VESTIBULAR JOVENS BRILHANTES – PROVA DE REDAÇÃO

VESTIBULAR JOVENS BRILHANTES – PROVA DE REDAÇÃO

Unicruz fez a segunda edição do Vestibular

Jovens Brilhantes com 27 vagas disponíveis

 

Foi grande a movimentação no campus da Unicruz, na noite da última sexta-feira (dia 20/02), com a recepção aos vestibulandos do programa inclusivo Jovens Brilhantes, que chegaram dispostos a conquistar uma das 27 vagas disponibilizadas pela Prefeitura Municipal de Cruz Alta, para o ano letivo acadêmico de 2026.

A prova de redação teve como tema “A importância de Erico Veríssimo no cenário Nacional e Internacional”, sugerido a partir das comemorações alusivas aos 120 anos de nascimento e 55 anos de falecimento do notável escritor cruz-altense, que transcorreram em 2025. Os candidatos tiveram três horas e meia para elaborar o texto discursivo-argumentativo, com no mínimo 20 linhas e, no máximo, 30, das 19h às 22h30min.

A comunidade estudantil e seus familiares foram recepcionados pela reitora Sirlei de Lourdes Lauxen, representando a Unicruz, e o Secretário Municipal de Esportes Lutimar Paes e a assessora Milena Machado – a Milu, pela Administração Municipal. Para ambas instituições, foi emocionante acompanhar a dedicação, a concentração e o brilho no olhar de cada participante.

A Universidade reafirma seu compromisso com a educação, com a valorização do conhecimento e com iniciativas que transformam vidas. O vestibular Jovens Brilhantes é mais do que uma prova — é uma oportunidade de crescimento, descoberta e construção de sonhos. Um projeto que abre as portas do ensino superior, com oportunidade igual para todos. Inspirando as novas gerações e a formação do futuro de Cruz Alta.

Com o Programa Jovens Brilhantes, a juventude cruz-altense pode cursar a graduação na Unicruz com 100% das mensalidades gratuitas até o final do curso, por meio da parceria entre a Prefeitura de Cruz Alta e a UNICRUZ. É mais do que uma bolsa de estudo integral: é a chance concreta de se qualificar, profissionalizar e mudar a própria história. Em seus dois anos de realização foram disponibilizadas 55 bolsas de estudo, sendo 35 em 2025 e, agora, mais 20 em 2026.

CANDIDATAS CONFIANTES NA APROVAÇÃO –

Duas vestibulandas, egressas do Ensino Médio do Instituto Estadual Annes Dias, fizeram a redação confiantes em conquistar uma das vagas oferecidas pelo programa Jovens Brilhantes e estudar na Unicruz. Eduarda Arruda, de 18 anos, se inscreveu para uma bolsa de estudos em Administração e, sua amiga, Maria Eduarda Barcellos, 17 anos, optou pelo curso de Medicina Veterinária.

Maria Eduarda é Jovem Aprendiz na rede de lojas Casas Bahia onde desempenha as funções de comerciária há um ano e 10 meses. Ela cumpre meio turno de expediente na loja e pretende conciliar o trabalho e os estudos, mais a contrapartida exigida pela Prefeitura – uma atividade em cada turno.

Para a vestibulanda Eduarda Arruda, a situação é mais complicada. Ela é funcionária efetiva da construtora Cattaneo, há dois anos. Caso seu nome apareça na listagem dos aprovados, que será divulgada no site da Unicruz no dia 25/02, quarta-feira, Eduarda tem uma situação a ser resolvida, mediante prestação de serviços de 20 horas semanais na Administração Municipal, no período de duração da bolsa de estudos e nas condições a serem demandas.

A primeira candidata a chegar ao campus para o Vestibular Jovens Brilhantes e ingressar na sala 101 para fazer a redação, foi Ana Júlia Rodrigues, de 22 anos. A vestibulanda estava acompanhada pela mãe Jurema Rodrigues, mas foi pela iniciativa de sua avó Evanir Plautz, moradora do Bairro Bonini II – que ela teve o maior incentivo, depois de uma entrevista concedida pela assessora Milu Machado, no programa Ponto Crítico da Rádio Cruz Alta.

A jovem Ana Júlia fez o ensino médio em Ijuí, na Escola Estadual Otávio da Rocha, mas se enquadra nos critérios do edital do programa por residir há mais de cinco anos em Cruz Alta. Ana Júlia já trabalhou por dois anos como caixa de supermercado, mas ultimamente procurou se preparar para fazer algum concurso. Sua opção pela bolsa de estudo na Unicruz foi para o curso de Arquitetura e Urbanismo – que nesta edição tem quatro vagas disponíveis.

 

FOTOS RELACIONADAS –

 – Candidatas Maria Eduarda Barcellos e Eduarda Arruda.

– Candidatos durante a elaboração da Redação.