
NOVEMBRO AZUL
MAIS UMA AÇÃO DE SAÚDE DO CURSO DE FISIOTERAPIA
PARA OS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA FOCKINK
A importância em manter a saúde física e mental no mundo do trabalho
O Curso de Fisioterapia da Unicruz participou esta semana de mais uma ação de saúde comunitária, desta vez voltada para a prevenção e o autocuidado dos homens, dentro da proposta da campanha Novembro Azul. O trabalho de orientação e conscientização aconteceu no auditório da indústria Fockink, localizada na avenida Presidente Kennedy, no bairro Arco íris em Panambi, em dois turnos, manhã e tarde, na última quarta-feira, dia 26/11.
Mês passado, o encontro foi com as mulheres dentro da campanha nacional do Outubro Rosa, tendo os acadêmicos da Unicruz de Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia, compartilhado informações em seis grupos, atingindo um total de 186 funcionárias. Na Fockink o quadro funcional de homens é bem superior ao de mulheres, o que exigiu um alongamento maior na programação das palestras para 11 grupos, obtendo ao final a assistência de 401 funcionários.
A Unicruz e a indústria Fockink tem sido parceiras em projetos dirigidos para a comunidade trabalhadora daquela unidade fabril, com foco na superação da melhoria da qualidade de vida e superação da rotina de trabalho. “O propósito dos encontros com as mulheres e, agora, com os homens, parte dessa preocupação sobre a importância do que representa o quadro de funcionários para a empresa” afirmou o supervisor de RH Willian Sanderson Sant’Ana.
A turma de acadêmicos que representou a Unicruz foi coordenada pelo Diretor do Centro de Ciências da Saúde e Agrárias e professor do Curso de Fisioterapia Leandro Kohl, mais os alunos Liniquer Menezes Still, Ana Laura Roos Malmann, Aniria Teixeira Santana, Rafaela Paula de Oliveira, Érica dos Santos, Diovani Goi e Yuri Franco.
PREOCUPAÇÕES FÍSICAS E EMOCIONAIS –
“Todas as questões físicas e emocionais se refletem diretamente na saúde do homem” disse o professor Leandro Kohl, na abertura de todas as onze reuniões. Ele repetiu também que 95% dos acidentes de trabalho são com homens e a sociedade masculina representa 70% dos casos de suicídio, moradores de rua e de alcóolatras. Ou seja, sete em cada 10 pessoas. “É urgente que se faça alguma coisa para reverter as causas dessas estatísticas” – declarou Leandro Kohl.
O professor da Unicruz recomendou que, em primeiro lugar, é preciso que os homens se disponham a fazer todos os anos – ou pelo menos de dois em dois anos, uma consulta médica no postinho e encaminhar um check-up incluindo exames como preventivo de doenças. “Essa avaliação vai diagnosticar precocemente problemas de saúde que podem estar sendo ignorados”, alertou. Nesse caso, muitos problemas são silenciosos e quando se manifestam descontrolam todo o organismo.
A segunda recomendação deixada pelo professor Leandro Kohl, é bastante simples. De acordo com ele, os homens precisam higienizar o cérebro minimizando os efeitos do estresse e dos problemas cotidianos, através de duas coisas: a prática regular de exercícios físicos e alguma atividade terapêutica, como passatempo (hobby). “São coisas que vão levar a momentos de distração e relaxamento, tirando a pressão das responsabilidades” – explicou.
BUSCA PELO BEM-ESTAR –
Em relação a atividade física, o professor Leandro argumentou que os exercícios liberam muitas substâncias que ficam agindo em nosso corpo, ativando o sistema circulatório e diminuindo o estresse, por exemplo, através da serotonina e da endorfina. Ele disse que apesar do trabalhador de fábrica se movimentar, indo de um lado ao outro, e carregar equipamentos – não significa que ele esteja fazendo um “exercício”. Isso é condicionamento.
O benefício se alcança quando se conecta o corpo e a mente de forma integrada. Segundo Leandro Kohl é necessária uma sobrecarga com foco no lazer, através do futebol, caminhada, corrida, ciclismo, pilates – seja lá o que for. Depois vem a saúde mental – nesse método em busca do bem-estar, por meio de um passatempo ou entretenimento. “Pode ser jogando videogame com o neto, cuidando de uma horta doméstica, fazendo artesanato ou oficina, qualquer coisa que as habilidades individuais permitirem” – recomendou.
Esta nova ação de saúde do Curso de Fisioterapia, na indústria Fockink, também incluiu uma dinâmica com orientações ergonômicas e exercícios leves de ginásticas laboral. Atividades que além daquele momento podem ser repetidas, durante a rotina de trabalho, evitando indisposições em consequência de posturas e operações repetitivas por longos períodos. Também foi proporcionada uma sessão de massagem relaxante, com equipamentos elétricos e acessórios orbitais de contato, mais a aferição da pressão arterial.
FOTOS RELACIONADAS –
Professor Leandro Kohl falou sobre a conexão do corpo e a mente saudável.
Novembro Azul: ação de saúde para os homens teve 401 assistentes
Exercício laborais e massagens relaxantes estavam dentro da programação
Teste: melhor marca atingida foi 80kg de força.
