
TROFÉU TRIGO DE OURO
PROFESSOR JOSÉ LUIZ TRAGNAGO FOI
HOMENAGEADO COM O TROFÉU TRIGO DE OURO
O professor da Unicruz José Luiz Tragnago foi homenageado pela Feira Nacional do Trigo/FENATRIGO, durante solenidade conduzida no auditório da Agricultura do Parque de Exposições, na noite de quinta-feira (02/10). Ele recebeu o troféu Trigo de Ouro – distinção instituída pela Prefeitura Municipal de Cruz Alta com o propósito de reconhecer personalidades e empresas que, por meio do agronegócio, têm contribuído para projetar o nome de nossa cidade nos cenários estadual e nacional. Nesta edição da Fenatrigo 18 troféus foi entregue para personalidades e instituições.
Natural de Lagoa Vermelha, José Luiz Tragnago nasceu em 31 de agosto de 1953, tendo nesse momento 72 anos completos. É graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1975) e mestre em Agronomia, com concentração em Genética e Melhoramento Vegetal, pela Universidade Federal de Viçosa (1981), no estado de Minas Gerais.
Construiu uma sólida carreira acadêmica e de pesquisa, especialmente vinculada à Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ, onde desempenhou diversas funções de liderança: como Coordenador do Curso de Agronomia, Diretor do Centro de Ciências Agrárias, Exatas e da Terra, membro do Conselho de Ensino e Pesquisa (CONSEPE) e, atualmente, integra o Conselho Universitário (CONSUN). Também atuou como coordenador da área demonstrativa da UNICRUZ junto à Expodireto, em Não-Me-Toque.
DESTAQUE NA PESQUISA –
No campo da pesquisa, teve papel fundamental como coordenador do Programa de Melhoramento de Soja da FEPAGRO/RS e da FUNDACEP FECOTRIGO, além de atuar como pesquisador em diversas culturas, como painço, gergelim, trigo mourisco, arroz de sequeiro, feijão, sorgo, soja, girassol e canola.
Representou por muitos anos a FUNDACEP FECOTRIGO na Câmara de Desenvolvimento de Cruz Alta (CADECRUZ) e contribuiu ativamente para projetos de inovação, como membro do Polo de Inovação Tecnológica do Alto Jacuí (CONDAJ).
Além de sua atuação acadêmica e científica, exerceu funções de relevância comunitária, como presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí e membro do Conselho de Sentença do Tribunal do Júri em Cruz Alta.
Atualmente, é conselheiro titular da Câmara Especializada de Agronomia (CEAGRO) do CREA/RS e representa a UNICRUZ no Conselho de Desenvolvimento Agropecuário (COMDAGRO), mantendo seu compromisso com o ensino, a pesquisa e o desenvolvimento regional.
O homenageado recebeu o troféu Trigo de Ouro, em ato que teve a participação da prefeita Paula Facco Librelotto e do vice-prefeito Moacir Marchezan Junior, mais a Secretária de Finanças Luisa Pieniz, a Vice-presidente da Associação Fenatrigo Daniele Araldi, Secretário de Habitação João Marangon e o Secretário de Esportes Lutimar Paes.
44 ANOS EM CRUZ ALTA –
O professor universitário José Luiz Tragnago em seus agradecimentos citou a importância da família que tem lhe dado suporte e estímulo em sua vida: através de Angélica, Marcelo, Moema e o netinho Augusto. Apesar de ter nascido em Lagoa Vermelha, Tragnago disse que se considera mais cruz-altense pelos 44 anos de residência e construção de sua carreira profissional nesta comunidade.
O início de tudo isso, foi em Júlio de Castilhos, em uma trajetória que lhe permitiu participar de todas as equipes que elaboraram as indicações e recomendações técnicas para a cultura da soja. Naquele tempo a semeadura dos campos experimentais era feita a mão, a colheita também era manual e trilhadeiras estacionárias faziam o processamento dos grãos.
“Era uma época de tremendas dificuldades. Sofremos muito. Diferente de hoje onde em apenas dois dias é possível instalar com rapidez e assertividade muitos experimentos” afirmou. De acordo com o professor Tragnago, foi graças a esse trabalho dedicado que a área da pesquisa desenvolveu materiais genéticos que atualmente são tecnologia de ponta, disponível aos produtores, alunos e gerações que estão chegando.