Para a Unicruz a formação profissional do engenheiro deve estar em consonância com os princípios para a educação no século XXI, onde a interdisciplinaridade é a atitude mais correta para o diálogo entre os sujeitos educativos.

A atividade mais relevante do Engenheiro Civil relaciona-se com a transformação da natureza, permitindo-lhe transformar uma abstração em fato concreto, por meio de suas atividades de concepção, planejamento, projeto, dimensionamento e construção.

Conforme o art. 4º da Resolução CNE/CES 11/2002, a formação do engenheiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

  1. Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
  2. Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
  3. Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
  4. Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
  5. Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
  6. Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
  7. Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
  8. Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
  9. Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
  10. Atuar em equipes multidisciplinares;
  11. Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
  12. Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto
    social e ambiental;
  13. Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
  14. Assumir a postura de permanente busca de atualização
    profissional.

Sendo assim, a proposta curricular do curso de Engenharia Civil que formaliza o currículo contribui na formação do sujeito proposto em suas diretrizes garantindo a amplitude de tal qualificação e se concretiza ao longo do processo, através de um conjunto de experiências e de vivências concretas.

Deste modo, o curso de Engenharia Civil da Universidade de Cruz Alta favorece a formação de seu egresso a fim de que possa agir com liderança e dinamismo, aplicando conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais para projetar e conduzir experimentos. Desenvolve um perfil para supervisionar, elaborar, coordenar projetos e serviços da área e avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas. Possibilita ao profissional atuar em equipes multidisciplinares, assumindo a postura de permanente busca de atualização profissional. Em âmbito regional, sua formação possibilita atuar em obras rurais, quer seja em obras para armazenamento de grãos, estradas e logística de transporte de grãos, obras de drenagem, dimensionamento de sistemas de coleta de água da chuva, pontes e pontilhões, barragens particulares para instalação de sistemas de irrigação, entre outras; bem como rodovias, pequenas e grandes construções e demais atividades relacionadas à profissão.

Portanto, o Curso de Engenharia Civil busca favorecer a concepção de uma formação, onde o profissional seja capaz de atuar como um agente e gestor do futuro, preocupado com a solução dos problemas sociais e comprometido com a vida dos habitantes das zonas urbana e rural, sem, no entanto, deixar de lado a construção de uma base sólida de conhecimentos específicos na área, em sintonia com constantes atualizações emergentes no mundo do trabalho.