
POSSE DA NOVA REITORIA DA UNICRUZ
SOLENIDADE DE POSSE FOI MARCADA POR HOMENAGENS
E COMPROMISSO PELA RECUPERAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
A Unicruz viveu um momento singular, na tarde da última sexta-feira (12/12) durante a solenidade de posse da nova Reitoria, ambientada no salão nobre do campus universitário. O ato que, em tese, seria um rito de transição de cargos, registrou duas significativas homenagens de reconhecimento para personalidades locais e o compromisso da busca pela recuperação de uma instituição – que acaba de completar 37 anos e tem em seu currículo a formação de pelo menos 16 mil e 500 acadêmicos.
O salão nobre ficou lotado por uma assistência que representou diversas autoridades de Cruz Alta e municípios da região, corpo docente e corpo técnico da universidade, acadêmicos e egressos, além de pessoas com vínculo de amizade ou familiar, e veículos de comunicação. Todos, testemunhas de um acontecimento que passa à história da Unicruz, pelo simbolismo do ato transitório para os próximos três anos de gestão administrativa e pelos compromissos assumidos pelos gestores que chegam, tanto quanto dos que se despediram dos cargos.
Num primeiro momento, durante a abertura da solenidade, a composição da mesa principal teve a presença do presidente da Fundação Universidade de Cruz Alta Ricardo Libardoni dos Santos, do Reitor da Unicruz Fábio Dal-Soto, prefeita de Cruz Alta Dra. Paula Facco Librelotto, deputado estadual Rafael Braga, professor Edson Luiz Padoin – Diretor da FIDENE e UNIJUÍ – representando o COMUNG/Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, mais o presidente do Conselho Curador da Fundação Universidade de Cruz Alta Carlos Mostardeiro da Silva e o comandante da AD/3 general Marcus Cesar Oliveira de Assis.
DESPEDIDAS –
Ao transmitir o cargo da Fundação Universidade de Cruz Alta, o professor Ricardo Libardoni dos Santos, declarou sua confiança nos novos gestores e fez algumas considerações sobre o seu mandato, cuja definição foi de “muitas turbulências e desafios”. Libardoni comentou o impacto conjuntural que a retração do ensino superior se deu por meio da redução do número de alunos matriculados e, consequente, diminuição das receitas. O FIES, por exemplo, programa do governo federal com perto de mil alunos, passou a ser uma mera política de financiamento com juros elevados e barreiras de acesso. “Uma política de expansão passa, necessariamente, por uma articulação com o setor comunitário” disse Libardoni.
Seguindo nessa mesma ideia, o professor Fábio Dal-Soto, ao deixar dois mandatos como reitor nos anos 2020/2022 e 2023/2025, declarou: “precisamos de mais políticas públicas para estudantes, pois sabemos que este é um dos melhores investimentos do Estado e do país”. Fábio Dal-Soto citou o programa Jovens Brilhantes, onde a Administração Municipal destinou 35 bolsas de estudos com formato social. “Este programa é um marco no RS pelas características que envolvem a Universidade e a Prefeitura” afirmou Dal-Soto anunciando a garantia de tratativas em torno de um segundo Edital, com novas bolsas custeadas integralmente pelo Município.
Como último ato de sua gestão, o professor Fábio Dal-Soto prestou uma homenagem à prefeita Dra. Paula Facco Librelotto com a entrega do diploma Doutora Honoris Causa, conferido “em reconhecimento ao seu extraordinário serviço prestado à Universidade de Cruz Alta e o seu incentivo para o progresso da Educação e da Cultura, contribuindo para a formação de profissionais capacitados e o desenvolvimento da comunidade cruz-altense”. A segunda homenageada da noite seria a professora Elizabeth Fontoura Dornelles, ex-reitora nos anos de 2008/2010 e 2011/2013, que está em viagem para o Mato Grosso, na formatura da neta. Ela enviou uma nota de agradecimento e, tão logo retorne, receberá a honraria.
DIPLOMAÇÃO DOS ELEITOS –
O agrônomo e agropecuarista Carlos Mostardeiro da Silva, na condição de presidente do Conselho Curador da Fundação Universidade de Cruz Alta, entidade mantenedora da Unicruz, conduziu a diplomação dos eleitos para os cargos do Conselho Diretor da Fundação. O primeiro diplomado foi o advogado Sadi Herrmann como presidente (em substituição ao professor Ricardo Libardoni dos Santos), depois o Primeiro Vice-presidente – o agrônomo Daltro da Silveira, representante da comunidade externa pelo Sindicato Rural, e como Segundo Vice-presidente o professor do Curso de Agronomia José Luiz Tragnago, representante do corpo docente da Unicruz.
O advogado Sadi Herrmann com 36 anos de serviços prestados, ingressou na instituição em julho de 1989, época em que ela ainda se chamava APROCRUZ. Ele acompanhou a transição para Unicruz e, nessa linha de tempo, reconhecidamente é hoje um dos integrantes do corpo técnico de maior conhecimento sobre a universidade. Sadi vinha desempenhando as funções de Secretário Geral da Fundação (21 anos). Em razão da última reforma estatutária, foi permitido que alguém do quadro funcional pudesse ascender ao Conselho Diretor – daí a sua prerrogativa para aceitar o convite e assumir o cargo de presidente da Fundação.
Incialmente, o novo presidente Sadi Herrmann agradeceu pelo apoio e confiança pela indicação de seu nome. Ele não desconhece que ainda terão que ser enfrentadas dificuldades de toda ordem. “Mas podemos afirmar que as crises que foram superadas nos fortaleceram para que, juntos, possamos construir o futuro da universidade de forma equilibrada e sustentável. Somos forjados na adversidade. Somos resilientes e sobreviventes” garantiu.
A Unicruz, segundo Sadi Herrmann, é assoladada por uma herança fruto da omissão e desidiosidade de quem no passado demonstrou pouco comprometimento com o futuro da universidade. “A mudança do cenário atual depende de ações institucionais, que conduzam a Fundação com responsabilidade e transparência” garantiu. Para alcançar estes objetivos, ele entende que o colegiado superior vai bater de frente com fatores alheios à sua vontade, mas a conduta e o diálogo construtivo serão condições essenciais para superação.
NOVA REITORIA –
Na sequência dos atos protocolares, aconteceu o ato de posse da nova reitoria da Unicruz para o mandato 2026/2028. A primeira a receber a diplomação foi a Reitora professora Sirlei de Lourdes Lauxen, depois a professora Vera Lúcia Freitag como Pró-Reitora de Graduação e, depois, o professor Antonio Escandiel de Souza como Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Em seu primeiro ato oficial, como reitora da Universidade a professora Sirlei Lauxen, deu posse a diretoria de Centro e os Coordenadores de Cursos de Graduação.
Recebeu o diploma de Diretora de Centro a professora Graciela Sônego Preto, como Coordenador dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis – Fábio Dal-Soto, como Coordenador do Curso de Agronomia – José Luiz Tragnago, como Coordenadora de Biomedicina – Kelly Rodrigues Konrad, Coordenadora de Ciência da Computação – Patrícia Mozzaquatro Chicon, Coordenadora de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil – Gabriela Soares, Coordenadora de Direito – Denise Tatiane Giradon, Coordenadora de Enfermagem – Jaqueline Amaral Bessa e Coordenadora de Medicina Veterinária Martha Bravo Cruz Piñeiro.
PARCERIA COM A REGIÃO –
O fortalecimento das relações da Universidade com a comunidade regional será uma das primeiras iniciativas da Reitoria que acaba de ser empossada. De acordo com a professora Sirlei Lauxen, a universidade está viva em cada um de nós, em especial, naqueles milhares de formandos que carregam com orgulho a qualificação e a formação pedagógica, que está presente em sua vida pessoal e profissional. A educação superior é um direito social, um bem público e um patrimônio que tem possibilidade de retomar sua expansão no território regional – afirmou Sirlei Lauxen, acreditando na receptividade do poder público das comunidades do Alto Jacuí.
“É tempo de reconstrução, inovação e esperança” anunciou a nova Reitora da Unicruz. “O momento é de olhar para a frente com confiança na força que nos trouxe até aqui” disse ela. Sirlei citou uma cronologia de acontecimentos que marcaram a sua vida acadêmica como professora de ensino Superior, uma trajetória iniciada no ano de 2001, em cursos de extensão nos municípios de Tapera, Salto do Jacuí e Ibirubá. Depois passou a ministrar disciplinas, no campus da Universidade em cursos como Pedagogia, História e Matemática. Assim se passaram 24 anos de dedicação e construção de uma identidade acadêmica de afirmação com a Unicruz.
MEDALHA PINHEIRO MACHADO –
A Administração Municipal através da prefeita Dra. Paula Facco Librelotto, trouxe para dentro da solenidade uma homenagem que se revelou uma surpresa para o professor Fábio Dal-Soto, em seus momentos de despedida, depois de seis anos como Reitor da Unicruz. Para celebrar o bom entrosamento entre a Unicruz e a Prefeitura durante esse período, o professor Fabio foi distinguido com a Medalha Pinheiro Machado, a mais alta honraria concedida pelo Município. A condecoração cita “a sua relevante trajetória como Reitor e contínua dedicação como Docente da Instituição”.
A prefeita Dra. Paula em sua manifestação desejou sucesso para a nova Reitoria e renovou seu compromisso como grande parceira da instituição. Também se pronunciou o deputado estadual Rafael Braga, que é egresso da Unicruz e tem entre as pautas defendidas pelo seu mandato a defesa das universidades comunitárias, sobretudo a implementação de políticas públicas que ampliem a distribuição de bolsas para diversas áreas do conhecimento. O vice-Reitor de Administração da Unijuí Edson Luiz Padoin, falou sobre a troca de experiências e os tempos difíceis vividos pelas instituições que formam o COMUNG – Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas.






