Momentos inesquecíveis

Filmes estrangeiros, novas amizades e terremotos: aluna da Unicruz conta sua aventura em terras chilenas.

Durante cinco meses e 18 dias, o sonho da acadêmica de Jornalismo Bruna Binotto Garlet foi realidade. Ela completou um semestre em Santiago, capital do Chile, estudando periodismo (equivalente a Jornalismo em nações cujo o principal idioma é o espanhol) na Universidade Mayor. A conquista aconteceu graças ao Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para Graduação (PMAIG) da Unicruz, que estabelece convênios com instituições estrangeiras e permite a imersão de alunos locais em outros países.

A escolha da capital chilena para o tão sonhado intercâmbio se deu em razão da paixão que ela sente pela cultura do local. A jovem procurou, ainda no Brasil, aulas de idiomas. “Primeiro eu fiquei muito feliz, aí fiquei nervosa e comecei a estudar. Fiz cinco meses de espanhol, e depois fiz a prova de proficiência em leitura (…) fui praticando e assisti muitos filmes em espanhol”, destaca Bruna, já dando dicas para os interessados em fazer intercâmbio.

A intercambista retornou ao Brasil no segundo semestre de 2017 e conta sentir muita saudade do Chile, dos amigos e da cultura do país. No começo, Bruna relatou que houve um período de adaptação. “Convivi com muitos mexicanos, franceses, colombianos, americanos e alemães. Eram intercambistas de muitos países na mesma universidade”, relata. A estudante da Unicruz ainda afirma que pretende voltar ao país logo após concluir a graduação, o que deve acontecer no final de 2018. “Quero fazer uma pós-graduação fora do Brasil. Depois que me formar quero ir para o exterior”.

A aventura de Bruna no Chile também teve fenômenos inesperados. Abalos sísmicos tiraram a tranquilidade da jovem por alguns momentos. “Antes do terremoto grande, aconteceram pequenos tremores. Eu estava sentada na cozinha junto com seis amigos, entre eles um chileno que já é preparado pra isso, e também saiu correndo. Eu pensei que o prédio ia cair”, conta. Deste fato, Bruna diz que aprendeu ainda com os nativos e intercambistas mais experientes a ficar mais tranquila nas mais diversas situações. “As pessoas lá são muito calmas, eu aprendi a ser calma também”.

Para os interessados em realizar intercâmbio, Bruna avisa: “Tem que ir mesmo, se esforce porque vale a pena. É só fazer tudo direitinho! Procurem aulas do idioma que vocês querem se especializar, entendam a cultura do lugar, e vão! É uma experiência única”, finaliza a jovem.

A Unicruz está com editais em andamento para mobilidade acadêmica em IES conveniadas do Chile, da Espanha e de Portugal. Os detalhes estão neste link.

Texto: Bianca Greff Conrad, estudante do curso de Jornalismo da Unicruz
Revisão: Núcleo Integrado de Comunicação/Jornalismo da Unicruz