
ASSEMBLEIA DA REDE CIDIR
UNICRUZ PARTICIPOU DE ENCONTRO INTERNACIONAL DE UNIVERSIDADES NO PARAGUAI
Uma comitiva acadêmica representando a Unicruz participou no início do mês, dias 4 e 5 de setembro, na cidade de Encarnación, no Paraguai, da assembleia geral da Rede de Cooperação Interuniversitária Para o Desenvolvimento e Integração Regional – a Red CIDIR. Este encontro internacional acontece todos os anos e, agora em 2025, reuniu as instituições membros dentro da programação do XII Simpósio Ibero-Americano de Cooperação para o Desenvolvimento e a Integração Regional, desta vez nas dependências do campus Itapúa, da Universidad Católica.
A Universidade de Cruz Alta/Unicruz tem a representação oficial de “membra plena” da rede de integração regional CIDIR e isso a coloca no centro desta cooperação estratégica para compartilhar diferentes programas e projetos nas áreas do conhecimento. O território de atuação da Red CIDIR articula a internacionalização de 23 instituições universitárias, institutos e faculdades de Ensino Superior, de um total de sete países e dois continentes. O tema do simpósio foi: “O Território Trinacional Missionário no Contexto das Mudanças Globais”.
A comitiva cruz-altense que se deslocou até Encarnación, no Paraguai, esteve representada pelas professoras do Curso de Direito Denise Girardon e Roana Funke, mais a acadêmica Caroline Assumpção – ambas integrantes do Conselho de Assuntos Internacionais, e a mestranda Julia Braucks, da Comissão de Internacionalização do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social. Além de participar de toda programação, durante os dois dias da assembleia, a comitiva apresentou quatro artigos científicos, decorrentes de Projetos de Extensão e pesquisas acadêmicas em nossa universidade.
Desafios no atual panorama internacional
O evento apontou desafios a serem enfrentados e superados no atual panorama internacional. A rede de cooperação entende que o quadro atual é muito desafiador devido à ascensão de uma onda anticientífica, neoconservadora e extremista em favor de poucos ou nenhum princípio humanitário. No momento em cruza a linha de tempo de 18 anos de integração, a rede acadêmica assume que seguirá os ensinamentos históricos da CIDIR, enquanto sua gestão vai se caracterizar pelo respeito à tradição da rede, sem esquecer as inovações que forem necessárias.
A Rede CIDIR foi criada com o objetivo de contribuir – com base na solidariedade das instituições e na participação ativa dos seus professores, diretores, técnicos, alunos e comunidades – para o desenvolvimento regional sustentável desta grande região transfronteiriça. Em cima de princípios e sintonia de cooperação interinstitucional, comunicação com a sociedade, respeito pela pluralidade de ideias, crenças e pensamentos, troca de conhecimentos, promoção da educação para a cidadania e a cultura de paz.
O novo presidente Internacional da Rede professor Edemar Rotta, reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) declarou: “Somos uma organização que reúne Instituições de Ensino Superior, entendendo que a ciência é a melhor forma de resolver os problemas da humanidade. Uma ciência construída de forma solidária, plural e democrática, capaz de contribuir para a emancipação humana, o respeito pela natureza e a procura de uma sociedade em que todos tenham acesso a bens e serviços públicos e privados que lhes permitam viver melhor e ser mais felizes”.
FOTOS RELACIONADAS –
Registro na Abertura do evento
Registro após as apresentações dos artigos científicos
A professora Denise Girardon (à esquerda) representando o Reitor da Unicruz Fabio Dal-Soto, na assembleia da Red CIDIR.
Identidade visual da Red CIDIR.