RELATÓRIO COMUNG 2025

RELATÓRIO COMUNG 2025

ASSESSORA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS DO COMUNG TEVE AGENDA COM A REITORIA

A assessora de Relações Institucionais do COMUNG – Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, advogada Ana Beatriz Fett Dixon, cumpriu agenda de visita ao campus da Unicruz na última quinta-feira, dia 30/10, para uma agenda com o Reitor Fábio Dal-Soto e a Pró-Reitora de Administração Jaciara Treter Sippert.

O encontro fez parte de um trabalho que a responsável pela área de relações institucionais do COMUNG vem realizando desde o mês de abril deste ano. De acordo com Ana Beatriz Dixon depois de passar pela Unicruz, restam ainda duas universidades a serem visitadas. Até o final de 2025, ela já terá percorrido todas as 14 instituições que formam o consórcio.

Tão longo termine esta prospecção feita nas universidades, buscando conhecer o quadro docente e discente, a estrutura física, as relações de sinergia com atores públicos e privados das regiões onde atuam – e mesmo o que existe de conexão entre as universidades, a advogada Ana Beatriz Dixon tem a tarefa de construir um relatório sobre a atuação das consorciadas neste que é o maior sistema de educação superior do RS.

O conjunto de informações que vai ser elaborado pelo COMUNG, através da coordenação de Relações Institucionais vai trazer uma série de subsídios para sugerir a criação de políticas públicas de apoio às universidades comunitárias junto ao governo estadual, federal e aos parlamentos.

De acordo com Ana Beatriz Dixon, é preciso atualizar a importância do processo de formação acadêmica e o fator de desenvolvimento que cada consorciada vem respondendo na sua região de abrangência. Muitos investimentos surgiram dentro das universidades comunitárias nos últimos anos – como é o caso dos ambientes de Inovação, e como impulsionam a pesquisa e os projetos de extensão.

“Dos 11 parques tecnológicos do Rio Grande do Sul, oito são ligados a universidades comunitárias. Sem elas presentes, com certeza não haveria este grande impacto no desenvolvimento tecnológico do Estado” afirma Ana Beatriz Dixon. Para avançar, uma das maiores lutas do COMUNG, é o cumprimento da Constituição Estadual, que prevê a destinação de 0,5% da receita líquida de impostos próprios para a educação superior pública e comunitária – ampliando os recursos para o acesso e a permanência de estudantes no ensino superior.

Sobre o Comung

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) é o maior sistema de educação superior do Rio Grande do Sul. É composto por 14 instituições, abrangendo quase todos os municípios do Estado. Com atuação desde o ano de 1996, as instituições integrantes são reconhecidas pelas comunidades regionais como um importante fator de desenvolvimento, constituindo-se em um patrimônio público.