOCIEDADE DE RISCO E MEIO AMBIENTE

Ementa:

Relação ser humano-natureza. Sistemas ambientais e sociedade. Consciência ambiental, educação ambiental e desenvolvimento sustentável. Ciência, tecnologia e ambiente. Políticas Nacional do Meio Ambiente. Política Nacional de Educação Ambiental. Comunidades tradicionais e conhecimentos associados. Meio ambiente, saberes populares e representações sociais. A sociedade de risco nos diversos contextos do desenvolvimento. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a construção da cidadania. Emergência ambiental no cenário latino-americano.

Duração do Curso:

O Doutorado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social poderá ser cursado no prazo mínimo de 24 (vinte e quatro) meses e máximo de 48 (quarenta e oito) meses.
As aulas acontecem semanalmente:
Quinta-feira: manhã, tarde e noite
Sexta-feira: manhã, tarde e noite

Número de Créditos Exigidos:

O discente deverá cursar no mínimo de 36 (trinta e seis) créditos distribuídos da seguinte forma:
Disciplinas Obrigatórias: 12 (doze) créditos
Disciplinas Eletivas: 18 (dezoito) créditos
Orientação de tese: 06 (seis) créditos de orientação

Requisitos para obtenção do título de mestre e/ou doutor:

Para obtenção do título de Mestre ou de Doutor em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social, o discente deverá cumprir os seguintes requisitos:

  • Obter aprovação em um mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas, no caso do Mestrado;
  • Obter aprovação em um mínimo de 36 (trinta e seis) créditos, no caso do Doutorado;
  • Obter aprovação em prova de proficiência em uma língua estrangeira moderna, no caso do Mestrado, até abertura do processo de defesa da dissertação;
  • Obter aprovação em prova de proficiência em duas línguas estrangeiras modernas, no caso do Doutorado, até a abertura do processo de defesa de tese;
  • Elaborar uma dissertação ou tese redigida em português, seguindo as normas técnicas da ABNT;
  • Defender publicamente a dissertação ou tese perante Banca Examinadora.

Disciplinas Obrigatórias

DESENVOLVIMENTO SOCIAL E EMANCIPAÇÃO

Ementa:

Estudo sobre as diferentes realidades sociais, desenvolvimento social e implicações socioculturais e interculturais no Brasil, América Latina e no Mundo. Relações e tensões entre a vida sustentável, risco e tecnologia. Estudo sobre neocolonialismo e o compromisso com a sustentabilidade. Análise e compreensão dos objetivos da ONU para o Desenvolvimento Sustentável. Aprofundamento e análise sobre a epistemologia biocêntrica, como possibilidade de desenvolvimento humano e social. Compreensão sobre o papel dos projetos civilizatórios hegemônicos no Brasil, na América Latina e no Mundo. Relações de dependência e autonomia na esfera Pública e Privada. Colaboração entre Ciência e Sociedade Civil e o Exemplo do Reallabore. Compreensão de democracia, política, desenvolvimento e tecnologias sociais. Estudos sobre as novas migrações e ações coletivas de solidariedade

DISCURSO, CULTURA E MUDANÇA SOCIAL

Ementa:

Discurso, cultura e representação social como fenômenos na contemporaneidade. Discurso, comunicação e contexto sócio-histórico. A Teoria Social do Discurso (TSD) e sua contribuição para diferentes áreas do conhecimento. Práticas discursivas e interação nas organizações sociais. Cultura e ensino no processo intercultural.

ORIENTAÇÃO DE TESE I, II, III, IV, V, VI

Ementa:

Orientação de Tese

SEMINÁRIO DE TESE I

Ementa:

Leitura crítica das bases teóricas e construção do projeto de tese. Discussão do problema de estudo: contexto, delimitação, questões de pesquisa. Propósitos e repercussão do estudo, nos contextos nacional e internacional. Procedimentos metodológicos e sua dinamização.

SEMINÁRIO DE TESE II

Ementa:

Acompanhamento das propostas de Teses. Realização de seminários de apresentação das diferentes etapas do projeto e da Tese. Identificação e resolução dos problemas metodológicos das propostas de Tese. Análise dos estudos individuais para construção teórico-metodológicas das propostas de Tese de Doutorado. Orientação teórico-metodológica para o Exame de Qualificação, tendo em vista a elaboração das etapas da pesquisa para a proposição da Tese

Disciplinas Eletivas

DIVERSIDADES CULTURAIS E INTERAÇÕES SOCIAIS

Ementa:

Cultura Afro-brasileira; Povos Indígenas, Quilombolas; Problematização referente à Identidade, Pluralidade e Diversidade Cultural; Questões étnicas, intergeracionais, geracionais, de idosos, de gênero, de sexualidade, de homofobia e de LGBTI; Paradigmas comportamentais normativos e dissidentes; Dos mitos à realidade por detrás dos transtornos mentais.

REPRESENTAÇÕES CULTURAIS: LITERATURA E CINEMA

Ementa:

Literatura, história e cinema e suas relações como representações culturais de um povo e uma época, a partir da leitura e análise de diferentes textos literários e fílmicos, cotejados com o panorama histórico-social

SEMINÁRIO TEMÁTICO I – QUESTÕES DE EPISTEMOLOGIA

Ementa:

Considerando as principais reflexões contemporâneas em torno do estatuto da ciência, da cientificidade, da crise dos paradigmas científicos e da interdisciplinaridade, a disciplina busca aprofundar a análise das teorias modernas e pós-modernas que apontam para novas formas de objetividade, a serem construídas em bases intersubjetivas, enfocando a construção do pensamento e do conhecimento em diferentes perspectivas epistemológicas, dentre as quais o positivismo, a fenomenologia, o materialismo dialético, a hermenêutica e a teoria sistêmica.

SEMINÁRIO TEMÁTICO II – QUESTÕES DE EDUCAÇÃO

Ementa:

Busca alargar a reflexão da educação nacional e internacional (América Latina e Europa), sobre as tensões entre tradição e inovação e acerca das condições e possibilidades da educação no mundo contemporâneo, no intuito de garantir os ganhos da civilização, sem que isso implique em abandonar as novas gerações à própria sorte ou em retirar de suas mãos as potencialidades inovadoras. A educação, compreendida como conquista social e civilizatória, enfrenta desafios de justificação diante dos relativismos que o pensamento e a cultura contemporânea impulsionam frente aos novos costumes e tecnologias de informação, fazendo-se necessário discutir as circunstancias e as bases dessa tarefa fundamental do Estado e das sociedades republicanas e democráticas, a fim de proporcionar a formação de cidadãos cônscios de seus direitos e deveres, numa perspectiva humanista e de emancipação social.

SEMINÁRIO TEMÁTICO III – ÉTICA, POLÍTICA, ORGANIZAÇÕES E MOVIMENTOS SOCIAIS

Ementa:

Trata dos sentidos em que se pode entender a palavra moral, a ética como reflexão individual sobre as consequências sociais da ação ou omissão, ética profissional, ética da ação, ética do discurso e ética da alteridade (do coletivo), organizações sociais, não governamentais, empresariais, dos setores produtivos, organizações cooperativas, também os movimentos sociais, busca de um novo modelo de sociedade e de organização política, olhares da política sobre os movimentos sociais, a ética e as organizações, visão da democracia e da republica

SEMINÁRIO TEMÁTICO IV – QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DE LINGUAGEM

Ementa:

Concepções contemporâneas da linguagem. A linguagem como práticas social nas pesquisas contemporâneas. A Análise de Discurso Crítica nas pesquisas sociais. Dialogismo e problemas sociais.

CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL DE POPULAÇÕES IDOSAS

Ementa:
A disciplina aborda o envelhecimento como uma questão social emergente, que apresenta implicações políticas, econômicas, sociais, educacionais, culturais, entre outras. Neste sentido, o envelhecimento populacional, como questão social, requer compreensão crítica das políticas públicas ofertadas à população idosa. A disciplina se propõe a analisar as políticas públicas propostas e (re)pensar as práticas sociais de diferentes profissionais, por meio do desenvolvimento de projetos de intervenção (seminários, pesquisas e eventos) que priorizem o reconhecimento e a dignidade da população idosa, visando a sua inserção social e cidadã.

DESENVOLVIMENTO HUMANO E SUAS INTERFACES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Ementa:
Processo de desenvolvimento humano e suas diferentes interfaces em diferentes contextos, abordando e discutindo conceitos como: diferença, diversidade, educação, ética, direitos humanos e inclusão no ponto de vista dialético e sociocultural, constituição do indivíduo e singularidade, grupos diferenciados, estigma e valores humanos.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL, SUSTENTABILIDADE E TRABALHO

Ementa:
Considerando que as discussões inerentes ao desenvolvimento regional são essencialmente multidisciplinares e levam em consideração as multifacetas e os multiatores do território, esta disciplina aborda as seguintes temáticas: Teorias do desenvolvimento; O debate do desenvolvimento regional no Brasil; O Crescimento econômico e desenvolvimento: a questão da sustentabilidade; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030; definição, origens e características estruturais do mercado de trabalho; O Mercado de trabalho regional.

DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Ementa:
Estudo dos fundamentos e pressupostos teórico-metodológicos dos processos educativos no ensino superior com vistas à compreensão da docência enquanto profissão e construção histórico-cultural. Estudo e reflexão sobre o compromisso do professor universitário com uma prática pedagógica crítica, emancipatória e humanizadora. Análise e reflexão sobre a organização do conhecimento: ensino, pesquisa e extensão, objetivando a organização do planejamento e exercício do processo didático em seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar, avaliar e produzir conhecimento, na perspectiva interdisciplinar e de metodologias ativas.

LINGUAGEM E SOCIEDADE

Ementa:
A linguagem como prática social. Os gêneros do discurso. Leitura e Interpretação de diferentes materialidades em uma sociedade disciplinar regida por práticas discursivas e por coerções de ordem sócio-histórica e cultural.

PRÁTICAS DISCURSIVAS E ORGANIZAÇÃO SOCIAL

Ementa:
Estudo da Análise do Discurso (AD) e dimensão sócio-histórica da linguagem. Práticas discursivas como espaço de intersecção com a linguagem, a história, o sujeito, a ideologia e o político, partícipes fundamentais da constituição e da sustentação da organização social.