XXX SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL

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EMPREENDEDORISMO: A trajetória da rede

de mercados UFFA e a franquia das Lojas Live!

Dois modelos de negócios foram apresentados numa roda de conversa, muito animada e bastante motivadora, como pauta do segundo dia de programação do XXX Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNICRUZ, que está sendo realizado entre os dias 28, 29 e 30 de outubro, no salão nobre do campus universitário.

A reflexão multidisciplinar da quarta-feira, dia 29/10, foi em cima da temática “Conversas Que Transformam”, conduzida pela coordenadora da START – Agência de Empreendedorismo, Inovação e Transferência de Tecnologia, professora Ana Luiza Rossato Facco, e tendo como convidados: o empresário Rodolfo Martins – diretor administrativo e sócio da rede de mercados UFFA, e a empresária Sabrina Hernandez Kliemann – proprietária da franquia Live! com lojas instaladas em Ijuí e Cruz Alta.

TROCOU A FÁRMACIA PELA LOJA DE MODA FITNESS –

A empresária Sabrina Hernandez Kliemann, é ijuiense, tem 44 anos e sua formação acadêmica foi em Farmácia, ramo comercial onde empreendeu por mais de 20 anos, trabalhando em média cerca de 12 horas por dia, fazendo a gestão administrativa e utilizando sua titulação especializada como responsável técnica pelo estabelecimento de saúde. Sabrina é casada com o, também, empresário Edmundo Kliemann, sócio proprietário da rede de Laboratórios de Análises Clínicas Hemovita.

Perguntada sobre como surgiu a ideia de empreender em seus negócios, Sabrina disse que para ela foi uma mudança radical, de 360 graus, vendendo sua farmácia e comprando o ponto-de-venda e a franquia Live!, cuja linha é fabricada por uma grande indústria de roupas de moda fitness, com sede em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Essa franquia de roupas e acessórios esportivos tem 300 lojas no Brasil e quatro no exterior. A primeira loja, ela adquiriu em Ijuí há dois anos e meio e, depois colocou a segunda em Cruz Alta – que está completando um ano agora em novembro. Uma nova loja está com toda a documentação pronta para se instalar em Santa Maria. Outra possibilidade, no futuro, pode ser em Panambi.

A saída do ramo de farmácia para o de roupas e acessórios da Moda Fitness, segundo Sabrina, foi incomum, e até certo ponto inusitada, por que surgiu numa conversa despretensiosa durante um jantar. Ela soube da intenção de uma amiga vender a franquia, por motivo de mudança para outra cidade. Não durou mais de dois meses, até ela se convencer de que ingressar nesse outro tipo de negócio iria lhe trazer maior convivência com a família, seu marido e suas três filhas. Para Sabrina, foi o momento de dar uma virada, mas continuar empreendendo com exigências diferentes – que hoje se encaixam melhor na fase que ela está vivendo.

INSPIRAÇÃO DURANTE INTERCÂMBIO NO MÉXICO –

O empresário Rodolfo Martins, é cruz-altense e vem de uma família tradicional do comércio local, com destaque para a criação da rede de postos 2001, que recentemente foi negociada com o grupo Santa Teresinha, de Santo Ângelo. Rodolfo tem 28 anos e sua formação acadêmica é em Administração pela UFSM – Universidade Federal de Santa Maria.

Para ele, os últimos três anos têm sido intensos, diante da responsabilidade de decidir e liderar um negócio que começou de forma experimental e hoje já possuiu 22 mercados e 400 colaboradores. Nas próximas sextas-feiras, a rede vai aumentar em mais três lojas – Porto Alegre, Palmeira das Missões e Cruz Alta, passando para 25. A pretensão era alcançar 30 este ano. O plano estratégico da UFFA é chegar a 60 mercados em 2026 e, em 85, em 2027. A empresa nestes três anos de existência, vinha num ritmo que abria um novo mercado a cada quatro meses. “A partir do ano que vem vai acelerar” – anunciou.

Sobre de onde surgiu a ideia de instalar a rede de mercados abertos por 24 horas, focados na conveniência, o jovem empresário revelou que ela veio durante um intercâmbio realizado na cidade do México, onde ele observou alguns estabelecimentos autônomos bem sucedidos e na sua volta ao Brasil se empenhou em convencer seus familiares sobre esse modelo de negócio. Rodolfo Martins insistiu por mais de um ano em “criar um mercado que atendesse às necessidades diárias dos clientes de maneira rápida, ágil e a qualquer momento, representando uma inovação para a região”.

Desde a primeira loja inaugurada, na Barão do Rio Branco esquina Presidente Vargas, o conceito teve um crescimento notável para quem vai chegar em 25 lojas em funcionamento até o final de 2025. “Estamos constantemente fazendo ajustes para acertar no varejo” explicou Rodolfo – um comportamento que vem desde a primeira loja quando se fez a escolha do mix de produtos. Naquele momento, eles acreditaram que determinados produtos teriam maior demanda, mas acabaram vendendo outros. Tudo foi se corrigindo com o passar do tempo – explicou.

A condições de segurança foi uma das perguntas que mais suscitou a curiosidade do público acadêmico, considerando o tempo de funcionamento dos mercados por 24 horas. De acordo com o empresário Rodolfo Martins existe um sistema de monitoramento bastante confiável, com revisão de procedimentos de segurança para os funcionários e a clientela. Em relação à expansão, ele disse que não tem ainda todas as respostas sobre o limite de lojas, mas uma situação logística já aponta para a necessidade de construção de um centro de distribuição, iniciativa que está com discussão bastante avançada nas estratégias da empresa.

ONDE ESTÁ O SUCESSO? –

Quando foram perguntados sobre quais os fatores mais importantes para o sucesso do negócio, os empresários mais uma vez deram demonstração do quanto possuem de expertise no segmento onde atuam. Sabrina disse que ela tem confiança na qualidade das roupas e acessórios da marca Live! e que o diferencial está na fidelidade de sua clientela, que sempre retorna para uma segunda compra.

“O mais importante nesse relacionamento é estimular o cliente”, acredita a empresária Sabrina Kliemann. Tem dias que suas atendentes chegam a postar mais de 50 peças, através do WhatsApp ou Instagram. “É por impulso que conseguimos satisfazer a clientela. Nesse momento 90% das vendas são feitas pelas redes sociais” – assegurou a empresária.

Para Rodrigo Martins, o seu modelo de negócio traz muito de inovação com o propósito de facilitar o dia-a-dia das pessoas – principalmente pelo atendimento 24 horas. “O sucesso está na rotina pela assertiva no mix de produtos, no horário diferenciado e na agilidade do atendimento – a partir do estacionamento, circulação e saída” justificou o empresário, se comparado a outros estabelecimentos do ramo. A partir de agora, segundo ele, o planejamento é crescer de maneira estruturada sem a necessidade de correr riscos.

Um dos últimos questionamentos foi para o empresário Rodrigo Martins, em relação ao nome adotado pela empresa: “UFFA”. Ele disse que a identidade visual, a marca e a tagline “Tudo a Toda Hora” estão dentro de um contexto de quem se coloca para resolver os problemas cotidianos. Da mesma forma como sugere a interjeição “Ufa”, palavra do vocabulário brasileiro que expressa alívio, muito provavelmente, de encontrar o estabelecimento comercial aberto 24 horas.  A origem da palavra “ufa” remonta ao século XIX, derivada do latim “uffa”. Ou seja, ambas possuem a mesma origem e significado.